sexta-feira, 8 de junho de 2012

UMA QUESTÃO DE SAÚDE PÚBLICA OU CUIDADOS PESSOAIS?

                                                                                    Alimentação saudável e exercícios físicos previnem o câncer
Frutos, legumes, verduras, fibras são alimentos que ajudam na prevenção do câncer, segundo especialistas.
Dados do INCA (Instituto Nacional do Câncer), afirmam que, somente no Brasil,  em  2012  aproximadamente 520.000  pessoas terão câncer com a  possibilidade de serem 257.000 entre  homens e 260.000 entre as mulheres.
Este órgão alerta sobre a necessidade de práticas esportivas com muitos exercícios  físicos,  e uma boa alimentação, evitando bolachas, sal, enlatados,  biscoitos, lanches, sanduíches, e  bebidas açucaradas, como refrigerantes, sucos, mates, tabaco e bebidas alcoólicas, etc.
O brasileiro precisa estar consciente a respeito dos alimentos que contém conservantes, e  por isso causam câncer: linguiça, enlatados, salsicha, peito de peru,  presunto.
Os conservantes, quando em contato com a mucosa gástrica, podem transformar-se em  substâncias cancerígenas.
Os alimentos conservados no sal como é o caso do bacalhau e outros, por agredirem  o  estômago, podem ser totalmente  prejudiciais à saúde.
Alguns tipos de carne, para serem melhores para a saúde, seria bom que fossem  preparadas  cozidas na panela ou no forno.
Os alimentos fritos ou assados em chapas ou grelhas, quando sob temperaturas  muito altas,  podem provocar uma mutação das células, através de compostos  cancerígenos produzidos  pelo processo.
Ajudam a prevenir o câncer alimentos como Frutas, legumes, verduras e fibras,  porque  protegem as células de agressões que podem deixá-las doentes e desenvolver o câncer. 
Além disso, estes produtos possuem compostos que bloqueiam a chegada dos  elementos cancerígenos e, caso as células doentes se multipliquem, eles conseguem  matar as  defeituosas. 
O correto é evitar os alimentos pré-prontos e recorrer à alimentação fresquinha, fazer exercícios físicos, para manter um peso ideal e o equilíbrio hormonal, evitando assim a  produção descomunal de células.
Segundo a coordenadora oncológica do Instituto do Câncer, Pilar Esteves, a tendência é que  nos próximos anos  o câncer se torne a principal causa-morte no país.
Hoje podemos ver muita evolução no tratamento desta doença e o surgimento de novas  drogas que a combatem, mas o ideal é que as pessoas mudem os seus hábitos de vida.
O que o brasileiro deve fazer para evitar o câncer? 1º) Comer alimentos saudáveis; 2º) Fazer  exames regularmente, porque se a doença for detectada no início, poderá ser curada.






Nenhum comentário:

Postar um comentário