quinta-feira, 27 de março de 2014

CANTINHO DO CANTOR CRISTÃO

Tempo De Ser Santo

      (Holiness)
Letra: William Dunn Longstaff         
Trad. Salomão Luiz Ginsburg
Música: 
 George Coles Stebins


Tempo de ser santo, tu deves tomar,
Viver com Teu Mestre, Seu livro estudar,
Andar com Seu povo, e aos fracos valer,
As bençãos celestes de Deus sempre obter.

Tempo de ser puro, tu deves achar,
A sós sempre orando, com Cristo ficar,
Teus olhos bem fitos em Deus sempre ter,
Na tua conduta provar Seu poder.

Tempo de ser forte, tu deves buscar,
O Mestre seguindo por onde guiar;
No gozo ou tristeza sempre obedecer,
Da fonte divina jamais te esquecer.

Tempo de ser útil, tu deves guardar,
Mui calmo nas lutas, em Deus confiar;
Socorre os aflitos, repleto de amor, 

Os passos seguindo do teu Salvador.


Hoje vamos nos deliciar com a história do Hino Nº 176 do Cantor Cristão, que quanto mais antigo mais é amado pelos batistas e outros cristãos de várias denominações, que também o usam.
"Eu Sou o SENHOR, vosso Deus; portanto, vós vos consagrareis e sereis santos, porque Eu Sou santo; e não vos contaminareis por nenhum enxame de criaturas que se arrastam sobre a terra. Eu Sou o SENHOR, que vos faço subir da terra do Egito, para que Eu seja vosso Deus; portanto, vós sereis santos, porque Eu Sou santo!" Levítico 11:44-45
Mais tarde o apóstolo Pedro escreveu: "Porque escrito está: Sede santos, porque Eu sou santo!" I Pedro 1:16
Foram os textos bíblicos que muito  impressionaram William Dunn Longstaff, nascido em 28 de janeiro de 1822, filho de um homem rico, dono de uma frota de navios.  
Longstaff ouviu uma mensagem bíblica baseada nos versículos bíblicos acima, e algum tempo depois, numa reunião em Keswick, Inglaterra, voltou a ouvir estes mesmos versículos em outro sermão. O pregador havia citado que ouvira um sermão numa conferência missionária na China, tendo como base estes textos bíblicos.
Com esta mensagem em mente, Longstaff foi para casa e à noite escreveu a letra de um hino contemplando a mesma mensagem. Hino cuja primeira publicação ocorreu em 1882.
Longstaff era herdeiro e possuidor de uma grande fortuna e como bom servo de Deus apoiou financeiramente a igreja em suas várias áreas de trabalho.
Era amigo e cooperador na área de música, do grande missionário D.L.Moody, Ira Sankey e William Booth, do Exército de Salvação.
Longstaff morreu no dia 2 de abril de 1894.
Em 1890, na Índia, George Coles Stebbins, músico batista, dirigia a música numa série de Conferências realizada pelo Dr. George Pentecost e o Bispo Thoburn, quando lembrou-se do poema escrito pelo Dr.  Longstaff, quando, sentando-ao ao harmônio, compôs a música com a qual até hoje todos cantamos este belo hino.
Há informações que no Cantor Cristão temos 29 hinos com melodias escritas   por Stebbins e entoadas nas Igrejas Batistas da América do Norte, entre os quais podemos destacar os belos hinos 7, 75, 175, 201 e 370.
Quando faltavam quatro meses para Stebbins completar 100 anos de idade, ele faleceu em 6 de outubro de 1945.
Stebbins nasceu durante a Guerra entre os Estados Unidos e México, viveu durante a Guerra Civil, Guerra Américo-Hispana e a Primeira Guerra Mundial. durante a sua vida houve cinco guerras ao todo.
A vida de Stebbins é uma prova do que a Bíblia diz, que em todas as circunstâncias o servo de Deus é possuído pela paz de Cristo, esta paz que o mundo não oferece, pois, em tempos de guerra ele escreveu hinos de paz.
O missionário Salomão Luiz Ginsburg com pequenas alterações, principalmente na primeira linha de cada estrofe, mas conservando o conteúdo da mensagem, traduziu este belo hino. Longstaff escreveu o hino, iniciando cada estrofe com com a mesma frase "Tempo de ser santo", enquanto na tradução Ginsburg  iniciou as estrofes com: "Tempo de ser santo", "Tempo de ser puro", "Tempo de ser forte" e "Tempo de ser útil", mas todo o restante da mensagem é fiel ao escritor original.
Não somente gosto do Cantor Cristão, eu  o amo, porque ele contém os hinos com mensagens compatíveis com todos os temas que tiramos da Bíblia, para pregação e Estudos Bíblicos. Gosto e admiro uma mensagem verdadeiramente bíblica, sendo pregada e acompanhada com uma mensagem cantada, com o mesmo teor da mensagem pregada. É o Cantor Cristão que nos possibilita esta bênção, tornando o culto edificante, com mensagem pregada e cantada, que podem levar pecadores à salvação e os crentes à reflexão.

Fonte escrita: Se os Hinos Falassem
Fonte do vídeo: Youtube Vídeo 01/07/2013 - Vídeo enviado pelo Pr. Bruno César
Obs.: Não consta o nome do Conjunto Coral

Nenhum comentário:

Postar um comentário