domingo, 11 de agosto de 2013

"DIA DOS PAIS"

                A PROPÓSITO DO "DIA DOS PAIS"
"Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome!" Mateus 6:9
O que é PAI? Em primeiro lugar, gostaria de dizer que, pai não aquele que coloca uma criança no mundo.
Pai é aquele que ama, que está junto,  dá carinho, compreende, sustenta, educa, protege e dá segurança.
A figura do pai é tão importante no contexto bíblico que, Deus se autodenomina de Pai, e Jesus honrou este nome, dizendo, que em oração devemos nos dirigir a Deus como Pai. 
Deus honrou a figura do pai, quando Ele determinou: "E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra.  E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra. Gênesis 1:26-28
Após criar homem e mulher, Deus completou a criação da família, dando-lhes a incumbência da procriação. Na criação da figura do pai Deus abençoou este privilégio.
Demonstrando o Seu grande amor aos nossos filhos, Deus traçou algumas normas, para que os pais possam criar filhos saudáveis e felizes. Vejamos algumas delas:
1- O Pai deve educar os seus filhos, firmado na Palavra de Deus.
"Ouve, Israel, o SENHOR nosso Deus é o único SENHOR.  Amarás, pois, o SENHOR teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças.  E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração;  E as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te.  Também as atarás por sinal na tua mão, e te serão por frontais entre os teus olhos.  E as escreverás nos umbrais de tua casa, e nas tuas portas. Deut. 6:4-9
Neste texto o pai precisa:
- Amar ao SENHOR e tê-Lo como prioridade em sua vida. Para os seus filhos deve  ser um exemplo de amor a Deus.
- Ter sempre  a Palavra de Deus no coração. Não adianta falar de Deus, se não tem Deus na vida! Não adianta falar da Palavra de Deus aos filhos, se não é um estudioso e praticante dela. Os filhos estão vendo isso.
- É ordem que o pai ensine a Palavra de Deus aos filhos em todos os lugares e em todas as situações!
Diante disso, o sábio escritor de Provérbios disse aos filhos: "O filho sábio ouve a instrução do pai!" Prov. 13:1
Outro ensinamento para os pais foi dado pelo apóstolo Paulo: 
"E vós, pais, não provoqueis à ira a vossos filhos, mas criai-os na doutrina e admoestação do Senhor!" Efésios 6:4
Os pais devem evitar quaisquer atitudes que possam provocar a ira, a mágoa, o rancor  dos seus filhos. Amando-os, tudo isso será possível.
Concluindo, ser pai, não é um peso. É um privilégio. Feliz Dia dos Pais! Que Deus abençoe a todos os pais do nosso país.
Um abraço do Pr. José das Graças Silva Oliveira



Nenhum comentário:

Postar um comentário