quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

CANTINHO DO CANTOR CRISTÃO

FIRMEZA  (366 C.C.)

The Solid Rock M.L. com estribilho
Edward Mote                  William B. Bradbury
(1797-1874)                    (1816-1868)

Trad.: Francisco Caetano Borges da Silva 
(1863-1963)

1. Em nada ponho a minha fé
    Se não na graça de Jesus;
    No sacrifício remidor,
    No sangue do bom Redentor.

2. Se Lhe não posso a face ver,
    Na sua  graça vou viver;
    Em cada transe, sem falhar,
    Sempre hei de nEle confiar.

3. Seu juramento é mui leal,
    Abriga-me no temporal,
    Ao vir cercar-me a tentação,
    É Cristo a minha salvação.

4. Assim que o seu clarim soar,
    Irei com Ele me encontrar;
    E gozarei da redenção
    Com todos que no céu estão

    Estribilho
    A minha fé e o meu amor
    Estão firmados no Senhor,
    Estão firmados no Senhor.

Ele era um menino que vivia nas ruas de Londres. Os seus pais eram proprietários duma casa de má fama, e não davam a mínima importância a ele, mas um dia tornou-se pastor batista, e seria o autor de um hino que é uma verdadeira "Declaração de Fé".
Edward Mote, nasceu  em Londres no dia 21 de janeiro de 1797, e cresceu na circunstância descrita acima.
Nem sempre "o homem é fruto do meio" como muitos afirmam, pois, o ambiente em que Edward Mote fora criado era o pior possível, e ele tornou-se um exemplo de servo de Deus e de cidadão.
Até na escola em que estudava, a Bíblia era proibida.
Em um testemunho Mote disse: "Os meus domingos, passeio-os brincando nas ruas. Tão ignorante era, que não sabia que Deus existia."
Pela graça salvadora de Deus ele ouviu a mensagem de salvação, e descobriu que estava com a vida toda errada, e converteu-se aos 16 anos de idade, ouvindo o Rev. John Hyatt, e no dia 1º de novembro de 1815, foi batizado pelo Pastor John Bayley.
Foi aprendiz de marceneiro em sua juventude, até que adquiriu a sua própria marcenaria, com um trabalho sempre aprovado pelos seus clientes.
Na mesma época começou a escrever para a imprensa e ficou ainda mais conhecido. 
Quando sentiu-se chamado para o Ministério Pastoral,  já era adulto. Em 1852, com 55 anos de idade foi convidado para ser pastor da Igreja Batista em Hosham, Sussex, Inglaterra, onde pastoreou por mais de 20 anos, era querido por todos, e muitas pessoas se converteram a Cristo em seu ministério.
Foi um pastor que trabalhou sem se cansar, e tinha como alvo que, a igreja adquirisse a Escritura Pública de um prédio que, seria utilizado como Templo Batista. Conseguiu o seu alvo, a igreja, para mostrar-se grata, ofereceu o título do prédio ao seu querido pastor. Edward Mote recusou a gentil oferta da Igreja, dizendo: "Não quero a capela, só quero o púlpito; e, quando dele deixar de pregar Cristo, podem me tirar dali!" 
O hino FIRMEZA foi escrito por Edward Mote em 1884 e a experiência que o motivou a escrevê-lo, foi contada por ele mesmo, e publicada no "Gospel Herald" em Londres.
Indo um dia ao trabalho em sua marcenaria, Mote estava pensando em escrever um hino sobre "A experiência cristã da graça". Quase instantaneamente vieram à sua mente as palavras do estribilho. Começando com aquelas palavras, ele procurou estruturar o resto do hino e, quando terminou o dia, ele já havia escrito quatro estrofes completas.
No domingo seguinte ele foi visitar um certo Sr. King, cuja esposa estava adoentada. Mote tirou do bolso a letra do hino que havia escrito no domingo anterior. Ao ouvi-la, o casal pediu que lhe providenciasse uma cópia, pois havia gostado e sentira conforto através dela. Na mesma noite, em sua própria casa, Mote escreveu mais duas estrofes e depois entregou as seis estrofes ao casal King.
Vendo que o hino era apreciado, Mote imprimiu cópias dele e enviou um exemplar para a "Spiritual Magazine", sem, contudo, colocar seu nome. Mais tarde a revista o publicou. Em 1836 um certo Sr. Rees o publicou, ainda sem o nome do autor, numa pequena coleção de hinos.
Em 1837, David Denham também editou um hinário, incluindo, por sua vez, o hino de Mote. Como havia visto o hino pela primeira vez no hinário de Rees, supondo que o hino fosse do compilador do hinário, já que não aparecia o nome do autor, Denhan publicou o hino como sendo da autoria de Rees. A confusão resultante foi esclarecida logo depois, em virtude de o próprio Mote publicar o hinário "Himns of Praise" e colocar o seu nome no hino.
Na sua forma original, o hino foi publicado com  seis estrofes, e intitulado "A Imutável Base da Esperança de um Pecador", e com o subtítulo "A Experiência Cristã da Graça".
No dia 13 de novembro de 1874 Edward Mote faleceu.
A melodia "The Sold Rock", com a qual cantamos o hino 366, foi composta por William Batchelder Bradbury em 1863 e publicada no hinário "The Devotional Hymn and Tune Book" em 1864. Este hinário diz o Dr. W. J. Reynolds, no seu livro "Hymns of Our Faith", foi o único novo Hinário Batista que foi publicado durante a Guerra Civil nos Estados Unidos.
No Cantor Cristão há 12 melodias de Bradbury, e estão na página 44 da Coleção "Se os Hinos Falassem" Vol. I, e "Canto Musical" de 6 de março de 1966.
Bradbury nasceu em York, Estado de Maine no dia 6 de outubro de 1816. Foi aluno do Dr. Lowell Mason, e foi organista de várias igrejas, tornando-se professor de música, e foi no Tabernáculo Batista de Nova York que ele atraiu muita atenção, pelo excelente trabalho que realizava com crianças.
Foi ele, através dos famosos festivais de música que organizava, um dos principais responsáveis pela inclusão de cursos de música nas escolas públicas de Nova York.
Escreveu muitas músicas para a Escola Bíblica Dominical, produzindo ao todo, 59 coleções de hinos. Ele e seu irmão estabeleceram a Bradbury Piano Company, companhia que mais tarde foi comprada pela Cia. Knabe.
Bradbuty morreu em Montclair, no Estado de Nova Jersey, no dia 7 de janeiro de 1868.
A tradução para o Português do hino que estamos considerando, de número 366 no Cantor Cristão, foi feita por Francisco Caetano Borges da Silva que,  nasceu em 1863 (ano em que foi escrita a música) e cuja data de falecimento há uma informação na internet, datando em possivelmente 1963, portanto, com 100 anos de vida.
A tradução é bastante fiel à letra original de Mote, com exceção principalmente do estribilho, onde o original diz literalmente "Em Cristo, a Rocha Sólida, permaneço; Qualquer outro terreno é igual a areia". 

BIBLIOGRAFIA
Ichter, Bill. Se os Hinos Falassem, Vol. III, 2ª Edição; Rio de Janeiro, JUERP, 1984.
Hymnary .org

Nenhum comentário:

Postar um comentário