Medida da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel),
que entra em vigor em fevereiro de 2014, garante que usuário faça o
cancelamento automático de serviços
Toda a política
econômica nacional, desde o descobrimento do Brasil, trabalha em prol das
grandes empresas, principalmente das Multinacionais, desconsiderando os
consumidores brasileiros.
Para minha surpresa e creio que de todos os brasileiros, após um dia em que fiz uma postagem sobre os valores abusivos das operadoras de celulares no Brasil, vi-me responsável por fazer outra postagem, na qual a ANATEL toma uma decisão, que certamente agradará 100%
da população brasileira.
Devido a má prestação
de serviços das operadoras de telefonia, internet, e TV por assinatura, a ANATEL (Agência
Nacional de Telecomunicações), tomou uma decisão inédita.
A ANATEL garante que,
em fevereiro de 2014 o usuário descontente com a prestação de serviços de
telefonia móvel e fixa, internet, e ainda
TV por assinatura, poderá com um click fazer o cancelamento automático da
assinatura, sem necessidade de recorrer aos preguiçosos e “maracutaieiros” atendentes
das empresas.
O presidente da
reguladora ainda aguarda a aprovação do regulamento, que deverá ocorrer em
outubro.
Rezende afirmou que, as empresas terão um
prazo de 90 a 120 dias para adequarem os seus sistemas, e uma das propostas em discussão é a de abrir um prazo de 48 horas para a empresa tentar recuperar o cliente.
Essas empresas
faturam muito algo e ficam arquibilionárias no Brasil, e para se ter uma ideia
da péssima qualidade dos seus serviços, só no Amazonas, dos mais de 10.000
processos o PROCON-AM, 4.086 resultaram em processos. Os demais, através de
acordos, foram solucionados em favor dos
consumidores.
Os problemas mais
constantes são de cobranças abusivas de serviços.
A gestora do PROCON
orienta a que quando o consumidor se sentir lesado, que em primeiro lugar entre
em contado com o SAC-Serviço de Atendimento ao Consumidor da empresa, e se não resolver o problema, munido dos
documentos pessoais e as últimas três faturas, ir ao PROCON. Isso vale, também,
para os produtos que são vendidos estando danificados.
Com esta nova medida
da ANATEL, o usuário-cliente poderá entrar em contato com a empresa por
telefone ou internet e selecionar com um click apenas a opção cancelamento. A
operação para ser válida, deverá ser confirmada pelo usuário.
Além do cancelamento,
a medida propõe-se a melhorar a transparência da fatura para evitar a venda
casada.
Nós, consumidores só
temos é que aplaudir a ANATEL por esta medida, que mesmo tardia, vem em tempo
oportuno.
Fonte:http://exame.abril.com.br/tecnologia/noticias/cancelar-servicos-sera-automatico-em-2014-diz-anatel
Nenhum comentário:
Postar um comentário