sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

POUCAS PALAVRAS PODEM EXPRESSAR MUITAS VERDADES


A  FRASE MAIS SIGNIFICATIVA DE TODOS OS TEMPOS    


A Revista VEJA, Ed. 21/10/2009, baseada numa entrevista feita com o criador do twitter o americano Christopher Isaac Stone, publicou que, “No mundo do twitter o que impressiona é a mensagem, que deve ter no máximo 140 caracteres de extensão. Pode-se dizer muita coisa com o uso de poucas palavras. Em uma pesquisa entre lingüistas feita recentemente pelo professor americano Brooks Landon, foi eleita como a mais significativa sentença de todos os tempos uma frase bíblica de apenas duas palavras, tirada do Evangelho de João 11:35: “Jesus chorou!” E, acrescenta: O que pode haver de mais poderoso do que a imagem do Filho de Deus em prantos? Nada!”
Realmente, a cena bíblica que apresenta Jesus chorando, é muito significativa! Devemos  considerá-la em  dois sentidos:
1º–O choro de Jesus Cristo. Teologicamente prova que,  Ele era Deus, mas também humano, pois, Ele sentia fome, sede, cansaço e tinha sentimentos, por isso chorou diante de tanta gente e dos familiares de Lázaro, que  também choravam devido a  morte de Lázaro.
O escritor aos Hebreus disse, que foi necessário que Jesus fosse semelhante a nós, que fosse provado e que padecesse, para que como um sumo sacerdote misericordioso e fiel nas coisas de Deus, pudesse socorrer aos que são provados, fazendo propiciação pelos nossos pecados! Heb. 2: 17-18  
2º – As palavras de Jesus Cristo que expressam todo o seu sentimento: “Jesus chorou!”  Como disse o autor do texto da Veja, poucas palavras podem expressar muitas coisas! A Bíblia recomenda que tenhamos cuidado com as palavras:
Uma boa palavra pode alegrar o coração que está abatido! Prov. 12:25
A palavra dita a seu tempo, são como maçãs de ouro em salvas de prata. Pv. 25:11
Paulo recomenda, que devemos obedecer por obras e também por palavras, ou seja, o nosso testemunho deve ser dado através da vida e das palavras. Rom. 15:18
Ele recomenda ainda, que não usemos as nossas palavras para maldizer o próximo e nem para pronunciar palavras torpes, indecentes; não devemos usá-las para a mentira. (Col. 3:8-9)
Recomenda também, que usemos as nossas palavras para transmitirem graça  e bênçãos. (Col. 4:5-6)
Sabendo do poder das palavras,  Jesus recomendou em Mat. 5:37, “que o nosso falar seja : Sim, sim; não, não; porque o que passa daí, vem do Maligno!”
Disse também em Mat.12:36, que há conseqüências do mau uso das palavras: “Digo-vos, pois, que de toda palavra fútil que os homens disserem, hão de dar conta no dia do juízo!”
Por isso Paulo diz em Col. 3:17: “Que tudo quanto fizermos por palavras ou por obras, devemos fazer em nome do Senhor Jesus, dando por Ele graças a Deus Pai!”
A palavra é algo tão importante, que é o primeiro instrumento que Deus usa para  o pecador conhecer o Seu plano para a salvação. (João 5:24)
Tiago ensina, que Deus regenera o pecador convertido segundo “a Sua vontade”. A sua soberana vontade usa a palavra da verdade. (Tiago 1:18)
O Evangelho que é o poder de Deus para a salvação (Rom. 1:16) é a “Palavra da Verdade”. É esta palavra que age primeiro no processo da salvação. (Efésios 1:13)
A semente incorruptível que age na regeneração do pecador, é a Palavra de Deus. (I Pedro 1:23-25) Esta é a palavra que no tempo do Novo Testamento Deus usou para salvar os crentes.
O mundo não conhece a Deus pela sabedoria. Deus ordenou que a Sua palavra seja pregada, não visando a ética, a auto-estima, nem as boas maneiras, mas somente a palavra de Deus. (I Cor. 1:17ss): “Porque Cristo enviou-me, não para batizar, mas para evangelizar; não em sabedoria de palavras, para que a cruz de Cristo não se faça vã. Porque a Palavra de Cruz é loucura para os que estão perecendo, mas para nós, que estamos sendo salvos, é o poder de Deus. Os judeus pedem sinal, e os gregos buscam sabedoria; Mas nós pregamos a Cristo crucificado, que é escândalo para os judeus e loucura para os gregos. Mas para os que são chamados, tanto judeus como gregos, lhes pregamos a Cristo, poder de Deus e sabedoria de Deus!”
A palavra facilita as relações com o mundo material e concreto. Quando falamos alguém nos ouve. Ao usarmos corretamente as palavras, elas funcionam como chaves que abrem as portas das conquistas das pessoas que diariamente convivem conosco.
As palavras criam uma reação na atitude de quem escuta e pode produzir frutos. Através das palavras o homem está a cada momento plantando ânimo ou desânimo, otimismo ou dúvidas. Essa é a força das palavras. 
Estamos no mundo para ajudar uns aos outros e a ferramenta mais eficaz é usar corretamente as palavras. alguém disse, que "A palavra falada hoje é o futuro que será colhido amanhã!"
A palavra tem um grande poder na vida humana, sem ela não somos capazes de nos comunicar com outras pessoas, não somos capazes de aprender sobre outras coisas, enfim, sem a palavra somos reduzidos a meros seres que não podem se mover, não podem expressar sua opinião, ou melhor, não tem opinião; sem a palavra podemos nos comparar a plantas.
A linguagem, em sentido amplo, é um sistema de signos utilizado objetivando a comunicação, tendo como razão primeira a produção de sentido.
Uma das orientações mais sábias acerca do uso das palavras está em Tiago 1:19: "Sabei isto, meus amados irmãos: Todo homem seja pronto para ouvir, tardio para falar e ...!
É necessário reconhecer, que as palavras são mais profundas e relevantes do que se pensa, e que o seu sentido está muito além do que está escrito ou do que foi falado.
As palavras podem construir e podem destruir; podem alegrar e podem deprimir; podem curar e podem ferir; podem expressar amor e podem expressar ódio.
O primeiro a usar as palavras com poder e para construir foi o próprio Deus. A Bíblia registra essa verdade em Gên. 1:3:"E disse Deus..." Aqui dá-se o início do uso e valorização da palavra. Antes do pecado atingir a humanidade Deus usou a palavra somente para construir coisas boas.(Gên. 1:1-2:2)
Como você tem usado esse instrumento tão poderoso que Deus colocou ao dispor de todos?


   

Nenhum comentário:

Postar um comentário