terça-feira, 31 de maio de 2016

TABAGISMO E MORTE

HOJE  É O DIA MUNDIAL SEM TABACO
Neste 31 de maio a Organização Mundial de Saúde afirma que, o tabagismo é a principal causa de mortes que, podem ser evitadas no mundo.
Uma das idéias da OMS é que todos os países adotem embalagens padronizadas de cigarros e outros correlatos, e que se mantenha somente o nome da marca.
A sugestão é que se retire das embalagens tudo o que possa ser um apelo ao uso do cigarro como: cores, logotipos, imagens insinuantes e promocionais.
Uma ótima defesa da OMS é que se mantenha nas embalagens somente o selo da Receita Federal e as advertências sanitárias que, advertem contra os malefícios oriundos do tabagismo que, no Brasil é exigência do Ministério da Saúde.
O INCA – Instituto Nacional do Câncer destaca que, o marketing e as embalagens de cigarros cada dia são mais sedutores.
Uma verdade que é muito lamentável, é que, o índice de dependência do tabagismo é mais acentuado nos países onde predominam a pobreza e a classe social média.
No Congresso Nacional do Brasil existem dois Projetos de Lei sobre esse tema, e que aprovados, com certeza serão bênçãos para quem quiser:
    I.     O Projeto de Lei nº 103/2014 propõe que as embalagens contenham apenas a marca e logomarca, sem os elementos gráficos, palavras coloridas, embalagens coloridas, e que se tenha nelas as advertências sobre os prejuízos à saúde causados pelo cigarro.
   II.     O Projeto de Lei chamado de suplementar nº 769/2015 proíbe as propagandas do cigarro e seus derivados, e o uso de propaganda de aromas e sabores nos produtos, e ainda que se tenha um padrão gráfico nas embalagens.
Em 1987 a OMS criou o DIA MUNDIAL SEM TABACO, para alertar que o cigarro é causa de muitas doenças como câncer, enfisema pulmonar, bronquite, asma, doenças cardíacas, neuroses, e outras que, causam 600.000 mortes de fumantes passivos (pessoas que não fumam, mas convivem com fumantes) e que, evitando a dependência do tabagismo, todos estes malefícios podem ser evitados.
O tabagismo está entre as principais causas de mortes no planeta com os seguintes dados:
·         63% dos óbitos relacionados às doenças crônicas não transmissíveis.
·         85% das mortes por DPOC Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica.
·         30% de mortes relacionadas ao câncer de pulmão, boca, laringe, faringe, esôfago, etc.
·         25% das mortes por doenças coronarianas.
·         25% das mortes por doenças cerebrovasculares.
Se você que está lendo esta postagem, é fumante e até dependente do tabagismo, saiba que, poderá ser uma das próximas vítimas dele, porque segundo a OMS, se continuar como está, o mundo registrará mais de 8.000.000 (oito milhões) de mortes a partir de 2030. Você poderá estar fazendo parte desta estatística.
Então, que tal tomar uma decisão que possa libertá-lo dos tristes consultórios de DPOC - Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica, e melhor ainda: Prorrogar um pouco mais e quem sabe até muitos anos à sua vida! Esta decisão só pode ser uma: ABADONAR O TABAGISMO!
Desejo-lhe sortes nesta empreitada.

Obs.: Dê um click duplo na imagem ilustrativa do texto, para vê-la legivelmente

Finte: http://agenciabrasil.ebc.com.br/



Nenhum comentário:

Postar um comentário