Translate

terça-feira, 27 de março de 2012

DIETA DE PIPOCA PARA EMAGRECER



 A
pipoca já foi apontada como um bom alimento para a dieta devido a seu baixo teor calórico. Mas agora um grupo de cientistas afirma que ela talvez ultrapasse frutas e vegetais no número de antioxidantes, ou polifenóis, que têm uma série de benefícios para a saúde, inclusive o combate ao envelhecimento, uma vez que ajudam no combate a moléculas danosas que podem prejudicar as células.
Especialistas americanos desconfiaram do potencial da pipoca porque é composta de apenas 4% de água, enquanto que os antioxidantes estão mais diluídos em frutas e vegetais, que possuem até 90% de água. 
Eles também descobriram que a casca crocante da pipoca tem a mais alta concentração de antioxidantes e fibra. Os cientistas da Universidade de Scranton, na Pensilvânia, revelaram a sua descoberta em uma reunião da Sociedade Química Americana, em San Diego, nos Estados Unidos.
- Essas cascas merecem mais respeito. Nutricionalmente, elas são pepitas de ouro - disse o pesquisador Joe Vinson ao jornal "Daily Mail".
Mas Vinson alertou que as pessoas não devem abrir mão de consumir frutas e legumes para viver à base de pipoca, que não contém vitaminas e nutrientes vitais encontrados nestes alimentos. No entanto, acrescentou que a pipoca tem muitos outros benefícios para a saúde:
- A pipoca pode ser o aperitivo perfeito. Trata-se do único lanche feito 100% de grãos não processados. Todos os outros são processados e diluídos com outros ingredientes. Uma porção de pipoca proporciona mais de 70% do consumo diário de grãos integrais. Uma pessoa comum costuma receber apenas metade da porção indicada de grãos integrais por dia, e a pipoca pode preencher esta lacuna de uma forma muito agradável.
Os cientistas avisaram que o modo de preparo é a chave para ter acesso aos benefícios da pipoca para a saúde.
- Pipoca de panela tem o menor número de calorias enquanto que a de micro-ondas tem duas vezes o número de calorias da tradicional.
Fonte: JL/D24AM

Bíblia Online





sábado, 24 de março de 2012

O QUE A BÍBLIA FALA SOBRE O ESPIRITISMO EM SUAS VÁRIAS FORMAS


INTRODUÇÃO

            A história do Espiritismo é tão velha quanto a história do homem. O Velho e o Novo Testamento falam dessa obra e sempre reprovando o movimento e os seus praticantes.
            O espiritismo apresenta-se nas formas que a Bíblia identifica como:
Ø  Possessão e consulta a espíritos: “... nem que pratique encantamentos, consulte espíritos ou adivinhos, ou também que invoque os mortos. (Deuteronômio 18:11)
Ø  Trabalhos com mortos: “Quando disserem a vocês: Consultem os espíritos e adivinhos, que sussurram e murmuram fórmulas; por acaso, um povo não deve consultar seus deuses e consultar os mortos em favor dos vivos?", (Isaías 8:19)
Ø  Adivinhação, encantamento: Não se dirijam aos necromantes, nem consultem adivinhos, porque eles tornariam vocês impuros. Eu sou Javé, o Deus de vocês. (Levítico 19:31); “Quem recorrer aos necromantes e adivinhos, para se prostituir com eles, eu me voltarei contra esse homem e o eliminarei do seu povo!” Levítico 20:6)
Ø  Necromancia, cartomancia: “O homem ou mulher que pratica a necromancia ou adivinhação, é réu de morte. Será apedrejado, e o seu sangue cairá sobre ele". (Levítico 20:27)
Ø  Artes mágicas e feitiçarias: “Não haja em seu meio alguém que queime o próprio filho ou filha, nem que faça presságio, pratique astrologia, adivinhação ou magia,
“...nem que pratique encantamentos, consulte espíritos ou adivinhos, ou também que invoque os mortos. (Deuteronômio 18:10-11)
O QUE DIZEM AS PRINCIPAIS PASSAGENS DO VELHO TESTAMENTO
1.      Que não se deve buscar os que trabalham com espíritos de mortos. “Não se dirijam aos necromantes, nem consultem adivinhos, porque eles tornariam vocês impuros. Eu sou Javé, o Deus de vocês!” Lev. 19:31
2.      Diz que os seus praticantes fazem mal aos olhos de Deus: “Não haja em seu meio alguém que queime o próprio filho ou filha, nem que faça presságio, pratique astrologia, adivinhação ou magia,  nem que pratique encantamentos, consulte espíritos ou adivinhos, ou também que invoque os mortos. Pois quem pratica essas coisas é abominável para Javé, e é por causa dessas práticas abomináveis que Javé seu Deus vai desalojar essas nações!” Deut. 18:10-12
3.      Os seus praticantes provocam a ira de Deus:
...sacrificou seu filho no fogo; praticou adivinhação e magia, estabelecendo necromantes e adivinhos. E multiplicando as ações que Javé reprova, ele provocou a sua ira!” II Reis 21:6
“Sacrificou no fogo seus próprios filhos no vale dos filhos de Enom. Praticou a divinhação e magia, estabelecendo necromantes e adivinhos. Ele provocou a ira de Javé, multiplicando as ações que Javé reprova. II Crôn. 33:6
4.      Deus irá punir os seus praticantes:
Não deixarás viver aquela que pratica a magia!” Êxodo 22:17
“Quem recorrer aos necromantes e adivinhos, para se prostituir com eles, eu me voltarei contra esse homem e o eliminarei do seu povo! O homem ou mulher que pratica a necromancia ou adivinhação, é réu de morte. Será apedrejado, e o seu sangue cairá sobre ele".” Lev. 20:6,27
Exemplos na Bíblia do que está dito acima:
Saul busca e consulta uma espírita e depois morre por causa desse pecado praticado contra Deus:  Então Saul disse a seus servos: "Procurem uma necromante, para que eu faça uma consulta". Os servos responderam: "Há uma necromante em Endor". I Samuel 28:7; Saul morreu por ter sido infiel a Javé: não seguiu a ordem de Javé e foi consultar uma mulher que invocava os mortos, em vez de consultar a Javé. Então Javé o entregou à morte e passou o reinado para Davi, filho de Jessé!” I Crôn. 10:13-14
Deus pune com diversos castigos:
Quando disserem a vocês: "Consultem os espíritos e adivinhos, que chilreiam e murmuram entre dentes; por acaso, um povo não deve consultar a seu Deus? Consultar-se-á os mortos em favor dos vivos?, À lei e ao testemunho! Se eles não falarem segundo esta palavra, nunca verão a alva. E passarão pela terra duramente oprimidos e famintos; e será que, tendo fome e enfurecendo-se, então, amaldiçoarão ao seu rei e ao seu Deus, olhando para cima. E, olhando para a terra, eis que haverá angústia e escuridão, e serão entenebrecidos com ânsias e arrastados para a escuridão!”  Isaías 8:19-22
5.      Deus proíbe tais práticas aos israelitas:
Você pertencerá inteiramente a Javé seu Deus.  As nações que você vai conquistar ouvem astrólogos e adivinhos. Javé seu Deus, porém, não permite que você faça isso!” Deut. 18:13-14

O QUE DIZ O  NOVO TESTAMENTO
            Sem distinção alguma, em todos os casos em que o Novo Testamento menciona pessoas possessas de espíritos, os espíritos são imundos e de demônios. Nunca são espíritos que estão nas pessoas para o bem. São espíritos que torturam as pessoas com enfermidades e autodestruição. E, diante de Jesus Cristo e dos seus apóstolos esses espíritos eram expulsos. Vejamos alguns exemplos:

Mateus 12:22-24
Quando já tinham saído os dois cegos, levaram a Jesus um mudo que estava possuído pelo demônio. Quando o demônio foi expulso, o mudo falou, e as multidões ficaram admiradas, e diziam: "Nunca se viu uma coisa assim em Israel."
O homem possesso era mudo. Jesus expulsou o espírito e o mudo falou!

Mateus 9:32-33
“Então levaram a Jesus um endemoninhado cego e mudo. Jesus o curou, de modo que ele falava e enxergava. E todas as multidões ficaram admiradas, e perguntavam: "Será que ele não é o filho de Davi?" Os fariseus ouviram isso, e disseram: "Ele expulsa os demônios através de Belzebu, o príncipe dos demônios!"
O homem possesso era cego e mudo. Jesus expulsou o espírito e o homem ficou curado.
“...Um homem aproximou−se de Jesus, ajoelhou−se, e disse: "Senhor, tem piedade do meu filho. Ele é epilético, e tem ataques tão fortes que  muitas vezes cai no fogo ou na água. Eu o levei aos teus discípulos, mas eles não  conseguiram curá−lo! Jesus respondeu: "Gente sem fé e pervertida! Até quando deverei  ficar com vocês? Até quando terei que suportá−los? Tragam o menino aqui." Então  Jesus  ordenou, e o demônio saiu. E na mesma hora o menino ficou curado.
O espírito causava epilepsia no rapaz, fazia-o sofrer muito e tentava destruí-lo. Jesus expulsou o espírito e o rapaz ficou curado.
Marcos 5:1-20
Jesus e seus discípulos chegaram à outra margem do mar, na região dos  gerasenos.Logo  que Jesus saiu da barca, um homem possuído por um espírito mau saiu de um cemitério e foi ao seu encontro. Esse homem morava no meio dos túmulos e ninguém conseguia amarrá−lo, nem mesmo com correntes. Muitas vezes tinha sido amarrado com algemas e correntes, mas ele arrebentava as correntes e quebrava as algemas. E ninguém era capaz de dominá−lo. Dia e noite ele vagava entre os túmulos e pelos montes, gritando e ferindo−se com pedras. Vendo Jesus de longe, o endemoninhado correu, caiu de joelhos diante dele e gritou bem alto: "Que há entre mim e ti, Jesus, Filho do Deus altíssimo? Eu te peço por Deus, não me atormentes!" O homem falou assim, porque Jesus tinha dito: "Espírito mau, saia desse homem!"
Então Jesus perguntou: "Qual é o seu nome?" O homem respondeu: "Meu nome é 'Legião', porque somos muitos." E pedia com insistência para que Jesus não o expulsasse da região. Havia aí perto uma grande manada de porcos, pastando na montanha. Os espíritos maus suplicaram: "Manda−nos para os porcos, para que entremos neles." Jesus deixou. Os espíritos maus saíram do homem e entraram nos porcos. E a manada − mais ou menos uns dois mil porcos − atirou−se monte abaixo para dentro do mar, onde se afogou. Os homens que guardavam os porcos saíram correndo e espalharam a notícia na cidade e nos campos. E as pessoas foram ver o que tinha acontecido. Foram até Jesus, viram o endemoninhado sentado, vestido e no seu perfeito juízo, ele que antes estava possuído pela Legião. E ficaram com medo. Os que tinham presenciado o fato explicaram para as pessoas o que tinha acontecido com o endemoninhado e com os porcos. Então começaram a suplicar que Jesus fosse embora da região deles. Enquanto Jesus entrava de novo na barca, o homem que tinha sido endemoninhado pediu−lhe que o deixasse ficar com ele. Jesus, porém, não deixou. E, em troca, lhe disse: "Vá para casa, para junto dos seus, e anuncie para eles tudo o que o Senhor, em sua misericórdia, fez por você." Então o homem foi embora e começou a pregar pela Decápolis  tudo o que Jesus tinha feito por ele. E todos ficavam admirados!”
            Neste caso o rapaz era possesso de milhares de espíritos que o faziam louco e marginalizado, morador em sepulturas, feria-se a si mesmo. Jesus expulsou os espíritos, e o rapaz fora completamente curado e voltou a viver dignamente em sociedade.
 Lucas 8:1-2
Depois disso, Jesus andava por cidades e povoados, pregando e anunciando a Boa Notícia do Reino de Deus. Os Doze iam com ele,  e também algumas mulheres que haviam sido curadas de espíritos maus e doenças: Maria, chamada Madalena, da qual haviam saído sete demônios!”
            Maria Madalena era possessa de sete espíritos e o texto se refere a ela como alguém que fora curada por Jesus Cristo, tornando-se sua seguidora.
 Lucas 10:1,9,17-20
O Senhor escolheu outros setenta e dois discípulos, e os enviou dois a dois, na sua frente, para toda cidade e lugar aonde ele próprio devia ir.  Curem os doentes que nela houver. E digam ao povo: 'O Reino de Deus está próximo de vocês!' Os setenta e dois voltaram muito alegres, dizendo: "Senhor, até os demônios obedecem a nós por causa do teu nome." Jesus respondeu: "Eu vi Satanás cair do céu como um relâmpago. Vejam: eu dei a vocês o poder de pisar em cima de cobras e escorpiões e sobre toda a força do inimigo, e nada poderá fazer mal a vocês. Contudo, não se alegrem porque os maus espíritos obedecem a vocês; antes, fiquem alegres porque os nomes de vocês estão escritos no céu."
            Os discípulos identificaram os espíritos como demônios e Jesus Cristo os identificou como Satanás. Assim foram identificados os espíritos que os discípulos expulsaram.

NO NOVO TESTAMENTO O ESPIRITISMO É FONTE DE LUCRO PARA ESPERTALHÕES

Atos 16:16-18
“E aconteceu que, indo nós à oração, nos saiu ao encontro uma jovem que tinha espírito de adivinhação, a qual, adivinhando, dava grande lucro aos seus senhores. Esta, seguindo a Paulo e a nós, clamava, dizendo: Estes homens, que nos anunciam o caminho da salvação, são servos do Deus Altíssimo. E isto fez ela por muitos dias. Mas Paulo, perturbado, voltou-se e disse ao espírito: Em nome de Jesus Cristo, te mando que saias dela. E, na mesma hora, saiu!”

O NOVO TESTAMENTO CONDENA TODA A OBRA QUE ENVOLVA ESPÍRITOS DE MORTOS
 Gálatas 5:19-21
“Além disso, as obras dos instintos egoístas são bem conhecidas: fornicação, impureza, libertinagem, idolatria, feitiçaria, ódio, discórdia, ciúme, ira, rivalidade, divisão, sectarismo, inveja, bebedeira, orgias e outras coisas semelhantes. Repito o que já disse: os que fazem tais coisas não herdarão o Reino de Deus!”
 Apocalipse 21:8
Quanto aos covardes, infiéis, corruptos, assassinos, imorais, feiticeiros, idólatras, e todos os mentirosos, o lugar deles é o lago ardente de fogo e enxofre, que é a segunda morte."
 Apocalipse 22:15
Vão ficar de fora os cães, os feiticeiros, os imorais, os assassinos, os idólatras, e todos os que amam ou praticam a mentira."

O NOVO TESTAMENTO DIZ ONDE ESTÃO OS ESPÍRITOS DOS SERVOS DE DEUS QUE JÁ MORRERAM
 I Tessalonicenses 4:13-14
“Não quero, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais, como os demais, que não têm esperança. Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem, Deus os tornará a trazer com Ele!”
            Paulo deixa claro que, os salvos estão com Jesus lá no céu. É por isso, que em Sua vinda Ele tornará a trazê-los com Ele. (14)
 Lucas 23:40-43
“Respondendo, porém, o outro, repreendia-o, dizendo: Tu ainda não temes a Deus, estando na mesma condenação? E nós, na verdade, com justiça, porque recebemos o que os nossos feitos mereciam; mas este nem um mal fez. E disse a Jesus: Senhor, lembra-te de mim, quando entrares no teu reino. E disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso!
            Jesus estava na cruz e o ladrão também. Ao meio-dia Jesus Cristo foi para a cruz e às três horas da tarde Ele morreu. Naquela tarde morreu também o ladrão. Jesus garantiu ao ladrão que pediu-lhe que se lembrasse dele, que naquele mesmo dia os dois estariam no Paraíso. Este Paraíso é estar à direita de Deus no Céu. Vejamos:
João 13:3
Jesus, sabendo que o Pai tinha depositado nas suas mãos todas as coisas, e que havia saído de Deus, e que ia para Deus...!”
João 17:5,13
“E, agora, glorifica-me, ó Pai, junto de ti mesmo, com aquela glória que tinha contigo antes que o mundo existisse. Mas, agora, vou para ti e digo isto no mundo, para que tenham a minha alegria completa em si mesmos!”
João 16:28
Saí do Pai e vim ao mundo; outra vez, deixo o mundo e vou para o Pai!”
Atos 1:10-11
“E, estando como os olhos fitos no céu, enquanto ele subia, eis que junto deles se puseram dois varões vestidos de branco, os quais lhes disseram: Varões galileus, por que estais olhando para o céu? Esse Jesus, que dentre vós foi recebido em cima no céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir!”
 Atos 7:55-60
Cheio do Espírito Santo, Estevão olhou para o céu e viu a glória de Deus, e Jesus, de pé, à direita de Deus. Então disse: "Estou vendo o céu aberto e o Filho do Homem, de pé à direita de Deus." Então eles deram fortes gritos, taparam os ouvidos e avançaram todos juntos contra Estevão. Arrastaram−no para fora da cidade e começaram a apedrejá−lo. As testemunhas deixaram seus mantos aos pés de um jovem chamado Saulo. Atiravam pedras em Estevão, que repetia esta invocação: "Senhor Jesus, recebe o meu espírito." Depois dobrou os joelhos e gritou forte: "Senhor, não os condenes por este pecado." E, ao dizer isso, adormeceu!”
            No texto Estevão nos revela duas verdades:
       I.            Ele viu o céu aberto, a glória de Deus, e Jesus de pé à direita de Deus.
    II.            Estevão morreu, crendo que morrendo, iria já e diretamente para junto de Jesus no céu, e por isso repetia em sua oração: “Senhor Jesus, recebe o meu espírito!”
 Apocalipse 7:9-12
Depois disso eu vi uma grande multidão, que ninguém podia contar: gente de todas as nações, tribos, povos e línguas. Estavam todos de pé diante do trono e diante do Cordeiro. Vestiam vestes brancas e traziam palmas na mão. Em alta voz, a multidão proclamava: "A salvação pertence ao nosso Deus, que está sentado no trono, e ao Cordeiro." Nessa hora, todos os Anjos que estavam ao redor do trono, dos Anciãos e dos quatro Seres vivos, ajoelharam−se diante do trono para adorar a Deus. E diziam: "Amém! O louvor, a glória, a sabedoria, a ação de graças, a honra, o poder e a força pertencem ao nosso Deus, para sempre. Amém!"
            Aqui o apóstolo João, em sua visão da glória de Deus, viu uma grande multidão, que ninguém podia contar, ao lado do Trono de Jesus Cristo. No restante do capítulo o Anjo explica que, são os salvos por Jesus Cristo. “E eu disse-lhe: Senhor, tu sabes. E ele disse-me: Estes são os que vieram de grande tribulação, lavaram as suas vestes e as branquearam no sangue do Cordeiro!”(14)
            Neste capítulo, o apóstolo João explica, que os que morreram salvos, estão no céu e estão a serviço de Deus – “Por isso estão diante do trono de Deus, e O servem de dia e de noite no Seu santuário; e aquele que está assentado sobre o trono estenderá o seu tabernáculo sobre eles!” (14-15)

A BÍBLIA REPROVA ESSA IDÉIA DE ESPÍRITOS BONS QUE VIVEM POR AÍ FAZENDO COISAS BOAS, E TAMBÉM, A REENCARNAÇÃO
            Nos ensinos bíblicos os espíritos bons e de servos de Deus não estão à disposição para serem manipulados por ninguém.
            Os espíritos manipulados pelos médiuns e os próprios médiuns são condenados pela Bíblia.
            Quanto a reencarnação pregada pelos espíritas, a Bíblia não deixa dúvida da sua inexistência.
Lucas 16:19-23
“Ora, havia um homem rico, e vestia-se de púrpura e de linho finíssimo, e vivia todos os dias regalada e esplendidamente. Havia também um certo mendigo, chamado Lázaro, que jazia cheio de chagas à porta daquele. E desejava alimentar-se com as migalhas que caíam da mesa do rico; e os próprios cães vinham lamber-lhe as chagas. E aconteceu que o mendigo morreu e foi levado pelos anjos para o seio de Abraão; e morreu também o rico e foi sepultado. E, no Hades (Inferno), ergueu os olhos, estando em tormentos...”
            No texto, que é palavra de Jesus Cristo,  os dois homens morreram sem possibilidade de reencarnação, e tiveram destinos e recompensas diferentes:
       I.            O rico morreu e foi para o Hades, certamente, o inferno, ele mesmo reconheceu que era um lugar de tormento (Luc. 16:23-24, 28), e a recompensa foi de ficar lá atormentado. (Luc. 16:25)
    II.            Lázaro morreu e foi levado pelos anjos para o seio de Abraão, certamente o Céu, porque ali ele ficou consolado. (Luc. 16:25)
Lucas 23:42-43
Na cruz, ao lado de Jesus Cristo, o ladrão arrependido pediu-Lhe: “Senhor, lembra-te de mim, quando entrares no teu Reino. E disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso!”
            Certo de que os dois morreriam naquela tarde, Jesus Cristo garantiu, que os dois estariam naquele dia no Paraíso, que é o Céu. O contexto bíblico que revela o pós morte de Jesus Cristo diz claramente, que Jesus voltou para o Pai, para o Céu.
Eclesiastes 12:7 – “O pó volte à terra como era, e o espírito volte a Deus, que o  deu!”
            Este texto bíblico diz, claramente, que o homem ao morrer, o corpo volta à terra e o seu espírito volta a Deus. Certamente o texto está falando do espírito de servos de Deus.
Hebreus 9:27 – “E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo, depois
                           disso, o juízo!”
            A doutrina bíblica ensina que os homens morrerão uma só vez. Se houvesse reencarnação, eles morreriam muitas vezes, e isso, contradiz ao ensino bíblico.

CONCLUSÃO
           Em minha experiência pessoal, em uma rodoviária no Mato Grosso, encontrei-me com um Dono de Centro Espírita da cidade, de muita influência, inclusive entre os políticos que pagavam todas as despesas de cama, mesa e banho e ainda o Programa Radiofônico na emissora local. No programa que comandava na Rádio ele falava todos os dias sobre as “curas” realizadas em seu Centro Espírita. Perguntei-lhe com quem ele trabalhava, se era com Deus ou o Diabo. Ele olhando para mim, me disse: O senhor com essa idade ainda tem essa dúvida? E,  respondeu-me: “Todos nós que trabalhamos em qualquer área de Espiritismo, trabalhamos com o Diabo!” Então perguntei-lhe: O Diabo tem alguma coisa que possa fazer para um ser humano? Ele apontou para três mulheres que estavam ali e disse-me: Aquelas três mulheres foram curadas em meu Centro. O Diabo é assim: ele cura, dá riquezas, ajuda arranjar um casamento, etc., mas se você precisar, ele tira o que você quiser que seja tirado de outra pessoa, inclusive a vida. Da mesma maneira que nós o usamos para ajudar uma pessoa, nós o usamos para destruir outras!
            Existem espíritos que são manipulados nos Centros de Espiritismo e em terreiros, mas em todos estes locais não são espíritos a serviço de Deus. Todos eles são espíritos de demônios.
            Jesus Cristo, disse claramente, que o diabo tem os seus “anjos”. “Então, dirá também aos que estiverem à sua esquerda: apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos!” Mateus 25:41
            Quem são esses anjos do diabo? Certamente, são esses que estão ao seu serviço nestes lugares que não tem aprovação bíblica!
            A maior prova dessa verdade, é que Jesus Cristo e os seus discípulos não se utilizaram desses espíritos para realizarem a obra de Deus na terra.
            Outra prova dessa verdade é que a Palavra de Deus condena a mediunidade em toda a Bíblia, do início ao fim.
            Ao contrário do que muitos evangélicos creem e pregam, a Bíblia reconhece a existência do trabalho que fazem com espíritos, mas ela sempre condena o movimento e os seus praticantes.
            Deus poderia abençoar uma obra condenada por Ele em toda a Bíblia? Claro que não!
            É uma seita herética, reprovada em toda a Palavra de Deus!
            “Quando pois, vos disserem: Consultai os que têm espíritos familiares e os adivinhos, que chilreiam e murmuram entre dentes; PORVENTURA NÃO RECORRERÁ O POVO A SEU DEUS? A favor dos vivos consultar-se-á aos mortos?” Isaías 8:19
                              

quinta-feira, 22 de março de 2012

O QUE A BÍBLIA FALA SOBRE A IDOLATRIA


IDOLATRIA

Definição bíblica
São imagens feitas em semelhança do que há  no céu ou na terra. (Êxodo 20:4)
São fabricadas com ouro, prata, pedra sabão, ferro, madeira, gesso, etc. Têm boca, mas não falam; têm olhos, mas não vêem; têm ouvidos, mas não ouvem; têm nariz, mas não cheiram; têm mãos, mas não apalpam; têm pés, mas não andam; Não sai som algum da sua garganta. São semelhantes a elas os que os fazem e os que nelas confiam. Salmo 115
São fabricadas por artesãos, "porquanto os deuses desses povos são apenas vaidade. São cepos abatidos na floresta, obra trabalhada pelo cinzel do artesão, decorada com prata e ouro. A golpes de martelo são-lhes fixados os pregos (e postos em seus lugares) para que não se movam. Assemelham-se esses deuses a uma estaca em campo de pepinos, que devem ser levados, pois não caminham. Não os temais, pois que vos não podem fazer mal, nem têm o poder de fazer o bem!" Jeremias 10:3-5
Idolatria é fabricar ídolos, inclinar-se perante eles, adorá-los, carregá-los aos ombros em PROCISSÕES , clamar a eles e confiar neles,   "Eis os que desembolsam seu ouro, e pesam a prata na balança; contratam um ourives para que ele faça um deus, diante do qual se prostram em adoração; eles o carregam nos ombros e o transportam, depois o colocam em seu posto, onde se mantém, sem mais poder mover-se. Por mais que o invoquem, nunca responde, e não salva do infortúnio!" Isaías 46:6-7
FAZER E PARTICIPAR DE PROCISSÕES
"Vocês, que escaparam das nações, reúnam−se, venham, cheguem mais perto, todos juntos. Esses que carregam suas imagens de madeira são ignorantes: dirigem suas preces a um deus que não é capaz de salvar!" Isaías 45:20
A idolatria não é aprovada nem aceita na Bíblia
"Então Deus pronunciou todas estas palavras: “Eu sou o Senhor teu Deus, que te fez sair do Egito, da casa da servidão. Não terás outros deuses diante de minha face. Não farás para ti escultura, nem figura alguma do que está em cima, nos céus, ou embaixo, sobre a terra, ou nas águas, debaixo da terra. Não te prostrarás diante delas e não lhes prestarás culto!" Êxodo 20:1-5
A BÍBLIA DIZ PORQUE NÃO SE DEVE ADORAR OS ÍDOLOS
"Não tenha outros deuses diante de mim. Não faça para você ídolos, nenhuma representação daquilo que existe no céu e na terra, ou nas águas que estão debaixo da terra. Não se prostre diante desses deuses, nem sirva a eles!"  Êxodo 20:3-5

"Prestem atenção em si mesmos: não se esqueçam da Aliança que Javé seu Deus concluiu com vocês, e não façam imagem esculpida nenhuma, de coisa alguma que Javé seu Deus lhe proibiu!" Deut. 4:23
"Contudo, prestem atenção a si mesmos, para que o coração de vocês não se deixe seduzir nem se desviem para servir a outros deusesprostrando−se diante deles. A cólera de Javé se inflamaria contra vocês, e ele fecharia o céu: assim não haveria mais chuva, e a terra não daria o seu produto. Desse modo vocês desapareceriam rapidamente da terra boa que Javé lhes vai dar!" Deut. 11:16-17
"Mas ainda tentaram a Deus e provocaram o Altíssimo, e não observaram os seus preceitos. Transviaram-se e prevaricaram como seus pais, erraram o alvo, como um arco mal entesado. Provocaram-lhe a ira com seus lugares altos, e inflamaram-lhe o zelo com seus ídolos!"Salmo 78:56-58 Bíblia Católica - Ave Maria
"Pois bem, todos eles nada são, suas obras são nulasSuas estátuas, vazias como o vento!" Isaías 41:29 Bíblia Católica - Ave Maria
"Nesse dia, ninguém mais vai querer saber dos ídolos de prata ou de ouro que suas mãos  criminosas fabricaram!" Isaías 31:7 Bíblia Ave Maria
"Eu sou o Senhor, esse é meu nome, a ninguém cederei minha glória, nem a ídolos minha honra!" Isaías 42:8 Bíblia Católica Ave Maria
"Os fabricantes de ídolos nada são e suas preciosas obras nada valem; para confusão deles, suas testemunhas não sabem ver nem compreender!" Isaías 44:9 Bíblia Católica
"Onde estão os deuses que havias feito? Que se levantem, se podem salvar-te no dia da desgraça. Pois que tens tantos deuses quantas cidades, ó Judá. Por que discutis comigo? Vós todos me fostes infiéis - oráculo do Senhor!" Jer. 2:28-29 Bíblia Ave Maria
"Os ídolos deles decorados com prata e ouro. A golpes de martelo são-lhes fixados os pregos (e postos em seus lugares) para que não se movam. Assemelham-se esses deuses a uma estaca em campo de pepinos, que devem ser levados, pois não caminham. Não os temais, pois que vos não podem fazer mal, nem têm o poder de fazer o bem!" Jer. 10:4-5 Bíblia Católica
"Então, os homens se tornam estupefatos e aturdidos, e se envergonha o artista da estátua que concebeu, porque são apenas mentira os ídolos que fundiu, e neles não respira vida. São apenas vãos simulacros que se desvanecerão no dia do castigo!" Jer. 10:14-15 Bíblia Ave Maria
Baruc é um livro apócrifo. Só tem na Bíblia Católica. O capítulo seis assim descreve os ídolos:
6:3- “...deuses de prata, ouro e madeira, deuses que são carregados aos ombros e que, não obstante, inspiram temor aos pagãos.
6:5- Quando virdes a multidão comprimir-se em torno deles para adorá-los, dizei no silêncio de vossos corações: É somente a vós, Senhor, que devemos adorar.
6:7-  A língua desses deuses é polida por um artista. Mas, apesar de dourados e prateados, são falsos e incapazes de falar.
6:15-16-  Quando a ferramenta de um homem se quebra, perde a utilidade. Assim também acontece com seus deuses. Se os colocardes num templo, enchem-se seus olhos da poeira erguida pelos pés dos visitantes.
6:21-26- Morcegos, andorinhas e outras aves esvoaçam em torno de seus corpos, e gatos saltam sobre eles. De tudo isso podeis concluir que não são deuses, e que nenhum respeito lhes deveis. O ouro que os reveste serve, sem dúvida, para embelezá-los mas, se não se polir o ouro, não brilham. E nem sentiram quando foram fundidos. Foram comprados por preço exorbitante, quando neles nem sequer um sopro de vida existe. Não possuindo pés, devem ser carregados aos ombros, revelando assim a todos a sua ignomínia. Bem mais, porém, seus servos deveriam envergonhar-se, pois se algum deus vier a cair por terra, não poderá por si mesmo levantar-se; virá alguém repô-lo de pé, pois que é incapaz de qualquer movimento. E se o colocarem obliquamente, não poderá erguer-se. São como cadáveres ante as oferendas que lhes trazem.
6:28- .... Não tenhais pois para com eles respeito algum.
6:33- ...São incapazes de retribuir, quer se lhes faça um bem ou um mal.
6:36-38- Não possuem o poder de dar vista ao cego, nem de salvar alguém da miséria. Não se compadecem da viúva e nenhum bem fazem ao órfão. Quais pedras da montanha, são esses ídolos de madeira, dourada ou prateada, e seus servos deveriam envergonhar-se deles.
6:44-45- É apenas mentira tudo quanto se faz perante eles. Como se poderá, então, acreditar e proclamar que sejam deuses? Foram confeccionados por artífices e ourives, e não poderiam ser diferentes do que o quiseram seus artífices.
6:47- ...como poderia ser diferente a obra de suas mãos? Assim só deixam a seus descendentes engano e vergonha.
6:49-50- Como acreditar, então, que sejam deuses aqueles que são incapazes de se salvar da guerra ou de outra qualquer calamidade? Mais tarde vir-se-á a saber que os ídolos de madeira dourada ou prateada são apenas engano. E aos olhos de todos os povos e de todos os reis tornar-se-á evidente que não são deuses, mas obras de mãos humanas, já que nada se encontra de divino neles.
6:54- Se o fogo atinge o templo desses ídolos de madeira dourada ou prateada, seus sacerdotes procuram salvar-se, pondo-se ao abrigo, enquanto seus deuses são consumidos quais vigas no incêndio.
6:56-58- Esses deuses de madeira prateada e dourada nem mesmo podem defender-se contra os ladrões. Mais fortes que eles, arrebatam-lhes o ouro e a prata e até as vestes de que foram cobertos, e se retiram sem que os deuses tenham podido defender-se a si mesmos. Assim, melhor que a dos falsos deuses é a condição de um rei, que pode lançar mão de seu poder, ou a de um utensílio doméstico, do qual o dono pode servir-se, ou mesmo a da porta de uma casa, que protege o que dentro dela se encontra, ou ainda a da coluna de madeira no palácio real.
6: 63-65 Eis por que não há motivo para crer nem proclamar que sejam deuses, já que não lhes é dado praticar a justiça junto aos homens nem lhes outorgar o bem. Se admitis que não são deuses, não tenhais deles receio algum. Eles não têm a faculdade de amaldiçoar os reis nem de abençoá-los.
6:67- Valem mais que eles os animais, pois, ao menos pela fuga, têm a faculdade de procurar a segurança num abrigo.
6:69-70- Assim como um espantalho em campo de pepinos, esses deuses de madeira dourada ou prateada de nada preservam. Moita de espinhos num jardim, na qual vêm os pássaros pousar; cadáver lançado em lugar tenebroso, eis o que são esses deuses de madeira dourada e prateada.
6:72- Melhor é, portanto, a condição de um homem honesto que não tem ídolos, pois assim estará sempre isento de confusão.
            A própria Bíblia Católica, neste livro de Baruc, fala claramente sobre o que são os ídolos, e porque não se deve adorá-los.
O HOMEM TEM QUE ESCOLHER ENTRE SERVIR A DEUS OU AOS ÍDOLOS
"Quanto a vocês, casa de Israel, assim diz o Senhor Javé: Cada um vá servir seus ídolos, se não me quiser obedecer, mas não continue profanando o meu nome santo com suas ofertas e seus ídolos.Ezequiel 20:39
"Porém agora (os israelitas) pecam ainda mais, fazem para si estátuas fundidas com sua prata, ídolos de sua invenção, meras obras de artistas. Falam-lhes, oferecem-lhes sacrifícios humanos e dão beijos nos bezerros!" Oséias 13:2
O NOVO TESTAMENTO DESCREVE O ÍDOLO, ORDENA ADORAR SOMENTE AO SENHOR E ABSTER-SE DOS ÍDOLOS
"Portanto, quanto ao consumo de carnes imoladas a ídolos, "sabemos que um ídolo não é nada no mundo, e não existe outro deus a não ser o Deus único". I Cor. 8:4  

"Respondeu-lhe Jesus: Para trás, Satanás, pois está escrito: Adorarás o Senhor teu Deus, e só a ele servirás!" Mateus 4:10 e Deut. 6: 13. Bíblia Católica - Ave Maria
"Por isso, eu sou de parecer que não devemos importunar os pagãos que se convertem a Deus. Vamos somente prescrever que eles evitem o que está contaminado pelos ídolos, as uniões ilegítimas, comer carne sufocada e o sangue. Atos 15:19-20
ADORAR ÍDOLOS TRAZ CONSEQUÊNCIAS TERRÍVEIS
"Fizeste maiores males que todos os que te precederam, e chegaste até a fazer para ti deuses estranhos e figuras fundidas, provocando a minha ira; lançaste-me para trás das costas! I Reis 14:9 Bíblia Católica Ave Maria
"Todos eles ficarão envergonhados e confundidos, ficarão humilhados todos os que fabricam ídolos. Israel, porém, será salvo por Javé, e será uma salvação para sempre; vocês nunca mais ficarão envergonhados ou confundidos!" Isaías 45:16-17
"À espada os seus cavalos e os seus carros, e toda a massa de povo que nela se encontra, para que se tornem como mulheres! À espada seus tesouros, para que sejam saqueados! À espada suas águas, para que se esgotem! Porquanto é uma terra de ídolos, de gente apaixonada por seus espantalhos! Jer. 50:37-38

"Ora, as obras da carne são estas: fornicação, impureza, libertinagem, idolatria, superstição, inimizades, brigas, ciúmes, ódio, ambição, discórdias, partidos, invejas, bebedeiras, orgias e outras coisas semelhantes. Dessas coisas vos previno, como já vos preveni: os que as praticarem não herdarão o Reino de Deus!" Gál. 5:19-21 -  Bíblia Católica Ave Maria
"Os tíbios, os infiéis, os depravados, os homicidas, os impuros, os maléficos,os idólatras e todos os mentirosos terão como quinhão o tanque ardente de fogo e enxofre, a segunda morte!" Apoc. 21:8 Bíblia Católica - Ave Maria

"Eis que venho em breve, e a minha recompensa está comigo, para dar a cada um conforme as suas obras. Eu sou o Alfa e o Ômega, o Primeiro e o Último, o Começo e o Fim. Felizes aqueles que lavam as suas vestes para ter direito à árvore da vida e poder entrar na cidade pelas portas. Fora os cães, os envenenadores, os impudicos, os homicidas, os idólatras e todos aqueles que amam e praticam a mentira!" Apoc. 22:12-15
O QUE A BÍBLIA MANDA FAZER COM OS ÍDOLOS
"Não adore os deuses deles, nem os sirva. Não faça o que eles fazem, mas destrua os deuses deles e quebre seus postes sagrados!" Êxodo 23:24
"Destruam os altares delas, despedacem suas estelas, queimem seus postes sagrados e esmaguem os ídolos de seus deuses, fazendo assim que desapareça do lugar o nome deles!" Deut. 12:3
"Josué disse: "Pois bem! Joguem fora os deuses estrangeiros que vocês têm, e inclinem o coração para Javé, o Deus de Israel".Josué 24:23
"Ali abandonaram eles seus deuses. E Davi os mandou queimar!" I Crônicas 14:12
COISAS SACRIFICADAS AOS ÍDOLOS EM SUAS FESTAS
"Mas se alguém disser: Isto foi sacrificado aos ídolos, não o comais, em atenção àquele que o advertiu e por motivo de consciência!" I Cor. 10:28
"Portanto, quer comais quer bebais ou façais qualquer outra coisa, fazei tudo para a glória de Deus!" I Cor. 10:31
ÍDOLOS (SANTOS E SANTAS FABRICADOS POR MÃOS HUMANAS) FAZEM MILAGRES?
No catolicismo e atualmente em muitos segmentos evangélicos os milagres são as "iscas do momento", para atrair pessoas, afastá-las de Deus e levá-las à perdição. A Bíblia fala muito sobre este assunto:

  • A besta do Apocalipse faz milagres.
"Depois disso, vi outra Besta sair da terra. Tinha dois chifres como cordeiro, mas falava como dragão. Esta segunda Besta exerce toda a autoridade na presença da primeira Besta. Ela faz com que a terra e seus habitantes adorem a primeira Besta, cuja ferida mortal tinha sido curada. A segunda Besta opera grandes maravilhas: faz cair fogo do céu sobre a terra, à vista dos homens. Por causa do poder de fazer essas maravilhas, sempre na presença da primeira Besta, a segunda Besta acaba seduzindo os habitantes da terra. Ela seduz a humanidade a fazer uma imagem em honra da Besta que tinha sido ferida pela espada, mas que voltou à vida. Apoc. 13:11-14

"Quando se completarem os mil anos, Satanás será solto da prisão do AbismoEle vai sair e seduzir as nações dos quatro cantos da terra, Gog e Magog, reunindo−os para o combate. O número deles é como a areia do mar. Eles se espalharam por toda a terra e cercaram o acampamento dos santos e a Cidade amada. Mas desceu fogo do céu, e eles foram devorados!" Apoc. 20:7-10

  • O Demônio faz milagres
"Nessa hora eu vi: da boca do Dragão, da boca da Besta e da boca do falso profeta saíram três espíritos impuros que pareciam sapos. São espíritos de demônios. Fazem maravilhas, e vão até os reis de toda a terra, a fim de reuni−los para a guerra no Grande Dia do Deus Todo−poderoso!" Apoc. 16:13-14

"O mistério da impiedade já está agindo. Falta apenas desaparecer aquele que o segura até agora. Só então se manifestará o ímpio. O Senhor Jesus o destruirá com o sopro de sua boca e o aniquilará com o esplendor da sua vinda. A vinda do ímpio vai acontecer graças ao poder de Satanás, com todo tipo de falsos milagres, sinais e prodígios, e com toda a sedução que a injustiça exerce sobre os que se perdem, por não se terem aberto ao amor da verdade, amor que os teria salvo. Por isso Deus manda o poder da sedução agir neles, para que acreditem na mentira. Desse modo serão condenados todos os que não acreditaram na verdade, mas preferiram permanecer na injustiça. II Tess. 2:7-12

  • Falsos Profetas, Pregadores Perdidos e Malfeitores  também fazem milagres em nome de Jesus Cristo, sem a aprovação dEle
"Muitos virão em meu nome, dizendo: 'Sou eu'. E enganarão muita gente. Porque vão aparecer falsos messias e falsos profetas, que farão sinais e prodígios para enganar até mesmo os eleitos se fosse possível. Prestem atenção! Eu estou falando tudo isso para vocês, antes que aconteça." Marcos 13:6,22-23

"Nem todo aquele que me diz 'Senhor, Senhor', entrará no Reino do Céu. Só entrará aquele que põe em prática a vontade do meu Pai, que está no céu. Naquele dia muitos me dirão: 'Senhor, Senhor, não foi em teu nome que profetizamos? Não foi em teu nome que expulsamos demônios? E não foi em teu nome que fizemos tantos milagres?' Então, eu vou declarar a eles: Jamais conheci vocês. Afastem−se de mim, malfeitores!" Mateus 7:21-23
CONCLUSÃO
Procurei descrever apenas o que a Bíblia fala sobre a idolatria, porque sobre esse assunto ela é bem clara e não deixa dúvida.
A Bíblia garante que Jesus Cristo voltará, para buscar a Sua Igreja triunfante. A Igreja de Cristo é triunfante, também sobre a idolatria. 
Paulo disse aos Tessalonicenses que é preciso converter-se dos ídolos para servir ao Deus que é vivo e verdadeiro, para que se possa aguardar com tranquilidade a volta de Jesus Cristo.
"Eles mesmos falam da acolhida que tivemos entre vocês, e de como vocês se converteram, deixando os ídolos e voltando−se para Deus, a fim de servir ao Deus vivo e verdadeiroFalam também de como vocês esperam que Jesus venha do céu, o Filho de Deus, a quem Deus ressuscitou dentre os mortos. É ele que nos liberta da ira futura. I Tess. 1:9-10
Isso é o que a Bíblia fala sobre a idolatria, suas práticas e consequências devastadoras. Se você é um idólatra, abandone enquanto é tempo e converta-se a Cristo.

Postado por Pr. José das Graças Silva Oliveira