segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

EXCELENTES LIÇÕES QUE DEVEMOS APRENDER


                                                                 


E depois daqueles dias, havendo feito os nossos preparativos, subimos a Jerusalém. 
E foram também conosco alguns discípulos de Cesaréia, levando consigo um certo Mnasom, cíprio, discípulo antigo, com quem havíamos de hospedar-nos. 
E, logo que chegamos a Jerusalém, os irmãos nos receberam de muito boa vontade. 
E no dia seguinte, Paulo entrou conosco em casa de Tiago, e todos os anciãos vieram ali. 
E, havendo-os saudado, contou-lhes por miúdo o que por seu ministério Deus fizera entre os gentios. 
E, ouvindo-o eles, glorificaram ao Senhor, e disseram-lhe: Bem vês, irmão, quantos milhares de judeus há que crêem, e todos são zeladores da lei. 
E já acerca de ti foram informados de que ensinas todos os judeus que estão entre os gentios a apartarem-se de Moisés, dizendo que não devem circuncidar seus filhos, nem andar segundo o costume da lei. 
Que faremos pois? em todo o caso é necessário que a multidão se ajunte; porque terão ouvido que já és vindo. 
Faze, pois, isto que te dizemos: Temos quatro homens que fizeram voto. 
Toma estes contigo, e santifica-te com eles, e faze por eles os gastos para que rapem a cabeça, e todos ficarão sabendo que nada há daquilo de que foram informados acerca de ti, mas que também tu mesmo andas guardando a lei. 
Todavia, quanto aos que crêem dos gentios, já nós havemos escrito, e achado por bem, que nada disto observem; mas que só se guardem do que se sacrifica aos ídolos, e do sangue, e do sufocado e da prostituição. 
Então Paulo, tomando consigo aqueles homens, entrou no dia seguinte no templo, já santificado com eles, anunciando serem já cumpridos os dias da purificação; e ficou ali até se oferecer por cada um deles a oferta. 
Atos 21:15-26


INTRODUÇÃO
            Esta é a quinta viagem de Paulo a Jerusalém depois que se converteu. (18:22)
         A presente secção do livro de Atos informa-nos sobre como se desenvolvera a liderança da Igreja Cristã de Jerusalém.
         Informa-nos também sobre os caminhos, que a Doutrina Cristã teve que percorrer para chegar até nós.
            O grande doutrinador é o apóstolo Paulo. Aqui, Tiago, irmão de Jesus Cristo (Mat.13:55s) é quem ocupa o principal lugar de  liderança da  Igreja de Jerusalém.
           Isso é um fato muito importante, porque durante o ministério de Jesus, Tiago, não foi sequer um dos Doze apóstolos do Senhor.
       Josefo, historiador e militar judeu, em um dos seus escritos (Antiquidades) diz: “Tiago foi conduzido por Anano, o Moço, sumo-sacerdote dos judeus, ao sinédrio, para que fosse apedrejado, porém os judeus mais moderados, que interpretavam a lei com exatidão ficaram muito insatisfeitos com isso”. Essa citação  de Josefo chama Tiago de “irmão de Jesus, o chamado Cristo”.
            Quais  são  as  excelentes  lições  que devemos  aprender  neste texto?

1. QUE O DOGMATISMO É PERIGOSO (20)
            Até aonde concernia aos judeus cristãos, Paulo havia traído Moisés. Eles   simplesmente não poderiam imaginar um Cristo e uma fé religiosa que não estivessem alicerçadas nos ensinamentos de Moisés.
            Mas foi exatamente o que Paulo proclamou entre eles. Um Cristianismo baseado em Cristo somente.
            Mas os judeus dogmatizavam a sua fé religiosa e todo o corpo dos ensinamentos de Moisés.
            Certo teólogo diz sobre o dogmatismo:  O dogmatismo cria covardes para temerem novas  verdades; faz  suficientemente preguiçosos, para aceitarem novas verdades; Faz suficientemente arrogantes, para pensarem que sabem toda a verdade; “O partido extremista dos fariseus orgulhava-se do seu título “Zelotes de Deus”; fora um título que o próprio  Paulo havia reivindicado para si” (Atos 22:3)
         Fora também baseado neste dogma, que Paulo perseguiu, violentou, e participou de assassinatos de Cristãos. (22:3-5, 19-20;   26:5,9-11)
            A Inquisição, as Cruzadas e todas as matanças de religiosos registradas na História são frutos de dogmatismos.
        O dogmatismo não faz parte do verdadeiro cristianismo. Esta é uma das lições que aprendemos no texto bíblico.
2. A INTREPIDEZ DE PAULO DEVE SER EXEMPLO PARA OS CRENTES DE HOJE (21)
            Paulo proclamava destemidamente, que os gentios  que se convertessem a Cristo estavam isentos de qualquer obrigação de observarem as leis do Judaísmo, e de serem
circuncidados.
            Mas Paulo era muito sábio em seu procedimento:
a) Ele observava algumas festas judaicas (18:21, 20:6)
b) Ele circuncidara Timóteo, para não escandalizar o povo judeu, que ele queria ganhar para Cristo. (16:1-3)
c) Paulo fez voto (provavelmente de nazireado) (18:18), simplesmente como um meio de dedicar-sa a  Cristo, sob o símbolo de uma antiga forma cerimonial do judaísmo.
            Sobre a circuncisão externa,  Paulo ensinava, que ela nada significava para o crente em Cristo. (I Cor. 7:19)
            Que as leis cerimoniais eram sombras das coisas vindouras, que tinha a sua concretização na pessoa de Jesus Cristo. (Col. 2:11,16)
            Sobre comer ou não certos alimentos, Paulo pregou a liberdade, desde que não ofendessem um ao outro. (I Cor. 10:23-25, 31-32)
            Pregou, que os cristãos não deviam se deixar enredar pela canga da servidão das leis. (Gl. 5:1)
            Dizia Paulo:      “Cristo nos chamou à liberdade;  Porém, não usemos a nossa liberdade para dar ocasião à carne” (Gal. 5:13)
            Como ele mesmo disse: “Fiz-me judeu, para  ganhar ao menos alguns para Cristo!”
            O mais  interessante  de  tudo  isso  é  que nem o Apóstolo Paulo, nem a Igreja Cristã Primitiva foram realmente livres em algum tempo.
            Mas, aprendamos com a História! Os judeus ficaram impedindo, que os propósitos de Deus se concretizassem.
            Sabem o que aconteceu?       – No ano 70 d.C. o templo de Jerusalém foi destruído, e como todo o cerimonialismo judeu estava circunscrito ao Templo, Deus operou,  e  a  liberdade  que  Deus  estava  concedendo, aconteceu.
Em uma das tentativas de plantação de uma Igreja Batista na cidade de Barbacena-Mg, Deus estava usando como missionário para esse trabalho, um capitão da Polícia Militar. Porém, por incredulidade e perseguição um coronel, que comandava a PM ali naquela cidade,  transferiu o Soldado Batista de Barbacena - MG, para outra cidade, para impedir, que ele continuasse a plantação da Igreja Batista na cidade. Alguns anos mais tarde, os dois se encontraram. O Coronel perseguidor estava paraplégico, em cadeira de rodas. Ao ver o nosso irmão soldado missionário disse: “Esse Deus seu é terrível!”
            É bíblico que “Horrenda coisa é cair nas mãos do Deus vivo!” (Heb. 10:31). É mais uma lição que o texto nos ensina, mas precisamos de um pouco da intrepidez de Paulo.
3. DEVEMOS APRENDER SOBRE A IMPORTÂNCIA DE UM PACIFICADOR NAS HORAS DE CRISES. (18-25)
            É claro que Tiago não acreditava nos rumores a  respeito do  Apóstolo dos gentios. Tiago se sentia responsável por evitar confusões ali na igreja, e conseguiu. (26)
            Foi Tiago que aconselhou a Paulo o voto de Nazireado, que encontramos em Num. 6:13-20: “O voto era que se rapassem os cabelos, dando um certo período para que os cabelos voltassem a crescer. Durante esse período quem fizesse o voto, não podia beber bebida alcoólica, tocar em cadáver.      Sua atenção devia ser voltada 100% para a dedicação a Deus.(23s)
            Paulo foi orientado a fazer as despesas do Nazireado de quatro homens que se encontravam ali. (24) Isso era reconhecido pelo judeu como um ato  piedoso, especialmente, feito em favor de alguém mais pobre.
            Durante uma semana Paulo teria que viver,  juntamente  com  quatro indivíduos paupérrimos,  separados, na câmara do Templo, construída para esse propósito. Teria que pagar as despesas de 16 animais que seriam abatidos em sacrifício, e também pelas ofertas de manjares que acompanhariam o sacrifício.
            E, o que assumisse o pagamento do Nazireado de alguém, tinha que ficar ao lado deles durante todo o período do voto.  O voto mínimo de nazireado era de trinta dias.
            Esse conselho de Tiago para Paulo tinha a finalidade de estabelecer a paz dentro da igreja, entre os crentes judeus e os crentes gentios. Tinha a finalidade também de salvar a Paulo de grandes conflitos com os judeus.
            Há grande necessidade de pacificadores no mundo e no seio da igreja de hoje. Paulo seguiu essa Regra Ética geral, sendo judeu para o judeu, e gentio para o gentio. (I Cor. 9:20)
            O presente caso de adaptação teve um só objetivo: “promover a pacificação e o bem-estar na igreja de Jerusalém”.
            O principal pacificador aqui é o próprio Apóstolo Paulo, que humilhou-se com todas as suas doutrinas recebidas diretamente de Jesus Cristo.       Ele preferiu a paz e
aguardou o momento certo em que Deus faria frutificar o que ele estava plantando em cada vida. E aconteceu!
            Paulo serve como advertência para as brasas entre  nós. Aqueles que são impacientes, e aqueles que estão sempre prontos para explodir ao menor sinal de descontentamento.  Aqueles, que, se a vontade deles não prevalecer, eles  sequer ficam na igreja!
            O que mais falta em nossas igrejas hoje em dia é esse tipo de líderes sábios, que escutem e coloquem em prática humildemente os bons conselhos.
            Jesus fala no Sermão do Monte, sobre as recompensas dos pacificadores. “Eles serão chamados filhos de Deus” (Mat. 5:9) Essa é mais uma lição que aprendemos neste texto.
4.  DEVEMOS APRENDER, TAMBÉM, SOBRE A IMPORTÂNCIA DA FIDELIDADE AO QUE SE ASSUME NA OBRA DE DEUS. (25)
            Tiago deixa claro, que sua solicitação para o apostolo Paulo praticar um pouco de legalismo da religião dos judeus , visava somente o benefício  dos crentes judeus.
            O que a Igreja de Jerusalém decidira em Assembléia, Tiago cumpriu fielmente. (25) Ele defendeu as decisões tomadas pela igreja em Assembléia. (15:12-20, 25-29).
            Tiago pediu que Paulo agradasse aos judeus, pondo-se ao lado do direito que eles tinham de viver a fé cristã, observando os rituais cerimoniais de Moisés.
            Mas também, insistiu, que os gentios não poderiam ser obrigados a serem cristãos, obedecendo as leis de Moisés. Que apenas seguissem o que fora decidido em Assembléia na Igreja de Jerusalém.
 CONCLUSÃO
            Precisamos de crentes e pastores convictos de sua  fé doutrinária. De dogmáticos religiosos não! Os dogmas matam a obra de Deus.
            O enchimento com o Espírito Santo nos torna ousados e intrépidos em nosso testemunho. Não somos sapientistas da fé! Nunca sabemos tudo. A própria vida toda é um aprendizado constante para nós.
            Precisamos ser humildes diante de certas situações, para não atrapalharmos a obra de Deus.
            O próprio Deus é o maior de todos os pacificadores,  pois, oferece, por intermédio do sangue de Jesus Cristo, o Seu Filho, paz, perdão e reconciliação a todos os homens. (Rom. 5:1; João 3:16 e Col. 1:20)
            Na História quem ocupa posições de heróis, são os provocadores de guerras, os genocidas e os indivíduos violentos.
            Na Bíblia os heróis são os pacificadores, os conciliadores.
            Tanto Tiago com o seu aconselhamento pacificador, quanto Paulo com o seu respeito e sabedoria são para nós exemplos a serem seguidos.
            O crente precisa assumir o que “promete” em sua Profissão de Fé. Não é o que temos visto na vida de muitos crentes!
            A igreja também precisa ser fiel nas decisões que toma. Principalmente nós, que fazemos o nosso trabalho,  alicerçados em decisões tomadas em Assembléias.
            Sigamos firmes a nossa caminhada cristã, colocando em prática esses ensinos da Palavra de Deus. Amém!
                                     Obs.: A foto ilustrativa é do irmão Nick, é foto real! É um missionário evangélico, portador  de necessidades especiais, que não tem as suas deficiências como desculpas para a negligência. Ele é um exemplo de missionário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário