quarta-feira, 19 de agosto de 2015

ESTUDO BÍBLICO

O POVO DE DEUS PRECISA  DE UM VERDADEIRO AVIVAMENTO ATRAVÉS DA  SUA PALAVRA 
III Parte
Texto Bíblico: Habacuque 3:1-2
1 - ORAÇÃO do profeta Habacuque sobre Sigionote.
2 - Ouvi, SENHOR, a tua palavra, e temi; aviva, ó SENHOR, a tua obra no meio dos anos, no meio dos anos faze-a conhecida; na tua ira lembra-te da misericórdia. (Bíblia Hábil)
1 Então o profeta Habacuque, fez a seguinte oração, em estilo shiggâyonisto, isto é, sob forma de cântico de confissão.
2 Ó Yahweh, eu ouvi falar da tua fama e tremo diante dos teus atos, SENHOR! Realiza de novo, em nossos dias, as mesmas obras maravilhosas que fizeste no passado; faze-as conhecidas por todos também em nossa época; ainda que estejas irado, lembra-te da tua imensa misericórdia!” KJA
Já vimos dois  pilares de um genuíno avivamento: O reconhecimento do declínio espiritual, e a busca de Deus em oração. Estamos destacando hoje o 3º pilar.
O 3º PILAR É A PALAVRA DE DEUS. (3:2ª)
A grande causa que  leva a grande necessidade de um grande avivamento, é a grande falta de Bíblia na vida dos crentes. Vivemos uma época de analfabetismo no que se refere ao conhecimento da Bíblia.
Habacuque diz: “Tenho ouvido, ó Senhor, as tuas declarações!” (3:2ª-Shedd)
Em seus dias negligenciando a Palavra de Deus, o pecado era praticado com tanta normalidade que, o povo de Deus apostatou-se,  chegando até à prática da idolatria.
Por isso o profeta exortou:  “Ai daquele que diz à madeira: Acorda! E à pedra muda: Desperta! Pode o ídolo ensinar? Eis que está coberto de ouro e de prata, mas, no seu interior, não há fôlego nenhum”. (2:18-19)
Isso era para Israel um fracasso nacional. 
Em relação à apostasia, a  Palavra de Deus  sustenta os filhos de Deus, diante do  risco de serem infectados pela mornidão espiritual que assola muitas  igrejas desde o tempo do apóstolo João.
 “Conheço as tuas obras, sei que não és frio nem quente. Antes fosses frio ou quente!
E, por este motivo, porque  és morno, não és frio  nem quente, estou a ponto de vomitar-te da minha boca!” (Apocalipse 3: 15 e 16).
É tempo de viver a Palavra de Deus que, é como o fogo e o martelo que esmiúça a pedreira do pecado. (Jr 23: 29).
A palavra do Senhor é o agente ativo e divino para gerar o avivamento  que, a Igreja precisa.
É única espada que tem vida para dar. (Hebreus 4:12).
É a única Palavra que, permanece para sempre.  (Isaías 40:8).
É a única que alimenta e dessedenta a sequiosa alma humana (Jeremias 15:16; Isaías 55:1).
É o único Livro que quando lido, o autor está presente.
Alguém disse que a Palavra de Deus, a Bíblia, é uma poderosa arma de:
  • 66 calibres representados pelos seus Livros.
  • 1.189 cartuchos representados pelos seus Capítulos.
  • 31.173 chumbos grossos representados pelos seus Versículos.

Paulo usou uma figura ainda mais poderosa, para referir-se à Palavra de Deus.
Ele disse em Rom. 1:16 que, o Evangelho é a dunamis de Deus, ou seja, é a dinamite de Deus para a salvação.
É a dinamite de Deus, preparada pelo Espírito Santo, para com ela “destruirmos fortalezas” (2 Coríntios 10:4).
É a dinamite que destrói somente  as fortalezas inimigas,  para restaurar as vidas.
A Palavra de Deus sempre foi fundamental em todos os avivamentos genuínos da História Cristã, e sem ela não há avivamento.
A Bíblia é um dos Pilares em um Avivamento Genuíno.
1. PARA QUE HAJA O AVIVAMENTO É PRECISO OUVIR A PALAVRA DE DEUS. (2)
Todo o avivamento buscado por Habacuque, teve origem na mensagem que recebeu de Deus.
“Esta é a mensagem que veio ao profeta Habacuque, numa visão que ele recebeu de Deus!” (1:1) Biblia Viva
“Advertência revelada ao profeta Habacuque!” (1:1) NVI
Entre as advertências Deus diz: “Ai daquele que diz à madeira: “Desperta!’ Ou ainda à pedra sem vida: ‘Acorda!’ Poderá, de alguma forma, um ídolo dar alguma orientação? Está coberto de ouro e de prata, mas tal objeto não respira, não há espírito algum dentro dele. Mas Yahweh, sim! Ele está no seu santo Templo; cale-se diante dele toda a terra!” (2:19-20)
Há avivamento, onde há a orientação da Palavra de Deus.
O apóstolo Paulo foi muito feliz ao concluir que “Toda a Escritura é inspirada por Deus e proveitosa para ministrar a verdade, para repreender o mal, para corrigir os erros, e para ensinar a maneira certa de viver; a fim de que todo homem de Deus tenha capacidade e pleno preparo para realizar todas as boas ações!” II Tim. 3:16-17 KJV
Uma das consequências do declínio espiritual, sempre é o “enfraquecimento da Lei, que é Palavra de Deus” na vida do povo. (1:4)
Diante dos seus questionamentos Habacuque nos ensina que, “...como sentinela sobre uma torre de vigia, deve-se aguardar para ver o que Yahweh, o SENHOR, dirá e que resposta dará...!” (2:1)
Toda a visão que possamos receber de Deus, e tudo o que Ele possa nos dizer, podemos encontrar somente na Bíblia, que é a Sua Palavra.
Sem isso não há avivamento genuíno!
2. PARA QUE HAJA O AVIVAMENTO É PRECISO  TREMER E TEMER DIANTE DE DEUS. (2)
Neste tempo de indiferença, descuido, frieza espiritual e desobediência   a Deus a Sua Palavra deve nos causar dois efeitos:
2.1 – Tremer reconhecendo a ira do Senhor. (2)
Habacuque estava consternado e tremendo  diante de Deus, devido a desobediência  reinante na vida do seu povo.
Ele tremeu diante de Deus, porque sabia do castigo que viria, e buscando resposta, ela veio da boca do próprio Deus. (1:5-11)
Deus havia levantado os caldeus como instrumentos dos seus juízos, com perseguição, invasão, cativeiro, sofrimentos e mortes.
Deus disse a Habacuque: “Eis que Eu suscito os caldeus, essa nação feroz e apressada...terrível e espantosa, para arrasar a cidade!”  (1:6-7)                     
A ideia aqui é que, o  pecado deve perturbar o povo de Deus, porque devemos estar cônscios que Deus sempre punirá o mal. Esse é um dos efeitos.
2.2 – Temer, reconhecendo que, Deus é misericordioso. (2)
Em toda a Bíblia há promessas de suprimentos de necessidades, bênçãos,  vitórias, restauração de vidas, e salvação para todos os que temem ao Senhor.
“Bem-aventurado aquele que teme ao SENHOR e anda nos seus caminhos. Pois comerás do trabalho das tuas mãos; feliz serás, e te irá bem. ” (Sl 128. 1-2)
É por tremer diante de Deus e teme-Lo, que procuramos fazer a Sua vontade.
Há avivamento genuíno, onde a preocupação é fazer a vontade de Deus.
3. O AVIVAMENTO ACONTECE, QUANDO A PALAVRA DE DEUS PASSA A SER  CONHECIDA POR TODOS. (2)
Há duas citações no livro de Habacuque que, parece deixar claro que o Templo é lugar de ouvir e conhecer a Palavra de Deus:
“Então o profeta Habacuque, fez a seguinte oração, em estilo shiggâyônisto, sob forma de cântico de confissão: Ó Yahweh, eu ouvi falar da tua fama e tremo diante dos teus atos, SENHOR!” (3:1-2ª)
“Mas Yahweh, sim! Ele está no seu santo Templo; cale-se diante dele toda a terra!” (2:20)
Para o povo de Israel o Templo era  lugar onde Deus falava com o povo.
Deus quer que conheçamos o que Ele diz!
Deus ordenou que Habacuque escrevesse com toda a clareza possível a palavra que estava recebendo, para que até quem passasse correndo por ali, pudesse ler a mesma!” (2:2)
Como uma enchente de avivamento, o profeta anuncia que, “Assim como as águas cobrem o mar, a terra se encherá do conhecimento da glória de Yahweh, o  SENHOR!” (2:14)
Avivamento genuíno é o transbordar da Palavra de Deus através da vida de todos.
Nunca foi tão fácil conhecer a Palavra de Deus como atualmente: pode-se ouvir a palavra de Deus na Igreja, se você é membro de alguma que se preocupa em pregar e ensiná-la, pode-se ouvir a Bíblia no rádio, na internet, na televisão, e em todas as mídias, que estão disponíveis a todos, mas nada substitui a  leitura e estudo pessoal na própria  Bíblia.
CONCLUSÃO
Lucas que escreveu o Evangelho de Lucas e Atos, iniciou o livro de Atos, dizendo a Teófilo que, estava apresentando “...tudo o que Jesus Cristo fez e ensinou!” (Atos 1:1)
No livro de Atos este é o primeiro elemento que fundamenta a comunidade cristã e lhe concede identidade!
Informa-nos o autor que, “era um tempo em que recebiam com alegria a Palavra de Deus!” (2:41); e “...os crentes perseveravam no ensino dos apóstolos!” (2:42)
O resultado foi o crescimento da Igreja: Primeira menção da Igreja reunida  era de quase 120 crentes (Atos1:14-15). E depois diz que, todo dia a Igreja crescia (2:47) ˃˃ Batizaram-se 3000 (2:41) ˃˃ o número dos convertidos chegou a 5000 (4:4) ˃˃ uma multidão creu (5:14) ˃˃ e o fantástico  resultado de tantas conversões foi que as Igrejas se multiplicaram (9:31).
Ao começar a se despedir dos seus discípulos, a palavra de Jesus foi: “Esses ensinamentos vos tenho ministrado enquanto ainda estou presente entre vós. Mas o Conselheiro, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu Nome, esse vos ensinará todas as verdades e vos fará lembrar tudo o que Eu vos disse!” João 14:25-26
Avivamento é o transbordar dos ensinos de Cristo em nossas vidas,  e  só a Palavra de Deus pode nos proporcionar esta realidade.
Não há como Deus agir, onde a Sua Palavra não for conhecida, recebida com alegria, obedecida  e proclamada.


Pr. José das Graças Silva Oliveira



Nenhum comentário:

Postar um comentário