sexta-feira, 6 de novembro de 2015

ESTUDO BÍBLICO

CARACTERÍSTICAS DA FÉ CRISTÃ
Parte III
Texto Bíblico: Hebreus 11:8-22
8 Pela fé Abraão, quando convocado, obedeceu, e dirigiu-se a um lugar que no futuro receberia como herança, embora não soubesse para onde estava sendo dirigido.
9 Mediante a fé, peregrinou na terra prometida como se fosse  terra estrangeira, habitando em tendas, assim como Isaque e Jacó, herdeiros com ele da mesma promessa.
10 Porquanto, aguardava alcançar a cidade que tem alicerces magníficos, da qual Deus é o arquiteto e edificador.
11 Por meio da fé, da mesma forma, a própria Sara recebeu poder para gerar filhos, ainda que estéril e avançada em idade, porque considerou fidedigno Aquele que lhe havia feito a promessa.
12 Sendo assim, daquele homem, já sem virilidade, nasceu uma descendência tão numerosa como as estrelas do céu, e incontável como os grãos da areia à beira-mar.
13 Todos estes viveram pela fé, e morreram sem ter recebido o que havia sido prometido; contudo, viram-no de longe, e à distância o saudaram, reconhecendo que eram estrangeiros e peregrinos sobre a terra.
14 Os que se expressam dessa maneira, demonstram que estão em busca de uma pátria,
15 Pois, se estivessem cogitando sobre aquela de onde saíram, teriam a possibilidade de voltar.
16 Em vez disso, aguardavam eles pela pátria excelente, ou seja, a pátria celestial. Por esse motivo, Deus não se constrange de ser conhecido como o Deus deles, mas lhes preparou uma cidade.
17 Pela fé, Abraão, no tempo em que Deus o expôs à prova, ofereceu-lhe Isaque como sacrifício; aquele que havia recebido as promessas estava mesmo a ponto de sacrificar seu filho unigênito,
18 ainda que Deus lhe tivesse prometido: "Por intermédio de Isaque, sua descendência será estabelecida";
19 porquanto, acreditou que Deus era suficientemente poderoso para ressuscitá-lo dentre os mortos e, simbolicamente, recebeu Isaque de volta dentre os mortos.
20 Pela fé, Isaque abençoou Jacó e Esaú em relação ao futuro deles.
21 Pela fé, Jacó, prestes a morrer, abençoou cada um dos filhos de José e, apoiado sobre a extremidade do seu cajado, adorou a Deus.
22 Pela fé, José, também ao final da vida, relembrou o êxodo dos filhos de Israel do Egito, e deu instruções quanto ao enterro dos seus próprios ossos. KJA
INTRODUÇÃO
O texto bíblico nos apresenta as características da fé cristã na vida de Abraão, Sara, Isaque, Jacó e José.
A expressão "...pela fé..." é tão importante neste capítulo que, ela ocorre 120 vezes.
Fé cristã é muito mais do que simplesmente acreditar. É obedecer, sem questionar.
Tanto no Velho quanto no Novo Testamento a fé não deixou os servos ficarem ociosos.
Sempre foi a fé que os levou às ações tremendas, trabalhando para Deus e pela humanidade. 
Desta maneira, o autor Aos Hebreus nos apresenta as características da fé destes servos de Deus:
1. ABRAÃO (9-10, 17-19)
Abraão nos revela o que há de mais nobre e real na fé cristã, e o que é tal fé.
1.1 A fé  cristã obedece a Deus incondicionalmente. (Gn. 12:4)
Originalmente "...kaloumenos..." é "convocação", "chamada" de Deus, para realizar suas missões. 
Logo que foi chamado, para sair da sua terra, e seguir um caminho que Deus mostraria, prontamente Abraão ouviu e obedeceu. (Atos 7:2-5)
Ele obedeceu, sem saber aonde iria. (8) Assim deve ser a fé cristã.
1.2 A fé cristã vence a prova. (17)
A primeira prova para Abraão foi a chamada, e a maior foi oferecer Isaque o seu único filho em sacrifício a Deus:
"Passados esses acontecimentos, Deus submeteu Abraão a uma prova, convocando-o: 'Abraão'!, 'Abraão!'Ao que ele redarguiu: 'Eis-me aqui, SENHOR!' Então Deus lhe ordenou: 'Toma Isaque, teu filho, teu único filho, a quem tu muito amas, e vai-te à terra de Moriá. Sacrifica-o ali como holocausto, sobre um dos montes, que Eu te indicarei!" (Gn. 22:1-2)
"O sacrifício de Isaque foi o maior acontecimento do Velho Testamento!" C.O.Gillis
Abraão obedeceu, porque creu no poder de Deus até sobre a morte. (18-19)
Sem nenhum caso de ressurreição até os seus dias, Abraão creu que, "...pela fé..." se  obedecesse a Deus, oferecendo em sacrifício o seu filho Isaque,   Deus ressuscitaria o seu filho. (17-19)
Podemos fazer um resumo da conduta de Abraão no sacrifício de Isaque:
a. Quando posto à prova
  • Não murmurou!
  • Não duvidou da promessa de Deus!
  • Não fez nenhum apelo a Deus.
b. A sua prontidão e cuidado quando foi chamado à prova:
  • Como despediu os seus criados ali próximo ao lugar do sacrifício.
  • A sua calma quando foi interrogado pelo seu filho sobre onde estaria o cordeiro.
  • A sua fé irredutível nas providências de Deus diante das Suas promessas.
A prova tem a finalidade de determinar publicamente, se amamos a Deus em primeiro, ou se outras coisas ocupam este lugar.
1.3 A fé cristã renuncia. 
Obedecendo a Deus, Abraão renunciou a tudo o que mais amava, e esta é uma das exigências de Jesus Cristo para o seu discipulado. (Lucas 14:33)
1.4 A fé cristã é de  profunda adoração a Deus
Na história de Abraão o vemos sempre "....levantando um altar ao SENHOR!" (Gn. 12:7)
O principal altar levantado por um servo de Deus no Velho Testamento, foi o de Abraão, para sacrificar o seu filho Isaque. (Gn. 22:1-19)
1.5 A fé cristã crê na lógica de Deus, mesmo que seja absurda aos olhos dos homens 
Quando Abraão chegou à terra que Deus lhe prometera, ela ainda era propriedade de outros povos.
Ele viveu ali como estrangeiro, sem poder tomar posse dela.
Habitou ali em tendas, como teria que fazê-lo um dia o seu povo em seu peregrinar pelo deserto.
As promessas de Deus nunca tiveram pleno cumprimento para Abraão, entretanto, jamais ele abandonou sua fé.
Porque Deus havia prometido, Abraão creu.
Embora sejamos salvos pela graça de Deus, mediante a nossa fé em Cristo, Abraão nos ensina que, não há como divorciar a fé das obras.
Desta maneira, o autor Aos Hebreus nos apresenta as características da fé destes servos de Deus:
2. Sara (11-12)
Nesta galeria de heróis da fé estão incluídas além de Sara outras mulheres. (31,35)
Com Sara aprendemos que a fé cristã não depende de sexo, de idade, e nem de condições sociais, e são lindas as características que ela exibe:
2.1 Fé cristã é crer na fidelidade de Deus. (11)
Essa é a principal lição de fé que Sara nos ensina, pois, "ela considerou fidedigno Aquele que lhe havia feito a promessa!" (11)
Ela era estéril e anciã, e já havia passado em muito da idade de gerar filhos.
"Ora, Abraão e Sara já eram idosos, com idade muito avançada, e em Sara, o ciclo mensal das mulheres já havia cessado. Riu-se, portanto, Sara em seu íntimo, considerando: 'Agora que estou velha e velho também está o meu senhor, como ainda teremos prazer sexual?" (Gn. 18:11-12)
Russell Champlin acredita que, Deus rejuvenesceu a Sara e a Abraão, para dar-lhes condições de gerar filhos.
Se Champlin está certo, não podemos presumir, mas é certo que,  Sara tinha 90 anos de idade e Abraão 100 anos, quando Deus lhes fez a promessa. (Gn. 17:17)
Sara morreu com 127 anos de idade (Gn. 23:1), e Abraão com 175 anos de idade. (Gn. 25:7)
Observando os fatos que rondam a morte de Sara,  fazendo as contas, Abraão já contava com aproximadamente 137 anos de idade e depois teve outros filhos. (Gn. 25:1-6)
Sara creu na Palavra de Deus que, disse-lhe que "para Deus não há impossíveis", e que os Seus propósitos sempre se cumprirão. (Gn. 18:14ª)
2.2 Fé cristã é crer no impossível
Paulo diz que, "Sara e Abraão já tinham corpos amortecidos quando Deus fez a promessa e cumpriu!" (Rom. 4:19) 
O que queremos de Deus, mesmo que pareça impossível, e nos cause "risadas", a fé na palavra de Deus faz-nos ver Deus honrando a Sua Palavra.
2.3 Fé cristã é crer no invisível
Para Sara e Abraão o que era visível, eram "...dois corpos envelhecidos e já amortecidos..." como disse Paulo. (Rom. 4:19)
A fé de Sara nos ensina a crer no invisível, para ser recompensado com o visível.
Assim, o autor Aos Hebreus nos apresenta as características da fé destes servos de Deus:
3. Isaque (20)
Isaque revelou a fé que, vê o futuro com a bênção de Deus para os filhos. (20)
3.1 A fé cristã muitas vezes vem pela influência dos pais.
O contexto não fala, mas a primeira revelação de fé de Isaque, foi em sua  juventude, quando foi oferecido em sacrifício a Deus, sem buscar argumentos para defender-se.
Isaque já tinha uma idade racional. Alguns comentaristas dizem que ele tinha aproximadamente 20 anos de idade, e na literatura rabínica ele tinha 37 anos de idade no momento do sacrifício.
O livro de Jasher 22:53 dos escritos rabínicos diz que, no sacrifício de Isaque ele tinha 37 anos de idade, poucos dias antes da morte de Sara.
Abraão creu na promessa de Deus, e obedeceu a Sua ordem.
Igualmente, Isaque creu e obedeceu, sem choro, sem reclamações, e juntamente com Abraão viram o milagre de Deus.
3.2 A fé cristã vê a mão de Deus operando no futuro
Isaque nos ensina que não devemos profetizar maldições sobre os nossos filhos, e, sim, orar por eles e desejar-lhes bênçãos.
3.3 A fé cristã não depende de circunstâncias
Observando a história, contada por Moisés, de Isaque antes de morrer, que envolve Esaú e Jacó, ali Isaque abençoa a Jacó, com a bênção que seria de Esaú. (Gn. 27:26-40)
Jacó recebeu de Isaque a bênção de ser senhor sobre o seu irmão com todas as riquezas da terra.
Esaú recebeu de Isaque uma proposta de um futuro que dependeria de sua espada, sem a riqueza da terra, e seria servo de Jacó.
Aqui no texto Aos Hebreus Jacó e Esaú são heróis da fé, e o autor vê os dois, sendo abençoados por Isaque.
Assim, o autor Aos Hebreus nos apresenta as características da fé destes servos de Deus:
4. Jacó (21)
Jacó nos ensina que a fé cristã  é aquela que transcende à morte.
4.1 A fé cristã conserva-se mesmo diante da morte!
4.2 Pela fé cristã o crente adora a Deus até a morte. (21)
Jacó creu na promessa de Deus que, daria a ele e a sua descendência a terra de Canaã.
Pela fé, pediu a José que, quando morresse, que José transportasse o seu corpo para a terra prometida. José cumpriu o pedido de seu pai Jacó. (Gn. 47:29-31)
O exemplo da fé de Jacó é que a fé bíblica é firme, e não vacila até o último suspirar.
4.3 A fé cristã está envolvida com o futuro da família do crente.
Mesmo no momento de sua morte Jacó abençoou os seus filhos e netos, e, profetizou bênçãos futuras, crendo que Deus as concretizariam.
Assim são as características da fé destes servos de Deus:
5. José (22)
José é na Bíblia um dos maiores exemplos de fé cristã desde a sua infância até a sua morte.
Ele era bisneto de Abraão, a quem Deus havia prometido dar a Terra de Canaã:
"...prometeu o SENHOR Deus a Abraão:'Ergue teus olhos e observa bem, do lugar em que estás, para o norte e para o sul, para o oriente e para o ocidente. Toda a terra que vês, Eu ta darei, a ti e à tua descendência, para sempre!" (Gn. 13:14-15). 
No contexto histórico da vida de José vemos várias características  da fé cristã:
5.1 Crer na promessa de Deus, sem duvidar jamais.
A fé de José foi marcada, por crer na promessa de Deus quanto à Terra Prometida. (22; Gn. 50:24-25)
José conheceu e viveu grandes glórias, mas insistiu que, comparando-se toda a glória vivida no Egito, a glória maior estava além, guardada dentro das promessas de Deus.
5.2 Fé é confiar na Palavra revelada de Deus.
5.3 É obedecer a Deus em todas e quaisquer circunstâncias.
5.4 É temer a Deus em todos os momentos.
5.5 Ter uma vida de santidade diante de Deus e dos homens.
Como o seu pai Jacó, em toda a sua vida José creu nas promessas de Deus até à sua morte.
"Antes de morrer, José profetizou a seus irmãos: 'Eis que a hora de minha morte se aproxima, todavia Deus vos visitará com poder, e vos fará subir destas terras para a terra que Ele prometeu, sob juramento, a Abraão, Isaque e Jacó! E José fez os filhos de Israel prestarem um juramento:'Quando Deus intervir a vosso favor, levareis os meus ossos daqui!" (Gn. 50:24-25)
Uma das características mais lindas da fé de José foi esta que, teve a certeza de que tudo o que Deus promete, Ele cumpre.
6. A PRINCIPAL CARACTERÍSTICA DA FÉ CRISTÃ NESTE TEXTO É A BUSCA DE UMA PÁTRIA SUPERIOR E MELHOR DO QUE A TERRA. (13-16)
Estes quatro versículos referem-se aos Patriarcas: Abraão, Isaque e Jacó.
Aprendemos com estes Patriarcas que, viver pela fé, é, também, morrer pela mesma fé, aguardando o prosseguimento da vida após o túmulo.
Eles foram os primeiros a crerem na imortalidade da alma, e aguardarem um local melhor do que a terra, para habitação após a morte.
Como diz o texto bíblico: "...aguardavam eles pela pátria excelente, ou seja, a pátria celestial!" (16ª)
E a parte deste versículo mais fantástica é esta que diz: "Por esse motivo, Deus não se constrange de ser conhecido como o Deus deles, mas lhes preparou uma cidade!" (16b)
Por melhor que seja a vida neste mundo com todas as comodidades possíveis, para todos os que vivem "...pela fé...", o seu  objetivo a ser alcançado é o Céu.
CONCLUSÃO
A verdadeira fé bíblica nunca é baseada em evidências de lucros cuidadosamente calculados e acumulados aqui na terra.
A fé cristã age com base no que é invisível, mas real para o crente cristão.
É como a fé dos Patriarcas Abraão, Isaque e Jacó, que:

  • Não receberam a terra de Canaã em possessão.
  • Não viram os seus descendentes inumeráveis como a areia do mar.
Apesar disso eles creram, vendo o cumprimento no futuro, e até saudaram o cumprimento das promessas de Deus.
Fé cristã é rendição total e incondicional  à vontade absoluta de Deus.
A prova é o cenário, no qual, a fé cristã atua e revela a sua autenticidade.
Se preciso for, a fé cristã  nunca descarta a operação do milagre divino.
O texto bíblico nos diz que, "Abraão, Isaque e Jacó, herdeiros da promessa, peregrinaram na Terra Prometida, morando em tendas, porque aguardavam alcançar a cidade que tem alicerces magníficos, da qual Deus é o arquiteto e edificador!" (8-10)
A nossa passagem por este mundo é apenas uma peregrinação.
Verdadeiramente, o céu é o único lar, é a única    morada eterna dos fiéis.
APELO
O Céu é real! Até os Patriarcas creram em sua existência e veracidade, e o buscaram.
E o texto deixa claro que, para ir para o Céu, "é preciso desejá-lo!" (16ª)
Pr. José das Graças Silva Oliveira














Nenhum comentário:

Postar um comentário