sábado, 25 de dezembro de 2010

É NATAL! JESUS CRISTO VEIO AO MUNDO
Texto Bíblico: Lucas 2:8-11
8 Ora, havia naquela mesma região pastores que estavam no campo, e guardavam durante as vigílias da noite o seu rebanho.
9 E um anjo do Senhor apareceu-lhes, e a glória do Senhor os cercou de resplendor; pelo que se encheram de grande temor.
10 O anjo, porém, lhes disse: Não temais, porquanto vos trago novas de grande alegria que o será para todo o povo:
11 É que vos nasceu hoje, na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor.
INTRODUÇÃO
O que tem sido o Natal na história atual?
Tem sido muito mais um momento de distanciamento entre Deus e o homem, através de atitudes e ações humanas que não fazem parte da vontade de Deus: Exploração comercial; banquetes luxuosos e festas recheadas de bebidas alcóolicas e atualmente até drogas, muitas hipocrisias, intrigas, tristezas, etc.
O Verdadeiro Natal só existe para o homem, que o comemora e pratica dentro dos parâmetros bíblicos.
Muitas pessoas que durante o ano e durante a vida inteira não querem saber nada sobre Jesus Cristo e não querem ter nenhum compromisso com Ele, quando chega o Natal, lá estão eles comemorando! Mas, eu pergunto: comemorando o quê? São pessoas que estão inconscientes da verdadeira missão de Jesus Cristo no mundo, e, qual é essa missão? Para que Jesus Cristo veio ao mundo? Vamos ver várias referências bíblicas para responder:
1) JESUS CRISTO VEIO AO MUNDO PARA SALVAR O PECADOR
O anjo do Senhor disse a José em sonhos, quando Maria ainda estava grávida: ""Ela dará à luz um filho, a quem chamarás JESUS; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados!" Mateus 1:21
O próprio Jesus disse em seus pronunciamentos: "Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu o Seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crer, não pereça, mas tenha a vida eterna!" João 3:16
Nesta palavra Jesus deixa claro, que Ele veio para salvar os que nele crerem.
Em João 6:47 Ele diz:"Na verdade, na verdade, vos digo, que todo aquele que crê em mim, tem a vida eterna!"
Em Lucas 19:10 Jesus diz, que "veio buscar e salvar o que se havia perdido!"
Fica claro, que a missão de Jesus Cristo é salvar aquele que crer nele.
2) JESUS CRISTO VEIO PARA RECONDUZIR O HOMEM A DEUS
A Bíblia diz, que todos os homens são pecadores e estão afastados de Deus.
Em I João 1:8-10 está escrito: "Se dissermos que não temos pecado nenhum, enganamo-nos a nós mesmos, e a verdade não está em nós. Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça. Se dissermos que não temos cometido pecado, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós.
O pecado faz divisão entre o homem e Deus, separa os dois, tira a comunhão entre os dois. O profeta Isaías diz no cap. 59:1-2: "Eis que a mão do Senhor não está encolhida, para que não possa salvar; nem surdo o seu ouvido, para que não possa ouvir; mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados esconderam o seu rosto de vós, de modo que não vos ouça!"
Aqui, brilhantemente entra Jesus novamente na história do homem dizendo: "Eu sou o caminho, a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim!"
Jesus apresenta-se como o caminho e a verdade que leva o homem a Deus e diz, que só nele encontramos o tipo de vida que leva o homem a Deus.
Fica claro, que Jesus Cristo veio reconduzir o homem a Deus. É missão de Jesus! Esta é sua missão!
3. JESUS CRISTO VEIO PARA CONSTRUIR UMA FAMÍLIA PARA DEUS
Através de Jesus Cristo Deus está formando o Seu povo aqui na terra.
Para fazer parte da família, do povo de Deus neste mundo, são duas coisas que o apóstolo João recomenda como fundamentais e estão em João 1:12: " Mas, a todos quantos o receberam, aos que crêem no seu nome, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus!"
Como podemos ver nas palavras de João, o homem recebe o direito de tornar-se filho de Deus, tomando duas decisões: 1) Crendo em Jesus Cristo como o seu Único e Suficiente Salvador e Senhor; 2) Recebendo a Jesus Cristo como o seu Único Salvador e Senhor de sua vida.
4. JESUS CRISTO VEIO PARA TRAZER PAZ PARA O HOMEM
O próprio Jesus Cristo disse em João 14:27" Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vô-la dou como a dá o mundo; não se turbe o vosso coração, nem se atemorize!" Fica claro, que "há paz, onde Jesus Cristo está!"
Surge, então, uma pergunta: Se Jesus Cristo veio trazer paz, porque o mundo no qual vivemos é tão violento e cruel?
A violência e crueldade são características de lugares e pessoas que não têm nada a ver com os propósitos de Deus.
Vamos tomar um fato como exemplo: Onde há uma pessoa assassinada,tanto o assassino quanto o assassinado não estariam vivendo para Jesus Cristo, nem são seus seguidores.
Paulo disse em II Coríntios 5:17 "Se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas (a vida pecaminosa) já passaram, eis que tudo se fez novo!" Ou seja,se alguém é de Jesus Cristo e vive para Ele, certamente tem uma vida transformada, uma vida bonita e gloriosa, um vida de alto nível moral e espiritual, é uma pessoa que faz a diferença onde estiver inserida na comunidade.
O mesmo Paulo diz em Romanos 6:22: "Agora, porém, libertados do pecado, transformados em servos de Deus, tendes o vosso fruto para a santificação e, por fim, a vida eterna!"
CONCLUSÃO
Natal não é simplesmente festa, trocas de presentes,encontro familiar com a confraternização da família e um suculento e lindo banquete, embora possa e deva ter tudo isso.
Não existe Natal sem Jesus Cristo. O Verdadeiro Natal é ter Jesus Cristo na vida e serví-Lo com amor e prazer, vivendo conforme a vontade dele.
O Verdadeiro Natal é comemorado por aqueles que crêem em Jesus Cristo e o receberam como Único e Suficiente Salvador e Senhor; por aqueles que vivem em íntima comunhão com Ele, fazendo parte de Sua família e vivendo a paz que somente Ele dá e que nós devemos promover.
FELIZ NATAL A TODOS!

Autor: Pr. José das Graças Silva Oliveira
Bacharel em Teologia pelo Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil no Rio de Janeiro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário