domingo, 28 de junho de 2015

SAÚDE

CÂNCER DE MAMA NO BRASIL
Por mera curiosidade e para saber um pouco mais sobre este assunto, até mesmo porque tenho a minha esposa e uma filha ainda com doze anos de idade, estive fazendo uma pesquisa no site do INCA-Instituto Nacional do Câncer, para aprender e repassar um pouco do que pudesse apreender, e como resultado aqui estão algumas informações que, julgo muito importantes para as mulheres
Câncer de Mama corresponde a pelo menos 22% entre todos os tipos de câncer.
Esta doença tem uma taxa muito elevada de mortes em mulheres com mais de 40 anos de idade, porque elas relaxam e deixam de fazer os exames exigidos periodicamente.
São muitos os fatores causadores do câncer de mama:
Fatores ambientais
• Obesidade, principalmente após a menopausa;
• Sedentarismo (não fazer exercícios);
• Sobrepeso;
• Consumo de bebida alcoólica;
• Exposição frequente a radiações ionizantes (Raios-X)
Fatores hormonais
• Primeira menstruação (menarca) antes de 12 anos;
• Não ter tido filhos;
• Primeira gravidez após os 30 anos;
• Não ter amamentado;
• Parar de menstruar (menopausa) após os 55 anos;
• Ter feito reposição hormonal pós-menopausa, principalmente por mais de cinco anos.
Fatores genéticos
• História familiar de câncer de mama e ovário, principalmente em parentes de primeiro grau antes dos 50 anos;
• Alteração genética;
• A mulher que possui um desses fatores genéticos tem risco elevado para câncer de mama.
O Instituto Nacional do Câncer diz que, a presença de um ou mais desses fatores não significa que a mulher terá câncer. e alerta ainda que a amamentação, prática de atividade física e alimentação saudável com a manutenção do peso corporal são fatores de proteção e estão associados a um menor risco de desenvolver a doença.
Muitas mulheres só enxergam a necessidade da consulta médica e devidos  exames, quando a doença já está em estado avançado e em alguns casos, já sem solução.
O Instituto Nacional do Câncer diz que, esta doença, quando diagnosticada em tempo hábil, tem grande chance de cura.
A Dra. Vivian Schivartche do INCA diz que, os nódulos antes dos 40 anos de idade carecem de muito cuidado, sendo necessário procurar o médico mesmo antes dos exames, para fazer talvez uma ultrassonografia das mamas e assim, prevenir e evitar algum tremendo mal.
Modernamente há alguns tipos de exames que podem detectar o câncer, e ajudar a encontrar o tratamento necessário:
  • A Mamografia é o exame de mamas mais conhecido entre as mulheres.
  • A mamotomia é um exame que faz uma biopsia dos nódulos existentes de até 1,5 cm, e também, de calcificações pequenas agrupadas nas mamas. Este exame pode ser realizado em clínica ou ambulatório e se utiliza da mamografia, ultrassom ou ressonância magnética para a sua realização. É um exame que não deixa cicatriz, é indolor, e não precisa de internação.
  • A Tomossíntese, conhecida como mamografia tridimensional ou 3D, faz um exame de mamas com precisão diagnóstica do câncer de mama. Este exame revela com precisão os tumores precoces e menores.
  • E ainda existem  as chamadas Radiografias, que sempre ajudam em diagnósticos os mais variados possíveis.
A médica radiologiasta, especialista em diagnósticos de câncer de mama no Centro de Diagnóstico Brasil (CDB), em São Paulo, fala sobre a negligência das mulheres em relação à sua saúde por medo de sentir dores, medo dos resultados, jornada de trabalho e dificuldades de acesso até as clínicas. Esta médica diz que o principal aliado da mulher é o diagnóstico precoce.
Há não muito atrás  havia alguns motivos para ter medo em excesso quando o assunto era a possibilidade de câncer de mama, porque a paciente era submetida a um processo cirúrgico, era internada por dois ou três dias e ficava com uma cicatriz. Quando o diagnóstico era positivo com nódulo maligno, era realizada outra cirurgia para retirar o tumor e tecidos ao seu redor.
Atualmente, mesmo diante de um diagnóstico maligno, faz-se uma cirurgia, sem deixar cicatrizes.
Um dado muito importante é que de todos os possíveis casos, de cada grupo de dez nódulos encontrados e levados à biópisia, somente dois estão relacionados com o câncer de mama.
O dado mais aterrorizante sobre o câncer de mama é este: O INCA - Instituto Nacional do Câncer afirmou recentemente que, há pelo menos 60.000 novos casos de câncer de mama todos os anos no Brasil.
Diante desses dados, o conselho mais apropriado é que  as mulheres não se descuidem e não tenham medo de submeterem-se aos devidos exames no momento certo.
Diante de qualquer suspeita, é bom procurar o médico, fazer os exames, e principalmente, sempre buscar a Deus confiando nele em qualquer que seja a circunstância. "Porventura, haveria coisa alguma difícil ao Senhor?" (Gênesis 18:14a)

Fonte: http://www1.inca.gov.br
Postado por Pr. José das Graças Silva Oliveira



Nenhum comentário:

Postar um comentário