sábado, 15 de agosto de 2015

ESTUDO BÍBLICO: AVIVAMENTO

O POVO DE DEUS PRECISA  DE UM VERDADEIRO AVIVAMENTO  
II Parte
Texto Bíblico: Habacuque 3:1-3
1 “Oração do profeta Habacuque sob a forma de canto.
2 Tenho ouvido, ó SENHOR, as tuas declarações, e me sinto alarmado; aviva a tua obra, ó SENHOR, no decorrer dos anos, e, no decurso dos anos, faze-a conhecida; na tua ira, lembra-te da tua misericórdia!” Habac. 3:1-2
1 Então o profeta Habacuque, fez a seguinte oração, em estilo shiggâyônisto, isto é, sob forma de cântico de confissão:
2 Ó Yahweh, eu ouvi falar da tua fama e tremo diante dos teus atos, SENHOR! Realiza de novo, em nossos dias, as mesmas obras maravilhosas que fizeste no passado; faze-as conhecidas por todos também em nossa época; ainda que estejais irado, lembra-te da tua imensa misericórdia!
3 ‘Elôah, Deus veio de Temã, e Kâdôsh, o Santo, veio do monte Pâ’rân, Região das Cavernas. Sua glória cobriu os céus e seu louvor encheu a terra. KJA
INTRODUÇÃO
Como já vimos,  avivamento é  vidaconfissão de pecados, renovoentrega, renuncia,  fidelidadesantidadeobediênciaconsagração de vida,  salvação de almas.
Estamos destacando em Habacuque alguns pilares de um verdadeiro avivamento,  um em cada domingo.
Já destacamos o primeiro pilar, onde começa o avivamento:  o reconhecimento do declínio espiritual.
Diante deste reconhecimento vem o próximo pilar do avivamento: A ORAÇÃO.
Oração com  arrependimento,  contrição, e  entrega da vida a Jesus Cristo.
No momento mais depreciável e vergonhoso na vida do rei Davi, diante do seu maior declínio espiritual, ele experimentou que, “O verdadeiro  e aceitável sacrifício ao Eterno é o coração contrito; um coração quebrantado e arrependido jamais será desprezado por Deus!” Salmo 51:17
Habacuque destaca o poder da oração no avivamento, orando: “Aviva, ó Senhor, a tua obra”, 3: 2
É através da oração que o profeta  insiste com Deus, para que mude o coração dos homens do seu tempo.
Uma das nossas tarefas na busca por  avivamento é clamar a Deus em oração.
Jamais Deus  operou avivamento em Igrejas que, não se consagrassem à oração, nas quais os crentes não tenham tempo para dedicarem-se a oração e aos seus cultos de oração.
Oração é um dos  Pilares de um Avivamento Genuíno.
O Livro de Habacuque destaca as duas frentes de oração que produzem avivamento:
1. ORAÇÃO DE CONFISSÃO PESSOAL. (1)
O texto bíblico afirma que, Habacuque fez uma oração de confissão. (1)
Entre outras realidades a  oração de confissão reconhece:
  • A situação espiritual caótica.(1:1-4)
  • A santidade de Deus. (1:12)
  • A soberania de Deus. (3:19)
  • Deus como Refúgio. (1:12)

“O justo viverá pela sua fé”, (2:4).  
Uma das expressões da    é a oração a Deus.
Esta convicção inspirou o apóstolo Paulo a escrever a Carta aos Romanos. “Porquanto não me envergonho do Evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que nele crê; primeiro do judeu, assim como do grego; visto que a justiça de Deus se revela no Evangelho, uma justiça que do princípio ao fim é pela fé, como está escrito: ‘O justo viverá pela fé!” (Romanos 1:16-17).
E como o avivamento começa com confissão pessoal, toda a obra de avivamento desenvolvida por Paulo, começou nele.
“Sou grato para com aquele que me fortaleceu, Cristo Jesus, nosso SENHOR, que me concedeu forças e me considerou fiel, designando-me para o ministério,
A mim, que em tempos passados fui blasfemo, perseguidor e insolente; contudo, Ele me concedeu misericórdia, porquanto fiz o que fiz mediante minha ignorância e incredulidade;
E a graça de nosso SENHOR transbordou sobre mim, com a fé e o amor que há em Cristo Jesus.
Esta declaração é fiel e digna de plena aceitação: Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o pior!” I Tim. 1:12-15
Martinho Lutero,   tomou essa convicção como base para a Reforma Protestante do Séc. XV.
Aqui, também, todo o  avivamento espiritual iniciou na vida do próprio Lutero.
Ele era muito religioso. Era  monge católico da Ordem dos Agostinianos.
Quando descobriu a verdade na Palavra de Deus, antes de sair por aí dizendo a cada um o que deveria fazer, primeiramente ele saiu por completo do catolicismo, deixando as suas práticas. Daí por diante ele começou a propagar o que reconhecia como verdade.
Confissão pessoal significa que, antes de estarmos voltados para o pecado do nosso irmão, estamos focados nos que precisam ser eliminados de nossa vida.
Se cada membro da Igreja agir assim, o avivamento terá iniciado poderosamente.
Esta é uma das frentes de oração que produzem avivamento.
2. A OUTRA FRENTE É A ORAÇÃO INTERCESSÓRIA. (3:2)
O profeta  vê todas as classes sociais e religiosas do povo enchafurdadas no pecado.
Quando Habacuque pede avivamento para a obra de Deus, ele está intercedendo por vidas importantes para o desenvolvimento do reino de Deus, mas que estão no “fosso espiritual”.
Aprendemos nesta mensagem profética que, precisamos reconhecer o pecado e o declínio espiritual nossos e ao nosso redor.
Precisamos buscar a solução divina para a nossa vida, colocando-a inteiramente nas mãos onipotentes de Deus.
Quanto ao próximo a Bíblia não nos ensina a ficar recriminando-o, maldizendo-o, e exercendo preconceito sobre ele devido a sua vida torta.
Tiago diz-nos que, precisamos interceder por ele, inclusive colocando as nossas próprias fraquezas como motivos de “orações recíprocas”.
“E a oração feita com fé, curará o doente, e o SENHOR o levantará. E se houver cometido pecados, será perdoado. Portanto, confessai vossos pecados uns aos outros e orai uns pelos outros, para serdes curados. A súplica de uma pessoa justa é muito poderosa e eficaz!" Ti”go 5:15-16)
Maldizer o crente errado, preconceituá-lo,  discriminá-lo e recriminá-lo, NÃO! Orar com ele e  por ele, SIM!
3. DEUS RESPONDE À ORAÇÃO
Nem  sempre a resposta é como desejamos.
Nem sempre a resposta é imediata, porque Deus tem as suas maneiras de responder:
  1. Sim e agora!
  2. Espere o momento de Deus.
  3. Não!

Não houve uma resposta imediata à oração de Habacuque, mas o profeta esperou vigilante e atento, sabendo que, conforme a Sua soberana e sábia vontade, Deus mandaria a resposta, porque Ele jamais falha!
O capítulo dois de Habacuque trata da resposta de Deus à oração de Habacuque.
Babilônia que levou tanto mal ao povo de Deus, finalmente foi destruída, cerca de 66 anos depois da visão  e oração do profeta.
Deus não eliminou a catástrofe na  vida do povo, apenas disse que, todos ficassem preparados todos os dias.
“Porquanto essa visão se cumprirá num tempo determinado no futuro; é uma visão que fala do fim, e não falhará! Ainda que demore, aguarde-a confiante; porque ela certamente virá e não se retardará!” (3)
“Assim, que eu ouvi tudo isso, as minhas entranhas se comoveram, os meus lábios tremeram; os meus ossos desfaleceram; as minhas pernas vacilaram. Portanto, aguardarei em tranquilo silêncio o Dia da tribulação, que virá sobre o povo que nos oprime!” (3:16)
Não importa qual seja a situação, toda a história do povo de Deus nos ensina que, o que mais precisamos, é nos dobrarmos diante de Deus em oração.
Avivamento é a grande demonstração do poder de Deus em ação na vida do seu povo.
Não há poder sem oração! “Muita oração, muito poder! Pouca oração, pouco poder! Nenhuma oração, nenhum poder!”
CONCLUSÃO
O avivamento genuíno depende da oração, porque avivamento é busca do poder na soberania de Deus. (3:19)
Diante da negligência e apostasia do povo de Deus, Habacuque iniciou o seu livro com uma oração de muita aflição, mas concluiu com uma oração de muita confiança. (1:2 e 3:19)
Os últimos versos do seu livro estão entre as mais elevadas expressões de fé de toda a Bíblia:
“Ainda que a figueira não floresça, nem haja uvas nas videiras; mesmo falhando toda a safra de olivas, e as lavouras não produzam mantimento; as ovelhas sejam sequestradas do aprisco, e o gado morra nos currais,
Eu, todavia, me alegrarei no SENHOR, e exultarei no Deus da minha salvação!
Yahweh Adonai, o SENHOR Soberano, é a minha força! Ele faz os meus pés como os do cervo; faz-me caminhar por lugares altos!” (3:17-19)
Não há avivamento sem um grande movimento de oração entre o povo de Deus.
Um dos realces de um verdadeiro avivamento sempre é muita oração.

APELO
Os irmãos  querem alcançar um verdadeiro avivamento? Então já temos dois pilares de um genuíno avivamento:
Ele inicia-se com o reconhecimento do declínio espiritual. Este é o primeiro dos pilares.
O segundo pilar, destacado hoje é a consagração à oração.

Pr. José das Graças Silva Oliveira
           




Nenhum comentário:

Postar um comentário