quarta-feira, 19 de agosto de 2015

ESTUDO BÍBLICO

O POVO DE DEUS PRECISA  DE UM VERDADEIRO AVIVAMENTO ATRAVÉS DA  SUA PALAVRA 
III Parte
Texto Bíblico: Habacuque 3:1-2
1 - ORAÇÃO do profeta Habacuque sobre Sigionote.
2 - Ouvi, SENHOR, a tua palavra, e temi; aviva, ó SENHOR, a tua obra no meio dos anos, no meio dos anos faze-a conhecida; na tua ira lembra-te da misericórdia. (Bíblia Hábil)
1 Então o profeta Habacuque, fez a seguinte oração, em estilo shiggâyonisto, isto é, sob forma de cântico de confissão.
2 Ó Yahweh, eu ouvi falar da tua fama e tremo diante dos teus atos, SENHOR! Realiza de novo, em nossos dias, as mesmas obras maravilhosas que fizeste no passado; faze-as conhecidas por todos também em nossa época; ainda que estejas irado, lembra-te da tua imensa misericórdia!” KJA
Já vimos dois  pilares de um genuíno avivamento: O reconhecimento do declínio espiritual, e a busca de Deus em oração. Estamos destacando hoje o 3º pilar.
O 3º PILAR É A PALAVRA DE DEUS. (3:2ª)
A grande causa que  leva a grande necessidade de um grande avivamento, é a grande falta de Bíblia na vida dos crentes. Vivemos uma época de analfabetismo no que se refere ao conhecimento da Bíblia.
Habacuque diz: “Tenho ouvido, ó Senhor, as tuas declarações!” (3:2ª-Shedd)
Em seus dias negligenciando a Palavra de Deus, o pecado era praticado com tanta normalidade que, o povo de Deus apostatou-se,  chegando até à prática da idolatria.
Por isso o profeta exortou:  “Ai daquele que diz à madeira: Acorda! E à pedra muda: Desperta! Pode o ídolo ensinar? Eis que está coberto de ouro e de prata, mas, no seu interior, não há fôlego nenhum”. (2:18-19)
Isso era para Israel um fracasso nacional. 
Em relação à apostasia, a  Palavra de Deus  sustenta os filhos de Deus, diante do  risco de serem infectados pela mornidão espiritual que assola muitas  igrejas desde o tempo do apóstolo João.
 “Conheço as tuas obras, sei que não és frio nem quente. Antes fosses frio ou quente!
E, por este motivo, porque  és morno, não és frio  nem quente, estou a ponto de vomitar-te da minha boca!” (Apocalipse 3: 15 e 16).
É tempo de viver a Palavra de Deus que, é como o fogo e o martelo que esmiúça a pedreira do pecado. (Jr 23: 29).
A palavra do Senhor é o agente ativo e divino para gerar o avivamento  que, a Igreja precisa.
É única espada que tem vida para dar. (Hebreus 4:12).
É a única Palavra que, permanece para sempre.  (Isaías 40:8).
É a única que alimenta e dessedenta a sequiosa alma humana (Jeremias 15:16; Isaías 55:1).
É o único Livro que quando lido, o autor está presente.
Alguém disse que a Palavra de Deus, a Bíblia, é uma poderosa arma de:
  • 66 calibres representados pelos seus Livros.
  • 1.189 cartuchos representados pelos seus Capítulos.
  • 31.173 chumbos grossos representados pelos seus Versículos.

Paulo usou uma figura ainda mais poderosa, para referir-se à Palavra de Deus.
Ele disse em Rom. 1:16 que, o Evangelho é a dunamis de Deus, ou seja, é a dinamite de Deus para a salvação.
É a dinamite de Deus, preparada pelo Espírito Santo, para com ela “destruirmos fortalezas” (2 Coríntios 10:4).
É a dinamite que destrói somente  as fortalezas inimigas,  para restaurar as vidas.
A Palavra de Deus sempre foi fundamental em todos os avivamentos genuínos da História Cristã, e sem ela não há avivamento.
A Bíblia é um dos Pilares em um Avivamento Genuíno.
1. PARA QUE HAJA O AVIVAMENTO É PRECISO OUVIR A PALAVRA DE DEUS. (2)
Todo o avivamento buscado por Habacuque, teve origem na mensagem que recebeu de Deus.
“Esta é a mensagem que veio ao profeta Habacuque, numa visão que ele recebeu de Deus!” (1:1) Biblia Viva
“Advertência revelada ao profeta Habacuque!” (1:1) NVI
Entre as advertências Deus diz: “Ai daquele que diz à madeira: “Desperta!’ Ou ainda à pedra sem vida: ‘Acorda!’ Poderá, de alguma forma, um ídolo dar alguma orientação? Está coberto de ouro e de prata, mas tal objeto não respira, não há espírito algum dentro dele. Mas Yahweh, sim! Ele está no seu santo Templo; cale-se diante dele toda a terra!” (2:19-20)
Há avivamento, onde há a orientação da Palavra de Deus.
O apóstolo Paulo foi muito feliz ao concluir que “Toda a Escritura é inspirada por Deus e proveitosa para ministrar a verdade, para repreender o mal, para corrigir os erros, e para ensinar a maneira certa de viver; a fim de que todo homem de Deus tenha capacidade e pleno preparo para realizar todas as boas ações!” II Tim. 3:16-17 KJV
Uma das consequências do declínio espiritual, sempre é o “enfraquecimento da Lei, que é Palavra de Deus” na vida do povo. (1:4)
Diante dos seus questionamentos Habacuque nos ensina que, “...como sentinela sobre uma torre de vigia, deve-se aguardar para ver o que Yahweh, o SENHOR, dirá e que resposta dará...!” (2:1)
Toda a visão que possamos receber de Deus, e tudo o que Ele possa nos dizer, podemos encontrar somente na Bíblia, que é a Sua Palavra.
Sem isso não há avivamento genuíno!
2. PARA QUE HAJA O AVIVAMENTO É PRECISO  TREMER E TEMER DIANTE DE DEUS. (2)
Neste tempo de indiferença, descuido, frieza espiritual e desobediência   a Deus a Sua Palavra deve nos causar dois efeitos:
2.1 – Tremer reconhecendo a ira do Senhor. (2)
Habacuque estava consternado e tremendo  diante de Deus, devido a desobediência  reinante na vida do seu povo.
Ele tremeu diante de Deus, porque sabia do castigo que viria, e buscando resposta, ela veio da boca do próprio Deus. (1:5-11)
Deus havia levantado os caldeus como instrumentos dos seus juízos, com perseguição, invasão, cativeiro, sofrimentos e mortes.
Deus disse a Habacuque: “Eis que Eu suscito os caldeus, essa nação feroz e apressada...terrível e espantosa, para arrasar a cidade!”  (1:6-7)                     
A ideia aqui é que, o  pecado deve perturbar o povo de Deus, porque devemos estar cônscios que Deus sempre punirá o mal. Esse é um dos efeitos.
2.2 – Temer, reconhecendo que, Deus é misericordioso. (2)
Em toda a Bíblia há promessas de suprimentos de necessidades, bênçãos,  vitórias, restauração de vidas, e salvação para todos os que temem ao Senhor.
“Bem-aventurado aquele que teme ao SENHOR e anda nos seus caminhos. Pois comerás do trabalho das tuas mãos; feliz serás, e te irá bem. ” (Sl 128. 1-2)
É por tremer diante de Deus e teme-Lo, que procuramos fazer a Sua vontade.
Há avivamento genuíno, onde a preocupação é fazer a vontade de Deus.
3. O AVIVAMENTO ACONTECE, QUANDO A PALAVRA DE DEUS PASSA A SER  CONHECIDA POR TODOS. (2)
Há duas citações no livro de Habacuque que, parece deixar claro que o Templo é lugar de ouvir e conhecer a Palavra de Deus:
“Então o profeta Habacuque, fez a seguinte oração, em estilo shiggâyônisto, sob forma de cântico de confissão: Ó Yahweh, eu ouvi falar da tua fama e tremo diante dos teus atos, SENHOR!” (3:1-2ª)
“Mas Yahweh, sim! Ele está no seu santo Templo; cale-se diante dele toda a terra!” (2:20)
Para o povo de Israel o Templo era  lugar onde Deus falava com o povo.
Deus quer que conheçamos o que Ele diz!
Deus ordenou que Habacuque escrevesse com toda a clareza possível a palavra que estava recebendo, para que até quem passasse correndo por ali, pudesse ler a mesma!” (2:2)
Como uma enchente de avivamento, o profeta anuncia que, “Assim como as águas cobrem o mar, a terra se encherá do conhecimento da glória de Yahweh, o  SENHOR!” (2:14)
Avivamento genuíno é o transbordar da Palavra de Deus através da vida de todos.
Nunca foi tão fácil conhecer a Palavra de Deus como atualmente: pode-se ouvir a palavra de Deus na Igreja, se você é membro de alguma que se preocupa em pregar e ensiná-la, pode-se ouvir a Bíblia no rádio, na internet, na televisão, e em todas as mídias, que estão disponíveis a todos, mas nada substitui a  leitura e estudo pessoal na própria  Bíblia.
CONCLUSÃO
Lucas que escreveu o Evangelho de Lucas e Atos, iniciou o livro de Atos, dizendo a Teófilo que, estava apresentando “...tudo o que Jesus Cristo fez e ensinou!” (Atos 1:1)
No livro de Atos este é o primeiro elemento que fundamenta a comunidade cristã e lhe concede identidade!
Informa-nos o autor que, “era um tempo em que recebiam com alegria a Palavra de Deus!” (2:41); e “...os crentes perseveravam no ensino dos apóstolos!” (2:42)
O resultado foi o crescimento da Igreja: Primeira menção da Igreja reunida  era de quase 120 crentes (Atos1:14-15). E depois diz que, todo dia a Igreja crescia (2:47) ˃˃ Batizaram-se 3000 (2:41) ˃˃ o número dos convertidos chegou a 5000 (4:4) ˃˃ uma multidão creu (5:14) ˃˃ e o fantástico  resultado de tantas conversões foi que as Igrejas se multiplicaram (9:31).
Ao começar a se despedir dos seus discípulos, a palavra de Jesus foi: “Esses ensinamentos vos tenho ministrado enquanto ainda estou presente entre vós. Mas o Conselheiro, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu Nome, esse vos ensinará todas as verdades e vos fará lembrar tudo o que Eu vos disse!” João 14:25-26
Avivamento é o transbordar dos ensinos de Cristo em nossas vidas,  e  só a Palavra de Deus pode nos proporcionar esta realidade.
Não há como Deus agir, onde a Sua Palavra não for conhecida, recebida com alegria, obedecida  e proclamada.


Pr. José das Graças Silva Oliveira



sábado, 15 de agosto de 2015

ESTUDO BÍBLICO: AVIVAMENTO

O POVO DE DEUS PRECISA  DE UM VERDADEIRO AVIVAMENTO  
II Parte
Texto Bíblico: Habacuque 3:1-3
1 “Oração do profeta Habacuque sob a forma de canto.
2 Tenho ouvido, ó SENHOR, as tuas declarações, e me sinto alarmado; aviva a tua obra, ó SENHOR, no decorrer dos anos, e, no decurso dos anos, faze-a conhecida; na tua ira, lembra-te da tua misericórdia!” Habac. 3:1-2
1 Então o profeta Habacuque, fez a seguinte oração, em estilo shiggâyônisto, isto é, sob forma de cântico de confissão:
2 Ó Yahweh, eu ouvi falar da tua fama e tremo diante dos teus atos, SENHOR! Realiza de novo, em nossos dias, as mesmas obras maravilhosas que fizeste no passado; faze-as conhecidas por todos também em nossa época; ainda que estejais irado, lembra-te da tua imensa misericórdia!
3 ‘Elôah, Deus veio de Temã, e Kâdôsh, o Santo, veio do monte Pâ’rân, Região das Cavernas. Sua glória cobriu os céus e seu louvor encheu a terra. KJA
INTRODUÇÃO
Como já vimos,  avivamento é  vidaconfissão de pecados, renovoentrega, renuncia,  fidelidadesantidadeobediênciaconsagração de vida,  salvação de almas.
Estamos destacando em Habacuque alguns pilares de um verdadeiro avivamento,  um em cada domingo.
Já destacamos o primeiro pilar, onde começa o avivamento:  o reconhecimento do declínio espiritual.
Diante deste reconhecimento vem o próximo pilar do avivamento: A ORAÇÃO.
Oração com  arrependimento,  contrição, e  entrega da vida a Jesus Cristo.
No momento mais depreciável e vergonhoso na vida do rei Davi, diante do seu maior declínio espiritual, ele experimentou que, “O verdadeiro  e aceitável sacrifício ao Eterno é o coração contrito; um coração quebrantado e arrependido jamais será desprezado por Deus!” Salmo 51:17
Habacuque destaca o poder da oração no avivamento, orando: “Aviva, ó Senhor, a tua obra”, 3: 2
É através da oração que o profeta  insiste com Deus, para que mude o coração dos homens do seu tempo.
Uma das nossas tarefas na busca por  avivamento é clamar a Deus em oração.
Jamais Deus  operou avivamento em Igrejas que, não se consagrassem à oração, nas quais os crentes não tenham tempo para dedicarem-se a oração e aos seus cultos de oração.
Oração é um dos  Pilares de um Avivamento Genuíno.
O Livro de Habacuque destaca as duas frentes de oração que produzem avivamento:
1. ORAÇÃO DE CONFISSÃO PESSOAL. (1)
O texto bíblico afirma que, Habacuque fez uma oração de confissão. (1)
Entre outras realidades a  oração de confissão reconhece:
  • A situação espiritual caótica.(1:1-4)
  • A santidade de Deus. (1:12)
  • A soberania de Deus. (3:19)
  • Deus como Refúgio. (1:12)

“O justo viverá pela sua fé”, (2:4).  
Uma das expressões da    é a oração a Deus.
Esta convicção inspirou o apóstolo Paulo a escrever a Carta aos Romanos. “Porquanto não me envergonho do Evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que nele crê; primeiro do judeu, assim como do grego; visto que a justiça de Deus se revela no Evangelho, uma justiça que do princípio ao fim é pela fé, como está escrito: ‘O justo viverá pela fé!” (Romanos 1:16-17).
E como o avivamento começa com confissão pessoal, toda a obra de avivamento desenvolvida por Paulo, começou nele.
“Sou grato para com aquele que me fortaleceu, Cristo Jesus, nosso SENHOR, que me concedeu forças e me considerou fiel, designando-me para o ministério,
A mim, que em tempos passados fui blasfemo, perseguidor e insolente; contudo, Ele me concedeu misericórdia, porquanto fiz o que fiz mediante minha ignorância e incredulidade;
E a graça de nosso SENHOR transbordou sobre mim, com a fé e o amor que há em Cristo Jesus.
Esta declaração é fiel e digna de plena aceitação: Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o pior!” I Tim. 1:12-15
Martinho Lutero,   tomou essa convicção como base para a Reforma Protestante do Séc. XV.
Aqui, também, todo o  avivamento espiritual iniciou na vida do próprio Lutero.
Ele era muito religioso. Era  monge católico da Ordem dos Agostinianos.
Quando descobriu a verdade na Palavra de Deus, antes de sair por aí dizendo a cada um o que deveria fazer, primeiramente ele saiu por completo do catolicismo, deixando as suas práticas. Daí por diante ele começou a propagar o que reconhecia como verdade.
Confissão pessoal significa que, antes de estarmos voltados para o pecado do nosso irmão, estamos focados nos que precisam ser eliminados de nossa vida.
Se cada membro da Igreja agir assim, o avivamento terá iniciado poderosamente.
Esta é uma das frentes de oração que produzem avivamento.
2. A OUTRA FRENTE É A ORAÇÃO INTERCESSÓRIA. (3:2)
O profeta  vê todas as classes sociais e religiosas do povo enchafurdadas no pecado.
Quando Habacuque pede avivamento para a obra de Deus, ele está intercedendo por vidas importantes para o desenvolvimento do reino de Deus, mas que estão no “fosso espiritual”.
Aprendemos nesta mensagem profética que, precisamos reconhecer o pecado e o declínio espiritual nossos e ao nosso redor.
Precisamos buscar a solução divina para a nossa vida, colocando-a inteiramente nas mãos onipotentes de Deus.
Quanto ao próximo a Bíblia não nos ensina a ficar recriminando-o, maldizendo-o, e exercendo preconceito sobre ele devido a sua vida torta.
Tiago diz-nos que, precisamos interceder por ele, inclusive colocando as nossas próprias fraquezas como motivos de “orações recíprocas”.
“E a oração feita com fé, curará o doente, e o SENHOR o levantará. E se houver cometido pecados, será perdoado. Portanto, confessai vossos pecados uns aos outros e orai uns pelos outros, para serdes curados. A súplica de uma pessoa justa é muito poderosa e eficaz!" Ti”go 5:15-16)
Maldizer o crente errado, preconceituá-lo,  discriminá-lo e recriminá-lo, NÃO! Orar com ele e  por ele, SIM!
3. DEUS RESPONDE À ORAÇÃO
Nem  sempre a resposta é como desejamos.
Nem sempre a resposta é imediata, porque Deus tem as suas maneiras de responder:
  1. Sim e agora!
  2. Espere o momento de Deus.
  3. Não!

Não houve uma resposta imediata à oração de Habacuque, mas o profeta esperou vigilante e atento, sabendo que, conforme a Sua soberana e sábia vontade, Deus mandaria a resposta, porque Ele jamais falha!
O capítulo dois de Habacuque trata da resposta de Deus à oração de Habacuque.
Babilônia que levou tanto mal ao povo de Deus, finalmente foi destruída, cerca de 66 anos depois da visão  e oração do profeta.
Deus não eliminou a catástrofe na  vida do povo, apenas disse que, todos ficassem preparados todos os dias.
“Porquanto essa visão se cumprirá num tempo determinado no futuro; é uma visão que fala do fim, e não falhará! Ainda que demore, aguarde-a confiante; porque ela certamente virá e não se retardará!” (3)
“Assim, que eu ouvi tudo isso, as minhas entranhas se comoveram, os meus lábios tremeram; os meus ossos desfaleceram; as minhas pernas vacilaram. Portanto, aguardarei em tranquilo silêncio o Dia da tribulação, que virá sobre o povo que nos oprime!” (3:16)
Não importa qual seja a situação, toda a história do povo de Deus nos ensina que, o que mais precisamos, é nos dobrarmos diante de Deus em oração.
Avivamento é a grande demonstração do poder de Deus em ação na vida do seu povo.
Não há poder sem oração! “Muita oração, muito poder! Pouca oração, pouco poder! Nenhuma oração, nenhum poder!”
CONCLUSÃO
O avivamento genuíno depende da oração, porque avivamento é busca do poder na soberania de Deus. (3:19)
Diante da negligência e apostasia do povo de Deus, Habacuque iniciou o seu livro com uma oração de muita aflição, mas concluiu com uma oração de muita confiança. (1:2 e 3:19)
Os últimos versos do seu livro estão entre as mais elevadas expressões de fé de toda a Bíblia:
“Ainda que a figueira não floresça, nem haja uvas nas videiras; mesmo falhando toda a safra de olivas, e as lavouras não produzam mantimento; as ovelhas sejam sequestradas do aprisco, e o gado morra nos currais,
Eu, todavia, me alegrarei no SENHOR, e exultarei no Deus da minha salvação!
Yahweh Adonai, o SENHOR Soberano, é a minha força! Ele faz os meus pés como os do cervo; faz-me caminhar por lugares altos!” (3:17-19)
Não há avivamento sem um grande movimento de oração entre o povo de Deus.
Um dos realces de um verdadeiro avivamento sempre é muita oração.

APELO
Os irmãos  querem alcançar um verdadeiro avivamento? Então já temos dois pilares de um genuíno avivamento:
Ele inicia-se com o reconhecimento do declínio espiritual. Este é o primeiro dos pilares.
O segundo pilar, destacado hoje é a consagração à oração.

Pr. José das Graças Silva Oliveira
           




ESTUDO BÍBLICO: AVIVAMENTO

O POVO DE DEUS PRECISA  DE UM VERDADEIRO AVIVAMENTO
I Parte
Texto Bíblico: Habacuque 3:1-4
“Oráculo revelado ao profeta Habacuque, Chäbaqqûq, nome babilônico que significa ‘abraçar o entendimento’
Questiona o profeta: Ó Yahweh, até quando clamarei por tua ajuda sem que me dês ouvidos? Até quando protestarei diante de ti: ‘Violência!’ sem que travas alguma salvação?
Por que me fazes contemplar a injustiça de observar com clareza toda a maldade que campeia nessa terra? A destruição e a violência estão diante diante de mim; também há todo o tipo de contendas, discórdias, e o litígio é comum.
Por este motivo a lei e o direito se enfraquecem e a justiça nunca prevalece. Os ímpios prejudicam e extorquem os justos, e assim a justiça é pervertida!” KJV
INTRODUÇÃO
Estamos iniciando uma série de Estudos Bíblicos que, terá como tema AVIVAMENTO, e todos eles terão Habacuque como livro texto.
A ideia que muitos membros de igreja tem de avivamento, não é a bíblica.
Os crentes que mais pensam e falam em avivamento em nossos dias, são aqueles que, se a Igreja depender da fidelidade e do testemunho pessoal deles para o crescimento, ela fecha as suas portas.
Avivamento é assunto bíblico. No passado vários servos de Deus pediram-Lhe um avivamento. Vejamos alguns:
Asafe
Asafe orou três vezes: "Restaura-nos, ó Senhor Deus dos Exércitos, faze resplandecer o teu rosto, e seremos salvos" (Salmo 80: 3,7,  19). Para ele avivamento se expressa em:
  • Restauração de vidas.
  • O brilho de Deus no rosto e na vida do Seu povo.
  • Salvação.

Os filhos de Coré
Estes imploraram: "Porventura não tornarás a vivificar-nos, para que em ti se regozije o teu povo?"  (Salmo 85.6) Para estes são duas as expressões de um avivamento genuíno: Vivificação e alegria no Senhor.
I. Vivificação – no Dic. Do MEC
  • Dar vida ou existência
  • Reanimar
  • Reviver
  • Conservar a existência
  • Tornar vívido
  • Animar
  • Dar movimentos.
  • Dar atividades
  • Ressuscitar
  • Fecundar
Todas estas palavras e expressões significam vivificação, que no sentido bíblico e cristão aplicam-se ao avivamento.
II. Pela ordem no texto tudo isso é o que produz alegria no Senhor.
Davi
Restitui-me a alegria da tua salvação e sustenta-me com um espírito disposto a obedecer!” (Salmo 51:1-13). Para ele avivamento é a alegria da salvação e disposição em obedecer a Deus.
  • É a Volta da alegria de ser salvo
  • É o espírito disposto a obedecer

Habacuque
Habacuque foi um avivalista que, junto com os demais servos de Deus da Bíblia nos dão uma visão clara, do que é um genuíno avivamento.
Contemporâneo de Jeremias, ele viveu um tempo em que, o coração do povo estava cada vez mais distante do Senhor.
O pecado levou o povo de Deus e a nação a se corromperem.
Chäbaqqûq - HABACUQUE nome babilônico que significa  “Abraçar o entendimento”. KJA
O seu nome condiz com o que ele queria abraçar: Um verdadeiro e genuíno avivamento.
Habacuque é o 35º livro da Bíblia e está classificado como um dos profetas menores.
Tudo o que a Bíblia fala de Habacuque e a sua família é o que está registrado em seu próprio livro e nada mais.
Mas tudo o que ele fala em três capítulos, contendo cinquenta e seis versículos, é a melhor descrição que podemos ter do que é um Avivamento Bíblico.
Quando a Bíblia fala em avivamento, fala de vida,  confissão de pecados, renovoentrega,  renuncia,  fidelidadesantidadeobediência,  consagração de vida, e de salvação.
Em Habacuque encontramos os pilares de um verdadeiro avivamento, e destacaremos alguns deles, um em cada domingo.
A CONSCIÊNCIA DO DECLÍNIO ESPIRITUAL. (1:1-2:20)
Avivamento começa com essa consciência.
Como em nossos dias, o povo hebreu estava envolvido com a vida material,  afastado do Senhor,  e negligenciando os deveres espirituais.
Naquele momento   valorizava-se mais as práticas mundanas do que as religiosas.
Não servindo  a Deus, agiam como todos os ímpios.
O livro de Habacuque inicia-se, revelando o quadro espiritual dos seus dias, chafurdado no pecado:
  • Declínio político de Israel
  • Declínio espiritual de Israel
  • A exploração do próximo
  • Enriquecimento ilícito
  • Violência (1:2)
  • Maldade (1:3)
  • Vexação (Vergonha e humilhação)
  • Destruição (1:3)
  • Contendas (1:3)
  • Discórdias (1.3)
  • Lei frouxa (1:4)
  • Injustiça social e  todas as formas de injustiça. (1:3-4)
  • Juízo pervertido (1.4).

Foi nesse quadro de apostasia desenfreada em Israel que, Habacuque pediu a Deus um avivamento na vida do seu povo. (3:2)
Essa pode ser a descrição da história da Igreja em nossos dias.
Habacuque sofreu  duplamente:
  1. Vendo a situação decaída do povo de Deus.
  2. Enxergando as catástrofes que viriam como resultado da apostasia que, seriam a irreversível invasão por parte dos babilônios, e o cativeiro (Habacuque 1: 6-8).

A invasão e o cativeiro ocorreram em 586 AC, quando o exército babilônico cercou Jerusalém, e assim aconteceu:
  • Tomaram a cidade.
  • Instalaram em Jerusalém uma grande crise de fome.
  • Prenderam o rei Zedequias e os seus filhos.
  • Degolaram os seus filhos perante os seus olhos.
  • Furaram os olhos de Zedequias.
  • Incendiaram o templo.
  • Derrubaram os muros ao redor de Jerusalém.
  • Queimaram as edificações mais importantes.
  • Fizeram prisioneiros os seus líderes e habitantes,  levando-os ao cativeiro. (Jeremias 52: 4-30 e II Reis 25: 1-10).
  • Houve muitas mortes.

Temos que reconhecer que, Deus “não vende barato” os resultados da apostasia entre o seu povo.
Nada passa despercebido aos olhos do Senhor, nada foge do seu controle.
O ímpio nunca ficará impune, por mais que a justiça humana o isente de culpa.
Chegará o dia do acerto de contas com Deus.
Deus é justo, e com justiça plena combaterá e condenará o mal.
Para que o povo voltasse para o primeiro amor,  Deus estava no controle da situação, e agiu de maneira muito dolorida.
Sempre Ele age como quer, e não como queremos. (1:5-6)
Era tempo de clamar por um avivamento.
Habacuque percebeu que seus compatriotas precisavam mudar seu comportamento espiritual.
Por isso, colocou-se diante de Deus, e rogou que os olhos do povo fossem abertos para a maior das necessidades: a de estar mais perto do Senhor e viver seus princípios.
Deus quer reavivar as nossas vidas nas áreas onde estamos em processo de morte.
CONCLUSÃO
Jesus Cristo quer e chama a Sua Igreja ao avivamento genuíno.
Foi essa a Sua chamada à Igreja de Éfeso, quando disse:
“Conheço as tuas obras, tanto o teu trabalho árduo como a sua perseverança, e que não podes tolerar as pessoas más, e que puseste à prova aqueles que se declaram apóstolos, mas não são, e descobriste que eram impostores.
Tens perseverado e suportado sofrimentos de toda espécie por causa do meu Nome, e não te deixaste desfalecer.
Entretanto, tenho contra ti o fato de que abandonaste o teu primeiro amor.
Recorda-te, pois, de onde caíste, arrepende-te e volta à prática das primeiras obras. Porquanto, se não te arrependeres, em breve virei contra ti e tirarei o teu candelabro do seu lugar.
Tens, contudo, a teu favor que odeias as práticas dos nicolaítas, as quais Eu também odeio.
Quem tem ouvidos, compreenda o que o Espírito declara às igrejas: “Ao vencedor darei o direito de comer da árvore da vida, que está no paraíso de Deus!” Apoc. 2:1-7
Em processo de morte espiritual o crente precisa de avivamento:
  • Quando não consegue mais crer.
  • Quando não consegue mais ter esperança. 
  • Quando a sua alegria em servir ao Senhor está desaparecendo do seu coração.. 
  • Quando os dons do Espirito Santo estão se apagando em sua vida.
  • Quando tem dinheiro para tudo o que lhe interessa, mas, não para promover a obra de Deus, como Ele diz a Habacuque: “...ai daquele que acumula o que não é seu! Ai daquele que se enche de bens saqueados!” (2:6) Há muitos membros de igreja que, amam tanto os bens materiais que, vale até a negligência e  sonegação do Dízimo que, a Bíblia diz claramente que, não lhes pertence, pois, "é do Senhor!" . (Levítico 27:30-34)
  • Quando não tem mais o prazer de evangelizar vidas, ganhando-as para Cristo.
  • Quando o membro da igreja, “espiritualmente dentro da Antártida”, o “Continente do Gelo”, sem querer reconhecer a sua vida medíocre de infidelidade diante de Deus, joga a falta de crescimento sempre em seu  pastor, em sua igreja ou denominação.

Igreja  cresce com a mudança de vida e de atitudes dos seus membros, através de crentes fiéis e consagrados totalmente a Deus.
Isso  é o que a Bíblia descreve como avivamento genuíno.
Avivamento ou Renovação Espiritual é vida cristã ativa e dinâmica, servindo com perseverança ao Senhor.
Este é o 1º Pilar de um Avivamento Genuíno.
Pr. José das Graças Silva Oliveira


sábado, 8 de agosto de 2015

COLESTEROL

Dia Nacional do Combate ao Colesterol é celebrado neste sábado
Texto: Assessoria de Imprensa - Foto: Reprodução / Internet
No dia 08 de agosto celebramos o Dia Nacional do Combate ao Colesterol, data instituída no Brasil com objetivo conscientizar a população sobre a importância de inserir hábitos saudáveis no cotidiano. A questão é muito séria, uma vez que  doenças associadas ao colesterol alto, mal que atinge cerca de 40% dos brasileiros, são apontadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como a principal causa para a morte de, aproximadamente, 17 milhões de pessoas em todo o mundo. Outro dado alarmante foi publicado recentemente no periódico Circulation, da Associação Americana do Coração. O estudo revelou que a cada dez anos em que uma pessoa vive com a taxa de colesterol elevada, o risco de ela sofrer uma doença do coração aumenta em quase 40%.
De acordo com Flávia Morais, coordenadora de nutrição da rede Mundo Verde, existem dois tipos de colesterol. O bom, chamado de HDL, e o ruim, conhecido como LDL. “Como a própria descrição sugere, o ruim leva ao acúmulo de placas de gordura nas paredes internas das artérias, reduzindo o fornecimento de sangue para órgãos vitais, como o cérebro e o coração. Por razões como essas, o LDL alto está associado ao aparecimento de doenças cardiovasculares – infarto, pressão alta e derrame, por exemplo. Entre as principais causas do aumento em excesso do colesterol estão má alimentação, sedentarismo, ingestão de bebidas alcoólicas em excesso e tabagismo”, explica.
Algumas estratégias podem ajudar a diminuir a fração nociva do colesterol - “LDL” - e aumentar a sua parte benéfica - “HDL” -, reduzindo o risco de ataque cardíaco e acidente vascular cerebral, como destaca a especialista. “Uma alimentação balanceada, rica em fibras, antioxidantes, com baixo teor de sódio, gorduras trans e saturadas, associada à prática de atividades físicas, o combate ao estresse e ao tabagismo, são medidas fundamentais tanto para a prevenção quanto para o controle do colesterol elevado”, destaca Flávia.
A seguir, a nutricionista elenca alguns alimentos que devem fazer parte do cardápio sem deixar o prazer à mesa.
Frutas vermelhas: (framboesa, amora, mirtilo, cranberry, goji, cereja, açaí, morango):  ajudam a controlar as taxas de colesterol sanguíneo e atuam na prevenção da hipertensão arterial, levando ao relaxamento das artérias e contribuindo para uma boa saúde cardiovascular.
Peixes (salmão, atum, sardinha): ricos em ômega-3, um tipo de gordura benéfica, que diminui a captação de LDL pela parede das artérias, previnem contra as placas. Para ter apenas benefícios com o seu consumo, prefira as versões assadas, grelhadas e ensopadas;
Chá Verde: a ingestão regular está relacionada à prevenção e controle de doenças cardiovasculares. É fonte de epigalocatequinas (EGCG), poderoso antioxidante, que ajuda na redução dos níveis de colesterol total e LDL- colesterol;
Chocolate amargo: rico em polifenóis, uma classe poderosa de antioxidantes, que ajudam a potencializar os níveis de HDL, conhecido como o “bom colesterol”. Além disso, impede que as plaquetas grudem umas nas outras, mantendo as artérias desobstruídas;
Abacate: grande fonte de gordura monoinsaturada, que contribui para a redução do LDL colesterol e aumento do HDL colesterol, auxiliando na prevenção de doenças cardiovasculares. Concentra altas quantidades de beta-sitosterol, um fitosterol que reduz a quantidade de colesterol absorvida dos alimentos;
Alho: contêm aliina e alicina, antioxidantes que contribuem para diminuir o colesterol e reduzir a pressão arterial;
Azeite de Oliva: fonte de ômega-9 (gordura do tipo monoinsaturada) e ácidos fenólicos com alto potencial antioxidante. Conferem benefícios na prevenção de doenças cardiovasculares, controle da pressão arterial e do colesterol;
Vinho Tinto: contém uma substância chamada resveratrol, que atua na redução do colesterol e tem efeito antioxidante. Ao impedir que as partículas de LDL, conhecido como “mau colesterol”, se oxidem, a substância evita indiretamente que elas grudem na parede dos vasos. No entanto, é preciso consumir com moderação.
Fonte: http://jeonline.com.br