terça-feira, 31 de dezembro de 2013

HIV CRESCENTE NO BRASIL

Na contramão do mundo, Brasil amarga aumento no número de casos de HIV
 (Valdo Virgo/CB/D.A Press)Ao mesmo tempo em que registra um aumento no número de infectados, o Brasil adota tratamentos considerados de ponta por especialistas e impulsiona o combate à Aids em países da América Latina
Bruna Sensêve - Correio BraziliensePublicação:28/12/2013 10:00Atualização:27/12/2013 08:18
Mais de 35 milhões de pessoas estão infectadas pelo HIV no mundo, anunciou, neste ano, o Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (Unaids). O número de novos casos caiu 33% nos últimos anos, de 3,4 milhões em 2001 para 2,3 milhões em 2012. Na mesma direção, o número de mortes reduziu de 2,3 milhões em 2005 para 1,6 milhão no ano passado. Na contramão dessas taxas, o Brasil amarga um aumento no número de infectados. Em 2011, foram registrados 38.776 casos, o maior desde a descoberta da doença, segundo o mais recente boletim epidemiológico do Ministério da Saúde.

Acompanhe a série:
Percalços e vitórias de quem batalha conta o HIV

A perigosa estabilidade é observada nos três anos anteriores: 37.359, 38.188 e 38.529, respectivamente. O número de óbitos também encontrou ameaçador equilíbrio, com cerca de 12 mil mortes pela doença desde 2009. A taxa só é menor que a registrada em meados da década de 1990, antes do coquetel de antirretrovirais ser oferecido no atendimento público de saúde. Os dados não chegam a anunciar uma segunda epidemia da doença, apesar de se aproximarem dos números que causaram tanta comoção na época em que a Aids eclodiu no mundo ocidental.

Leia amanhã: quem são os brasileiros soropositivos. 


“Em alguns meios artísticos, por exemplo, as pessoas perdiam alguém conhecido praticamente de três em três meses”, conta Edgar Hamann, professor e médico do Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Brasília. Mas o especialista desconfia que haja, no Brasil, um processo de banalização da doença, fenômeno também observado em países europeus. “As pessoas pensam: ‘Agora estão sobrevivendo, estão bem’. Então, acham que a Aids é curável, o que não é verdade.”

Clique na imagem para ampliá-la e saiba mais
Clique na imagem para ampliá-la e saiba mais (Valdo Virgo/CB/D.A Press)A mudança de mentalidade é vista como um retrocesso pelo médico, pois pode ter motivado uma queda no uso do preservativos, já constatada em pesquisas com jovens. “A gente não pode ver isso como um fenômeno individual. A pessoa está se descuidando por que não sabe, por que não procura se interar ou por que não está entendendo bem? Não é nenhuma dessas respostas. Normalmente, são atitudes que por baixo têm uma partilha, uma concessão de um grupo”, analisa o professor.

Epidemia concentrada
Diretor do Departamento de DST/Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, Fábio Mesquita considera a “nova interpretação” sobre a Aids controversa. “Precisamos ter um mecanismo de esclarecimento de que o medicamento é bom, tem eficiência e pode tornar a doença uma condição crônica controlável, mas o melhor é não tê-la.” Segundo Mesquita, o Brasil nunca esteve sob uma epidemia da doença que fosse considerada generalizada. Entre as três gradações usadas para a classificação internacional, o país sempre esteve em um estágio intermediário, chamado de epidemia concentrada.

“Ela é associada principalmente à população de alto risco, mas não só”, explica. A epidemia generalizada é vista em regiões como a África Subsaariana, onde mais de 1% da população tem o HIV (leia Para saber mais). “O Brasil nunca teve esse perfil da epidemia. Embora tivesse avançando bastante, (a doença) nunca tomou essa dimensão”, garante.

O mundo também observa um ressurgimento da infecção causado por comportamentos de risco, aumentado entre homens que fazem sexo com homens em vários cidades europeias. Em Amsterdã, por exemplo, foi relatado um aumento de 68% no comportamento sexual de risco entre esses homens — apesar das altas taxas de testes de HIV e acesso à terapia antirretroviral.

Esse fenômeno mostra sinais em terras brasileiras desde 2008, ano em que o número de homens infectados expostos por relação com outros homens era de 3.120. Nos três anos seguintes, subiu para 3.386, 3.678 e 3.709, respectivamente. Ainda assim, as maiores taxas de infecção desde os anos 2000 permanece entre a população heterossexual, especialmente mulheres. Essa é a forma de exposição que mais levou brasileiras a adquirirem o HIV — uma média de 90% das infecções no sexo feminino desde que o vírus surgiu no país.

Esforço regional
Apesar dos números intrigantes, o Brasil tem posição de destaque na América Latina e no Caribe quanto à garantia de acesso ao tratamento contra a Aids. O país está entre as sete nações que alcançaram uma cobertura universal (maior de 80%). As outras são Argentina, Barbados, Chile, Cuba, Guiana e México, de acordo a Organização Mundial da Saúde e Organização Panamericana de Saúde (OMS/OPAS). Segundo Monica Alonso, conselheira da OMS/OPAS para HIV e Doenças Sexualmente Transmissíveis, o Brasil é um dos líderes da região quanto ao acesso e à medicação antirretroviral, e caminha para políticas que permitirão a intervenção mais precoce contra o vírus. “Melhorias no Brasil têm um impacto nas figuras regionais, sim, no entanto, há uma direção comum de todos os países da região.”

Para Alonso, a América Latina e o Caribe contam com um forte apoio político para o HIV, bem como as redes da sociedade civil. “Um exemplo disso é o Grupo de Cooperação Técnico Horizontal, em que os chefes dos programas nacionais de HIV trocam informações e discutem ações para uma resposta mais articulada na região.” Os números referentes a 2012 representam uma melhoria de 10% em comparação aos coletados dois anos antes pela instituição. Em dezembro de 2012, 725 mil pessoas recebiam antirretrovirais na região, ou 75% do total estimado com necessidade de tratamento.

"Precisamos ter um mecanismo de esclarecimento de que o medicamento é bom, tem eficiência e pode tornar a doença uma condição crônica controlável, mas o melhor é não tê-la” - Fábio Mesquita, Diretor do Departamento de DST/Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde

Já na primeira vez
Quase 6 mil alunos de 12 a 17 anos de 64 escolas de todo o país participaram da pesquisa Este jovem brasileiro entre 16 de abril e 30 de agosto. Ao comparar os dados de anos anteriores, os pesquisadores perceberam um aumentou do número de jovens que não usam preservativo. Em 2006, 78% dos que responderam ao questionário on-line tinham usado camisinha na primeira relação sexual e 61% diziam usá-la sempre. Em 2013, as proporções caíram para 71% e 54%, respectivamente.




sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

NELSON MANDELA: UM GRANDE EGOISTA INCOERENTE
Todos os principais jornais do mundo desde ontem, dia 05/12/2013,  tem como uma das suas principais publicações a morte de Nelson Mandela.
O que se vé é uma idolatrização deste personagem na qual o apresentam como um salvador dos Direitos Individuais em seu país. Alguns chegaram a chamá-lo de “santo” dos últimos dias.
Até criaram o Dia Internacional de Nelson Mandela.
Que Nelson Mandela tenha feito muito pela raça negra na África do Sul, ninguém discute, e é só!
Para não ser injusto com ele, eu o vejo como alguém muito importante para a África do Sul, para com os negros já nascidos lá, e só. 
Vi um Jornal Televisivo há poucos minutos e o repórter falava que Mandela é um exemplo de justiça para o mundo. O que o jornal interpreta como justiça? Isso é verdade só em parte.
Uma questão importantíssima que após a sua morte mancha a sua história é a destruição de direitos humanos no que se refere aos seres humanos mais indefesos do planeta., que são os “nasciturnos”.
O Congresso Nacional Africano, sob a tutela de Mandela sempre encarou o aborto como direito da mulher, e nunca viu qualquer direito do bebê em gestação. É provável que nem viram um bebê como gente!
Um trecho da definição do partido de Nelson Mandela sobre o aborto diz:
"O Partido Comunista da África do Sul acredita que toda mulher tem direito ao controle sobre seu próprio corpo e também direito a tomar decisões independentes sobre sua vida reprodutiva. Somado a isto, toda mulher deveria ter o direito a escolher se ou não deseja terminar uma gravidez."
O próprio Mandela sobre o aborto declarou: "As mulheres têm o direito de decidir o que querem fazer com seus corpos."
Mandela e o seu partido comunista não fizeram nenhuma diferença do discurso sobre o abortismo internacional, cujo objetivo é eliminar qualquer possibilidade de vida aos nasciturnos gestados por mulheres sem escrúpulos e sem qualquer responsabilidade com a vida.
Os “Direitos Reprodutivos” aludidos na Constituição Nacional da África Sul, outorgada em 1996, assinada por Mandela e o seu ministro da saúde Nkosana Dlamini-Zuma, nada mais é do que a autorização para o assassinato daqueles que ainda não tem voz para reclamar os seus direitos, que são os “nasciturnos”.
Para quem não sabe, A Constituição da África do Sul, assinada por Mandela, nem sequer requer um médico para fazer um aborto de criança até doze semanas de vida em seu país. O aborto pode ser executado por uma simples enfermeira ou parteira.
Isso resolveu algum problema na África do Sul? Claro que não! Enquanto o número de abortos cresceu por lá, também teve crescimento o número de mortes de mulheres que tentaram o aborto. Bem feito para eles e para todas as mulheres que tentarem o aborto em todo o mundo!  
Os seres humanos gerados e ainda não-nascidos, não tem qualquer culpa da gestação deles!
Programas que educassem as mulheres a serem verdadeiras cidadãs que valorizassem a vida delas e do próximo, certamente teriam mais sucesso para todos.
Se preparassem um programa de apoio e amparo a essas mulheres, isso seria mais vantajoso, do que dar-lhes o direito de tirar a vida de inocentes! Mas isso custa dinheiro, e dinheiro por lá, como por aqui, vale mais do que a vida!
Isso foi uma das barbaridades que Nelson Mandela ajudou a construir em seu país:uma fábrica muito grande de assassinatos de inocentes!
Os fãs de Mandela que me desculpem! Quem aprova leis que motivam a prática de  assassinatos, também, é assassino, e um dos Dez Mandamentos Bíblicos é “Não matarás!” Êxodo 20:13
A Bíblia diz sobre assassinos: “Quanto, porém, aos covardes, aos incrédulos, aos abomináveis, aos assassinos, aos impuros, aos feiticeiros, aos idólatras e a todos os mentirosos, a parte que lhes cabe será no lago que arde com fogo e enxofre, a saber, a segunda morte!” Apocalipse 21:8
A história que Mandela escreveu com a sua vida é incoerente, porque protegeu somente a vida dele por ser negro e dos demais negros já nascidos do seu país, e ordenou com leis assinadas por ele a continuidade de assassinatos contra os indefesos nasciturnos.
Repito: Aprovou a proteção somente dele e de sua raça já nascida! Foi um egoista incoerente!



Fonte:  Blog Contra o Aborto e outras

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

"OBESIDADE SAUDÁVEL?"

Excesso de gordura ainda traz riscos à saúde, segundo pesquisa

4/12/2013 14:28
Por Redação, com BBC - de Londres
Os cientistas argumentam que os 'gordinhos', apesar de metabolicamente saudáveis, têm, provavelmente, fatores de risco subjacentes que pioram com o tempo
Defendida por uma corrente de endocrinologistas e nutricionistas, a ideia de que um indivíduo com sobrepeso possa ser um ‘gordinho saudável’ não passa de um mito, segundo uma nova pesquisa. O estudo, conduzido por cientistas canadenses com mais de 60 mil pessoas, mostrou que o excesso de gordura ainda traz riscos à saúde, mesmo quando os níveis de colesterol, pressão arterial e açúcar são normais.
Divulgada na publicação científica Annals of Internal Medicine, a pesquisa analisou resultados de mais de 1 mil outros estudos publicados sobre o tema.
Os pesquisadores do Hospital Mount Sinai, em Toronto, terminaram por contradizer a máxima de que o excesso de peso não implicaria necessariamente em riscos para a saúde desde que os indivíduos se mantivessem saudáveis de outras maneiras.
Mito
O levantamento concluiu que pacientes com sobrepeso cujo coração foi monitorado por mais de 10 anos não apresentaram qualquer melhora na saúde.
Os cientistas argumentam que os ‘gordinhos’, apesar de metabolicamente saudáveis, têm, provavelmente, fatores de risco subjacentes que pioram com o tempo.
Responsável pelo estudo, Ravi Retnakaran disse à agência britânica de notícias BBC: “Nossos resultados realmente colocam em dúvida a existência desse conceito obesidade saudável”.
- Os dados sugerem que tanto os pacientes que são obesos e metabolicamente doentes quanto os que são obesos, mas metabolicamente saudáveis têm risco elevado de morte por doenças cardiovasculares. Nesse sentido, a ‘obesidade saudável’ pode ser considerada um mito.
A Fundação Britânica do Coração diz que a obesidade é um conhecido fator de risco para doenças cardiovasculares e as pesquisas mostram que não há nível saudável de obesidade.
Para a enfermeira chefe de doenças cardíacas Doireann Maddock, “mesmo se os níveis de pressão arterial, colesterol e açúcar no sangue estiverem normais, a obesidade ainda pode colocar o coração em risco”.
Ela destaca a necessidade de uma mudança no estilo de vida em detrimento de uma preocupação exagerada com os fatores de risco individuais.
- Além de acompanhar seu peso, se você parar de fumar, começar uma atividade física regular e mantiver a pressão arterial e o nível de colesterol a um nível saudável, você pode fazer uma diferença na redução de seu risco de doença cardíaca.
- Se você está preocupado com seu peso e quer saber mais sobre as mudanças que você deve fazer , marque uma visita com o seu médico.


ATÉ UM BISPO DA IGREJA UNIVERSAL ENTROU "PELO CANO"

Barbosa manda prender Costa Neto e mais três

Costa Neto renuncia ao mandato e Pedro Corrêa já se apresentou à PF 


Valdemar Costa Neto afirmou ontem que não comenta decisões do Poder Judiciário
Brasília

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim Barbosa, decretou a prisão de mais quatro condenados no processo do mensalão: o deputado Valdemar Costa Neto (PR-SP), os ex-deputados Bispo Rodrigues (PL-RJ) e Pedro Corrêa (PP-PE) e o ex-dirigente do Banco Rural Vinicius Samarane. Os três primeiros cumprirão pena em regime semiaberto e Samarane, em regime fechado. 


O ex-deputado Pedro Corrêa (PP-PE) e o ex-executivo do Banco Rural Vinícius Samarane, se entregaram na tarde de ontem à Polícia Federal em Brasília. Há expectativa de serem presos outros dois condenados nos próximos dias: o deputado Pedro Henry (PP-MT) e Rogério Tolentino, ex- advogado de Marcos Valério. A expectativa da Polícia Federal é que eles se apresentassem ainda ontem. O deputado Valdemar Costa Neto (PR-SP) apresentou ontem o pedido de renúncia ao mandato no plenário da Câmara dos Deputados. 

Valdemar Costa Neto afirmou, por meio de sua assessoria de imprensa, que não comenta decisões do Poder Judiciário. Ele está em Brasília, onde mora, e deve se apresentar à PF assim que for notificado. No final da tarde, o líder do PR na Câmara, Luciano Castro (RR) leu a carta de renúncia de Costa Neto no plenário da Casa. 

Somente Samarane cumprirá a pena em regime fechado por ter recebido pena maior de oito anos. Os demais, com penas abaixo de oito, ficarão em regime semiaberto. De acordo com a Lei de Execução Penal, condenados em regime semiberto podem trabalhar dentro do presídio, em oficinas de marcenaria e serigrafia, por exemplo, ou externamente, em uma empresa que contrate detentos. 

Os réus João Paulo Cunha, ex-presidente da Câmara dos Deputados e deputado federal (PT-SP), condenado a nove anos e quatro meses de prisão; o ex-assessor parlamentar do PP João Claudio Genu, condenado a quatro anos; e o ex-sócio da corretora Bônus Banval Breno Fischberg, condenado a três anos e seis meses, ainda poderão recorrer em liberdade, por terem direito aos embargos infringistes, outra fase de recursos do processo. 

RENÚNCIA 

O deputado Valdemar Costa Neto (PR-SP) apresentou ontem o pedido de renúncia ao mandato no plenário da Câmara dos Deputados. Condenado na Ação Penal 470, o processo do mensalão, Costa Neto teve o mandado de prisão emitido ontem pelo Supremo Tribunal Federal (STF). 

O pedido foi lido pelo deputado Luciano Castro (PR-RR), vice-líder do partido na Câmara. No texto, Costa Neto diz que não cogita "impor ao Parlamento a oportunidade de mais um constrangimento institucional". Na carta, declara ainda que pagará pelas faltas que reconhece e que foi condenado por crimes que não cometeu. "Serenamente, passo a cumprir uma sentença de culpa, flagrantemente destituída do sagrado direito ao segundo grau de jurisdição". 

A carta de renúncia foi lida após o presidente do STF, Joaquim Barbosa, ter assinado documento comunicando aos presidentes da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), e do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), sobre o fim do processo. A prisão daria início à abertura do processo de cassação em função da condenação definitiva. "Encaminho à Vossa Excelência cópia de decisão em que neguei seguimento aos embargos infringentes opostos pelo réu Valdemar Costa Neto, por faltar-lhe requisito essencial de admissibilidade e por considerá-lo protelatório. Determinei a imediata certificação do trânsito em julgado e o consequente início da execução do acórdão condenatório", diz o documento assinado por Barbosa. 

terça-feira, 3 de dezembro de 2013

DOUTRINA BÍBLICA DA MORDOMIA CRISTÃ

JESUS EXIGE FIDELIDADE
Texto Bíblico: Lucas 12:41-48
41- E disse-lhe Pedro: Senhor, dizes essa parábola a nós, ou também a todos?
42- E disse o SENHOR: Qual é, pois, o mordomo fiel e prudente, a quem o senhor pôs sobre os seus servos, para lhes dar a tempo a ração?
43- Bem-aventurado aquele servo a quem o seu senhor, quando vier, achar fazendo assim.
44- Em verdade vos digo que sobre todos os seus bens o porá.
45- Mas, se aquele servo disser em seu coração: O meu senhor tarda em vir; e começar a espancar os criados e criadas, e a comer, e a beber, e a embriagar-se,
46- Virá o senhor daquele servo no dia em que o não espera, e numa hora que ele não sabe, e separá-lo-á, e lhe dará a sua parte com os infiéis.
47- E o servo que soube a vontade do seu senhor, e não se aprontou, nem fez conforme a sua vontade, será castigado com muitos açoites;
48- Mas o que a não soube, e fez coisas dignas de açoites, com poucos açoites será castigado. E, a qualquer que muito for dado, muito se lhe pedirá, e ao que muito se lhe confiou, muito mais se lhe pedirá.
INTRODUÇÃO
Mordomo = Ecônomo – É o que cuida de algo pertencente a outrem.
Mordomia é o desenvolvimento dos dons e riquezas que pertencem a Deus e Ele entregou a nós.
Mordomia é o serviço prestado a Deus e aos homens com os dons e bens que Ele nos entregou, pois tudo Lhe pertence. Salmo 24:1-2
Pedro fez uma pergunta a Jesus sobre a Parábola do Servo Vigilante, e Ele respondeu com a Parábola do Servo Operante, ativo, trabalhador, mordomo fiel.
1. O CRENTE É UM MORDOMO DE DEUS (41-42)
1. Mordomo da vida. Nossa vida pertence a Deus.
  • Por direito de criação. Gênesis 1:26-27
  • Por direito de Preservação. Atos 17:28
  • Por direito de Redenção. I Cor. 6:19-20

2. O crente é mordomo dos dons. I Cor. 12:1-11 (11)
3. O crente é mordomo do tempo. Efésios 5:15-16 e Colossenses  4:5
4. O crente é mordomo do Dia do Senhor. Êxodo 20:8-11
5. O crente é mordomo dos bens. Malaquias 3:8-12
6. Como ,mordomos devemos distribuir o Pão da Vida – o Evangelho no tempo próprio. João 6:35
7. Jesus é o nosso exemplo. Atos 10:38 – “Ele andou por toda parte fazendo o bem!”
8. Aqui Jesus está falando da Sua Segunda Vinda.
9. Ele fala de santificação de vida no serviço.
II. O CRENTE DEVE SER UM MORDOMO FIEL. 43-44 e  Mat. 5:13
1. No uso dos seus talentos. Mateus 25:14-30
2. Nas responsabilidades que tem na Igreja.
3. No uso dos bens que lhe são entregues.
4. Será bem-aventurado se for fiel. 43
5. Será recompensado por seu Senhor. 44
6. Jesus foi muito severo quando falou da indolência do crente.
7. Há um inferno para os incrédulos e indiferentes, indolentes.
8. Há um Céu para os fiéis e laboriosos.
9. Sejamos mordomos fiéis para receber o Senhor a qualquer hora, quando Ele nos chamar.
10. Procuremos ter nossa casa espiritual em ordem para o receber.
11. Procuremos através de nossa vida, nossa igreja e nosso lar, manter a vida de pureza que houve no nosso Senhor.
12. Bendito é o servo,  que, quando o Senhor vier esteja exercendo com fidelidade a sua mordomia:
  •  No viver cristão
  • No uso dos talentos e bens
  • Na distribuição do Pão da Vida, pregando com fé e amor a mensagem do Evangelho que alimenta as almas, tirando-as do fogo do inferno. Judas 22-23ª

III. O MORDOMO INFIEL SERÁ SEVERAMENTE CASTIGADO. (45-48)
1. Por ser negligente. 45ª
2. Por ser egoísta e mau. 45c
3. Por ser mordomo incontinente. 45c
4. Por ser infiel. 46
5. Em Apoc. 14:10 O cálice da ira de Deus e do Cordeiro está cheio da:
  • Incredulidade do povo.
  • Infidelidade de muitos crentes.
  • Falta de amor e compaixão pelos perdidos sem Cristo.

6. A tremenda responsabilidade dos que conhecem o Evangelho e não obedecem. 47
  • Conhecem a verdade. 47ª
  • Não deram nenhuma atenção à mensagem. 47c
  • Serão severamente punidos. 47c

7. Eis a tremenda responsabilidade dos crentes e Países Evangélicos. 48ª
Não podemos fazer como Alemanha, França, Roma, Estados Unidos da América e Brasil, que estão com a Bíblia na mão e fazendo pior do que os pagãos.
CONCLUSÃO
Que uso estamos fazendo de nosso conhecimento e de nossa mordomia? 48
Lembremos que somos responsáveis perante o Senhor. 48c

Autor: Pr. Tito de Assis Ribeiro, quando plantava a Igreja Batista de Vila Redenção em Goiânia-Goiás, em 1973

Uma homenagem do Pr. José das Graças Silva Oliveira  ao Pr. Tito Assis Ribeiro que deu-lhe a cópia manuscrita desta mensagem, cópia guardada com muito carinho.




segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

ALELUIA! CASAMENTO GAY É VETADO

UM EXEMPLO PARA O BRASIL QUE DIZ  SER DEMOCRÁTICO

Croatas dão um exemplo de democracia ao mundo

Ao invés de imporem os desejos de minorias sobre maioria, a Croácia, respeitando todos os direitos individuais, fez um referendo sobre a questão do casamento de pessoas do mesmo sexo, e o colocou em votação, e o resultado foi o que poderia ter acontecido em basicamente todos os países onde a lei já fora aprovada: A maioria votou contra!

A comissão eleitoral informou que, 65% afirmou nas urnas que, o casamento é o matrimônio entre um homem e uma mulher. Só 34% aceita o casamento entre pessoas do mesmo sexo!

Além de ter sido um exemplo para o mundo que se diz democrático, mas impõe as suas leis, isso é uma grande vitória do bem contra o mal.
O resultado do referendo, com a reprovação do casamento gay, foi tão importante que, proporcionará alterações até na Constituição Federal da Croácia, que terá como Lei a proibição de tal casamento entre o seu povo. Beleza!
A Croácia criou medidas para melhorar e assegurar os direitos individuais dos homossexuais, mas exigiu que respeitem com pudor as famílias tradicionais.
Um país que valoriza os seus cidadãos, respeita os direitos de todos e não somente de alguns poucos.
Parabéns aos governantes da Croácia, e o seu povo, que mesmo diante do posicionamento e imposições de alguns dos grandes países, mostra a sua independência ao outorgar as suas leis e promovê-las.