sábado, 24 de março de 2012

O QUE A BÍBLIA FALA SOBRE O ESPIRITISMO EM SUAS VÁRIAS FORMAS


INTRODUÇÃO

            A história do Espiritismo é tão velha quanto a história do homem. O Velho e o Novo Testamento falam dessa obra e sempre reprovando o movimento e os seus praticantes.
            O espiritismo apresenta-se nas formas que a Bíblia identifica como:
Ø  Possessão e consulta a espíritos: “... nem que pratique encantamentos, consulte espíritos ou adivinhos, ou também que invoque os mortos. (Deuteronômio 18:11)
Ø  Trabalhos com mortos: “Quando disserem a vocês: Consultem os espíritos e adivinhos, que sussurram e murmuram fórmulas; por acaso, um povo não deve consultar seus deuses e consultar os mortos em favor dos vivos?", (Isaías 8:19)
Ø  Adivinhação, encantamento: Não se dirijam aos necromantes, nem consultem adivinhos, porque eles tornariam vocês impuros. Eu sou Javé, o Deus de vocês. (Levítico 19:31); “Quem recorrer aos necromantes e adivinhos, para se prostituir com eles, eu me voltarei contra esse homem e o eliminarei do seu povo!” Levítico 20:6)
Ø  Necromancia, cartomancia: “O homem ou mulher que pratica a necromancia ou adivinhação, é réu de morte. Será apedrejado, e o seu sangue cairá sobre ele". (Levítico 20:27)
Ø  Artes mágicas e feitiçarias: “Não haja em seu meio alguém que queime o próprio filho ou filha, nem que faça presságio, pratique astrologia, adivinhação ou magia,
“...nem que pratique encantamentos, consulte espíritos ou adivinhos, ou também que invoque os mortos. (Deuteronômio 18:10-11)
O QUE DIZEM AS PRINCIPAIS PASSAGENS DO VELHO TESTAMENTO
1.      Que não se deve buscar os que trabalham com espíritos de mortos. “Não se dirijam aos necromantes, nem consultem adivinhos, porque eles tornariam vocês impuros. Eu sou Javé, o Deus de vocês!” Lev. 19:31
2.      Diz que os seus praticantes fazem mal aos olhos de Deus: “Não haja em seu meio alguém que queime o próprio filho ou filha, nem que faça presságio, pratique astrologia, adivinhação ou magia,  nem que pratique encantamentos, consulte espíritos ou adivinhos, ou também que invoque os mortos. Pois quem pratica essas coisas é abominável para Javé, e é por causa dessas práticas abomináveis que Javé seu Deus vai desalojar essas nações!” Deut. 18:10-12
3.      Os seus praticantes provocam a ira de Deus:
...sacrificou seu filho no fogo; praticou adivinhação e magia, estabelecendo necromantes e adivinhos. E multiplicando as ações que Javé reprova, ele provocou a sua ira!” II Reis 21:6
“Sacrificou no fogo seus próprios filhos no vale dos filhos de Enom. Praticou a divinhação e magia, estabelecendo necromantes e adivinhos. Ele provocou a ira de Javé, multiplicando as ações que Javé reprova. II Crôn. 33:6
4.      Deus irá punir os seus praticantes:
Não deixarás viver aquela que pratica a magia!” Êxodo 22:17
“Quem recorrer aos necromantes e adivinhos, para se prostituir com eles, eu me voltarei contra esse homem e o eliminarei do seu povo! O homem ou mulher que pratica a necromancia ou adivinhação, é réu de morte. Será apedrejado, e o seu sangue cairá sobre ele".” Lev. 20:6,27
Exemplos na Bíblia do que está dito acima:
Saul busca e consulta uma espírita e depois morre por causa desse pecado praticado contra Deus:  Então Saul disse a seus servos: "Procurem uma necromante, para que eu faça uma consulta". Os servos responderam: "Há uma necromante em Endor". I Samuel 28:7; Saul morreu por ter sido infiel a Javé: não seguiu a ordem de Javé e foi consultar uma mulher que invocava os mortos, em vez de consultar a Javé. Então Javé o entregou à morte e passou o reinado para Davi, filho de Jessé!” I Crôn. 10:13-14
Deus pune com diversos castigos:
Quando disserem a vocês: "Consultem os espíritos e adivinhos, que chilreiam e murmuram entre dentes; por acaso, um povo não deve consultar a seu Deus? Consultar-se-á os mortos em favor dos vivos?, À lei e ao testemunho! Se eles não falarem segundo esta palavra, nunca verão a alva. E passarão pela terra duramente oprimidos e famintos; e será que, tendo fome e enfurecendo-se, então, amaldiçoarão ao seu rei e ao seu Deus, olhando para cima. E, olhando para a terra, eis que haverá angústia e escuridão, e serão entenebrecidos com ânsias e arrastados para a escuridão!”  Isaías 8:19-22
5.      Deus proíbe tais práticas aos israelitas:
Você pertencerá inteiramente a Javé seu Deus.  As nações que você vai conquistar ouvem astrólogos e adivinhos. Javé seu Deus, porém, não permite que você faça isso!” Deut. 18:13-14

O QUE DIZ O  NOVO TESTAMENTO
            Sem distinção alguma, em todos os casos em que o Novo Testamento menciona pessoas possessas de espíritos, os espíritos são imundos e de demônios. Nunca são espíritos que estão nas pessoas para o bem. São espíritos que torturam as pessoas com enfermidades e autodestruição. E, diante de Jesus Cristo e dos seus apóstolos esses espíritos eram expulsos. Vejamos alguns exemplos:

Mateus 12:22-24
Quando já tinham saído os dois cegos, levaram a Jesus um mudo que estava possuído pelo demônio. Quando o demônio foi expulso, o mudo falou, e as multidões ficaram admiradas, e diziam: "Nunca se viu uma coisa assim em Israel."
O homem possesso era mudo. Jesus expulsou o espírito e o mudo falou!

Mateus 9:32-33
“Então levaram a Jesus um endemoninhado cego e mudo. Jesus o curou, de modo que ele falava e enxergava. E todas as multidões ficaram admiradas, e perguntavam: "Será que ele não é o filho de Davi?" Os fariseus ouviram isso, e disseram: "Ele expulsa os demônios através de Belzebu, o príncipe dos demônios!"
O homem possesso era cego e mudo. Jesus expulsou o espírito e o homem ficou curado.
“...Um homem aproximou−se de Jesus, ajoelhou−se, e disse: "Senhor, tem piedade do meu filho. Ele é epilético, e tem ataques tão fortes que  muitas vezes cai no fogo ou na água. Eu o levei aos teus discípulos, mas eles não  conseguiram curá−lo! Jesus respondeu: "Gente sem fé e pervertida! Até quando deverei  ficar com vocês? Até quando terei que suportá−los? Tragam o menino aqui." Então  Jesus  ordenou, e o demônio saiu. E na mesma hora o menino ficou curado.
O espírito causava epilepsia no rapaz, fazia-o sofrer muito e tentava destruí-lo. Jesus expulsou o espírito e o rapaz ficou curado.
Marcos 5:1-20
Jesus e seus discípulos chegaram à outra margem do mar, na região dos  gerasenos.Logo  que Jesus saiu da barca, um homem possuído por um espírito mau saiu de um cemitério e foi ao seu encontro. Esse homem morava no meio dos túmulos e ninguém conseguia amarrá−lo, nem mesmo com correntes. Muitas vezes tinha sido amarrado com algemas e correntes, mas ele arrebentava as correntes e quebrava as algemas. E ninguém era capaz de dominá−lo. Dia e noite ele vagava entre os túmulos e pelos montes, gritando e ferindo−se com pedras. Vendo Jesus de longe, o endemoninhado correu, caiu de joelhos diante dele e gritou bem alto: "Que há entre mim e ti, Jesus, Filho do Deus altíssimo? Eu te peço por Deus, não me atormentes!" O homem falou assim, porque Jesus tinha dito: "Espírito mau, saia desse homem!"
Então Jesus perguntou: "Qual é o seu nome?" O homem respondeu: "Meu nome é 'Legião', porque somos muitos." E pedia com insistência para que Jesus não o expulsasse da região. Havia aí perto uma grande manada de porcos, pastando na montanha. Os espíritos maus suplicaram: "Manda−nos para os porcos, para que entremos neles." Jesus deixou. Os espíritos maus saíram do homem e entraram nos porcos. E a manada − mais ou menos uns dois mil porcos − atirou−se monte abaixo para dentro do mar, onde se afogou. Os homens que guardavam os porcos saíram correndo e espalharam a notícia na cidade e nos campos. E as pessoas foram ver o que tinha acontecido. Foram até Jesus, viram o endemoninhado sentado, vestido e no seu perfeito juízo, ele que antes estava possuído pela Legião. E ficaram com medo. Os que tinham presenciado o fato explicaram para as pessoas o que tinha acontecido com o endemoninhado e com os porcos. Então começaram a suplicar que Jesus fosse embora da região deles. Enquanto Jesus entrava de novo na barca, o homem que tinha sido endemoninhado pediu−lhe que o deixasse ficar com ele. Jesus, porém, não deixou. E, em troca, lhe disse: "Vá para casa, para junto dos seus, e anuncie para eles tudo o que o Senhor, em sua misericórdia, fez por você." Então o homem foi embora e começou a pregar pela Decápolis  tudo o que Jesus tinha feito por ele. E todos ficavam admirados!”
            Neste caso o rapaz era possesso de milhares de espíritos que o faziam louco e marginalizado, morador em sepulturas, feria-se a si mesmo. Jesus expulsou os espíritos, e o rapaz fora completamente curado e voltou a viver dignamente em sociedade.
 Lucas 8:1-2
Depois disso, Jesus andava por cidades e povoados, pregando e anunciando a Boa Notícia do Reino de Deus. Os Doze iam com ele,  e também algumas mulheres que haviam sido curadas de espíritos maus e doenças: Maria, chamada Madalena, da qual haviam saído sete demônios!”
            Maria Madalena era possessa de sete espíritos e o texto se refere a ela como alguém que fora curada por Jesus Cristo, tornando-se sua seguidora.
 Lucas 10:1,9,17-20
O Senhor escolheu outros setenta e dois discípulos, e os enviou dois a dois, na sua frente, para toda cidade e lugar aonde ele próprio devia ir.  Curem os doentes que nela houver. E digam ao povo: 'O Reino de Deus está próximo de vocês!' Os setenta e dois voltaram muito alegres, dizendo: "Senhor, até os demônios obedecem a nós por causa do teu nome." Jesus respondeu: "Eu vi Satanás cair do céu como um relâmpago. Vejam: eu dei a vocês o poder de pisar em cima de cobras e escorpiões e sobre toda a força do inimigo, e nada poderá fazer mal a vocês. Contudo, não se alegrem porque os maus espíritos obedecem a vocês; antes, fiquem alegres porque os nomes de vocês estão escritos no céu."
            Os discípulos identificaram os espíritos como demônios e Jesus Cristo os identificou como Satanás. Assim foram identificados os espíritos que os discípulos expulsaram.

NO NOVO TESTAMENTO O ESPIRITISMO É FONTE DE LUCRO PARA ESPERTALHÕES

Atos 16:16-18
“E aconteceu que, indo nós à oração, nos saiu ao encontro uma jovem que tinha espírito de adivinhação, a qual, adivinhando, dava grande lucro aos seus senhores. Esta, seguindo a Paulo e a nós, clamava, dizendo: Estes homens, que nos anunciam o caminho da salvação, são servos do Deus Altíssimo. E isto fez ela por muitos dias. Mas Paulo, perturbado, voltou-se e disse ao espírito: Em nome de Jesus Cristo, te mando que saias dela. E, na mesma hora, saiu!”

O NOVO TESTAMENTO CONDENA TODA A OBRA QUE ENVOLVA ESPÍRITOS DE MORTOS
 Gálatas 5:19-21
“Além disso, as obras dos instintos egoístas são bem conhecidas: fornicação, impureza, libertinagem, idolatria, feitiçaria, ódio, discórdia, ciúme, ira, rivalidade, divisão, sectarismo, inveja, bebedeira, orgias e outras coisas semelhantes. Repito o que já disse: os que fazem tais coisas não herdarão o Reino de Deus!”
 Apocalipse 21:8
Quanto aos covardes, infiéis, corruptos, assassinos, imorais, feiticeiros, idólatras, e todos os mentirosos, o lugar deles é o lago ardente de fogo e enxofre, que é a segunda morte."
 Apocalipse 22:15
Vão ficar de fora os cães, os feiticeiros, os imorais, os assassinos, os idólatras, e todos os que amam ou praticam a mentira."

O NOVO TESTAMENTO DIZ ONDE ESTÃO OS ESPÍRITOS DOS SERVOS DE DEUS QUE JÁ MORRERAM
 I Tessalonicenses 4:13-14
“Não quero, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais, como os demais, que não têm esperança. Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem, Deus os tornará a trazer com Ele!”
            Paulo deixa claro que, os salvos estão com Jesus lá no céu. É por isso, que em Sua vinda Ele tornará a trazê-los com Ele. (14)
 Lucas 23:40-43
“Respondendo, porém, o outro, repreendia-o, dizendo: Tu ainda não temes a Deus, estando na mesma condenação? E nós, na verdade, com justiça, porque recebemos o que os nossos feitos mereciam; mas este nem um mal fez. E disse a Jesus: Senhor, lembra-te de mim, quando entrares no teu reino. E disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso!
            Jesus estava na cruz e o ladrão também. Ao meio-dia Jesus Cristo foi para a cruz e às três horas da tarde Ele morreu. Naquela tarde morreu também o ladrão. Jesus garantiu ao ladrão que pediu-lhe que se lembrasse dele, que naquele mesmo dia os dois estariam no Paraíso. Este Paraíso é estar à direita de Deus no Céu. Vejamos:
João 13:3
Jesus, sabendo que o Pai tinha depositado nas suas mãos todas as coisas, e que havia saído de Deus, e que ia para Deus...!”
João 17:5,13
“E, agora, glorifica-me, ó Pai, junto de ti mesmo, com aquela glória que tinha contigo antes que o mundo existisse. Mas, agora, vou para ti e digo isto no mundo, para que tenham a minha alegria completa em si mesmos!”
João 16:28
Saí do Pai e vim ao mundo; outra vez, deixo o mundo e vou para o Pai!”
Atos 1:10-11
“E, estando como os olhos fitos no céu, enquanto ele subia, eis que junto deles se puseram dois varões vestidos de branco, os quais lhes disseram: Varões galileus, por que estais olhando para o céu? Esse Jesus, que dentre vós foi recebido em cima no céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir!”
 Atos 7:55-60
Cheio do Espírito Santo, Estevão olhou para o céu e viu a glória de Deus, e Jesus, de pé, à direita de Deus. Então disse: "Estou vendo o céu aberto e o Filho do Homem, de pé à direita de Deus." Então eles deram fortes gritos, taparam os ouvidos e avançaram todos juntos contra Estevão. Arrastaram−no para fora da cidade e começaram a apedrejá−lo. As testemunhas deixaram seus mantos aos pés de um jovem chamado Saulo. Atiravam pedras em Estevão, que repetia esta invocação: "Senhor Jesus, recebe o meu espírito." Depois dobrou os joelhos e gritou forte: "Senhor, não os condenes por este pecado." E, ao dizer isso, adormeceu!”
            No texto Estevão nos revela duas verdades:
       I.            Ele viu o céu aberto, a glória de Deus, e Jesus de pé à direita de Deus.
    II.            Estevão morreu, crendo que morrendo, iria já e diretamente para junto de Jesus no céu, e por isso repetia em sua oração: “Senhor Jesus, recebe o meu espírito!”
 Apocalipse 7:9-12
Depois disso eu vi uma grande multidão, que ninguém podia contar: gente de todas as nações, tribos, povos e línguas. Estavam todos de pé diante do trono e diante do Cordeiro. Vestiam vestes brancas e traziam palmas na mão. Em alta voz, a multidão proclamava: "A salvação pertence ao nosso Deus, que está sentado no trono, e ao Cordeiro." Nessa hora, todos os Anjos que estavam ao redor do trono, dos Anciãos e dos quatro Seres vivos, ajoelharam−se diante do trono para adorar a Deus. E diziam: "Amém! O louvor, a glória, a sabedoria, a ação de graças, a honra, o poder e a força pertencem ao nosso Deus, para sempre. Amém!"
            Aqui o apóstolo João, em sua visão da glória de Deus, viu uma grande multidão, que ninguém podia contar, ao lado do Trono de Jesus Cristo. No restante do capítulo o Anjo explica que, são os salvos por Jesus Cristo. “E eu disse-lhe: Senhor, tu sabes. E ele disse-me: Estes são os que vieram de grande tribulação, lavaram as suas vestes e as branquearam no sangue do Cordeiro!”(14)
            Neste capítulo, o apóstolo João explica, que os que morreram salvos, estão no céu e estão a serviço de Deus – “Por isso estão diante do trono de Deus, e O servem de dia e de noite no Seu santuário; e aquele que está assentado sobre o trono estenderá o seu tabernáculo sobre eles!” (14-15)

A BÍBLIA REPROVA ESSA IDÉIA DE ESPÍRITOS BONS QUE VIVEM POR AÍ FAZENDO COISAS BOAS, E TAMBÉM, A REENCARNAÇÃO
            Nos ensinos bíblicos os espíritos bons e de servos de Deus não estão à disposição para serem manipulados por ninguém.
            Os espíritos manipulados pelos médiuns e os próprios médiuns são condenados pela Bíblia.
            Quanto a reencarnação pregada pelos espíritas, a Bíblia não deixa dúvida da sua inexistência.
Lucas 16:19-23
“Ora, havia um homem rico, e vestia-se de púrpura e de linho finíssimo, e vivia todos os dias regalada e esplendidamente. Havia também um certo mendigo, chamado Lázaro, que jazia cheio de chagas à porta daquele. E desejava alimentar-se com as migalhas que caíam da mesa do rico; e os próprios cães vinham lamber-lhe as chagas. E aconteceu que o mendigo morreu e foi levado pelos anjos para o seio de Abraão; e morreu também o rico e foi sepultado. E, no Hades (Inferno), ergueu os olhos, estando em tormentos...”
            No texto, que é palavra de Jesus Cristo,  os dois homens morreram sem possibilidade de reencarnação, e tiveram destinos e recompensas diferentes:
       I.            O rico morreu e foi para o Hades, certamente, o inferno, ele mesmo reconheceu que era um lugar de tormento (Luc. 16:23-24, 28), e a recompensa foi de ficar lá atormentado. (Luc. 16:25)
    II.            Lázaro morreu e foi levado pelos anjos para o seio de Abraão, certamente o Céu, porque ali ele ficou consolado. (Luc. 16:25)
Lucas 23:42-43
Na cruz, ao lado de Jesus Cristo, o ladrão arrependido pediu-Lhe: “Senhor, lembra-te de mim, quando entrares no teu Reino. E disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso!”
            Certo de que os dois morreriam naquela tarde, Jesus Cristo garantiu, que os dois estariam naquele dia no Paraíso, que é o Céu. O contexto bíblico que revela o pós morte de Jesus Cristo diz claramente, que Jesus voltou para o Pai, para o Céu.
Eclesiastes 12:7 – “O pó volte à terra como era, e o espírito volte a Deus, que o  deu!”
            Este texto bíblico diz, claramente, que o homem ao morrer, o corpo volta à terra e o seu espírito volta a Deus. Certamente o texto está falando do espírito de servos de Deus.
Hebreus 9:27 – “E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo, depois
                           disso, o juízo!”
            A doutrina bíblica ensina que os homens morrerão uma só vez. Se houvesse reencarnação, eles morreriam muitas vezes, e isso, contradiz ao ensino bíblico.

CONCLUSÃO
           Em minha experiência pessoal, em uma rodoviária no Mato Grosso, encontrei-me com um Dono de Centro Espírita da cidade, de muita influência, inclusive entre os políticos que pagavam todas as despesas de cama, mesa e banho e ainda o Programa Radiofônico na emissora local. No programa que comandava na Rádio ele falava todos os dias sobre as “curas” realizadas em seu Centro Espírita. Perguntei-lhe com quem ele trabalhava, se era com Deus ou o Diabo. Ele olhando para mim, me disse: O senhor com essa idade ainda tem essa dúvida? E,  respondeu-me: “Todos nós que trabalhamos em qualquer área de Espiritismo, trabalhamos com o Diabo!” Então perguntei-lhe: O Diabo tem alguma coisa que possa fazer para um ser humano? Ele apontou para três mulheres que estavam ali e disse-me: Aquelas três mulheres foram curadas em meu Centro. O Diabo é assim: ele cura, dá riquezas, ajuda arranjar um casamento, etc., mas se você precisar, ele tira o que você quiser que seja tirado de outra pessoa, inclusive a vida. Da mesma maneira que nós o usamos para ajudar uma pessoa, nós o usamos para destruir outras!
            Existem espíritos que são manipulados nos Centros de Espiritismo e em terreiros, mas em todos estes locais não são espíritos a serviço de Deus. Todos eles são espíritos de demônios.
            Jesus Cristo, disse claramente, que o diabo tem os seus “anjos”. “Então, dirá também aos que estiverem à sua esquerda: apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos!” Mateus 25:41
            Quem são esses anjos do diabo? Certamente, são esses que estão ao seu serviço nestes lugares que não tem aprovação bíblica!
            A maior prova dessa verdade, é que Jesus Cristo e os seus discípulos não se utilizaram desses espíritos para realizarem a obra de Deus na terra.
            Outra prova dessa verdade é que a Palavra de Deus condena a mediunidade em toda a Bíblia, do início ao fim.
            Ao contrário do que muitos evangélicos creem e pregam, a Bíblia reconhece a existência do trabalho que fazem com espíritos, mas ela sempre condena o movimento e os seus praticantes.
            Deus poderia abençoar uma obra condenada por Ele em toda a Bíblia? Claro que não!
            É uma seita herética, reprovada em toda a Palavra de Deus!
            “Quando pois, vos disserem: Consultai os que têm espíritos familiares e os adivinhos, que chilreiam e murmuram entre dentes; PORVENTURA NÃO RECORRERÁ O POVO A SEU DEUS? A favor dos vivos consultar-se-á aos mortos?” Isaías 8:19
                              

Nenhum comentário:

Postar um comentário