sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

DESEJOS PASTORAIS - MENSAGEM PARA A VIRADA 2010/2011




DESEJOS PASTORAIS 
Texto: Ef. 6:21-24
Bíblia Dake
21 – Ora, para que vós também possais saber dos meus negócios e o que faço, Tíquico, irmão amado e fiel ministro do Senhor, vos informará de tudo,
22 – o qual vos enviei para o mesmo fim, para que saibais do nosso estado, e ele console os vossos corações.
23 – Paz seja com os irmãos e amor com fé, da parte de Deus Pai e da do Senhor Jesus Cristo.
24 – A graça seja com todos os que amam a nosso Senhor Jesus Cristo em sinceridade. Amém!”

INTRODUÇÃO
2010 está chegando ao seu fim e 2011 se iniciará daqui a pouco. 
Termina um ano que foi marcado com muitas alegrias para alguns, para outros muitas tristezas, para outros com muitas vitórias, para outros apenas expectativas, etc.
Inicia-se um ano que traz novos sonhos e novas esperanças para todos, especialmente para a Igreja.
Em nosso texto, o apóstolo Paulo está concluindo tudo o que ele queria transmitir à Igreja de Éfeso, apresentando, quais seriam os seus desejos pastorais para todos os seus ouvintes e leitores. 
Estes devem ser os desejos pastorais de todo pastor:

1. VALORIZAR OS OPERÁRIOS DE CRISTO QUE SÃO FIÉIS A DEUS. (21)
“...fiel ministro...” = ajudante.
Tíquico era da Ásia, segundo o texto chamado “ocidental”, era natural de Éfeso.
Juntamente com Onésimo, foi o portador das epístola de Paulo aos Colossenses, aos Efésios e provavelmente a Filemom.
Havia ministrado na companhia de Paulo por algum tempo, talvez alguns anos, com capacitações diferentes e importantes para o ministério de Paulo em algumas situações difíceis.
A sua fidelidade é que preservou o seu nome no maior de todos os documentos cristãos: O Novo Testamento.
Tiquico era um crente digno de confiança para o apóstolo! 
Ele é mencionado além deste texto, em Atos 20:4:”Acompanhou-o Sópater de Beréia, filho de Pirro; bem como dos de Tessalônica, Aristarco e Segundo; Gaio de Derbe e Timóteo; e dos da Ásia, Tíquico e Trófimo!”; Col. 4:7; “Tíquico, o irmão amado, fiel ministro e conservo no Senhor, vos fará conhecer a minha situação!”
II Tim. 4:12: “Quanto a Tíquico, enviei-o a Éfeso”.
Paulo destaca, que Tíquico não saía em sua companhia apenas para serví-lo, mas que todo o seu serviço era prestado para cumprir fielmente a comissão dada pelo Senhor Jesus Cristo. (21) “...Ele é ministro no Senhor...! (21) 
O desejo de todo pastor sincero e fiel a Deus, é que chegue um dia, em que todos os membros da igreja, sintam e trabalhem, nãp para agradar a homens, inclusive aos pastores.
Que todos os membros da igreja trabalhem para Jesus Cristo, cumprindo fielmente a missão dada por Ele aos crentes.
Tíquico era o informante das circunstâncias imediatas, da vida de Paulo, para as igrejas asiáticas.
Paulo calorosamente o recomendava como um crente de caráter excelente.
Lembremos, que ele estava preso. Os crentes ficariam com seus corações renovados ao saberem da situação de Paulo em Roma. 
Paulo nos deixa um grande exemplo em como devemos apoiar e valorizar aqueles que servem a Deus através da igreja.
Vejamos o que ele nos adverte em I Tess. 5:11-13: “Pelo que exortai-vos uns aos outros e edificai-vos uns aos outros, como na verdade o estais fazendo. Ora, rogamo-vos, irmãos, que reconheçais os que trabalham entre vós, presidem sobre vós no Senhor e vos admoestam; e que os tenhais em grande estima e amor, por causa da sua obra. Tende paz entre vós.
Ilustr.: “Há membros de igreja, que poderiam ser uma benção nas mãos de Deus, mas são sempre reprovados porque falam demais e estão sempre se metendo em confusão até mesmo dentro de suas igrejas, ou no meio em que vivem; a língua deles é muito solta e não conseguem ficar sem criticar os irmãos, sem falar mal de alguma coisa, e as vezes almoçam e jantam a liderança da Igreja na mesa de suas casas na presença dos seus filhos e de familiares não crentes. Essa atitude certamente distanciará da casa de Deus os seus filhos e também seus familiares incrédulos. Quantos maridos, nunca se converterão por causa da língua da sua esposa? Quantas esposas nunca se converterão por causa da língua de seus esposos? Quantos filhos nunca se converterão por causa da língua de seus pais que falam desenfreadamente mal de sua igreja, de seu pastor, de sua liderança na frente dos filhos?” 
Um dos desejos de Paulo aqui, é ver amados e valorizados aqueles que servem a Deus.
Que em 2011 possamos colocar em prática esse ensinamento bíblico, que foi um dos desejos pastorais de Paulo para a Igreja. Outro desejo:

2. QUE OS CRENTES DEVEM ESTAR SEMPRE BEM INFORMADOS SOBRE O SEU PASTOR (21)
O pastor é um ser humano como qualquer outro membro da igreja: Tem sentimentos emocionais, sente cansaço, sente fome, sente sede, sente dores porque também fica doente, tem um trabalho ao qual gasta o seu tempo, tem uma família para cuidar, tem desejos e sonhos que quer alcançar, fica velho, etc.
Muitos crentes não conhecem e nem sabem quase nada sobre o pastor que eles têem, por alguns motivos: 
1) Não o visitam nem interagem com ele;
2) Nunca fazem companhia para ele nos trabalhos que Deus os tem confiado.
Por motivos assim, nunca conhecem os anseios, necessidades, sonhos, motivações, desafios e propósitos do seu pastor.
Paulo quer, que os irmãos saibam das suas reais situações e o que ele está fazendo.
Para isso ele tem um irmão “Tiquico”, que é chamado de “ministro” que conhece as suas reais situações por estar sempre ao seu lado.
Tíquico é responsável por informar a Igreja sobre as reais situações de Paulo: suas questões pessoais, seu aprisionamento, sua saúde, suas esperanças acerca do futuro, etc.
Paulo aqui acrescenta, que a missão de Tíquico era também a de “consolar os efésios”. O sentido de “consolo” aqui é “convocar”, “apelar para”, “exortar”, “encorajar”, “animar”, “confortar” “chamar para o lado de”.
Era para os efésios um consolo saber o quanto Paulo era sustentado por Deus em suas tribulações, e como Deus fez com que as suas cadeias promovessem ainda mais a propagação do Evangelho.
A lição que podemos extrair desta palavra paulina é sobre o valor do consolo, do encorajamento mútuo, e a necessidade de estarmos juntos fazendo a obra de Deus!
Este é um dos grandes desejos pastorais para a Igreja de Jesus Cristo. Outro desejo:

3. QUE OS CRENTES DESFRUTEM DE PAZ
Esta carta inicia-se com uma saudação de “graça e paz” e agora se encerra com a mesma bênção.
Paulo deseja que a paz esteja reinando entre todos os irmãos na igreja. “...a paz esteja com os irmãos...” (23)
Um dos temas de Efésios “é a paz! Deus, através de Jesus Cristo, formando o Seu povo, e estabelecendo a paz entre todos. (Cap. 2:14-17).
Paulo deixa claro, que é impossível a paz sem Jesus Cristo, mas também, que se temos Jesus Cristo em nossas vidas, um dos resultados é a paz.
Jesus Cristo disse em Mateus 5:9: “Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus!”
Na verdade, Paulo está falando sobre o que Deus, através de Jesus pode fazer, produzindo harmonia, união e paz. 
Este é um dos desejos pastorais de Paulo para a Igreja de Jesus Cristo. 

4. QUE OS CRENTES PRATIQUEM O AMOR:
4.1 – Amor com fé entre os irmãos. (23)
Em outro texto Paulo já havia comentado sobre “A fé que atua pelo amor!” (Gál. 5:6)
Provavelmente Paulo está enfatizando o amor que se expresse através da fidelidade a quem nós amamos.
4.2 - Amor sincero e incorruptível a Jesus Cristo. (24) 
A expressão grega aqui traduzida por “...Com amor sincero e incorruptível...” (24) – tem o sentido original de “amor que não se deteriora com o passar do tempo.”
O amor que vem de Deus é eterno, não diminui por nada, nem tampouco murcha ao longo dos anos, mas permanece viçoso, puro e fiel.
Paulo está enfatizando aqui, o amor que vem de Deus (Gal. 5:22) amor que não é terreno e nem passageiro, mas espiritual e eterno!
Paulo está dizendo, que devemos praticar o amor, que não conhece alteração, nem diminuição e nem decadência!” (Ellicott) 
“O amor que devemos ter a Cristo deve ser o amor sem mácula e que nunca se desgaste!”
Este amor é um dos desejos pastorais de Paulo para a Igreja de Jesus Cristo. 
Outro desejo pastoral, com o qual ele faz a conclusão da sua carta aos Efésios é:

5. QUE DEUS CONCEDA A SUA GRAÇA A TODOS OS CRENTES.
O desejo de Paulo é que os crentes recebam as bênçãos e o favor Divinos.
“Graça e paz” foram as primeiras palavras de Paulo ao iniciar esta Carta. Era a saudação de Paulo às igrejas, e na expressão “paz e graça” ele expressa a sua bênção final.
A fonte eterna da graça está nas camadas profundas da paz que reside na igreja, e do amor que preenche cada coração crente.
Paulo entende que as bênçãos de Deus estão disponíveis aos que o amam com “amor imortal”, “amor que não se acaba.”
Paulo deixa bem claro, que a graça de Deus, os seus favores e as suas bênçãos, são para aqueles que amam sinceramente a Jesus Cristo.

CONCLUSÃO
Assim Paulo termina a sua Carta aos Efésios, revelando os seus desejos pastorais, que são os desejos de todo pastor sincero.
1. VALORIZAR OS OPERÁRIOS DE CRISTO QUE SÃO FIÉIS A DEUS. (21)
2. QUE OS CRENTES DEVEM ESTAR SEMPRE BEM INFORMADOS SOBRE O SEU PASTOR (21)
3. QUE OS CRENTES DESFRUTEM DE PAZ
4. QUE OS CRENTES PRATIQUEM O AMOR:
4.1 – Amor com fé entre os irmãos. (23)
4.2 -Amor sincero e incorruptível a Jesus Cristo. (24) 
5. QUE DEUS CONCEDA A SUA GRAÇA A TODOS OS CRENTES.
Paulo começa Efésios com “as bênçãos que recebemos de Cristo em lugares celestes” (1:3), onde Cristo está entronizado e reinando (1:20).
E termina afirmando, que existem muitos favores e bênçãos de Divinos para todos que amam sinceramente a Jesus Cristo.
2011 estará se iniciando daqui a poucos minutos. Aqui está uma boa receita bíblica para a Igreja ser próspera no ano novo.

DESEJO UM FELIZ E PRÓSPERO 2011 A TODOS
Goiânia (BV), 31 de dezembro de 2011
Pr. José das Graças Silva Oliveira





Nenhum comentário:

Postar um comentário