sábado, 5 de setembro de 2015

ESTUDO BÍBLICO: AVIVAMENTO

O POVO DE DEUS PRECISA DE UM AVIVAMENTO GENUÍNO,  QUE   GERE  SANTIFICAÇÃO
IV Parte
Texto Bíblico: Habacuque 1:12-13; Col. 1:20-23
Hinos: 09, 175 CC
“Ó Yahweh meu Elohim, Deus, meu Kâdôsh, Santo! Porventura não existes desde a eternidade? Tu jamais morrerás e nós te seguiremos! Mas, SENHOR, tu designaste justamente essa nação pagã para executar o teu juízo? Ó Tsûr, Rocha de Refúgio; tu decidiste estabelecer este povo para aplicar o castigo.
Tu, cujos olhos são puros e imaculados, que não suportam ver o mal; que não podes tolerar a malignidade. Então, por que tens paciência com os perversos? Por que ficas em silêncio enquanto os ímpios devoram os que são mais justos que eles?!” Habacuque 1:12-13
“Considerando que morrestes com Cristo para as tradições humanas e a falsa religiosidade deste mundo, por que vos sujeitais ainda a tais ordenanças como se pertencêsseis a este sistema de valores?’
‘Não toques!’ ‘Não proves!’, ‘Não manuseies!’
Todas essas regras estão destinadas a desaparecer pelo uso, pois se baseiam em ordenanças e ensinos meramente humanos.’
Esses regulamentos têm, de fato, aparência de sabedoria, com sua pretensa religiosidade, falsa hum idade e rígida disciplina para com o corpo, mas não têm valor algum para refrear as paixões da carne!” Col. 2. 20-23
INTRODUÇÃO
Muitas  organizações carismáticas dizem que,  o Espírito Santo está derramando uma onda de avivamento na igreja em nossos dias.
Isso porque o conceito de avivamento delas não passa de muito trabalho das igrejas nas áreas de missões, de ação social, seminários e institutos teológicos cheios de alunos, muita música de louvor e adoração com bandas variadas e diferentes em seu estilo musical, cultos cheios de revelações, milagres, línguas estranhas e profecias.
Tudo isso, mas sem uma verdadeira busca por santidade.
Por isso, vemos esses religiosos nas páginas de grandes jornais, enlameados pela corrupção que corrói o nosso país.
Isso é a falta da consciência da santidade e da ética  na vida.
O escritor aos Hebreus escreveu: “Segui a paz e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor!” Hebreus 12.14
Há entre os religiosos pelo menos três conceitos do que seja santificação:
I. Canonização de um devoto que, fez alguma coisa notória na igreja, elevando-o ao estado de veneração.
II. Participação e devoção nos cultos e trabalhos da igreja, abstendo-se de certas práticas duvidosas, fazer boas obras, etc.
III. O que diz a Bíblia. Santificação é separação de tudo o que não agrada a Deus, e consagração de toda a vida a Deus.
Na Bíblia quem é santo separa-se de atividades profanas, e consagra a sua vida, os seus dons e talentos ao Senhor.
Na Bíblia, ser santo é viver em comunhão com Deus, servindo-o.
Este tema é tão importante na Bíblia, que nela encontramos mais de 500 vezes as palavras: SANTO, SANTIDADE, E SANTIFICAÇÃO.
Podemos exemplificar a santificação, com o rei Ezequias, durante uma semana tirando toda a sujeira de dentro do Templo. II Crônicas 29.15-19
O Templo ficou santificado! Depois os sacerdotes e os levitas se santificaram em grande número. (II Crônicas 29:34; 30:24)
Os resultados foram muitas bênçãos como nunca experimentadas no meio do povo. (II Crônicas 30. 25-27).
Santificação é tirarmos de nossas vidas toda a sujeira depositada pelo pecado.
1. SANTIFICAÇÃO QUE AVIVA, TEM A SUA BASE NO INTERIOR
Jesus disse: “Fariseu cego! Limpa primeiro o interior, para que também o exterior fique limpo!” Mat. 23:26
“O que sai do homem, isso é o que o contamina! Pois do seu interior, do coração dos homens, procedem os maus pensamentos, as prostituições, os furtos, os homicídios, a cobiça, as maldades, o dolo, a libertinagem, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a insensatez! Todas estas más coisas procedem de dentro e contaminam o homem!” Marcos 7:20-23
Jesus deixa bem claro que, o quartel general da santificação é nosso interior.
Para Paulo santificação é libertação do pecado, para que se possa servir a Deus. Ele disse: “Mas agora, libertos do pecado e feitos servos de Deus, tendes o vosso fruto para a santificação, e por fim a vida eterna!” Rom. 6. 22
“Porque esta é a vontade de Deus, a vossa santificação, porque não nos chamou Deus para a imundícia, mas para a santificação!”  I Tess. 4. 3,7)
Santificação é uma questão de obediência a um chamado de Deus, e isso é uma questão interior. É essa santificação que gera avivamento.
2. A SANTIFICAÇÃO QUE AVIVA, FAZ O CRENTE IDÔNEO PARA O TRABALHO DE DEUS
Paulo recomendou: “Procura apresentar-te diante de Deus, como obreiro aprovado que não tem do que se envergonhar...!” (II  Tim. 2.15)
Noutro texto ele disse: “Porque santo é o santuário de Deus, que sois vós!”  (I Cor. 3.17)
Santuário é lugar de realizar o trabalho de Deus: Orar, louvar e adorar, aprender a Palavra de Deus, e proclamar a Palavra de Deus.
Nós somos este santuário de Deus, e o que nos torna idôneos para isso é a santificação.
“Porque ao morrer para o pecado, morreu de uma vez por todas para o pecado, todavia, quanto ao viver, vive para Deus’
Assim, desta maneira, considerai-vos mortos para o pecado, mas vivos para Deus, em Cristo Jesus.
Portanto, não permitais que o pecado domine o vosso corpo mortal, forçando-vos a obedecerdes às suas vontades.
Tampouco, entregais os membros do vosso corpo ao pecado, como instrumentos de iniquidade; antes consagrai-vos a Deus como quem fostes levantados da morte para a vida; e ofereçais os vossos membros do corpo a Ele, como instrumentos de justiça!” (Rom. 6:10-13)
É incoerência querer pregar o Evangelho que transforma o pecador e o torna uma nova criatura, se  não somos transformados e nem uma nova criatura. (II Cor. 5:17)
“Pois então, tu que tanto ensinas a outros, por que não educas a ti mesmo?’
‘Tu que,  te orgulhas da Lei, desonras a Deus, desobedecendo à própria Lei?’
 ‘Pois, está escrito: Por vossa causa, o nome de Deus é blasfemado entre os povos!” (Rom. 2:21ª,23-24)
A santificação é uma questão de obediência pessoal à Palavra e vontade de Deus; é ela que nos torna aptos para fazer a obra de Deus.
Santificação que aviva, é essa que coloca o crente numa frente de trabalho para o Senhor.
3. SANTIFICAÇÃO QUE AVIVA, É O TRANSBORDAR DO ESPÍRITO SANTO NA VIDA CRISTÃ
Esse transbordar é a presença maciça do fruto do Espírito na vida:
“Toda a Lei se resume num só mandamento: Amarás o teu próximo como a ti mesmo!
Porém, se mordeis e devorais uns aos outros, cuidado para não vos destruirdes mutuamente! Portanto, eu vos afirmo: Vivei pelo Espírito, e de forma alguma satisfareis as vontades da carne!
Porquanto a carne luta contra o Espírito, e o Espírito contra a carne, de modo que não conseguis fazer o que quereis.
As obras da carne são manifestas: imortalidade sexual, impureza e libertinagem; idolatrias, e feitiçarias; ódio, discórdia, ciúmes, ira, egoísmo, dissensões, facções e inveja; embriaguez, orgias e tudo quanto se pareça com essas perversidades, contra as quais vos advirto, como já vos preveni antes: os que as praticam não herdarão o Reino de Deus!
Entretanto, o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, paciência, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Contra essas virtudes não há Lei.
Os que pertencem a Cristo Jesus, crucificaram a carne, com as suas paixões e os seus desejos.
Se vivemos pelo Espírito, andemos de igual modo sob a direção do Espírito!” (Gál. 5:14-25)
O apóstolo Paulo disse que, a Palavra de Deus é o Seu  instrumento, para nos ajudar a viver no Espírito.
 “Toda a Escritura é inspirada por Deus e proveitosa para ministrar a verdade, para repreender o mal, para corrigir os erros e para ensinar a maneira certa de viver, a fim de que todo homem de Deus tenha capacidade e pleno preparo para realizar todas asa boas ações!” II Tim. 3:16-17
A Palavra de Deus é a ferramenta que o Espírito Santo usa, para ajudar o crente a viver vida santa, transbordante com os frutos do Espírito Santo na vida. Esse transbordar do Espírito Santo na vida é o verdadeiro avivamento.
4. SANTIFICAÇÃO QUE AVIVA, É CANAL DE BÊNÇÃOS NA VIDA DOS SERVOS DE DEUS
Depois de uma jornada de 40 anos pelo deserto, agora o povo de Israel tem o seu último obstáculo para entrar na terra, e precisa vencê-lo, é o Rio Jordão, transbordando.
Deus disse a Josué: “Santificai-vos, porque amanhã o Senhor fará maravilhas no meio de vós!” Josué 3:5
O impedimento para os servos de Deus receberem muitas bênçãos, é a falta de santificação.
CONCLUSÃO
Na busca de um avivamento genuíno na vida do seu povo, Habacuque diz que, “Os  olhos do SENHOR são puros e imaculados, não suportam ver o mal, e não  tolera a malignidade!” Hab. 1:12
O seu clamor é pela volta ao SENHOR através da confissão de pecados, arrependimento e santificação.
Uma das marcas de um avivamento genuíno é a santificação.
“De repente, veio do céu um barulho, semelhante a um vento soprando muito forte, e esse som tomou conta de toda a casa onde estavam assentados.
Então, todos viram distribuídas entre eles línguas de fogo, e pousou uma sobre cada um deles.
E todas as pessoas ali reunidas ficaram cheias do Espírito Santo...!” Atos 2:1-4ª
Avivamento é isso aí! É o estrondoso agir do Espírito de Deus entre o seu povo, e um dos caminhos para isso é a “santificação, sem a qual ninguém verá o SENHOR!” Hebreus 12.14
Se queremos este estrondoso  agir de Deus entre nós, precisamos buscar a santificação, e ela levará a Igreja de Jesus Cristo ao avivamento genuíno.
Pr. José das Graças Silva Oliveira




Nenhum comentário:

Postar um comentário