sexta-feira, 25 de setembro de 2015

ESTUDO TEOLÓGICO

DOUTRINA BÍBLICA DA PERSEVERANÇA CRISTÃ
Texto Bíblico: Hebreus 10:32-39
"Contudo, lembrai-vos dos primeiros dias em que, depois de serdes iluminados, suportastes uma grande provação e sofrimentos.
Algumas vezes, fostes expostos ao público como espetáculo, humilhações e perseguições e, outras vezes, vos associastes aos que da mesma forma foram ofendidos.
Porque não somente vos compadecestes dos encarcerados, como também recebestes com alegria o confisco dos vossos próprios  bens, pois estáveis convictos de possuirdes bens muito superiores e que duram para sempre.
Portanto, não abandoneis a vossa confiança, pois nela há grandioso galardão.
Em verdade vos afirmo que necessitais de perseverança, a fim de que, havendo cumprido a vontade de Deus, alcanceis plenamente o que Ele prometeu.
Pois dentro de pouco tempo "Aquele que vem virá, e não tardará.
Mas o justo viverá pela fé! Contudo, se retroceder, minha alma não se agradará dele!"
Nós, entretanto, não somos dos que regridem para a perdição; mas sim, dos que creem e, salvos, seguem avante!" 
Tema: "A fé é o alicerce da vida de todo herói cristão!"
INTRODUÇÃO
A. B. Langston, em seu livro Teologia Sistemática, descreve este tema na Doutrina da Salvação, como Preservação, e diz que, "é a continuidade do crente no caminho da salvação".
A perseverança tem sido um assunto que, tem levantado polêmicas acerca da salvação, uns defendendo que o crente a perde, e nós, Baptistas e outros grupos, cremos que, ela é eterna, garantida por Jesus, e por isso não se perde.
Jesus Cristo disse sobre os salvos por Ele: "E dou-lhes a vida eterna, e nunca perecerão, e ninguém as arrebata da minha mão!" João 10:28
Paulo disse: "Nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus!" (Rom. 8:1)
E noutro texto ele disse: "Portanto, estou certo de que nem morte nem vida, nem anjos nem demônios, nem presente nem futuro, nem quaisquer poderes, nem altura nem profundidade, nem qualquer outra criatura poderá nos afastar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso SENHOR!" (Rom. 8:38-39)
O apóstolo Pedro creu na salvação eterna, quando disse: "Que pela fé estais guardados na virtude de Deus para a salvação, já prestes para se revelar no último dia!" I Pedro 1:15
"Ora, o Deus de toda a graça, que vos convocou à sua eterna glória em Cristo Jesus, logo depois de terdes sofrido por um período  curto de tempo, vos restaurará, confirmará, concederá forças e vos estabelecerá sobre firmes alicerces!" I Pedro 5:10
O texto em Aos Hebreus  apresenta um dos fundamentos da nossa fé: A salvação pela graça de Deus, mediante a fé em Jesus Cristo; e a vida cristã como resultado direto da fé que depositamos em nosso Salvador. (Heb. 2:3-4)
Perseverança é o testemunho da nossa salvação eterna: "Aquele que perseverar até o fim, esse será salvo!" Mat. 10:22)
O que o autor sagrado está descrevendo, é a continuidade da vida cristã com fé e perseverança diante das dificuldades e provações.
O texto não está dizendo que, o salvo perde a salvação, e sim, que, o salvo em todas as situações difíceis prova que é salvo, através da perseverança.
1. SITUAÇÕES ADVERSAS QUE TENTAM A PERSEVERANÇA CRISTÃ
Jesus Cristo prevendo algumas situações embaraçosas na vida dos seus seguidores, reprovou "...o que mete a mão no arado e olha para trás!" (Lucas 9:58-59)
Em nosso texto bíblico o que recua, desobedece à vontade de Deus e entristece-lhe. (36,38)
Sempre existiram e existirão situações que forçarão muitos a desistirem de Jesus Cristo:
  • O pecado na vida. (39ª)
  • Tribulações, de thlipsis, de Thlibõ que originalmente significa atropelar, afligir, oprimir.
  • Provações (32)
  • Prisões. (34)
  • Confisco de todos os bens. (34)
  • Sofrimentos (32)
  • Perseguições (33)
  • Humilhações (33)
  • Exposição do crente como espetáculo. (33)
  • Martírio com mortes sempre cruéis. 
O  vocábulo grego "...theatrizomenoi..." - da raiz deste vocábulo vem-nos a palavra teatro.
Desde os dias da Igreja Primitiva no Novo Testamento até hoje em alguns lugares do mundo, cristãos tem sido colocados até em arenas cheias de leões famintos, para devorá-los, e serem transformados em teatro, (theatrizomenoi), para que sejam olhados por todos, mas, muitos tem sido fiéis até a morte.
O apóstolo Paulo passou por essa experiência,m e disse: "Porquanto a mim parece que Deus nos colocou a nós, os apóstolos, em último lugar, como condenados à morte; pois viemos a ser como espetáculo para o mundo, tanto diante de anjos como dos seres humanos!" I Cor. 4:9)
A Igreja de Jerusalém perdeu vários líderes pelo martírio com morte violenta: Estêvão, Tiago filho de Zebedeu e Tiago irmão do SENHOR Jesus no ano 62 d.C.
Tradições extra-bíblicas escritas nos tempos do Novo Testamento,  afirmam que, todos os apóstolos foram martirizados, exceto Judas Iscariotes que suicidou-se após trair a Jesus Cristo. 
Em pleno Séc. XXI, nos países dominados pelos muçulmanos, por causa de sua fé  os cristãos são queimados vivos, torturados e mortos, e se não bastasse, ainda fazem vídeos de todo o horror e colocam na internet para todo o mundo ver o espetáculo sangrento.
Temos que reconhecer que, enquanto neste mundo a fé jamais será mantida sem grandes lutas.
O caráter cristão é construído no conflito e na luta, e com perseverança.
2. PECADOS QUE FAZEM MUITOS NÃO PERSEVERAREM
Os motivos para a queda da vida cristã nem sempre estão no mundo; muitos deles estão dentro do próprio crente, e podemos destacar alguns:
  • A perda do foco espiritual e eterno.
  • O desejo do que é simplesmente material e temporal.
  • A infidelidade a qualquer custo.
  • Confiança na justiça própria.
  • A falta de vigilância, como disse o apóstolo Paulo: "Aquele, pois, que cuida estar em pé, olhe não caia!" I Cor. 10:12) E Jesus Cristo disse sobre isso: "Vigiai e orai, para não cairdes em tentação! O espírito, com certeza, está preparado, mas a carne é fraca!" (Mat. 26:41)
  • O descuido com a graça de Deus.
Sobre esse descuido com a graça de Deus o apóstolo Paulo advertiu: "...Exortamo-vos a que não recebais a graça de Deus em vão!" (II Cor. 6:1)
O que seria esse receber a graça de Deus em vão? Creio que quem melhor pode nos explicar é o apóstolo Paulo que pregando sobre a graça de Deus que salva pela fé, concluiu: "...Devemos continuar pecando a fim de que a graça seja ainda mais ressaltada? De forma alguma! Nós que morremos para o pecado, como seria possível desejar viver sob o seu jugo?
Portanto, não permitais que o pecado domine o vosso corpo mortal, forçando-vos a obedecerdes às suas vontades.
Porquanto o pecado não poderá exercer domínio sobre vós, pois estais debaixo da Graça, e não debaixo da Lei!" Rom. 6:1-2,12,14)
Há alguns fatores que, manterão o crente perseverante na vida cristã:
  • A vida de santidade: "Segui a paz e a santificação, sem a qual ninguém verá o SENHOR!" (Hebreus 12:14)
  • A comunhão com a Igreja: "...e consideremos uns aos outros, para nos encorajarmos às manifestações de amor fraternal e às boas obras. Não abandonemos a tradição de nos reunirmos como Igreja, segundo o procedimento de alguns, mas, pelo contrário, motivemo-nos uns aos outros, tanto mais quanto vedes que o Dia está se aproximando!" (Hebreus 10:24-25)
A Igreja Primitiva em Atos 2:41-47 nos ensina o que é comunhão com a Igreja:
  • Perseverar com os irmãos no ensino dos apóstolos . (42)
  • Perseverar com os irmãos na oração. (42)
  • Perseverar com os irmãos no partir do pão. (42)
  • Perseverar unido com os irmãos em Cristo. (44)
  • Contínua e diariamente com os irmãos reunir no Templo e nas casas. (46)
Estes fatores foram  marcas e  apelo da Igreja Primitiva que, levaram pessoas diariamente a serem salvas. (47)
3. O CRISTÃO PERSEVERA, VIVENDO PELA FÉ (38)
A fé em Cristo diante das dificuldades é que, mantém o crente perseverante, porque o crente vive pela fé e de fé em fé:
  • Com vida santa
  • Com vida útil
  • Com vida feliz
  • Com vida sábia, temendo ao SENHOR.
A fé é um dos principais temas de toda a Bíblia e principalmente do Novo Testamento porque:
  1. A salvação eterna é dádiva da graça de Deus, pela fé em Jesus Cristo. (Efésios 2:8-9 e João 3:16)
  2. Pela fé do crente Deus cumpre as suas promessas. (35-36)
  3. É pela fé que o crente agrada a Deus. (Heb. 11:6)
Por tudo isso a vida do justo é vida de fé, como está escrito: "Mas o justo viverá pela fé!" (38-39)
Com a fé o crente inicia a sua caminhada com Cristo, vive com ela durante toda a caminhada, e termina com ela, quando receberá a coroa da vida que, receberão todos os "que forem fiéis até à morte!" (Apoc. 2:10)
4. EXORTAÇÕES QUE AJUDAM A PERSEVERANÇA CRISTÃ
"Onde não existe conselho, fracassam os bons planos, mas com a cooperação de muitos conselheiros há grande êxito!" (Prov. 15:22)
Muitos caem, porque nunca estão abertos aos conselhos dos que querem ajudar.  
Os conselhos do texto bíblico são simples e muito encorajadores:
  • Não abandoneis a fé. (35,38,39)
  • Não perca a coragem.
  • Mantenha o propósito de fazer a vontade de Deus.
  • Mantenha a comunhão com outros cristãos que, sofrem as mesmas aflições.
A verdadeira fé exige muitos cuidados, e não relaxa a sua fidelidade a Cristo.
Aflições sempre existirão na vida do crente. No caso da Igreja Primitiva o tipo de luta era o que menos importava para que perseverassem.
Sofrendo perdas ou simpatizando-se com outros cristãos que, passavam pelas mesmas provações, a fé deles era:
  • Forte para perseverar!
  • Suficiente para receber a provação com alegria no SENHOR.
Os apóstolos depois de serem presos, açoitados e ridicularizados publicamente, foram libertos, e "...retiraram-se do sinédrio, regozijando-se por terem sido considerados dignos de sofrer afrontas pelo Nome de Jesus Cristo!" (Atos 5:40-41)
CONCLUSÃO
Vivemos a época, na qual, nos defrontamos com membros que, abandonam a sua igreja por coisas muito fúteis e banais.
Seria ótimo que, reconhecessem que a perseverança traz bons resultados para o crente:
  • Alegria. (34)
  • Posse de superiores bens. (34)
  • Posse de eternos bens. (34)
  • Alcançar o cumprimento das promessas de Deus! (36)
A mensagem do texto é de encorajamento para os momentos difíceis.
Muitos cristãos hebreus foram postos como espetáculo ao mundo, com perseguições, opressões, ameaças de morte, martírio para alguns, tudo por causa do Evangelho que viviam e pregavam.
Muitos estavam apostatando-se da fé em Cristo, mesmo antes de acontecer o que o autor veio a dizer à frente: "Ora, na guerra contra o pecado ainda não tendes resistido até o extremo de derramar o próprio sangue!" (12:4)
Um dia você aceitou a Jesus Cristo como seu único e suficiente Salvador e Senhor; com o passar do tempo você cresceu no conhecimento do Evangelho e ganhou boas experiências na vida cristã.
Apesar disso, o escritor Aos Hebreus está dizendo que, para manter-se firme e perseverante, é preciso lembrar do tempo em que você foi alcançado pelo SENHOR, quando a luz do Evangelho brilhou em sua vida com as Boas Novas de Salvação. 
APELO
A perseverança é importante, porque como disse Jesus Cristo: "Somente aquele que perseverar até o fim, é que será salvo!" (Mateus 24:13)
Jesus não está afirmando que, crente em Cristo perde a salvação, e sim, que, o que mostra ao mundo que você é salvo, é a perseverança. 
Se não fosse isso Jesus Cristo jamais teria dito  que "todo  aquele que crer em mim tem a vida eterna!" (João 6:47); "Todo aquele que vem a mim, de maneira nenhuma Eu o lançarei fora!" (João 6:37); "E dou-lhes a vida eterna, e nunca ão de perecer, e ninguém os arrebatará da minha mão!" (João 10:28). Ele garante que salvação é vida eterna, e a prova desta é a perseverança. 
QUE DEUS O ABENÇOE E O FAÇA PERSEVERANTE!

Pr. José das Graças Silva Oliveira











Nenhum comentário:

Postar um comentário