quarta-feira, 30 de abril de 2014

CANTINHO DO CANTOR CRISTÃO

CANTINHO DO CANTOR CRISTÃO
 
VITÓRIA NAS LUTAS
Manuel Avelino de Souza (1886-1962)
                                   Samuel W. Beazley

Temos por lutas passado,
Umas temíveis, cruéis;
Mas o Senhor tem livrado
Delas seus servos fiéis.
Força e poder nos tem dado;
Ele nos tem sustentado,
Dando-nos sua mão,
Vida de paz, perdão,
Salvação!

Estribilho
Sim, Deus é por nós!
Quem nos vencerá?
Dar-nos-á poder real;
Deus nos guardará
Defender-nos-á,
Livrará do mal;
Vamos, irmãos, cantar,
Nosso Senhor louvar,
Exaltar!

Sim, Deus nos tem prometido
Uma vitória cabal;
Não se tem ele esquecido
Que na palavra real
Ele nos tem protegido,
Tudo nos tem garantido
Graça e favor sem-par,
Sim, todo o bem-estar
Quer nos dar!

O nosso hino de hoje é o de número 454 do Cantor Cristão. Este foi o Hino Oficial da 53ª Assembléia da Convenção Batista Brasileira, realizada em 1971, em Campos no Estado do rio de Janeiro.
Manuel Avelino de Souza foi um obreiro de grande influência na Denominação Batista, tendo sido um dos  primeiros pastores da Primeira Igreja Batista em Niterói-RJ., e,  foi Presidente da Convenção Batista Brasileira por sete vezes.
São vários os hinos escritos por ele no Cantor Cristão, e todos com excelente mensagem cristã atualíssima para qualquer tempo, o geração e contexto.
Em seus hinos podemos ver o seu grande talento de compositor, e muito mais do que isso, a sua fé em Cristo e o seu ardor pelo Reino de Deus.
Quando entoamos um hino do Cantor Cristão, sempre seria bom que conhecêssemos a sua história, porque cada letra nasceu de uma circunstância agradável ou desafiadora que fez parte da vida do seu autor.
Conheci a Primeira Igreja Batista de Niterói na década de 70, na era do Pr. Nilson do amaral Fanini: Uma Igreja com Templo e todas as dependências muito aconchegantes e de rara beleza, e o mais importante para uma Igreja: sempre superlotada de pessoas adorando a Deus e pessoas buscando ali o que Deus sempre tem para encher o vazio de cada coração. Uma Igreja influente em todas as camadas sociais e segmentos da sociedade, porém, como todas as primeiras igrejas batistas do Brasil, ela sofreu perseguições e muitos desafios quando se construía o seu Templo na Rua Visconde de Sepetiba, na época do Pr. Manuel Avelino de souza.
Ainda era o início do Trabalho  Batista no Brasil, e a construção do Templo levou muita insatisfação para o povo da cidade, que achava que o Brasil sempre deveria ser um país idólatra, dominado pelos católicos, Religião Oficial daquele tempo em nosso país.
Os habitantes de Niterói, ao ver a obra em construção, dizia que era “obra de Satanás", e que ele não permitiria que a obra fosse consumada.
Numa determinada noite, desabou sobre a cidade um grande temporal com ventos muito fortes que, acabaram derrubando quase totalmente aquele templo em construção. Isso levou muito aplauso para os adversários da obra de Deus. E para piorar ainda mais a situação, alguns enviados do Diabo, entraram na obra e queimaram basicamente todos os móveis que estavam dentro daquele Templo. Os adversários fizeram tudo o que puderam para desacreditar o trabalho que fiéis servos de Deus levantavam.
Diante de tal situação, como todo  crente deve fazer em situações de crise,  o Pr. Manuel Avelino de souza entregou-se à oração, e buscou na Bíblia o conforto, força e orientação, com uma única preocupação que seria a de levantar aquele Templo, e  uma grande comunidade de servos destemidos de Deus naquele local.
Foi lendo e meditando no texto bíblico, que encontrou alento e disposição para continuar crendo e levantar a obra. Este foi o texto bíblico usado por Deus para agigantá-lo e aos crentes fiéis responsáveis por aquele trabalho, e desafiá-los ainda mais:   “Que diremos, pois, a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós? Aquele que nem a seu próprio Filho poupou, antes o entregou por todos nós, como não nos dará também com Ele todas as coisas?” (Romanos 8:31-32)
O Pr. Manuel Avelino de Souza sentou-se, pensou nas perseguições que sofria, na perda daquela grande construção do Templo, e desta maneira, iluminado pelo Espírito Santo de Deus, que  usou a mensagem bíblica acima, escreveu este que é um dos mais belos hinos do nosso querido Cantor Cristão: “Temos por lutas passado,/ Umas temíveis, cruéis;/ Mas o Senhor tem livrado/ Delas seus servos fiéis. – Sim, Deus é por nós! Quem nos vencerá?/ Dar-nos-á poder real,/ Deus nos guardará.”
Sentindo que era um Hino de Guerra Espiritual, para acompanhar a letra, escolheu a música de Samuel W Beazley, uma música marcial.
Os primeiros servos de Deus que tiveram o grande privilégio de  cantar este hino, foram aqueles primeiros membros da Primeira Igreja Batista de Niterói, que ouviram em primeira mão, diretamente do seu autor, gostaram e o cantaram com todo o entusiasmo, tendo-o como uma mensagem desafiadora para aqueles dias, na certeza que, realmente a obra que fazemos é de Deus, e não temos motivo algum para temer  o Diabo e nem os seus anjos caídos, os homens adversários da obra de Deus.
Em 1971 foram celebrados os 80 anos de Trabalho Batista na cidade de Campos e por isso fora realizada ali a 53ª Assembléia da Convenção Batista Brasileira, e foi cantado como Hino Oficial, por todos os batistas presentes ali, este Hino “Vitória na s Lutas”.
Não conheci pessoalmente o Pr. Manuel Avelino de souza, mas tenho na primeira capa interna da Bíblia, que eu usava quando seminarista, 1977-1980 no Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil, uma recordação da sua esposa, que me diz perfeitamente da fé da família deste consagrado pastor. A irmã EVA DE SOUZA  foi a esposa do Pr. Manuel Avelino de Souza e fez uma palestra na capela do nosso Seminário. Logo após a sua palavra, pedi que escrevesse algo na contra capa de minha Bíblia, e que deixasse como recordação, e assim ela escreveu com os próprios punhos: “POSSO TODAS AS COISAS NAQUELE QUE ME FORTALECE!”  Filipenses 4:13
É por motivos assim, que O Cantor Cristão é para mim um Monumento Batista, que nunca deva perder o seu valor.
Vivemos a época de muita “baboseira” cantada em nossas igrejas, com letras que  quem canta nem sabe sequer se tem teologia bíblica, alguns cânticos não tem, e muito menos sabe qualquer coisa sobre a consagração de quem escreveu.
Pelo contrário, quando se prepara qualquer Estudo Bíblico ou Mensagem Bíblica, podemos encontrar um Hino do Cantor Cristão, com uma mensagem ideal para acompanhar o sermão, e até completá-lo.
Muitos bons servos de Deus, batistas, que ajudaram a levantar essa grande obra no Brasil e no mundo, converteram-se, ouvindo um Hino do Cantor Cristão. 
O que você e a sua igreja cantam em seus cultos,  tem levado alguém a converter-se, crendo e recebendo a Cristo como seu Único e suficiente Salvador e Senhor? ?????

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
Ichter, Bill. Se Os Hinos Falassem - Vol. IV, 2ª Edição, JUERP, Rio de Janeiro, 1984

Nenhum comentário:

Postar um comentário