quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

ESTUDO BÍBLICO

O DISCIPULADO DOS CRENTES EM CRISTO
Texto Bíblico: Hebreus 13:7-17
7 Lembrem-se dos seus líderes, que lhes falaram a palavra de Deus. Observem bem o resultado da vida que tiveram e imitem a sua fé. 
8 Jesus Cristo é o mesmo, ontem, hoje e para sempre.
9 Não se deixem levar pelos diversos ensinos estranhos. É bom que o nosso coração seja fortalecido pela graça, e não por alimentos cerimoniais, os quais não têm valor para aqueles que os comem.
10 Nós temos um altar do qual não têm direito de comer os que ministram no tabernáculo. 
11 O sumo sacerdote leva sangue de animais até o Santo dos Santos, como oferta pelo pecado, mas os corpos dos animais são queimados fora do acampamento. 
12 Assim, Jesus também sofreu fora das portas da cidade, para santificar o povo por meio do seu próprio sangue. 13 Portanto, saiamos até ele, fora do acampamento, suportando a desonra que ele suportou. 
14 Pois não temos aqui nenhuma cidade permanente, mas buscamos a que há de vir. 
15 Por meio de Jesus, portanto, ofereçamos continuamente a Deus um sacrifício de louvor, que é fruto de lábios que confessam o seu nome.
16 Não se esqueçam de fazer o bem e de repartir com os outros o que vocês têm, pois de tais sacrifícios Deus se agrada.
17 Obedeçam aos seus líderes e submetam-se à autoridade deles. Eles cuidam de vocês como quem deve prestar contas. Obedeçam-lhes, para que o trabalho deles seja uma alegria e não um peso, pois isso não seria proveitoso para vocês. (NVI)

INTRODUÇÃO
A palavra discipulado vem de discípulo, que é:
  • Aquele que abriu o seu coração e vida para Jesus Cristo,
  • Ele creu em Cristo, e o aceitou como seu único e suficiente Salvador e Senhor,
  • Aprendeu a estudar a Palavra de Deus e aplicá-la em todas as situações da vida,
  • Através da Bíblia ele conhece a Jesus Cristo,
  • Conhece a vontade de Cristo,
  • Obedece aos ensinos de Cristo, 
  • Tem uma vida de oração,
  • Tem uma vida de santidade,
  • Tem uma vida de testemunho.
O bem-estar da Igreja depende do discipulado dos seus líderes e liderados. 
Já tratamos do discipulado dos líderes, agora, trataremos do discipulado dos liderados, os crentes.
1. O DISCIPULADO ENVOLVE A VIDA DE CADA CRENTE. (13-15)
A primeira recomendação para o discipulado dos liderados refere-se ao relacionamento com os seus líderes:
I. Que lembrem-se sempre dos seus líderes. (7)
“Cuidar do bem-estar material daqueles que cuidam do bem-estar espiritual da Igreja!” McNair
Paulo disse que, “o SENHOR ordenou aos que proclamam o evangelho, que igualmente vivam do evangelho!” (I Cor. 9:14)
O autor Aos Hebreus estabelece o dever da congregação de lembrar, e seguir o exemplo dos seus líderes, que são divididos em três as classes: 
a) Os que estiveram entre nós, mas Deus os chamou para a glória. Devemos agradecer a Deus pela vida e exemplos deixados. 
b) Os que estiveram entre nós, mas Deus os chamou para outros lugares. Igualmente agradecer a Deus.
c) Os que comandam a igreja atualmente, devem ser obedecidos. 
A exortação é que os crentes devem tomar todos estes líderes como exemplos “da fé que tiveram”. 
Isso se a palavra pregada tiver o exemplo de vida como ilustração do que ensinaram. 
É um dever cristão lembrar e levar diariamente a Deus, todos os que têm a responsabilidade e a autoridade para dirigir. 
II. Que observem o resultado da vida dos seus líderes. (7)
III. Que imitem a fé dos seus líderes. (7)
IV. Que obedeçam aos seus líderes. (13)
A vida de fé não é viável sem condução e obediência. 
V. Que se submetam à autoridade dos seus líderes. (13)
VI. Que colaborem com os seus líderes, para que trabalhem com alegria. (13)
Uma Igreja é uma democracia, mas não uma democracia enlouquecida.
Deve-se prestar obediência aos condutores que escolheu como seus guias. 
Esta obediência não tem por objeto gratificar o sentido de poder dos mesmos ou incrementar seu prestígio.
Deve-se obedecer, para que no final do dia os dirigentes vejam que, não perderam nenhuma das almas a eles confiadas por Deus.
VII. Que se identifiquem com Cristo
“Saiamos até ele, fora do acampamento (13)
Essa palavra significa que, o discipulado envolve identificação total com Jesus, mesmo que isso signifique suportar a desonra que ele suportou (13). 
O membro da igreja precisa identificar-se com os seus líderes, mas acima de tudo com o Líder dos líderes que é Jesus Cristo. Isso é discipulado cristão.
2. O DISCIPULADO DO CRENTE ENVOLVE A FIDELIDADE DOUTRINÁRIA DE TODOS. (9)
Muitos dizem que “doutrina é coisa de homem!” Dependendo da doutrina, sim! Outras não, porque o fundamento é bíblico!
O vocábulo “Doutrina” significa “Ensinos Bíblicos”.
Só há discipulado onde há doutrina bíblica.
O autor preocupou-se com este tema, e aconselhou:
I. Que não se deixem ser influenciados por doutrinas estranhas. (9)
Certamente existia alguma doutrina falsa que, estava sendo difundida na Igreja e a que se refere esta Carta. O autor deixa transparecer que, tratava-se de algum dispositivo das Leis de Moisés.
O autor não precisou descrevê-la para o povo ao qual se dirigiu, porque era bem conhecida, e alguns tinham caído em suas redes, e todos estavam sob sua ameaça. 
Uma importante característica do cristão imaturo, sem firmeza, é a facilidade com que se deixa influenciar por doutrinas errôneas. 
“Há um só corpo e um só Espírito, da mesma forma que a esperança para a qual fostes chamados é uma só!” (Efésios 4.14). KJA
Em Aos Hebreus afirma-se que, o “alimento sólido” amadurece a firmeza dos cristãos. Esse alimento sólido é a Palavra de Deus em sua profundidade teológica.
São os membros da igreja que devem arcar com as consequências da instrução obtida. Com. Esperança
“Ser cristão significa a ruptura interior com o mundo que não crê em Cristo e em seu sacrifício expiatório”.
Ser cristão é deixar-se determinar por Cristo em sua vida e seu agir. 
O autor também adverte contra afastar-se das doutrinas dos seus líderes, levados pelos diversos ensinos estranhos (v. 9). NVI
II. Que façam da graça de Deus a sua força. (9)
O único proveito do crente está na graça de Deus acolhida pela fé.
A firmeza de fé do coração do crente se adquire como efeito da graça de Deus. 
“Mas, pela graça de Deus, sou o que sou. E a sua graça para comigo não foi inútil; antes, trabalhei mais do que todos eles; todavia, não eu, mas a graça de Deus que vive em mim!” I Cor. 15:10 KJA
O alicerce da graça é a proclamação de Jesus Cristo, “Porque o testemunho de Cristo foi confirmado em vós!” (I Coríntios 1.6). 
III. Que o louvor seja fruto de lábios que confessem o nome de Cristo. (8,15)
Este é um dos problemas dos nossos dias em nossos cultos, onde a parte de introdução e mensagem cantada tomam 2/3 do tempo do culto e a mensagem bíblica apenas 1/3.
O que se canta no culto? Quase tudo, menos Jesus Cristo como único e suficiente Salvador e Senhor. 
Embora o culto tenha que ser alegre, os líderes da área de música precisam saber que, o momento de louvor cantado precisa ser um momento de proclamação da salvação em Cristo.
Sempre gosto de me referir ao momento dos louvores cantados, como momento da mensagem de salvação cantada.
Muitos bons membros de nossas igrejas evangélicas e me incluo entre eles, nos convertemos através da mensagem cantada.
Se houver o mesmo propósito entre o púlpito e as equipes de música de louvor, o incrédulo presente terá duas oportunidades de sentir a necessidade de salvação. 
Como Jesus Cristo é o sacrifício perfeito para a salvação, e dele se originam todas as bênçãos espirituais, no culto cristão Jesus Cristo deve ser o objeto do louvor. 
IV. Que o nosso alvo seja a vida eterna. (14)
O serviço da igreja tem característica celestial e aponta para o mundo eterno. 
“...não temos aqui cidade permanente, mas buscamos a que há de vir...” (14)
O autor nos recorda mais uma vez o que anteriormente tinha afirmado. Hb 11.10,16 e Hb 12.22 acerca da cidade de Deus, a “Jerusalém celestial”. 
A igreja do NT assume o legado do povo de Deus do AT, que desde a chamada de Abraão está a caminho da pátria eterna. 
O Espírito Santo é quem nos conduz desde a conversão, e nos leva em segurança a este alvo! 
O discipulado dos crentes em Jesus Cristo precisa levar em conta todos estes aspectos.
3. O DISCIPULADO DO CRENTE ENVOLVE O CUIDADO COM OS IRMÃOS NA FÉ. (16)
O texto diz que, devido aos nossos pecados, Jesus Cristo ofereceu a própria vida por nós.
O nosso cuidado com os irmãos em situações de crise é um modo de gratidão pelo que Cristo fez por nós.
I. Que agrademos a Deus, fazendo-lhes o bem. (16)
II. Que agrademos a Deus, repartindo com os que passam por necessidades. (16)
Estes cuidados são a prática de uma religião pura. "A religião que Deus, o nosso Pai aceita como pura e imaculada é esta: cuidar dos órfãos e das viúvas em suas dificuldades e não se deixar corromper pelo mundo!" (Tiago 1: 27) NVI
Estes são os sacrifícios de gratidão que oferecemos a Deus. Shedd
Este é o sacrifício de ação de graças que, todos podem oferecer e ao qual devem sentir-se obrigados. Barclay
Jesus mesmo disse: “Sempre que o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes” (Mateus 25:40). 
O melhor sacrifício entre todos é ajudar a um dos filhos de Deus que, padece necessidades. Barclay
A ideia do sacrifício, está presente neste texto. (10-12). 
Com seu sacrifício singular Jesus Cristo suspendeu toda a ordem sacrificial do AT. 
Através de Jesus Cristo passa a vigorar um novo serviço de sacrifícios que se exterioriza na vida dos filhos de Deus através:
  • da vida de fé
  • da oração, 
  • de santidade
  • do testemunho, 
  • do amor prático ao semelhante 
  • da obediência. 
  • doutrina correta 
  • agir apropriado, 
  • Testemunho com palavras e conduta da vida diária, como uma unidade indissociável. 
  • a entrega da vida a Deus no serviço prático ao semelhante. 
As obras de misericórdia permanecem sendo sacrifícios corretos e agradáveis a Deus.
Com estas palavras, o apóstolo retorna ao ponto de partida de suas exortações, enfatizando que, amor ao Senhor e amor ao irmão formam uma unidade indissolúvel.
CONCLUSÃO
A palavra do Senhor permanece eternamente a mesma. 
O constante surgimento de pessoas que proclamam doutrinas “várias, estranhas e distorcidas”, faz parte dos fenômenos penosos no âmbito da igreja em todos os séculos. 
Paulo tinha essa certeza, quando disse aos crentes de Éfeso: “Eu sei que, logo após a minha partida, lobos ferozes se infiltrarão por entre a vossa comunidade e não terão piedade do rebanho, e ainda mais, dentre vós mesmos surgirão homens que, torcerão a verdade, com o propósito de conquistar os discípulos para si. Por isso, vigiai! Agora, pois, eu vos dedico aos cuidados especiais de Deus e à Palavra da sua graça, que tem o poder para vos edificar e dar herança entre todos os que são santificados!” (Atos 20.29-31ª, 32)
Para todos os cristãos valem as exortações da Bíblia, de perseverarem na sã Doutrina que, é a Palavra confiável de Deus. 
Estas exortações culminam na insistente súplica do apóstolo Paulo: “Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina!” 
“Atente bem para a sua própria vida e para a doutrina, perseverando nesses deveres, pois, fazendo isso, você salvará tanto a si mesmo quanto aos que o ouvem.” I Tm 4.16 NVI
“Se alguém ensina falsas doutrinas e não concorda com a sã doutrina de nosso Senhor Jesus Cristo e com o ensino que é segundo a piedade, é orgulhoso e nada entende. Esse tal mostra um interesse doentio por controvérsias e contendas acerca de palavras, que resultam em inveja, brigas, difamações, suspeitas malignas!” I Tim. 6.3-4 NVI
“Retenha, com fé e amor em Cristo Jesus, o modelo da sã doutrina que você ouviu de mim!” II Tm 1.13 NVI
“Apegue-se firmemente à mensagem fiel, da maneira como foi ensinada, para que seja capaz de encorajar outros pela sã doutrina e de refutar os que se opõem a ela”. Tito 1.9 NVI
Doutrinas Bíblicas são Leis de vida espiritual, dadas por Deus à sua igreja, leis as quais temos de observar. 
Estas Doutrinas estão todas na Bíblia. 
Crente que não valoriza a Bíblia, nunca lendo-a de capa a capa, e fazendo da sua leitura um prazer, jamais conhecerá a sã Doutrina.
Como disse o rei Davi: “A satisfação do servo de Deus está na lei do Senhor, e nessa lei medita dia e noite!” Salmo 1:2 NVI
Jesus Cristo disse: “Vocês estão enganados porque não conhecem as Escrituras nem o poder de Deus!” Mateus 22:29
Os crentes que sempre querem introduzir coisas diferentes na vida da Igreja, geralmente são os que nunca leram a sua Bíblia sequer uma vez.
O texto deixa bastante claro que, faz parte do processo, o Senhor chamar para si, dentre a sua igreja, pessoas às quais ele impõe uma medida especial de responsabilidade e às quais ele pode confiar a condução de sua igreja: o pastor e os líderes.
Ser líder e pastor significa: 
  • Ser exemplo na fé (v. 7) 
  • Ser pregador da palavra de Deus.
  • Ser expoente das Doutrinas Bíblicas.
  • Ser pregador da salvação eterna através de Jesus Cristo
Como discípulos de Jesus Cristo todos os crentes são chamados para serem verdadeiros adoradores, que adorem com os lábios, a vida, e as boas obras . (16).
 Pr. José das Graças Silva Oliveira


Um comentário: