sexta-feira, 29 de novembro de 2013

SE ALGUÉM  AMAR  A    CRISTO
Texto Bíblico: João 14:18-25
18 Não vos deixarei órfãos; voltarei a vós.
19 Ainda um pouco, e o mundo não me verá mais; mas vós me vereis, porque eu vivo, e vós vivereis.
20 Naquele dia conhecereis que estou em meu Pai, e vós em mim, e eu em vós.
21 Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele.
22 Perguntou-lhe Judas (não o Iscariotes): O que houve, Senhor, que te hás de manifestar a nós, e não ao mundo?
23 Respondeu-lhe Jesus: Se alguém me amar, guardará a minha palavra; e meu Pai o amará, e viremos a ele, e faremos nele morada.
24 Quem não me ama, não guarda as minhas palavras; ora, a palavra que estais ouvindo não é minha, mas do Pai que me enviou.
25 Estas coisas vos tenho falado, estando ainda convosco.
Tese: “O amor se manifesta na obediência!”
Idéia Central: “O amor obediente é a condição que regulamenta a nova vida da Igreja do Senhor Jesus Cristo!”
INTRODUÇÃO
Sobre este texto um comentarista afirmou que, 24 horas depois destas palavras de Jesus, Ele estaria enfrentando a cruz.
Os discípulos estavam  diante de uma tragédia pela frente. Estavam aflitos e emudecidos.
Jesus os consola, prometendo-lhes não os deixar sozinhos, promete voltar para eles, e que eles estariam ainda vivos quando tudo acontecesse.
Isso aconteceu quando Jesus Cristo ressuscitou dos mortos.
A ressurreição transformou  a morte em vida, a desesperança em esperança, a tristeza em alegria, e foi então quando compreenderam sem dúvida alguma que, estava se cumprindo o que Jesus garantiu.
O principal objetivo de Jesus Cristo neste texto, é apresentar o amor como o alicerce para a vida de Sua Igreja.
O texto apresenta as bênçãos para alguém que ama a Jesus Cristo:
1.  SE AMAR A CRISTO, VIVERÁ EM COMUNHÃO COM ELE. (20)
Neste versículo temos uma das mais grandiosas e preciosas declarações acerca da comunhão que impera na família de Deus.
Essa comunhão envolve toda a Trindade divina e todos os  tiverem recebido do Senhor Jesus o nome e a posição de “filhos de Deus”. (1:12)
Jesus sempre destacou que há unidade e plena comunhão na Trindade Divina.
Destaca, também, que, os seus seguidores são aqueles que, em comunhão, compartilham os propósitos, os desígnios e tudo o que Cristo é e tem como missão. Para o crente em Cristo isso é o que Ele chama de salvação enquanto vivemos aqui na terra.
Jesus identifica-se como enviado do Pai ao mundo, e  exaustivamente diz que, está  enviando os Seus discípulos ao mundo.
Porém, deixa bem claro que, somente poderão cumprir esse envio como testemunhas, se eles próprios estiverem em ordem, se sua própria vida for uma vida repleta de Jesus. Este estar repleto de Jesus é mais um dos aspectos reais da salvação do crente enquanto estiver aqui na terra. Salvo é aquele cristão que está repleto de Jesus em sua vida.
2. SE AMAR A CRISTO, OBEDECERÁ OS ENSINOS DELE. (21,23)
Jesus deixa claro que, o amor não é mera bem-aventurança de sentimentos, e sim, uma unidade de vontade e propósitos com o ente amado. Assim é o amor cristão!
Neste texto Jesus coloca o amor como alicerce e base dos relacionamentos. Ele deixa claro que:
  • Deus ama a Jesus;
  • Jesus ama a Deus;
  • Deus ama aos homens;
  • Jesus também os ama;
  • Os homens amam a Deus através de Jesus.
  • Os homens se amam entre si.

O céu e a Terra, o homem e Deus, o homem e outros homens estão unidos por este laço de amor.
Aqui Jesus faz uma bela descrição do crente salvo.
Nos ensinos de Jesus Cristo o amor se manifesta na obediência.
O amor genuíno se expressa claramente em guardar a palavra de Jesus.
Quem ama a Cristo e guarda a palavra dele, está no amor do Pai.
Jesus ensina aqui que, o amor busca toda a proximidade e ligação com aquele que  amamos.
Ele viverá em nós e nós viveremos nele! Este é um dos aspectos da salvação  que a Bíblia ensina.
3. SE AMAR A CRISTO, SERÁ AMADO POR TODA A TRINDADE DIVINA. (21,23)
Jesus afirma que, o Deus triúno habita no crente salvo.
Tendo os mandamentos de Cristo, devemos obedecê-los, devemos guardá-los em nosso coração e em nossa vida. "Escondi a Tua palavra em meu coração, para eu não pecar contra ti!" Salmo 119:11
A prova mais segura de nosso amor a Cristo é a obediência às Suas leis.
Há sinais espirituais de Cristo e seu amor dados a todos os crentes, e estes sinais estão todos relacionados com o amor.
Quando o amor sincero a Cristo está no coração, haverá obediência. Este é o maior sinal espiritual!
Se amamos a Cristo, nós o obedeceremos como um ato de gratidão.
Para quem ama a Jesus Cristo a recíproca é verdadeira!
Deus amará os crentes obedientes,  se comprazerá em amá-los, e repousará em amor a eles. Estará com eles como em sua casa. 
Estes privilégios estão limitados aos que têm a fé que opera por amor, e cujo amor a Jesus os leva a obedecer seus mandamentos.
4. SE AMAR A CRISTO, SERÁ MORADA DELE. (23)
Aqui Jesus promete não deixar órfãos os seus seguidores.
Orphanos - órfãos – desamparados, desolados, sem consolo. Esta palavra só é encontrada aqui neste capítulo de João e em Tiago 1:27
Entre as interpretações desta garantia de Jesus Cristo, de não deixar órfãos os seus discípulos, Ele está falando da vinda poderosa do  Espírito Santo, o Consolador e continuador de Sua obra.
Se amamos a Cristo com obediência, Ele fará morada em nossa vida.
Neste capítulo Jesus dá duas garantias para o crente salvo:
  1. Enquanto aqui na terra, Jesus habita nos seus seguidores. (23)
  2. Lá na eternidade Jesus tem uma morada garantida para todos os seus seguidores. (1-3)

O que se espera para depois, no além, já é realidade aqui e agora.
Jesus deixa bem claro que, o seu prazer é estar com os seus seguidores aqui e agora e para sempre. (3)
“...Se alguém me ama..." É a alternativa que abre para cada pessoa essa inaudita possibilidade de ser tornar morada do Deus trino.
A condição prévia para isso, porém, é imprescindível e está fundamentada no cerne da questão: Esse ―alguém tem de amar a Jesus.
Aqui são duas realidades ensinadas por Cristo:
  1. Ele pede que, você faça do seu  coração e vida, um quarto de hóspede onde Ele possa habitar.
  2. Se assim fizer, Ele promete: “Faremos nele morada”.

É para quem Jesus vive nele e ele vive em Jesus que, Ele promete uma morada eterna.
No grego essa palavra morada é a mesma que pode ser traduzida como mansão, na primeira parte deste capítulo. Deus prepara uma mansão para aqueles que creem em Cristo e, em amor obediente, o servem.
5. SE AMAR A CRISTO, RECEBERÁ DELE A SUA MANIFESTAÇÃO. (21)
Na verdade, Cristo está prometendo que continuará conduzindo os seus discípulos.
Essa manifestação não seria através de fenômenos sobrenaturais, mas na presença e amor recíprocos.
Não vos deixarei órfãos ou sem pai, porque, embora vos deixe, de todos os modos vos deixo este consolo: Voltarei a vós.
Virei prontamente a vós em minha ressurreição.
Virei diariamente a vós através do meu Espírito!
Virei a vós através da minha misericordiosa  graça.
O amor obediente do crente o conduzirá a duas bênçãos:
  1. À última segurança. No Dia do Justo Juízo de Deus estará a salvo.
  2. À uma revelação plena de Deus.

Jesus revela-se de maneira cada vez mais completa a quem o ama.
Essa manifestação prometida por Cristo aos que o amam e guardam os seus mandamentos, pode ser bênçãos dadas por Deus.
“...E me manifestarei a ele...” (21) está ligado com a expressão “...e meu Pai o amará, e viremos para ele e faremos nele morada!” (23). Essa é uma garantia de um relacionamento permanente com os que O amam e O obedecem.
CONCLUSÃO
O amor é a base de todas as ações remidores de Deus. João 3:16
O amor é a grande prova de espiritualidade!
O amor é o solo onde desenvolvem-se todas as virtudes espirituais. Gál. 5:22
O amor constrói o retrato da Igreja de Jesus Cristo perante o mundo. "Um novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei a vós, que também vós vos ameis uns aos outros. Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos, se tiverdes amor uns aos outros.João 13:34-35
Quanto mais obedecemos a Deus, melhor o entendemos e o homem que transita pelo caminho de Deus, inevitavelmente caminha com Deus.
Os três primeiros versículos deste capítulo explicam tudo o que Jesus está prometendo e garantindo em nosso texto.
Jesus está falando para crentes que, prepararam a sua vida como morada ocupada por Deus, através do amor e obediência a Ele.
Através do amor de Deus, em Cristo, o crente será recebido numa morada preparada por Ele na casa do Deus Pai. Isso deve nos constranger a viver em Cristo com amor obediente.

APELO
Essa desgraça, que mesmo sendo um crente e membro de igreja, você está vivendo em sua vida,  em sua família, em sua vida profissional, esse inferno que você está vivendo, é falta desse amor obediente. 
Não basta conhecer a palavra do Senhor. É preciso obedecê-la! 
Faça uma decisão agora e experimentará as bênçãos prometidas e garantidas por Cristo Jesus neste fantástico texto bíblico.  
Faça essa decisão agora! Amanhã poderá ser muito tarde! 
Amanhã, sem  tomar  uma decisão aprovada por Cristo, a sua vida poderá estar pior do que hoje! Sendo assim, tome esta decisão hoje! Agora! Estou orando por você! Amém!

Pr. José das Graças Silva Oliveira


Nenhum comentário:

Postar um comentário