terça-feira, 1 de novembro de 2016

NOVEMBRO AZUL - PRÓSTATA

Novembro Azul: câncer de próstata mata um homem a cada 40 minutos no Brasil

"Ou ainda não entendeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que habita em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não pertenceis a vós mesmos?" I Cor. 6:19



Terminado o Outubro Rosa alertando as mulheres sobre os perigos do Câncer de Mama, inciamos agora o NOVEMBRO AZUL  com a Campanha para os homens, alertando acerca do Câncer de Próstata.

Há campanhas espalhadas por todas as partes do Brasil, buscando mostrar aos homens que, eles tem direito à saúde integral.

Neste ano as campanhas estarão  orientando os homens sobre o câncer de próstata, e, também, alertando sobre a importância de cuidar da saúde.

O Câncer de Próstata figura como o segundo tipo de câncer mais comum entre homens, com mais de 13 mil mortes anuais – uma a cada 40 minutos. Mais de 61 mil novos casos devem ser registrados no país em 2016, segundo o  INCA - Instituto Nacional do Câncer.

A proposta do INCA este ano é, com a campanha já consolidada no Brasil,  alertar sobre os cuidados com a saúde integral do homem, e mobilizar a população masculina, para que se torne protagonista de sua história e responsável por sua própria qualidade de vida, em diferentes fases da vida.

Estamos em 2016, e vejam a seguir os números oferecidos pela Sociedade Brasileira de Urologia para 2014:



Durante o mês de novembro, serão realizadas atividades de orientação sobre o câncer de próstata e a saúde do homem e ações para estimular a atividade física. Haverá distribuição de material informativo e prédios serão iluminados na cor azul, inclusive o Congresso Nacional, em Brasília.

Entre as atividades serão feitas reuniões com profissionais de saúde, parlamentares, governantes, representantes do Ministério da Saúde e população em geral para debater a prevenção e o combate ao câncer de próstata e outros tipos de câncer, como de pênis e testículo.

É necessário que vençamos o medo e o preconceito contra o exame de próstata, porque, geralmente, é bem simples, com alguns procedimentos na seguinte forma: Primeiramente o médico pede um exame de sangue e uma ultrassonografia da próstata, se ele ficar com alguma dúvida, ele pede uma ultrassonografia dos rins e da bexiga. Ele só encaminha para prosseguir fazendo outros exames, como o toque, se ficar evidente que já há a presença de um tumor em estado avançado, mas, mesmo assim, ainda não há o que temer, porque há dois tipos de tumores:
1. O tumor  benigno que pode ser tratado com medicamentos.
2. O tumor maligno que exige cirurgia imediata, principalmente se tiver sido diagnosticado em tempo oportuno para o procedimento.

Ouvimos sempre o provérbio popular "É melhor prevenir do que remediar". Este é o melhor caminho para evitar uma tremenda tragédia na vida pessoal e familiar.

Para o homem pobre, ter uma vida saudável, é bem melhor, do que ser dependente de um sistema tão falido como é o SUS. 

E para o homem privilegiado na vida financeira não adianta ter uma vida confortável materialmente falando, se não houver saúde para desfrutar de tudo.

Como diz o versículo bíblico no início dessa postagem, é nosso dever, cuidar do nosso corpo, porque ele pertence a Deus.

OUTUBRO ROSA, É MÊS DO CUIDADO MASCULINO COM A SAÚDE!

Nenhum comentário:

Postar um comentário