segunda-feira, 27 de outubro de 2014

CANTINHO DO CANTOR CRISTÃO

HISTÓRIA DO HINO "CRER E OBSERVAR"

301 - Crer e Observar

Em Jesus confiar, sua lei observar,
Oh, que gozo, que bênção, que paz!
Satisfeitos guardar tudo quando ordenar
Alegria perene nos traz.

   Crer e observar
   Tudo quanto ordenar;
   O fiel obedece
   Ao que Cristo mandar!

O inimigo falaz e a calúnia mordaz
Cristo pode desprestigiar;
Nem tristeza, nem dor, nem intriga maior
Poderão ao fiel abalar.

Que delícia de amor, comunhão com o Senhor
Tem o crente zeloso e leal;
O seu rosto mirar, seus segredos privar,
Seu consolo constante e real.

Resolutos, Senhor, e com fé, zelo e ardor,
Os teus passos queremos seguir;
Teus preceitos guardar, o teu nome exaltar,
Sempre a tua vontade cumprir.

Este hino nasceu em um Culto em que D. L. Moody pregava, e no final do mesmo entre algumas pessoas que davam o seu testemunho, levantou-se um jovem que disse: "Não tenho toda a certeza...mas vou confiar e obedecer!"
Neste culto estava atuando como regente de música Daniel B. Towner, metodista norte-americano, nascido em Rome, Estado da Pensilvânia, em março de 1850. Era um barítono de primeira qualidade, que aprendeu a ler as lotas musicais e a cantar, antes de ler as letras do  alfabeto. Isso veio de berço, porque o seu pai foi um cantor famoso e professor de música.
Towner estudou  com excelentes e famosos professores de música, e dirigiu o ministério de música em pelo menos três grandes Igrejas Metodistas.
Towner foi convidado por Dwigth L. Moody para fazer parte de suas cruzadas, por ser regente de coral, tendo-se tornado um grande escritor de hinos, e escrito mais de 2000 composições.
Pelo grande talento musical que tinha, Towner tornou-se  Diretor do Departamento de Música da famoso Moody Bible Institite, quando transformou-se numa das maiores influências para a música evangélica da época.
Enquanto muitas pessoas, inclusive cristãos, morrem em lugares que  não agradam a Deus, e fazendo coisas, que, também, não O agradam, ao contrário disso, Towner faleceu no dia 3 de outubro de 1919, enquanto dirigia a música, durante uma Semana de Conferências Evangelísticas em Longwood, Missouri.
Deixou-nos como legado no Cantor Cristão  os hinos 209, 299, 301, 372, 418 e 561, que são de sua autoria.
Quanto ao Hino 301 do Cantor Cristão - Crer e Observar, Logo que ouviu do jovem, durante o culto, as palavras "Não tenho toda a certeza....mas vou confiar e observar", Towner,  o regente do coro anotou-as em um caderno, e as enviou a John H. Sammis (1846-1919), que era  poeta, e, também, pastor presbiteriano,  que escreveu primeiramente o estribilho e depois todas as estrofes.
Este é um dos hinos mais cantados pelos cristãos durante décadas. E,  foi um dos principais hinos sempre  cantados nas Cruzadas Billy Graham, assim diz Cliff Barrows, que escreveu o livro "Crusade Hymn Stories", no qual destaca os dois principais aspectos deste hino: Fé e Boas Obras, que no hino foram colocados na ordem certa. O homem é salvo pela graça de Deus, mediante a fé, que leva a obediência.
Deus nos ama e comprovou isso  enviando o Seu Filho Unigênito para salvar, e o salvo pela graça mediante a fé, também, ama a Deus e comprova o seu amor, fazendo o que Deus quer.
Salomão Luiz Ginsburg traduziu o hino, que não segue estritamente a letra original de Sammis, que no original o estribilho diz: 
"Confiar e observar, 
Pois não há outra maneira
De ser alegre em Jesus
Sem confiar e observar."
Aqui estão os nomes destes servos de Deus que nos brindaram com este, que do Cantor Cristão é um dos hinos mais lindos e de mensagem  profunda e que toca a alma.

John H. Sammis (1846-1919)
Tradução: Salomão Luiz Ginsburg

TRUST AND OBEY
Daniel Brink Towner (1850-1919)

Referência Bibliográfica:
Ichter, Bill - Se os Hinos Falassem. Vol. IV, 2ª Edição. RJ, JUERP, 1984

        
        

          

Nenhum comentário:

Postar um comentário