segunda-feira, 28 de outubro de 2013

ESTUDO BÍBLICO DOUTRINÁRIO: ORAÇÃO

 A ORAÇÃO  ENSINADA  POR  CRISTO
Texto Bíblico: João 14:13-15
 “Vocês podem pedir a Ele qualquer coisa em meu nome, e Eu o farei, e assim o Pai será glorificado por meio do Filho. Sim, peçam qualquer coisa em meu nome, e Eu o farei!”  NBV
INTRODUÇÃO
Este é mais  um Estudo Bíblico-Teológico, extraído deste incomparável capítulo de todo o Novo Testamento.
Neste texto encontramos ensinamentos sobre a oração que,  em nenhum outro texto podem ser superados.
Aqui podemos fazer dois esboços bíblicos sobre a oração, com o mesmo título deste estudo. Um deles dividido assim:
a)        O alcance da oração -  Devemos pedir tudo quanto, qualquer coisa, que seja de acordo com a vontade do Senhor.
As promessas divinas neste texto são grandes, vastas, enfáticas e ilimitadas.
b)        A condição da oração – Essa condição é pedir! É orar!
c)         A certeza da oração – “Isso farei!”
Estas são algumas condições da oração.
Mas neste estudo desenvolveremos o seguinte esboço sobre “A Oração Ensinada por Jesus Cristo”:
1.  DEVEMOS ORAR EM NOME DE JESUS, E ISSO SIGNIFICA   ORAR  COM A AUTORIDADE DELE.  (13)
O alvo Jesus Cristo sempre foi formar  seguidores que,  em todo lugar sejam identificados como os que invocam o nome de dEle.‖
“Foge, outrossim, das paixões da mocidade. Segue a justiça, a fé, o amor e a paz com os que, de coração puro, invocam o Senhor!” II Tim. 2:22
A premissa defendida por Cristo aqui, é que, “a oração dos Seus seguidores deve ser em Seu nome!”
Isso não significa usar o nome de Jesus Cristo como uma fórmula ou talismã.
É usar o nome do SENHOR como Daniel o fez: “Inclina, ó Deus meu, os ouvidos e ouve; abre os olhos e olha a nossa desolação e para a cidade que é chamada pelo teu nome, porque não lançamos as nossas súplicas perante a tua face, fiados em nossas justiças, mas em tuas muitas misericórdias!” (Dn 9.18)
Nunca devemos apoiar a   oração sobre nossa justiça, e sim, na grande misericórdia de Deus.
A misericórdia soberana de Deus veio pessoalmente até nós em Jesus.
Pedir em nome de Jesus, significa orar unicamente submissos à misericórdia de Deus em Jesus.
Pecadores podem comparecer diante de Deus unicamente trajados com a ―justiça  de Cristo.
Neste capítulo de João estamos na ultima semana de Jesus em Seu ministério aqui na terra e Ele sabe que está retirando-se para o Pai. Ele está visualizando a sua presença ao lado direito do Pai, e está assegurando a resposta a todas as orações “em Seu nome”.
Esse é um dos aspectos sobre orar em nome de Jesus Cristo.
2.  ORAR EM NOME DE JESUS É ORAR SEGUNDO A VONTADE  DELE. (13)
Ninguém pode orar, por exemplo, para obter uma vingança pessoal, uma ambição, um desejo de superar a outro.
Orar desejando coisas anticristãs e opostas a Cristo, no nome de Jesus.
A oração do servo de Deus é “em nome de Jesus Cristo”, e isso significa segundo a vontade de Cristo”, estar identificado com Ele, em relacionamento vivo e integral com Ele.
Esse aspecto envolve a ideia integral de nossa intimidade  e comunhão totais com Ele.
Orar em comunhão com Cristo, é não orar fora de Sua vontade.
É invocar seus méritos e sua intercessão, e depender destes argumentos.
“Quem nos condenará? É Cristo Jesus quem morreu ou, antes, quem ressuscitou, o qual está à direita de Deus e também intercede por nós!” Rom. 8:34
Esse é um dos textos bíblicos que, devemos interpretá-lo hermeneuticamente, porque, Jesus não está dizendo  que todas nossas orações receberiam resposta.
Ele está garantindo que,  serão atendidas aquelas orações feitas em seu nome.
A maneira de provar qualquer oração é perguntar-se: Posso fazer esta oração em nome de Jesus?
Dentro desse critério Jesus declara que, Ele mesmo é aquele que faz o que está sendo pedido. Duas vezes ele assegura: ―Eu o farei
Esse é um dos aspectos fundamentais da oração ensinada por Jesus Cristo.
3.  TUDO O QUE O CRENTE PEDIR, GLORIFICANDO A DEUS, ELE  DARÁ. (13-14)
Aqui Jesus está revelando qual deve ser “o propósito da oração”: “Que Deus, o Pai, seja glorificado!”
Jesus entende a oração integralmente, também,  como ― pedir.
A oração como ―pedir,  corresponde à situação entre Criador e criatura, entre Senhor e discípulo. De nosso lado está a carência total, porque não encontramos em nós próprios aquilo de que precisamos. Do lado de Deus está toda a riqueza e a disposição plena de nos conceder essa riqueza de que precisamos.
A obra da redenção através de Cristo chegara ao fim, em tudo glorificando ao Pai.
Agora promete fazer aos seus tudo o que pedirem em seu nome, tudo o que esteja coerente com a Sua vontade.
Jesus está dizendo que, agora pode ajudar os seus seguidores a continuarem a glorificar ao Deus Pai através do poder da oração respondida.
Jesus Cristo ajudando aos Seus seguidores, estaria através Dele levando-os às vitórias.
Deus o Pai sempre será glorificado nas vitórias do Seu Filho, tendo como instrumentos as orações dos Seus servos.
CONCLUSÃO
O cristão tem a mesma autoridade de Jesus Cristo para orar ao Deus Pai, se  eliminar todo o pedido egoísta, que não traga glória ao Senhor.         Jesus sempre ensinou assim: “Venha o Teu reino; faça-se a Tua vontade, assim na Terra como no Céu!” Mat. 6:10
Num momento dos mais cruciantes Jesus deu exemplo do que ensinou:” E, adiantando-se um pouco, prostrou-se em terra; e orava para que, se possível, lhe fosse poupada aquela hora. E dizia: Aba, Pai, tudo te é possível; passa de mim este cálice; contudo, não seja o que Eu quero, e sim o que Tu queres!” Mar. 14:35-36
Ao orarmos, sempre devemos perguntar: Posso orar, com honestidade, em nome de Jesus? ou Estou pedindo isto empurrado por meus próprios desejos, fins e ambições?
A oração que resiste esta prova é aquela que no final diz: "Faça-se a Tua vontade!", Esta oração, sim, sempre receberá
resposta.
A oração que se baseia sobre o egoísmo não pode pretender ser atendida, porque se faz no próprio nome e não no de Jesus.
Orar em nome de Jesus Cristo é estar vivendo de acordo com os Seus desígnios e propósitos, promovendo a Sua glória.
Aprendemos com estas palavras de Jesus Cristo, que “um elevado desenvolvimento espiritual sempre será acompanhado de uma poderosa vida de oração.
APELO
Jesus está prometendo ajudar aos seus seguidores que o buscam através da intimidade com Deus. Entregue-se totalmente a Ele.



Pr. José das Graças Silva Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário