quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

ESTUDO DOUTRINÁRIO

A ESSÊNCIA DA OBRA DO ESPÍRITO SANTO
Texto Bíblico: João 16:1-15
1 Eu vos tenho prevenido sobre estes acontecimentos, para que não vacileis na fé.
2 Eles vos expulsarão das sinagogas; e mais: Chegará o tempo quando quem vos matar, pensará que está prestando um culto a Deus.
3 Cometerão essas atrocidades porque não conhecem o Pai e tampouco a mim.
4 Entretanto, tudo isso vos tenho dito para que, quando o momento chegar, vos lembreis de que Eu vos adverti. Não vos disse isso desde o começo, porque Eu estava convosco.
5 Agora, porém, Eu vou para junto daquele que me enviou, e nenhum de vós me pergunta: ‘Para onde vais?’
6 Sei que, ao dizer-vos sobre o que ocorrerá, o vosso coração foi tomado de tristeza.
7 Todavia, Eu vos asseguro que é para o vosso bem que Eu parta. Se Eu não for o Advogado não poderá vir para vós; mas se Eu for Eu o enviarei.
8 quando, então, Ele vier, convencerá o mundo do seu pecado, da justiça e do juízo.
9 Do pecado, porque a humanidade não crê em mim,
10 da justiça porque Eu vou para o Pai, e vós não me vereis mais,
11 e do juízo, porque o príncipe deste mundo já está condenado.
12 Eu ainda tenho muitas verdades que desejo vos dizer, mas seria demais para o vosso entendimento neste momento.
13 No entanto, quando o Espírito da verdade vier, Ele vos guiará em toda a verdade, porque não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos revelará tudo o que está por vir.
14 O Espírito me glorificará, porque receberá do que é meu e vos anunciará.
15 Tudo quanto o Pai tem, pertence a mim. Por isso é que Eu disse que o Espírito receberá do que é meu e e o revelará a vós.
INTRODUÇÃO
No texto, Jesus Cristo está na última semana do seu ministério terreno, e diante da crucificação.
Jesus se preocupa com os seus discípulos e os prepara para enfrentar as provações que se seguiriam brevemente.
As perseguições viriam ferozmernte, como mais tarde disse Paulo: “Quanto a mim, sou judeu, nascido em Tarso da Cilícia, e nesta cidade criado aos pés de Gamaliel, instruído conforme a verdade da lei de nossos pais, zeloso de Deus, como todos vós hoje sois. E persegui este caminho até à morte, prendendo, e pondo em prisões, tanto homens como mulheres!” Atos 22:3-5
Tudo o que Jesus Cristo disse no texto foi para evitar que os discípulos fossem abalados pelas perseguições, sofrimentos e tristezas que os acompanhariam. (6)
Jesus disse que seriam expulsos da sinagoga e da comunidade judaica e que até na morte deles, os assassinos pensariam estar prestando um serviço para Deus. (3)
A “Inquisição”  executada pela Igreja Católica, assassinando milhares de cristãos, é uma prova dessa palavra de Jesus Cristo. Toda a matança foi executada em nome de Cristo, dizendo ser uma obra para Deus.
“latreia” era a palavra para designar o serviço que o sacerdote oferecia sobre o altar.
Esse  vocábulo era usado para referir-se ao serviço religioso e sagrado oferecido a Deus.
É, também, no texto  o vocábulo que se refere às perseguições como serviço prestado a Deus.
Paulo testemunha sobre a época, quando, por ignorância, por zelo religioso,  tentava eliminar o nome de Jesus Cristo e varrer do mundo a Igreja:
“Bem tinha eu imaginado que contra o nome de Jesus Nazareno devia eu praticar muitos atos; O que também fiz em Jerusalém. E, havendo recebido autorização dos principais dos sacerdotes, encerrei muitos dos santos nas prisões; e quando os matavam eu dava o meu voto contra eles.  E, castigando-os muitas vezes por todas as sinagogas, os obriguei a blasfemar. E, enfurecido demasiadamente contra eles, até nas cidades estranhas os persegui!” (Atos 26:9-11).
Aqui em nosso texto bíblico, os discípulos estavam aflitos e angustiados pela dor. A única coisa que sabiam, era que perderiam a Jesus.
Jesus lhes disse que, isso era o melhor que lhes podia suceder, porque quando Ele voltasse para o Céu, viria o Espírito Santo, o Consolador.
E no texto Jesus Cristo descreve a excelente obra do Espírito Santo:
1.  CONVENCER O MUNDO SOBRE O PERIGO DE REJEITAR A CRISTO. 8-9
O verbo grego “elencho”- entre os significados estão condenar e convencer de culpa.
Convencer é condenar o acusado pelo pecado cometido, e, também, convencê-lo da sua fraqueza. Nesta passagem precisamos ter em mente os dois sentidos: condenar e convencer.
Jesus está dizendo que, o Espírito Santo condenará os homens por seu pecado de incredulidade.
O maior pecado da incredulidade, o pecado sem cura, é rejeitar a Cristo.
Os homens querem Jesus Cristo, porque  a convicção que o Espírito Santo colocou em seus corações é de Cristo os condenando por causa da incredulidade.  Então, sabem que, precisam de Jesus Cristo!
É fato real, que um homem de mais de 2000 anos atrás continua comovendo, e abrindo os corações dos homens até hoje. Isso só pode ser  obra do Espírito Santo.
2. É OBRA DO ESPÍRITO SANTO, CONVENCER  O MUNDO SOBRE O PODER DA MORTE DE JESUS CRISTO. 9,10
O Espírito Santo é quem aplica ao crente a justiça imputada pela morte e ressurreição de Jesus Cristo.
“O qual por nossos pecados foi entregue, e ressuscitou para nossa justificação!” Rom. 4:25
Através da obra do Espírito Santo o pecador fica:
-Convencido da condenação devido aos   seus pecados
-Convencido da justiça de Cristo e do Juízo vindouro
-E convencido   que, o que  pode dar-lhe segurança, é a certeza da salvação e do perdão de Cristo lá no justo Juízo de Deus.
Aqui temos a essência da obra do Espírito Santo: O Espírito Santo convence o pecador e dá-lhe segurança e paz em Cristo.
Ele convence o pecador sobre a sua condenação,  e, ao mesmo tempo,  que tem um eficiente Salvador. Isso é obra do Espírito Santo.
3. CONVENCER O MUNDO QUE A CRUZ FOI A VITÓRIA DE CRISTO SOBRE SATANÁS. (33)
“Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo!” (33)
A ressurreição de Jesus Cristo foi a prova real da  retidão, da vitória, e da justiça de Deus.
“Pai justo, o mundo não te conheceu; mas eu te conheci, e estes conheceram que tu me enviaste a mim!” (17:25)
A ressurreição de Jesus Cristo foi a prova real da justificação dos crentes.
“Mas também por nós, a quem será tomado em conta, os que cremos naquele que dentre os mortos ressuscitou a Jesus nosso Senhor; O qual por nossos pecados foi entregue, e ressuscitou para nossa justificação!” (Rom. 4:24-25)
O Espírito Santo convence os homens acerca do juízo. Sobre a cruz está  condenado, julgado e derrotado o mal.
O que faz o pecador sentir-se seguro de  que tem o juízo pela frente, e por isso precisa de Jesus Cristo como Salvador e Senhor, é a obra do Espírito Santo.
É o Espírito Santo  quem  dá ao pecador a  convicção interior, de que todos  deverão  defrontar-se com o juízo de Deus, e que cada um dará contas de si mesmo a Deus. Isso é obra do Espírito Santo na vida do homem.
4. GLORIFICAR A JESUS CRISTO ENSINANDO A VERDADE AOS CRENTES.
Jesus deixa bem claro que, o Espírito Santo haveria de glorificá-lo, ensinando o crente a vivenciar a verdade que Ele ensinou.
Jesus identificou o Espírito Santo como o “Espírito de Verdade!” (12-13ª)
Historicamente, é função do Espírito Santo “...fazer lembrar de tudo...” 14:26
Os salvos se distinguem do mundo pelo verdadeiro conhecimento de Deus e da Sua vontade.
“E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste!” (17:3)
Em questões Doutrinárias é função do Espírito Santo “ser o grande Professor, ensinando todas as coisas”:
“Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito!”14:26
“Mas, quando vier aquele, o Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir. Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu, e vo-lo há de anunciar. Tudo quanto o Pai tem é meu; por isso vos disse que há de receber do que é meu e vo-lo há de anunciar!”16:13-15
A ferramenta que o Espírito Santo usa para autenticar a Doutrina é a Bíblia.
É por isso que o crente precisa ler e estudar a Bíblia diariamente, porque ela é a verdadeira fonte doutrinária, para quem quer viver segundo os propósitos de Deus.
Escatologicamente é função do Espírito Santo  “...anunciar as coisas que hão de vir” 16:13
Ninguém precisa do Espírito Santo para saber que um dia vai morrer. Pode ser ainda hoje! Isso é fato sem dúvida alguma.
Mas, todos precisam do Espírito Santo, para prepará-los para o fatídico dia da morte. A ferramenta que o Espírito Santo usa para esse preparo, é a Bíblia.
A ferramenta do Espírito Santo para nos preparar para ser o que Deus quer que sejamos, é a Bíblia.
Toda a Escritura nos foi dada por inspiração de Deus e é útil para nos ensinar o que é verdadeiro e para nos fazer compreeender o que está errado em nossas vidas; ela nos endireita e nos ajuda a fazer o que é correto!” II Tim 3:16-17
CONCLUSÃO
O Espírito Santo é o Advogado, o Paraclētos para:
-Convencer o pecador sobre a sua necessidade de Jesus Cristo como Salvador.
-Convencer o pecador que se endurecer o seu coração para Cristo, estará irremediavelmente perdido.
-Como Promotor, condenar os ímpios, e como Consolador orientar e defender  os crentes salvos.
APELO
Qual é a sua situação diante do que Jesus Cristo fala no texto bíblico?
É necessário uma decisão, e qual é a decisão que você vai fazer?
Creia em Jesus Cristo e abra o seu coração, recebendo-O como seu único e suficiente Salvador e Senhor. Amém!

Pr. José das Graças Silva Oliveira






Nenhum comentário:

Postar um comentário