DEUS CRIOU AS FLORES PARA EMBELEZAR A VIDA
"Por que vocês se preocupam com roupas? Vejam como crescem os lírios do campo. Eles não trabalham nem tecem. Contudo, eu digo que nem Salomão, em todo o seu esplendor, vestiu-se como um deles!" Mateus 6:28-29
Neste texto bíblico podemos ver Jesus Cristo contemplando o resplendor das flores do campo, e exaltando a sua beleza.
Tenho pensado como as flores são uma criação maravilhosa de Deus! Algumas, além de muito lindas, perfumam o ambiente!
Em minha casa temos Rosas, Amarílis, Dálias, Orquídeas, Flor de Maio, Beijo, Antúrio, Bandeira Branca, Samambaias, lírios, Costela de Adão, até Canas-de-Macaco (para as beija-flores), etc. Como uma casa fica linda e mais alegre com a presença das flores!
Uma coisa que me deixa muito perplexo é como as flores são usadas erroneamente pelos seres humanos!
Muitos usam as flores somente para enviá-las à pessoas que já morreram e que não poderão mais contemplar a sua formosura.
Enviam uma linda coroa de flores para um falecido! Cobrem o seu corpo inerte dentro do caixão com lindas flores! Até plantam um pequeno jardim, ou pé de alguma flor na sepultura do falecido!
Não me agrado de nada disso, porque é mais uma moda do que uma demonstração de amor à pessoa que se foi para a eternidade, amor que muitas vezes não foi demonstrado durante a vida dele.
Não me agrado disso, porque muitas vezes percebo que essa é uma atitude até de orgulho!
Compartilhei de um velório de uma pessoa muito querida. Uma só pessoa pagou todas as despesas atinentes a ele. Alí apareceu uma coroa de flores muito linda, de uma pessoa da família em nome dela e de dois dos seus filhos, excluindo todos os demais da família na homenagem, inclusive quem estava ali pagando as despesas que envolvem uma morte! Isso é mais uma maneira de "aparecer" do que demonstração de amor. Creio que mesmo a pessoa que estava dentro do caixão, se pudesse ter sentimentos, não se sentiria feliz com tal situação.
Esse costume de flores em velório, dentro de caixão, plantadas sobre uma sepultura, não seria uma coisa das mais antiquadas? Pois, é assim que vejo.
Uma linda flor não tem culpa nenhuma pela morte de ninguém e não merece ser usada para um fim tão triste!
Flor, seja ela qual for, não traz nenhuma alegria ou significado para quem já "bateu a cassuleta" e tampouco para os familiares e amigos de quem já partiu para a eternidade.
Quando Deus criou as flores foi para embelezar e perfumar a vida!
Nada há no mundo que possa embelezar ou perfumar a morte, essa coisa tão cruel, terrível e triste!
Em hipótese alguma, não há flores que possam esconder a feiura, crueldade e cinismo da morte!
Isso é um ritual sem lógica, e às vezes até um ritual muito hipócrita, que quando vejo fico a imaginar: Como era o relacionamento e demonstração de amor para com a pessoa que morreu, enquanto estava viva? Será que pelo menos uma vez, enquanto vivia, o (a) defunto (a) recebeu de tais doadores de flores necrológicas, pelo menos uma flor como demonstração de carinho, amor e beleza?
Muitas pessoas que morreram e foram para o túmulo cobertas de flores lúgubres, nunca receberam "uma" enquanto viveram neste mundo. Então, por que fazer isso depois da morte?
Você que gosta e aprecia as flores, que vê nelas algo que embeleza o ambiente e a vida, seja mais real e honesto: Envie flores aos parentes e amigos queridos, enquanto estiverem vivos, para que sintam a sua beleza e o seu perfume!
Temos uma coluna em "O Jornal Batista", e tenho visto um momento em nossas Assembleias Convencionais, dedicados aos que já morreram, e falando dos seus feitos em prol do reino de Deus. Muitas vezes a Denominação nem sabia da existência destes queridos irmãos e nem do trabalho que eles desempenharam para Deus. Essa menção no Jornal ou na Assembléia da Convenção não está errada, mas como seria melhor, enquanto tais irmãos estivessem vivos, se pudessem ver os seus nomes citados e o trabalho deles. Que alegria e que motivações isso proporcionaria! Mas depois de mortos vejo isso mais como "lorota". Isso é uma maneira errada de estar "enviando flores!"
Quando vemos um nome citado nos jornais denominacionais ou nas assembleias convencionais, sempre é de um líder que tem estado em evidência, e nunca daqueles bons e fiéis servos de Deus que trabalham por amor e mais no anonimato. Vejo isso, como, mais uma maneira de "massagear o ego" de quem os apresenta, quando o homenageado não pode mais ver o que está acontecendo, porque já está na glória!
Em todos os sentidos, receber flores, é algo maravilhoso, quando os olhos podem contemplá-las, o olfato perceber o seu perfume, e as mãos manipularem tudo o que elas possam representar.
Tudo quanto é importante fazer pelo nosso semelhante, deve ser feito enquanto ele estiver conosco e vivo nesta terra, com todos os seus sentidos ativos.
A única coisa que dá sentido positivo e de alegria na morte, é a salvação! Essa, sim, embeleza a morte! E, nada mais! Como a Bíblia diz: "Bem-aventurados os mortos que, desde agora, morrem no Senhor. Sim, diz o Espírito, para que descansem das suas fadigas, pois as suas obras os acompanham" - Apoc. 14:13.
A morte de pessoas sem Jesus Cristo é triste, melancólica e desesperançosa. O próprio Jesus Cristo falou sobre isso: "Quem não crer, já está condenado, porquanto não crê no unigênito Filho de Deus!" João 3:18. Portanto, não há alegria na morte de quem tem como destino a condenação eterna e o inferno.
A única maneira digna de demonstrar o nosso carinho, afeto e amor às pessoas é levando-lhes a mensagem da salvação que há em Cristo, isso enquanto elas estiverem vivas. Jesus disse: "Na verdade, na verdade, vos digo: Todo aquele que crer em mim, tem a vida eterna!" João 6:47
Flor para quem morre perdido, sem salvação e condenado eternamente, não tem sentido algum!
Se a flor representa para você carinho, afeto, consideração e amor, ofereça-a enquanto a pessoa estiver viva, e pratique tudo isso para com a pessoa enquanto ela possa ver, e sentir-se amada.
Pr. José das Graças Silva Oliveira
Nenhum comentário:
Postar um comentário