sexta-feira, 10 de abril de 2015

MATAM MAIS QUE GUERRAS

ÁGUA E ALIMENTOS QUE MATAM

Resultado de imagem para Higienizando alimentosNo dia sete de abril  comemora-se o Dia Mundial da Saúde e neste ano o tema foi o grande número de mortes provocadas pela ingestão de água e alimentos contaminados.
A Organização Mundial de Saúde afirmou em reunião no Dia Mundial da Saúde que, milhares de pessoas a cada ano tornam-se vítimas de doenças introduzidas no corpo através da boca.
Estatísticas do órgão informam que, há pelo menos 22 tipos de doenças provocadas por alimentos, e que em 2010 houve 582.000.000 de casos registrados. 
Para se ter uma ideia da profundidade do problema, segundo o IBGE - INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA, a projeção para a população do Brasil em 2015 é de pouco mais de 204.000.000 de habitantes. 
Desta maneira, os casos registrados de pessoas contaminadas pela ingestão de alimentos no mundo, por ano, é mais de duas vezes e meia a população do Brasil. 
As enfermidades apresentam-se de formas variadas como uma simples diarreia até o complicado cancro. 
Sabe-se, também, que,  devido ao uso de variados defensivos  e venenos perigosos nas plantações agrícolas, muita gente tem sido vítima de câncer originado da ingestão de alimentos.
São doenças oriundas de alimentos como carnes, frutas e legumes contaminados por fezes de animais e até de seres humanos.
São alimentos cujo conteúdo contém ingredientes produzidos em vários países.
Estamos vivendo em pleno  Século XXI e mesmo assim, as bactérias,  vírus, parasitas e produtos químicos, que tem contaminado a água e os alimentos, causaram em 2010 uma assustadora estatística de mortes. Vejamos:
-As bactérias do gênero Salmonella transmitidas pela contaminação de fezes de animais mataram 52.000 pessoas.
-A Escherichia Coli que é uma bactéria proveniente de fezes humanas e também de animais mataram 37.000 pessoas.
-O Norovírus proveniente de alimentos crus e água contaminada matou 35.000 pessoas.
O Sudeste da Ásia e a África foram os campeões desta estatística ruim.
O dado mais preocupante e triste desta estatística é que 40% das pessoas que passaram pelos problemas de saúde e mortes eram crianças de até cinco anos de idade.
Margareth Chan, diretora geral da OMS identificou como culpada dessa tragédia que mata mais pessoas do que algumas guerras o processo de industrialização e distribuição globalizada.
Sra. Margareth sugere uma tomada emergencial  de medidas de segurança local, e que as mesmas passem, também, a ser uma preocupação internacional .
Esta palavra da Organização Mundial de Saúde deve ser um alerta para todos nós, de que devemos ter muito cuidado com o que usamos para nossa alimentação e de nossas famílias.
É também um alerta sobre o cuidado que devemos ter com os importados que usamos em nossa alimentação, dos nossos filhos e família em geral.
Para quem vive, como nós, em país onde os governos consomem grande parte dos recursos na corrupção e para o enriquecimento ilícito, e por isso o sistema da saúde é um caos e está falido, o cuidado tem que ser dobrado.
Para a família isso deve ser uma questão de conhecimento, consciência e determinação sobre o que deve ou não fazer parte de nossas mesas cotidianas, então, ame-se a si mesmo e a sua família cuidando dessa questão simples e importante para todos em casa.

Fontes: http://observatorio3setor.com.br e http://noticias.ambientebrasil.com.br
           http://www.ibge.gov.br/apps/populacao/projecao/




Nenhum comentário:

Postar um comentário