domingo, 8 de janeiro de 2012

O CRESCIMENTO CRISTÃO SEGUNDO O PADRÃO DE DEUS



"Não que eu já tenha alcançado tudo isso, ou seja perfeito; entretanto, vou caminhando buscando alcançar aquilo para que também fui alcançado por Cristo Jesus.
Irmãos, não penso que eu mesmo já o tenha conquistado ; mas tomo a seguinte atitude: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que estão adiante de mim
Apresso-me em direção ao alvo, a fim de ganhar o prêmio da convocação celestial de Deus em Cristo Jesus
Por isso, todos nós que alcançamos a maturidade espiritual, devemos pensar da mesma maneira; porém, se em algum aspecto pensais de forma diferente, também quanto a isso Deus vos esclarecerá
Contudo, caminhemos na medida da perfeição que já atingimos!" ( Fil. 3:12-16)
INTRODUÇÃO
            Para Paulo, a vida cristã começa no encontro com Cristo e a partir Dalí passa por um contínuo crescimento até o amadurecimento.
            “...Teleioi...” = desenvolvido segundo um padrão.
            Não é um crescimento que acontece por acaso, e sim, dentro dos propósitos de Deus, segundo o Seu padrão.
            No texto, Paulo descreve como se processa esse crescimento.
1. O PONTO DE PARTIDA DESSE CRESCIMENTO É A SALVAÇÃO
            Todo o desenrolar da vida cristã inicia-se  na  salvação.
            A salvação tem um início e um alvo, mas é conhecida durante a vida de uma pessoa como um processo.
            Ganha-se a salvação, no momento em que o pecador crer em Jesus e o recebe como seu único e suficiente Salvador e Senhor.
            Jesus disse, que a partir do momento em que se crê, essa salvação é vida eterna.
            É vida que tem o seu crescimento até a maturidade, dentro do padrão de Deus.
            Encontramos algumas vezes, a Bíblia exaltando o crescimento dos servos de Deus, que se destacaram e ordenando ao cristão, que cresça também:
“Samuel crescia, e o Senhor era com ele e não deixou nenhuma de todas as suas palavras cair em terra!” I Samuel 3:19)
 De João Batista se diz: “Ora, o menino crescia, e se robustecia em espírito!” Luc. 1:80ª
E crescia Jesus em sabedoria, em estatura e em graça diante de Deus e dos homens!” Lc. 2:52
“...e o Senhor vos faça crescer e abundar em amor uns para com os outros e para com todos, como também nós abundamos para convosco!” I Tess. 3:12
“...antes crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como até o dia da eternidade!” II Pedro 3:18
            Quem serve a Deus não é extático! Não é como uma pedra que nunca sai do seu lugar!
É ativo e atuante na obra de Deus, e está sempre desenvolvendo-se e crescendo.
2. ESSE CRESCIMENTO LEVARÁ À MATURIDADE CRISTÃ.
            “...teleioi...(telos... significa alvo ou fim) para os perfeitos (I Cor. 2:6).
            Essa expressão é contraste, é antônimo, de “...criancinhas em Cristo...”  E eu, irmãos não vos pude falar como a espirituais, mas como a carnais, como a criancinhas em Cristo. (I Cor. 3:1)
            Alguém disse, que “Alguém pode ser perfeito, somente se negar a perfeição como algo conseguido e afirmá-la como alvo!” (Barth)
            A idéia de Paulo para o crescimento do cristão é de algo alcançado, mas inacabado, e que deve continuar a ser buscado com esforço.
            Na verdade, Paulo está dizendo, que essa maturidade, essa perfeição, é a participação na natureza moral positiva de Deus. Isso envolve não somente a impecabilidade de Cristo, mas também a plenitude de Cristo.
            Devemos nos lembrar, que perfeição absoluta é o alvo preciso, o tipo de perfeição que Deus possui. Só Ele possui! Mas isso é um desafio a que busquemos em toda a nossa vida.
            A perfeição moral e espiritual está aqui em foco, de natureza ética ou moral; está em foco também, a perfeição do ser.
            Amadurecidos espiritualmente falando, são aqueles, que prosseguem naquilo que aprenderam, sem desviar-se  para a esquerda ou para a direita.
            Para o progresso subseqüente a condição é permanecer  fiel.
            “Não há sabedoria ou segurança em descansar agora!” Broadman
            O cristão está sempre ativo em seu crescimento.
3. ESSE CRESCIMENTO HABILITA O CRENTE A ESQUECER AS COISAS QUE FICARAM PARA TRÁS.
            Paulo havia passado por sucessos e fracassos, por alegrias e desapontamentos, por tristezas e por consolos, mas agora, tudo isso era passado!
Ø  A conversão é o rompimento radical com o passado, mas é um início, e não um fim!
Ø  Fica para trás uma religião descompromissada com os princípios do Cristianismo e da Palavra de Deus. No caso de Paulo era o Farisaísmo!
Ø  Para trás fica a vida ímpia! Essa precisa ser esquecida!
            As maiores aspirações do apóstolo não estavam em valores desta terra, mas no Céu, porque é ali que Cristo está. (Col. 3:11-2)
Ø  Para trás fica “parte da vida cristã já percorrida!”
Ø  Para trás ficam as conquistas passadas. Essas não movem o presente.
            Uma excelente idéia aqui é, que não devemos nos orgulhar de realizações passadas!   Não devemos ter qualquer senso de auto-satisfação ou auto-realização que possa enfraquecer a nossa determinação de atingir o alvo final.
Ø  A idéia é que não há motivos convenientes para parar a corrida inacabada.
4. ESSE CRESCIMENTO LEVA O CRENTE  A FIXAR-SE NUM ALVO.
            Somente quando o alvo final é conquistado é que podemos considerar que a vitória chegou.
            Alcançar o alvo e conquistar o prêmio é o fim do crescimento.
            “...skopos...” é vocábulo usado para indicar a marca onde se devia alvejar o dardo ou a flecha. No texto refere-se a meta que os corredores procuram atingir.
            “...pressiono...” prossigo, “sigo com zelo”. Expressa o esforço necessário do fundista em uma corrida, para ganhá-la.
            O vocábulo expressa, também, a maneira enfática como esse esforço deve ser.
            Era o cumprimento da VOCAÇÃO CELESTIAL DE DEUS EM CRISTO JESUS.
            Esse alvo não é a salvação, porque Paulo está falando sobre o crescimento de um salvo.
            É possível, que esse alvo se refira ao chamado ao discipulado, à vocação que ele compartilhava com todo o povo de Deus.
Ø  Chamada de Cristo para certa espécie de existência.
Ø  O alvo em alcançar o que Cristo tinha para Paulo.
            “...continuo trabalhando para aquele dia, quando finalmente eu serei tudo aquilo para que Cristo me salvou e Ele quer que eu seja...!” (v. 12 - Bíblia Viva)
Para Paulo, maturidade (perfeição) é o alvo, ainda não atingido.
Ø  Consegue-se alcançar o alvo, prosseguindo vivendo conforme “...o que já fora aprendido...”
            Cada cristão deve viver segundo o que já aprendeu  e experimentou do Senhor.
            Em um mundo onde a fome por informação parece insaciável, essa exortação de Paulo é uma alerta para que os crentes procurem fazer mais o que já sabem ser a vontade de Deus!
           O alvo da perfeição não é propriamente um alvo nosso. É um alvo que Cristo tem para nós. “Sede vós, pois, perfeitos, como é perfeito o vosso Pai celestial!” (Mat. 5:48)
            A razão que pressionava Paulo na direção do alvo é que ele fora procurado e achado por Cristo. Todo o mérito é de Cristo!
            Paulo ensina, que o alvo do cristão deve ser “conquistar aquilo para o que Cristo nos tem  conquistado!”
            Andar em busca do alvo é sinal de crescimento cristão segundo o padrão de Deus.
5. ESSE CRESCIMENTO LEVA O CRENTE A ALCANÇAR UM PRÊMIO.
            “...brabeion...” era o prêmio oferecido aos atletas vencedores. A palavra , também  podia significar “qualquer recompensa”.
            Em I Cor. 9:24 a vida cristã é comparada a uma disputa olímpica e “Brabeion” é usada significando o “prêmio” que seria dado ao vencedor da corrida cristã.
            Esse prêmio é o grande motivo estimulador do esforço cristão.
            Esse prêmio pode ser:
Ø  A vida eterna!
            Embora a vida eterna seja o maior prêmio da vida cristã, aqui neste texto o sentido não é este, porque  o texto está sendo escrito para quem já é salvo e já possui a vida eterna!
Ø  Uma vida de santidade e incorruptível.
            O texto sugere essa modalidade de vida como um dos prêmios. (13,16)
            Creio nisso, porque Paulo fala sobre esquecer as coisas que ficam para trás, e entre essas coisas está uma vida de pecados.
Ø  O prêmio é a vocação celestial.
            Este é o real prêmio tratado por Paulo aqui.
            O pecador é chamado para crer em Cristo para ser salvo. É possível, que a vocação celestial de Deus em Cristo seja tudo quanto o indivíduo obtém através da aceitação dessa chamada.
            O chamamento de Deus nos convoca para avançar, mas, também, para subir sempre para novas alturas.
            Notemos a expressão “...de Deus...” (14), deixando claro, que a chamada vem da parte de Deus, com a finalidade de nos aproximarmos dele.
            Outra expressão no versículo é “...em Cristo...” (14), que nos oferece algumas verdades:
Ø  A vocação divina é “em Cristo Jesus”
Ø  Cristo é a “”esfera” onde o chamamento divino tem a sua realização!
Ø  É em Cristo que o prêmio é dado.
Ø  É o nosso relacionamento com o Senhor Jesus Cristo que nos garante o prêmio.
Ø  A chamada de Deus concretiza-se dentro das provisões da graça de Deus, que se acha em Cristo.
Ø  Esse prêmio refere-se ao que os crentes venham a ser e a receber em Cristo.
Ø  Jesus Cristo é a medida do nosso prêmio.
            É possível que as palavras ALVO e PRÊMIO expressem a mesma coisa no crescimento cristão segundo o padrão de Deus.
6. O CRESCIMENTO SEGUNDO O PADRÃO DE DEUS LEVA O CRENTE A CAMINHAR NA MEDIDA DA MATURIDADE ALCANÇADA.
            Paulo está falando da nossa conduta na vida diária.
            Cremos e pregamos, que a palavra de Deus é lâmpada para os nossos pés e luz para os nossos caminhos. (Salmo 119:105)
            O apelo de Paulo é que o crente use toda a luz que possui, e Deus dará mais luz ainda.
            Com relação a luz que alguém precisa possuir, para fazer a vontade de Deus, ninguém tem suprimento maior do que o cristão, por dois motivos:
1.      O verdadeiro cristão, é cristão porque tem Jesus Cristo em sua vida. Jesus Cristo é a Luz do mundo. (João 8:12)
2.      O verdadeiro cristão tem a Bíblia como a sua regra de fé e prática. Ela é a lâmpada para os pés e luz para o caminhar. (Salmo 119:105)
            Não há sentido em um verdadeiro cristão viver nas trevas. Jesus deixou claro: “Eu sou a luz do mundo, quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida!” (João 8:12)
            Um dos  segredos da vida cristã vitoriosa é ele viver conforme os padrões estabelecidos na palavra de Deus.
           “Muita paz têm os que amam a tua lei, e não há nada que os faça tropeçar!” Salmo 119:165
 CONCLUSÃO
            Na qualidade de atleta cristão, Paulo não se fixava no passado, pelo contrário, olhava firmemente para a frente, mirando o alvo e o prêmio.
            A convicção de Paulo era, que somente  ao atingir o alvo e o sucesso final, é que alguém pode considerar-ser vencedor.
            Começar bem é importante, mas não é tudo! Aquele que chega primeiro ao fim da pista é que é declarado vencedor, e esse é quem recebe o prêmio.
            Para Paulo o prêmio não é dado aos perdedores, aos que ficam pelo meio do caminho!
            O prêmio é dado aos que:
Ø  Crendo em Cristo o receberam  em sua vida como seu único e suficiente Salvador e Senhor.
Ø  Em Cristo se esforçaram
Ø  Em Cristo cresceram segundo o padrão de Deus.
Ø  Em Cristo amadureceram!
Ø  Em Cristo alcançaram uma vida de santidade!
Ø  Em Cristo buscaram o alvo certo
Ø  Em Cristo alcançaram o verdadeiro prêmio
Ø  Em Cristo foram fiéis a um padrão de vida segundo o padrão de Deus. E por tudo isso:
Ø  Em Cristo venceram. 
APELO: Você é esse vencedor? Está em tempo de agir ou de reagir. Fomos criados por Deus para uma vida vitoriosa, mas essa vida depende do seu crescimento na vida cristã.
            Que 2012 seja um ano em que você possa crescer dentro do padrão de Deus!
                  Pr. José das Graças Silva Oliveira






Nenhum comentário:

Postar um comentário