quinta-feira, 8 de outubro de 2015

ESTUDO TEOLÓGICO

CARACTERÍSTICAS DA FÉ CRISTÃ
II - Parte
Texto Bíblico: Hebreus 11:4-7
Os primeiros heróis da fé
4 Pela fé Abel ofereceu a Deus um sacrifício mais excelente do que Caim. Por meio da fé, ele foi reconhecido como justo, no momento em que Deus aprovou as suas ofertas. Apesar de estar morto, seu testemunho de fé ainda é eloquente. 
5 Por meio da fé, Enoque foi arrebatado, de forma que não experimentou a morte; e "já não foi encontrado, porquanto Deus o havia arrebatado", visto que, antes de ser arrebatado, havia recebido o testemunho de que tinha agradado a Deus.
6 Em verdade, sem fé é impossível agradar a Deus, portanto, para qualquer pessoa que dele se aproxima é indispensável crer que Ele é real e que recompensa todos quantos se consagram a Ele.
7 Pela fé Noé, quando divinamente orientado acerca dos acontecimentos que ainda não podiam ser vistos, movido por santo temor, construiu uma arca a fim de salvar sua família. Por intermédio da fé, ele condenou o mundo e tornou-se herdeiro da justiça quer vem pela fé. 
INTRODUÇÃO
Dentro da Galeria dos Heróis da Fé neste capítulo vamos destacar as características da fé de Abel, Enoque e Noé.
Com Abel aprendemos que, a fé cristã tem o seu testemunho eloquente mesmo depois da morte do crente.
Com Enoque que, a fé cristã é aquela que faz com que Deus aprove o modelo de vida que o crente vive.
Com Noé que a fé cristã é aquela que, nos faz obedecer aos avisos e orientações da palavra de Deus.
Temos aqui as primeiras características da fé cristã neste capítulo, dedicado aos Heróis da Fé Bíblica.
1. FÉ CRISTÃ É OBTER O TESTEMUNHO DE VIDA QUE AGRADE A DEUS. (5; Gênesis  5:21-24)
Na Bíblia a vida de Enoque resume-se nas seguintes sentenças muito lindas: "Enoque andou com Deus" e "Enoque andou sempre em comunhão com Deus e um dia desapareceu, porquanto Deus o arrebatou!" (Gênesis  5:22,24)
O relato dá conta de que Enoque andou em comunhão com Deus mais de trezentos anos. (Gênesis 5:21-14)
Ele andou com Deus em meio de uma geração perversa e corrompida.
A maneira de Enoque agradar a Deus, foi crendo nele no meio de tal geração perversa, que mais tarde seria quase toda extinta pelo Dilúvio.
Enoque foi justificado, porque no meio daquela geração ímpias, pela fé agradou a Deus.
Dizem que o homem é produto do meio, mas os exemplos que temos na Bíblia provam o contrário que, não importa qual seja o meio onde estamos inseridos, podemos pela fé, receber o testemunho de vivermos uma vida que agrade a Deus. Essa é a característica da fé de Enoque.
2. A FÉ CRISTÃ ESTÁ RELACIONADA COM A PALAVRA DE DEUS (7; Gênesis 6-8)
"Noé era um homem justo, íntegro entre todos os seus contemporâneos, e andava com Deus!" Gênesis 6:9)
"A terra se perverteu diante de Deus e encheu-se de violência e práticas malignas!" (Gênesis 6:11-12)
No mesmo ambiente daquela geração perversa Noé creu em Deus, foi abençoado e salvo.
A fé de Noé na Palavra de Deus abençoou a sua família, e, juntos construíram a Arca no meio de uma região árida, muito distante do mar, e onde não havia nenhum rio navegável.
A Bíblia não diz especificamente quanto tempo Noé levou para construir a arca.
Noé é mencionado pela primeira vez com 500 anos de idade: "Quando Noé completou quinhentos anos, já havia gerado Sem, Cam e Jafé!" (Gênesis 5:32)
Quando entra na arca, ele tem 600 anos de idade: "Noé tinha seiscentos anos de idade, quando veio o Dilúvio, as muitas águas sobre a terra!" (Gênesis 7:6)
Desta maneira, podemos entender que, o tempo gasto para a construção da arca, foi de aproximadamente 100 anos.
Nestes anos Noé construiu a arca, pregou sobre o Justo Juízo de Deus, e com certeza, suportou todos os tipos de zombarias, incredulidade e blasfêmia contra Deus.
Foram anos nos quais a graça de Deus estava disposta a salvar os homens, mas Noé não viu nenhuma pessoa arrepender-se: "...os quais, na antiguidade, foram rebeldes, durante o tempo em que Deus, pacientemente, aguardava a construção da arca nos dias de Noé. Na arca, apenas algumas pessoas, a saber, oito, foram salvas por meio das águas...!" (I Pedro 3:20)
O apóstolo diz, ainda, que, "Deus não poupou o mundo antigo quando abateu o dilúvio sobre aquele povo ímpio, entretanto preservou Noé, proclamador da justiça, e mais sete pessoas!" (II Pedro 2:5)
O resultado final na vida de Noé revela que, Deus cumpre a Sua Palavra. (Gênesis 7:6-7)
Foram três as características da fé de Noé:
I. Ele levou a sério a Palavra de Deus.
Noé creu na mensagem que Deus lhe enviou, aceitou a palavra e arriscou tudo por ela.
Ele deixou de lado todas as suas atividades, e concentrou-se em fazer o que a Palavra de Deus lhe ordenava.
Prestou atenção às orientações de Deus, e por essa razão ele e a sua família salvaram-se do grande Tsunami.
As advertências de Deus vem a nós de várias maneiras:
  • Pela consciência, como disse o apóstolo João: "...pois, se o coração nos condena, Deus é maior que nosso coração; Ele é conhecedor de tudo. Portanto, amados, se o nosso coração não nos condena, temos coragem diante de Deus; e recebemos dele tudo o que rogamos, porque obedecemos aos seus mandamentos e fazemos o que lhe agrada!" (I João 3:20-22)
  • Deus pode usar o conselho de alguém enviado por Ele mesmo, para nos orientar. No caso de Balaão Deus usou até uma jumenta para falar com ele e impedir uma catástrofe em sua vida, como evitou: "Eles se desviaram, abandonando o Caminho correto e seguindo o rastro de Balaão, filho de Beor, que se apaixonou pelo salário da injustiça, mas em sua transgressão foi repreendido por uma jumenta, um animal mudo que falou com voz humana e refreou a insensatez do profeta!"  (Números 22:22-35)
  •  Deus pode falar com você através de um sermão bíblico, ou através da leitura ou estudo pessoal da Bíblia.
Não importa como venha, quando negligenciamos a Palavra de Deus, o fazemos por nosso próprio risco.
II. Noé não se deixou ser induzido ou seduzido pelas zombarias dos incrédulos.
No Sol causticante daquela região Noé até parecia um louco, porque alguém em são juízo iria construir um enorme barco naquela terra seca, longe do mar, e sem nenhum rio navegável ali?
Em nossa caminhada com Deus Ele pode nos pedir alguma atividade que nos faça parecer loucos.
Como diz William Barclay em seu Comentário do Novo Testamento, devemos pensar nos cristãos da época em que o livro Aos Hebreus estava sendo escrito: 
"Um cristão encontrando com um amigo, e dizendo: 'Decidi
 tornar-me cristão!'
- O amigo lhe diria: 'Sabe o que está acontecendo com os cristãos? São considerados fora da Lei, são encarcerados, jogados aos leões, crucificados e queimados vivos.
O cristão responderia: 'Sei!'
Outro amigo perplexo diria: 'Tudo o que posso dizer, é que você está louco!"
A família de Jesus tentou convencê-lo a voltar para a sua casa, porque pensava que Ele estaria louco: "Foi então Jesus para casa. E uma vez mais grande multidão se apinhou, de tal maneira que Ele e os seus discípulos não conseguiam nem ao menos comer pão. Quando os familiares de Jesus tomaram conhecimento do que estava acontecendo, partiram para forçá-Lo a voltar, pois comentavam: 'Ele perdeu o juízo!" (Marcos 3:20-21)
Como disse o apóstolo Paulo, "A sabedoria de Deus geralmente é loucura para os homens, que estão sendo destruídos,  mas para os que estão sendo salvos é sabedoria de Deus e poder de Deus!" (I Cor. 1:18,21)
III. Noé foi justo pela fé.
Ele é o primeiro homem na Bíblia, chamado dikaios, justo. (Gênesis 6:9)
Sua justiça consistiu em ter tomado a sério a Palavra de Deus, quando os outros quebrantavam os mandamentos de Deus.
Os ímpios se faziam de surdos quanto à Palavra de Deus, e Noé escutava com total atenção.
Os incrédulos riam de Deus e Noé Lhe prestava culto aceitável.
Noé foi o único homem que, andou com Deus em dias em que todos, exceto a sua família, o abandonavam.
Estas são as lindas características da fé de Noé.
3. A FÉ CRISTÃ TEM O SEU TESTEMUNHO MESMO DEPOIS DA MORTE. (4)
O autor de Aos Hebreus começa o quadro de honra dos Heróis da Fé com Abel.
A escritura original não diz, porque Deus preferiu o dom de Abel e não de Caim. Deus aceitou a oferta de Abel, porque foi oferecida pela fé.
O apóstolo João disse que, "Caim pertencia ao Maligno, e assassinou o seu irmão, porque as suas obras eram más e as de Abel eram justas!" (I João 3:12)
Abel, apesar de ter morrido, a fé continua chamando-nos a atenção.
Como diz Moffatt: "A morte jamais é a última palavra na vida do homem."
Quando o homem morre, no mundo deixa algo dele que, se alastrará como um câncer e destruir a muitos, ou  algo que bom que, brote e ajude a muitos a viverem.
Deixaremos uma influência do bem ou do mal, um exemplo de pecado que destrua a muitos, ou de santidade que influencie muitos para a salvação. Assim, continuaremos falando após a morte. 
É possível que, seja isso que, Jesus Cristo quis dizer, quando disse: "Bem-aventurados os mortos que desde agora morrem no SENHOR, sim, diz o Espírito, para que descansem de suas lutas e trabalhos, porquanto as suas obras os acompanham!" (Apoc. 14:13)
Que o Senhor nos conceda a graça de deixar atrás de nós, somente o testemunho através do qual, possam ser benditas as vidas dos que  depois de nós vierem.
4. TRÊS VERDADES IMPORTANTES SOBRE A FÉ BÍBLICO-CRISTÃ. (6)
I. Ela aproxima o homem com Deus. (6)
II. Ela crê que Deus é real. (6)
III. Ela tem a certeza que, Deus abençoa os que O buscam. (6)
A fé cristã é na Pessoa santa e excelsa de Deus, porque fé que não é em Deus, é crendice insana.
Não agrada a Deus uma religião sem Deus.
A fé cristã crê que Deus está interessado em nós.
O autor está dizendo que, devemos crer que Deus é galardoador daqueles que o buscam diligentemente.
No mundo antigo muitos criam em muitos deuses, mas eram deuses que para eles viviam longe, inteiramente separados, inconscientes da existência e necessidades dos homens.
Epicuro chegou a dizer que "Deus não faz nada!"
O nosso texto fala de Deus como Criador, Senhor, Soberano, Excelso, mas que se interessa por todos os que o buscam.
CONCLUSÃO
Tomando como exemplos as vidas de Abel, Enoque e Noé estes versículos bíblico nos apresentam as primeiras características da fé cristã dentro da Galeria dos Heróis da Fé:
I. O testemunho de vida que agrade a Deus.
II. Está relacionada com a Palavra de Deus
  • Que precisa ser levada a sério;
  • Que quem crê, diante das zombarias e incredulidades não se deixa ser induzido ou seduzido.
  • Que justifica pela fé.
III. Ter o testemunho mesmo depois da morte. (4)
IV. Três verdades importantes sobre a fé bíblico-cristã:
  • Ela aproxima o homem com Deus. (6)
  • Ela crê que Deus é real. (6)
  • Ela tem a certeza que Deus abençoa os que O buscam. (6)
APELO
Devemos crer que, Deus existe, mas também que Ele se importa com toda a Sua Criação, e está envolvido com todas as situações humanas.
Para o cristão é fácil ter esta fé, porque em Jesus Cristo Deus veio ao mundo, para nos dizer o quanto para Ele somos importantes.
Você é importante para Deus Deus e Ele quer abençoá-lo. Busque-O e O achará.

José das Graças Silva Oliveira


Nenhum comentário:

Postar um comentário