quinta-feira, 17 de setembro de 2015

ESTUDO BÍBLICO

O POVO DE DEUS PRECISA DE UM VERDADEIRO AVIVAMENTO QUE SE EXPRESSE NA PREGAÇÃO EXATA DO QUE DEUS DIZ
V Parte
"Sendo assim, eu me colocarei, como sentinela sobre uma torre de vigia; tomarei posição sobre a muralha; aguardarei para ver o que Yahweh, o SENHOR, me dirá e que resposta receberei aos meus questionamentos!'
Então, Yahweh me respondeu e ordenou: 'Escreve a visão com toda a clareza possível em grandes tábuas, para que até o mensageiro que passa correndo a leia.
Porquanto esta visão se cumprirá num tempo determinado no futuro; é uma visão que fala do fim, e não falhará! Ainda que demore, aguarde-a confiante, porque ela certamente virá e não se retardará! 
Escreve-a, pois...!
Entretanto, assim como as águas cobrem o mar, a terra se encherá do conhecimento da glória de Yahweh, o SENHOR!" Habacuque 2:1-4ª, 14
INTRODUÇÃO
A palavra aqui é para os pregadores da Palavra de Deus.
Geralmente, os grandes e genuínos avivamentos  tiveram o seu início através da visão de algum obreiro de Deus. 
Deus usa alguém para ter a visão e levar adiante o que Ele pretende. Esse alguém é um obreiro com a vida totalmente consagrada e comprometida com Deus.
Esse obreiro é vigilante, atento a voz do Senhor, com tempo consagrado à preparação do que Deus quer ele pregue, e que a sua vida testemunhe sobre o que prega e o que prega seja o que viva em seu dia a dia. 
A Bíblia destaca alguns atributos que o pregador precisa possuir, para que seja uma ferramenta no contexto do avivamento:
1. NUM VERDADEIRO AVIVAMENTO O PREGADOR É O SENTINELA DO SENHOR SOBRE A TORRE DE VIGILÂNCIA. (1)
O primeiro posto a manter o mensageiro de Deus, é o de vigilância: "...vigiarei..." (1)
Lembrando que, a mensagem do profeta Habacuque é do Justo Juízo de Deus, e ele precisa ser fiel na transmissão da palavra de Deus.
A sua consciência como mensageiro de Deus é que, Deus está em seu Tribunal de Justiça, julgando e condenando tudo o que é errado diante Dele. 
Escrevendo a Timóteo, Paulo fala sobre quem exerce o ministério da Palavra, deixando bem claro a importância da vigilância:
"Esta é uma declaração digna de todo crédito: Se alguém almeja o episcopado, de fato, deseja algo excelente. É fundamental, pois, que o bispo seja:
  • Irrepreensível,
  • marido de uma mulher só,
  • equilibrado,
  • que tenha o domínio próprio,
  • que seja respeitável,
  • hospitaleiro,
  • capacitado para ensinar,
  • não apegado ao vinho,
  • não violento,
  • amável,
  • pacífico,
  • não amante do dinheiro,
  • deve governar bem a sua própria casa
  • deve educar os seus filhos a lhe serem submissos  com todo o respeito,
  • não deve ser recém-convertido,
E ainda, que tenha bom testemunho dos de fora, para que não seja envergonhado nem caia na armadilha do Diabo!" I Timóteo 3:1-7
Escrevendo a Tito, além destas orientações ele acrescenta: "Por ser encarregado da obra de Deus, é indispensável que o bispo seja:
  • sensato,
  • amigo do bem,
  • justo,
E conclui, dizendo que, apegue-se fielmente à fiel Palavra, da forma como foi ministrada, a fim de que seja capaz tanto de encorajar os crentes na sã doutrina, quanto de convencer os que se opõem a ela!" Tito 1:5-9
Tanto para Timóteo quanto para Tito  a lista dos deveres do obreiro inicia-se com: É fundamental e indispensável que o obreiro seja irrepreensível, e para Tito ele repete duas vezes esse dever.
Como aprendemos em Homilética, para alcançar plenamente o objetivo da pregação, é necessário conhecer os ouvintes, os seus problemas e necessidades.
Mas, não podemos nos esquecer que, Deus quer que o pregador seja o primeiro ouvinte a ouvir a mensagem, sendo exemplo do que se busca com a pregação.
Como pregador eu devo ser o primeiro a aplicar o apelo de Deus à minha vida, como está escrito: "Sede obedientes aos vossos líderes espirituais e submissos à autoridade que exercem. Pois eles zelam por vós como quem deve prestar contas de seus atos; para que ministrem com alegria e não murmurando, porquanto desta maneira tal ministério não seria proveitoso para vós outros!" Hebreus 13:17
A Bíblia é bem clara quando diz que, o pregador é como um vigilante, e que o primeiro objeto a vigiar é a sua vida, e num verdadeiro avivamento isso autentica a sua pregação.
2. NUM VERDADEIRO AVIVAMENTO O PREGADOR ESTÁ ATENTO AO QUE DEUS DIZ. (1)
"...Oráculo..." (1:1) é a mensagem que o profeta recebe de Deus, com a ordem de entregá-la ao povo.
Oráculo tem algumas significações na Bíblia:
  • Visão recebida do Senhor.
  • Palavra recebida do Senhor.
  • Mensagem pesada e encarregada pelo Senhor. (Jer. 23:33)
  • Uma carga pesada ou difícil. (Jer. 23:33-40)
Dependendo das circunstâncias, a mensagem que Deus quer que o pregador leve ao povo, pode ser muito pesada, principalmente diante do descaso com a Palavra de Deus e a dominância do pecado.
Um dos motivos pelos quais o profeta vê a necessidade de um avivamento é a frouxidão da Lei na vida do povo. (1:4) Essa frouxidão nada mais era do que o descaso com a Palavra de Deus.
A Lei mencionada pelo profeta era a Palavra de Deus baseada no Pentateuco, e administrada pelos anciãos e juízes.
Como já vimos, gera avivamento e manifesta o avivamento, o jorrar da Palavra de Deus na vida de todos. E isso se dá, especialmente, quando o pregador está atento ao que Deus diz, e sem medo proclama com fidelidade a mensagem do Senhor. Isso dá autenticidade a um verdadeiro avivamento.
3. NUM VERDADEIRO AVIVAMENTO DEUS ORDENA AO PREGADOR QUE, ESCREVA TODA A SUA VISÃO, PARA APRESENTÁ-LA COM CLAREZA. (2)
Eu diria com toda a certeza que, Deus incluiu uma aula de homilética, no que diz neste texto de Habacuque. 
"E o Senhor me respondeu: 'Escreve a visão; grave-a bem legível em tábuas, para que a possa ler quem passa correndo!" (2)
Outra versão diz: "Escreve a visão; grave-a bem legível em tábuas, para que o que  possa ler, corra!" (2) Ou seja, "...para que, quem ler, fuja!
Diante do contexto da visão do profeta as duas traduções estão corretas, porque falam de dias, quando a sua terra seria invadida pelos caldeus, impondo escravidão e muito sofrimento. 
Quando chegasse esse dia, passando correndo, pessoas leriam a mensagem escrita.
Vendo a outra versão, diante da invasão, ao lerem a mensagem do profeta, pessoas correriam, fugindo.
Podemos perceber que, o profeta Habacuque teve um profundo desejo de ouvir Deus falar, ouviu e proclamou a visão.
Quando ouve Deus e apresenta a sua mensagem ao povo, o pregador é um intérprete da palavra de Deus. Essa é a sua maior responsabilidade.
Outro sentido é que o pregador é um sacerdote intermediário entre Deus e aqueles a quem Deus quer falar. (1)
No Novo Testamento Paulo chamou esse sacerdote intermediário de embaixador de Cristo: "Portanto, somos embaixadores de Cristo, como se Deus vos encorajasse por nosso intermédio. Assim, vos suplicamos em nome de Cristo que vos reconcilieis com Deus!" II Cor. 5:18-20)
Deus manda Habacuque escrever a sua mensagem com letras grandes, claras e bem legíveis, para que seja fácil o entendimento.
Deus não aprova nem se alegra com muitos sermões pregados nas igrejas, nos quais os ouvintes saem dali, sem saber o que o orador quis transmitir. 
Deus pede clareza na transmissão da mensagem bíblica!
A ordem "escreva" claramente a visão, exige exatidão na sua transmissão.
Pregar a Palavra de Deus é uma árdua e gloriosa tarefa que Deus nos deu, e há pelo menos duas maneiras de pregar ao povo:
  1. Pregação Oral. Aqui o pregador prepara a mensagem e a transmite sem quaisquer anotações. Muitos preferem este tipo, porque não consagram tempo para o preparo adequado do sermão.
  2. Pregação Escrita. Nesta o pregador prepara um esboço de tudo que vai enfatizar na pregação, e muitos escrevem tudo o que irão pregar. Isso exige um bom tempo para oração e preparo da mensagem.
Para a preparação de um bom sermão bíblico que, tenha clareza, é bom que o pregador conheça um pouco de homilética.
Estudar homilética é uma bênção a todos que desejam dedicar-se à pregação da Palavra de Deus.
"Homilética é a arte de pregar sermões religiosos!"  Dic. Aurélio
Pregar é a principal tarefa da Igreja e a sua principal missão com o objetivo de alcançar pessoas para Cristo.
O pregador preguiçoso que não quer gastar tempo para o preparo de suas mensagens, prefere a pregação oral, porque fala o que quer, e nem sempre o que o texto bíblico diz. Sempre temos visto isso acontecer. 
Muitos resistem à mensagem homilética, porque esta requer preparo teológico e dedicação de muito tempo para prepará-la.
Seja qual for a forma de pregação, o que torna a mensagem eficaz é:
  • Vir de uma vida nas mãos do Senhor, e ser pregada com o poder do "...assim diz a Palavra do Senhor!"
Para a pregação ser relevante, há de ser bíblica com a marca do: "Assim diz o Senhor!"
Spurgeon disse que, "O ministro com a sua bíblia é como Davi com a sua pedra e funda, plenamente equipado para a peleja!"
  • A outra forma que torna a pregação eficaz, é ser pregada por quem está vivendo o que prega e pregando o que vive.
Biblicamente, o que menos importa é a forma utilizada pelo pregador, para expor a mensagem de Deus, e o que mais importa, é viver conforme o que se prega.
É isso que dá autenticidade e gera  um verdadeiro avivamento.
4. NUM VERDADEIRO AVIVAMENTO O MENSAGEIRO DE DEUS É EXEMPLO DE FIDELIDADE DE FÉ. (2:4)
A marca distintiva  que autentica a mensagem pregada, é a vida do pregador. 
Se a vida não autentica a mensagem, tal mensagem não será nada mais do que exibição, e falta de ética.
O profeta tem a consciência que, o único elemento duradouro neste mundo instável e iníquo é o caráter, a fidelidade. (4)
O ministério pastoral é muito difícil, e a fidelidade é a pedra de toque da perseverança.
Uma estatística sobre os pastores constatou que:
  • 97% dos pastores já foram traídos por líderes de sua confiança.
  • 70% deles lutam contra a depressão.
  • Cada mês 1500 pastores desistem do ministério pastoral.
  • Somente 10% dos pastores se aposentam como pastores.
  • Atualmente 80% dos pastores se sentem desencorajados para continuar.
  • 94% das famílias pastorais sentem a pressão do ministério.
  • 78% dos pastores não possuem amigos íntimos.
  • 90% dos pastores relatam terem trabalhado de 55 a 70 horas por semana
Por isso Habacuque diz que, "o justo viverá por sua fé!"
"...Viverá..." (4) está dizendo que, o mensageiro de Deus desfruta dos favores Dele, com ou sem benefícios materiais e temporais. Aqui está o âmago da mensagem de Habacuque.
O servo de Deus vive pela fé nas providências de Deus: "Se não crerdes, certamente não vos mantereis firmes!" (Isaías 7:9)
Lembremos que o profeta está predizendo grandes tribulações que virão sobre o povo de Deus, e a sua fé o salvaria.
No meio da calamidade o obreiro se mantém fiel pela fé.
O profeta anuncia o Dia do Senhor, quando "a terra se encherá da glória do Senhor, como as águas cobrem o mar!" ((14)
O transbordar da fidelidade por meio da fé é o que autentica um verdadeiro avivamento.
CONCLUSÃO
A partir do conhecimento dos ouvintes e de suas necessidades, o pregador tem condições de, diante de Deus, definir o que pregar, como pregar, e quando pregar. 
Mas, acima de tudo, a sua vigilância em primeiro lugar tem que ser quanto a sua própria vida.
Não podemos ser pregadores só para os outros. Precisamos praticar o que pregamos, e pregar o que praticamos.
Num verdadeiro avivamento o obreiro é sentinela sempre atento em seu posto de vigilância, atento ao que Deus diz, ouvindo e pregando a Palavra com preparo e clareza, e em todas as circunstâncias com fidelidade de fé.
Se quisermos um verdadeiro avivamento entre nós, esses são mais alguns passos para o alcançarmos.
Que Deus nos abençoe e as nossas igrejas.
Pr. José das Graças Silva Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário