quinta-feira, 26 de junho de 2014

"ENTRE ASPAS"

"ENTRE ASPAS"
"Três coisas há que não retornam: a flecha lançada, a palavra falada e a oportunidade perdida." William Barclay

sexta-feira, 20 de junho de 2014

COPA DO MUNDO FIFA NO BRASIL: UMA FERRAMENTA PARA ENGANAR O POVO

O OUTRO LADO DA COPA DO MUNDO FIFA 2014 NO BRASIL

EM 2007, a FIFA escolheu o Brasil para sediar a Copa do Mundo. Parecia brilhante ideia sediar a Copa do Mundo no país do futebol mais fanático do planeta. Mal sabiam eles,  que ela se tornaria o foco de alguns dos maiores protestos que o Brasil tem visto em décadas. Esta revolta civil em massa começou em junho de 2013 e que surpreendeu até mesmo os brasileiros mais cansados.
Centenas de milhares de pessoas paralisaram as cidades em todo o país ao longo de um aumento de 20 centavos na tarifa de ônibus. A resposta da polícia foi brutal no início. Unidades da polícia militar de elite treinadas para pacificar favelas reais foram trazidos para reprimir manifestações. Mas a violência policial levou mais pessoas para as ruas. Pela primeira vez, qualquer um pode lembrar como as pessoas começaram a perder o medo da polícia.
Os protestos têm sido notáveis por outra razão. A indignação pública foi devida em grande parte as diferenças de classes do tamanho do Brasil. Crianças com ensino superior do Rio de Janeiro estão lutando lado a lado com os manifestantes da favela que estão muito familiarizados com a brutalidade da força policial. Graças à Copa do Mundo agora eles têm um inimigo comum - a FIFA, a entidade mundial do futebol e do capitalismo que ela representa.
Em troca de sediar a Copa do Mundo, a FIFA exigiu atualizações para o Brasil de infra-estrutura e segurança interna que é inflado para o mais caro da história do futebol - cerca de 15 bilhões de dólares. O governo insiste que toda essa despesa vale a pena, mas no ano passado mostrou que a população está de saco cheio. Esta indignação só pode ser contida através de uma mobilização maciça de tropas. 170.000 militares e policiais estão sendo preparados para garantir os jogos.
Novas leis concederam aos militares e policiais poderes especiais para prender manifestantes. Em um país emergente de décadas de ditadura militar a FIFA e a Copa do Mundo deram a polícia e as forças armadas uma nova razão para flexionar seus músculos. Isto não é somente sobre futebol.

Assista o documentário completo agora

Fonte: http://topdocumentaryfilms.com/other-side-brazil-world-cup/  E  http://www.youtube.com/watch?v=fTW1ePYoV7Q#t=1046&hd=1