segunda-feira, 11 de novembro de 2013

ESTUDO DOUTRINÁRIO: O ESPÍRITO SANTO COMO PESSOA

NOS ENSINOS DE JESUS CRISTO O ESPÍRITO SANTO É UMA PESSOA
Texto Bíblico: João 14:15-17, 25-26
15 Se me amais, guardai os meus mandamentos.
16 E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre;
17 O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós.
25 Tenho-vos dito isto, estando convosco.
26 Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito.
TESE: “A fusão criativa entre a memória e a visão espiritual-cristã que temos é um trabalho e dom do Espírito Santo!”
INTRODUÇÃO
            Este é mais um Sermão Teológico (Doutrinário) neste capítulo do Evangelho de João e, nas palavras de Jesus Cristo podemos perceber parte da riqueza da Doutrina do Espírito Santo.
            As palavras de Cristo aqui fazem parte de um contexto, no qual Jesus anuncia a Sua saída do mundo e volta para o Pai.
Ele disse: “Não vos deixarei órfãos; voltarei para vós. Ainda um pouco, e o mundo não me verá mais, mas vós me vereis; porque eu vivo, e vós vivereis!” 14:18-19
“Ouvistes que eu vos disse: Vou, e venho para vós!” (28)
            Depois de três anos de convivência e comunhão com Jesus Cristo, este momento transformou-se para os discípulos, num sentimento de tristeza e solidão.
            Foi por estas razões que Jesus Cristo prometeu-lhes não deixar-lhes como órfãos! Eles não ficariam sozinhos!
Jesus nunca permite que os seus seguidores fiquem sozinhos e sem ajuda.
            Foi dentro deste quadro que Jesus Cristo ensinou sobre o Espírito Santo, como Deus eternamente presente na vida dos seus servos, e como continuador da Sua obra. 
            Nos ensinos de Cristo neste texto o Espírito Santo é uma Pessoa, que desempenha funções de um indivíduo como:
•          Consolar (16,26)
•          Habitar (17)
•          Ensinar (26) 
•          Relembrar (26)
            Aqui em nosso texto Jesus Cristo revela alguns dos atributos de Deus, que, também, são do Espírito Santo:
•          Verdade (17)
•          Santidade (26)
•          Onipresença (16,17)
•          Onisciência (26)
1. JESUS ENSINA QUE, COMO PESSOA O ESPÍRITO SANTO  CONSOLA. (16)
            Para entender os ensinamentos de Cristo  neste capítulo, é preciso desvendar algumas palavras do texto. Vejamos algumas delas:
“Outro” (gr. “allos” – outro do mesmo tipo, outro igual. O Espírito Santo não seria outro Deus diferente, e sim, Deus em Espírito.
            “Consolador”. Gr. “para” = “ao lado de” + “klẽtos”  = “Chamado”. O Espírito Santo é o Deus chamado para se fazer presente na vida dos que servem a Deus
            Parácletos = Consolador, Encorajador, Quem dá força.
            Moffatt o traduz como Ajudante.
            O Espírito Santo é quem nos consola, nos encoraja, nos dá forças e nos ajuda nos momentos de nossas tristezas.
Consolador é  uma tradução muito antiga.
John Wycliffe foi o primeiro a empregá-la. Mas em seus dias tinha um sentido muito mais rico e profundo do que lhe damos agora.
Wycliffe (1328 — 1384) foi professor da Universidade de Oxford, teólogo e reformador religioso inglês, considerado precursor das reformas religiosas que sacudiram a Europa nos séculos XV e XVI .
Wycliffe Trabalhou na primeira tradução da Bíblia para o idioma inglês, que ficou conhecida como a Bíblia de Wycliffe. (Esta Bíblia está disponível gratuitamente na internet, em língua inglesa).
O termo Consolador provém da palavra latina fortis que significa valente: o consolador era alguém que conseguia fazer com que alguma criatura desconsolada e tremerosa adquirisse coragem.
Atualmente, a palavra se relaciona quase exclusivamente com a tristeza e a dor.
O consolador é alguém que nos compreende quando estamos tristes ou desalentados.
Essa é justamente uma das tarefas do Espírito Santo.
O Espírito vem a nós, tira o que é inadequado e nos permite enfrentar a vida de cabeça erguida e sem medo.
Ele substitui a vida derrotada por uma vida vitoriosa.
A palavra Parácletos foi  empregada pelos gregos em vários sentidos:
I.          Parakletos podia ser uma pessoa a quem se chamava para dar testemunho a favor de alguém em um tribunal.
II.         Podia tratar-se de um advogado a quem se chamava para defender uma causa quando o acusado tinha possibilidades de receber uma pena muito grave.
III.        Podia ser um perito a quem se chamava para aconselhar sobre alguma situação difícil.
IV.       Podia ser uma pessoa a quem se chamava quando um batalhão de soldados se sentia deprimido e descoroçoado e lhe pedia que os alentasse e lhes infundisse coragem.
Em todos os casos, parakletos é alguém a quem se chama para prestar ajuda quando a pessoa que o convoca tem problemas, está consumido pela tristeza e pela dúvida ou pela confusão.
O que Jesus Cristo está dizendo, é que, enviaria o parakletos, para nos mostrar o que devemos fazer, e Ele  nos fazer capazes de enfrentar as batalhas da vida."
2. JESUS ENSINA QUE, COMO PESSOA O ESPÍRITO SANTO  RESIDE ETERNAMENTE NO  CRENTE. (16)
            Nós batistas não cremos num Espírito Santo que vem e deixa o crente; um Espírito Santo que o crente perde! A Bíblia não tem este ensino.
            O crente, devido a vida que leva, pode apagar a chama do Espírito em sua vida, e deixar de viver segundo o Seu poder. Atos 1:8
            Uma palavra interessante do grego  neste texto é “Monẽ” (só aqui  em João 14:2 e 16) = “Morada”.
O Espírito Santo habita e mora no crente que é a Igreja, o Corpo de Cristo.  
            É isso que torna o crente   Igreja do Senhor Jesus Cristo, um templo santificado ao SENHOR.
            “Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus, que sois vós, é santo!” I Cor. 3:16-17
“Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus!” I Cor. 6:19-20
É função do Espírito Santo, estar ao lado do salvo, que vive para Cristo, e ajudá-lo.
Através do Espírito Santo Jesus Cristo está sempre conosco, para nos ajudar, e nunca nos sentiremos sós.
3. JESUS ENSINA QUE, COMO PESSOA O ESPÍRITO SANTO  É QUEM NOS ENSINA. (26)
            Foi o Espírito Santo, como Mestre Divino, Quem inspirou os escritores a escreverem tudo o que está na Bíblia.
            Através dos ensinos bíblicos a Igreja tem tudo o que é necessário para conhecer a Deus, a Sua vontade e os Seus santos propósitos.
            Tudo o que Jesus Cristo garante neste texto, é para aqueles que amam a Jesus Cristo, aprendem os Seus ensinos e os obedecem.
Para JESUS há uma só forma de provar o amor a Ele: a obediência. (15)
Ele é o nosso padrão de amor, pois, demonstrou seu amor a Deus mediante sua obediência, assim descrita por Paulo: “E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz!” Fil. 2:8
Nós devemos mostrar nosso amor por Jesus mediante essa mesma obediência.
"Jesus nunca permitiu que o amor se convertesse em um sentimento ou uma emoção. Sua expressão sempre é moral e  revela-se na obediência." C. K. Barrett
O verdadeiro amor só se mostra na obediência real.
Em termos de ensinos divinos o Espírito Santo inspirou toda a Palavra de Deus, ensina e convence ao pecador.
Estas bênçãos do Espírito Santo são garantidas aos que creem na Palavra de Deus e a obedecem.
4. JESUS ENSINA QUE, COMO PESSOA O ESPÍRITO SANTO NOS RELEMBRA OS ENSINOS DE CRISTO. (26)
            “...vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito!” (26)  Isso significa que, as palavras de Cristo, que agora estão na Bíblia, o Espírito Santo é quem nos dá entendimento sobre elas, e conduzidos por Ele, tais palavras se tornam uma força transformadora na vida daquele que crê.
            Na verdade, Jesus está fazendo um apelo a que nos preparemos espiritualmente, mediante:
•          O estudo das Escrituras Sagradas,
•          A prática da oração,
•          A disciplina mental,
•          O exercício das faculdades intuitivas
•          A reflexão,
Tudo isso, para que o Espírito Santo encontre um campo bem preparado no qual possa implantar as sementes preciosas dos ensinos de Jesus Cristo em nossas vidas.
            Na égide do Espírito Santo o crente experimentará a liberdade de crescer em sua compreensão sobre  Jesus Cristo.
CONCLUSÃO
            Neste texto Jesus identifica o Espírito Santo como um dom de Deus  para o crente que vive para Cristo. (16,26)
            Porque eliminou a Deus da sua vida, nunca dispondo de um momento durante o dia para atender a Deus e ouvi-lo, o incrédulo que não vive para Jesus Cristo, não tem a presença ativa do Espírito Santo em sua vida. (17)
.
APELO
O fato muito simples é que o mundo está muito ocupado para dar uma oportunidade ao Espírito Santo para que penetre nele.
O Espírito não derruba as portas do coração de ninguém! Ele espera até a pessoa abrir as portas do coração e recebê-lo.
Abra o seu coração para Jesus Cristo, creia nele e o receba em sua vida, e assim, você experimentará a presença criadora, fortalecedora, encorajadora, consoladora e orientadora do Espírito de Deus em sua vida.
Faça isso hoje! Faça isso agora! Daqui a alguns minutos poderá ser muito tarde!

   Goiânia, 10 de novembro de 2013

       Pr. José das Graças Silva Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário