sábado, 19 de setembro de 2015

ESTUDO BÍBLICO: AVIVAMENTO

A IGREJA PRECISA DE VERDADEIRO AVIVAMENTO QUE, SE EXPRESSE NA SALVAÇÃO DE ALMAS
VI Parte
Texto Bíblico: Habacuque 3:1-2 e 2:14
"Oração do profeta Habacuque sob a forma de canto.
Tenho ouvido, ó SENHOR, as tuas declarações, e me sinto alarmado; aviva a tua obra, ó SENHOR, no decorrer dos anos, e, no decurso dos anos, faze-a conhecida; na tua ira, lembra-te da misericórdia!"
"Entretanto, assim como as águas cobrem o mar, a terra se encherá do conhecimento da glória de Yahweh, o SENHOR!" 
INTRODUÇÃO
A Igreja ganha almas,  Evangelizando e fazendo   Missões. Este é mais um dos pilares de um Avivamento Verdadeiro.
O avivamento genuíno resulta na ação poderosa e irresistível do Espírito Santo que, se sobrepõe a todas as forças, levando almas a Cristo.
Quando o avivamento acontece, consequentemente, seus grandes e necessários resultados surgem.
Quanto aos seus membros, o perfil de uma Igreja Avivada pode ser assim descrito:
  • Eles são crentes avivados.
  • São ativos, e buscam ao SENHOR.
  • Eles deixaram de ser simples admiradores e ouvintes e passaram a ser realizadores, com experiência própria com Deus, como está escrito: "Eu te conhecia só de ouvir falar. mas agora os meus olhos te vêem!" Jó 42:5
  • São crentes espirituais, ativos e produtivos na obra do SENHOR.
  • Vivem no poder de Deus, lançando-se aos pés de Cristo, e rasgando o coração na presença do SENHOR.
Crentes avivados demonstram o amor de Deus na busca do perdido, para levá-lo a Cristo. Esta é a principal característica de uma Igreja que vive um Verdadeiro Avivamento. A Igreja de Jesus Cristo precisa desse avivamento.
1. A IGREJA PRECISA DE UM VERDADEIRO AVIVAMENTO, POR CAUSA DA INVASÃO DO PECADO EM SUA  VIDA  
O profeta viu a necessidade de um avivamento verdadeiro, porque os homens do seu tempo, incluindo o povo de Deus, estava atolado na:
  • Violência! (1:2)
  • Injustiça! (1:3,4)
  • Maldade! (1:3)
  • Destruição! (1:3)
  • Contendas! (1:3)
  • Discórdias! (1:3)
  • Litígios! (1:3)
  • Corrupção! (1:4)
No meio de tanto pecado Habacuque vê a necessidade de um verdadeiro avivamento, "porque Deus é santo, cujos olhos são puros e imaculados, e não suporta ver o mal!" (1:12-13)
A situação espiritual dos nossos dias é a mesma de idolatria ao pecado, diante de um "Deus santo, de olhos puros e imaculados que, não suportam ver o mal!"
É por isso que, a igreja precisa de um verdadeiro avivamento.
2. A IGREJA PRECISA DE VERDADEIRO AVIVAMENTO, PORQUE A FRIEZA TOMOU CONTA DO POVO DE DEUS
Por causa da vida pecaminosa a prática da Palavra de Deus enfraqueceu-se. (1:4)
Esse "...enfraqueceu-se..." tem o sentido de "descaso", ou seja, antes de qualquer atitude, não levar em conta o que diz a Palavra de Deus.
O profeta clama: "Aviva a tua obra, ó SENHOR, no decorrer dos anos, e no decurso dos anos faze-a conhecida!"
Muitos crentes precisam de um verdadeiro avivamento no meio e decurso dos anos, porque no início da caminhada cristã, impulsionados pelo fogo do Espírito Santo:
  • Não viam dificuldades para servirem a Deus.
  • Para servirem, não olhavam para o homem.
  • Viviam o primeiro amor.
  • Esforçavam-ser para estar sempre nos cultos e programações da Igreja.
  • Sempre queriam mais e mais de Deus.
Mas, infelizmente, para muitos, alguma coisa horrível aconteceu no meio e decorrer dos anos:
  • Esfriaram,
  • Deixaram de consagrar um tempo expressivo para a oração.
  • Deixaram de separar um tempo expressivo para estudar a Palavra de Deus.
  • Começaram a olhar dentro da igreja para os defeitos dos outros para justificar os seus.
  • Fracassou a sua frequência e participação nas programações da igreja.
  • A vontade de trabalhar para o SENHOR diminuiu.
O pior de toda essa situação é que, no meio e decorrer dos anos muitos desistiram, e afastaram-se completamente do SENHOR.
Os sinais da necessidade de um verdadeiro avivamento revelam-se, quando os crentes perdem o temor e tremor de Deus, perdendo também:
  • A noção dos valores espirituais e eternos.
  • A noção dos perigos que os cercam.
  • O repúdio ao mal.
  • O repúdio ao pecado.
  • A sensibilidade para com os valores divinos e santos do SENHOR.
  • A retidão a Deus.
Quando tudo isso acontece na vida do crente, os resultados serão visíveis:
  • A vida espiritual empobrece.
  • Surgem os obstáculos à vida de santidade.
  • Enfraquece o amor a Deus e à alma perdida, como disse Jesus Cristo: "E por causa da multiplicação da maldade, o amor da maioria das pessoas se esfriará!" Mateus 24:12 KJA
A Bíblia nos ensina que, o que Deus fez ontem, Ele pode fazer hoje, e fará eternamente!
O Verdadeiro Avivamento é permitir que, hoje o SENHOR assuma totalmente o controle de nossa vida, e a faça transbordar em seus propósitos.
E para isso acontecer, uma das coisas que precisamos fazer é, orar como o profeta Habacuque: "Aviva, ó SENHOR, a tua obra no meio dos anos!" (3:2). É assim que, o verdadeiro avivamento ocorrerá!
3. O PONTO CULMINANTE DO VERDADEIRO AVIVAMENTO É A SALVAÇÃO DE ALMAS
Esse ponto culminante  podemos dividi-lo em dois:
  1. O propósito de uma igreja avivada é ganhar almas, buscando a salvação dos perdidos.
  2. A busca da "centésima ovelha", para a reconciliação e restauração. Depois de conhecer a Cristo e até decidir-se por Ele, alguma coisa   levou tal ovelha para fora do rebanho, e agora, será buscada de volta. Jesus Cristo quer essa atitude de sua igreja.
A Bíblia e a História estão cheias de grandes avivamentos, e todos eles foram antecedidos , marcados e alcançados com:
  • Muita oração.
  • Confissão de Pecados.
  • Arrependimento.
  • Quebrantamento.
  • Espírito de humildade junto ao Deus que santifica.
  • Reconciliações com Deus.
  • Salvação de almas perdidas no pecado.
Avivamento significa em primeiro lugar que, os crentes mornos e cansados, frios e gelados:
  • Despertaram-se para uma nova vida espiritual.
  • Tornaram-se outra vez ardorosos pelo SENHOR.
  • Voltaram a beber abundantemente dos "rios de água viva".
Este é o maior acontecimento do avivamento que, certamente, levará a Igreja a um grande movimento pela salvação dos perdidos.
A Bíblia é bem clara, quando destaca que "O que é bom e agradável a Deus, é que o homem seja salvo, vindo ao conhecimento da verdade!" (I Timóteo 2:3-4)
O transbordar na salvação de pecadores é sem dúvida alguma, o que revela ao mundo a presença do verdadeiro avivamento na Igreja de Jesus Cristo.
4. A MÚSICA DE LOUVOR É UMA FERRAMENTA DE DEUS  NUM VERDADEIRO AVIVAMENTO
Estou compartilhando este vídeo do Pr. Luiz Sayão, e comungo com ele  tudo o que fala. Favor assisti-lo totalmente. Para quem quer conhecer melhor este servo de Deus, logo abaixo na Fonte do Vídeo e Observações, há algumas identificações dele. 
Propositalmente deixamos este tópico para concluir essa série de mensagens sobre o verdadeiro avivamento.
O verdadeiro e genuíno avivamento produz louvores e zelo pela liturgia que agrade ao SENHOR e não aos homens. 
O povo de Deus em todos os tempos é povo que canta louvores ao SENHOR. Sempre foi assim, mas nem sempre agradou ao SENHOR com tais louvores.
"Aborreço, desprezo as vossas festas e com as vossas reuniões solenes não tenho nenhum prazer!" Amós 5:21 
Uma das ferramentas de Moody para o grande movimento evangelístico, causado pelo avivamento do Séc. XVIII, era a boa e refinada  música de louvor que, também, conduzia pecadores a Cristo.
Ira David Sankey foi um compositor e cantor que, esteve lado a lado com Moody, sendo ele um dos responsáveis pela música de louvor. 
Pelo menos 44 (Quarenta e quatro) hinos do Cantor Cristão foram compostos por Ira David Sankey.
Na biografia de Moody, uma senhora que, participou das suas conferências, escreveu sobre Ira David Sankey: "O Sr. Sankey canta com a certeza de que as almas estão aceitando a Jesus Cristo entre uma nota e outra!"
Os irmãos em Cristo que estão lendo esta mensagem, já pensaram o que estaria acontecendo em nossas igrejas, se essa fosse a convicção de cada componente das nossas equipes de Música de Louvor em nossos dias?
No caso de Ira David Sankey, você que está lendo esta mensagem, sabe qual era o segredo de sua paixão pelas almas perdidas? O seu testemunho  fala por ele:"Visitávamos as pessoas pobres e carentes do pequeno rebanho do Sr. Moody, cantando e orando com os enfermos; pregávamos e cantávamos nas reuniões diárias de oração ao meio dia, que tinham uma média de 245 pessoas por reunião!"  O que está grifado, revela que, juntamente com outros irmãos,  Ira David Sankey era um ganhador de perdidos para Cristo, que os visitava, com eles orava, cantava e para eles pregava o Evangelho.
O que vemos em nossas igrejas hoje? Grupos de louvor que tem como preocupação cantar as "músicas gospel" que estão fazendo sucesso, geralmente de bandas ou cantores que estão na "moda". Geralmente, não se sabe o caráter desses cantores gospel. 
Uma vizinha minha sempre me procurava para gravar CDs gospel para ela. Certa vez deixou uns três CDs com a minha esposa, com a seguinte recomendação: "Peça ao pastor para gravá-los com músicas gospel que esteja fazendo sucesso!" E quando veio buscá-los, eu os entreguei virgens como recebi, e disse-lhe: O meu prazer pelos hinos é pelo louvor e adoração,  e não sei o que é isso de fazer sucesso, e por isso não gravei os CDs!" A senhora saiu envergonhada e nunca mais me procurou com esse intento.
Isso é exatamente o que estamos vendo em nossas igrejas.
Canta-se o que está sendo cantado em todos os grupos de "louvor" e de cantores e bandas que estão fazendo sucesso.
Precisamos de grupos e equipes de louvor em nossas igrejas que, se preocupem em primeiro lugar agradar a Deus. 
O pior de tudo isso é que, na era da graça, geralmente, o que se canta é tudo Velho Testamento, sem a mínima preocupação com a Língua Portuguesa, com a teologia, e com uma mensagem que possa ser aliada do púlpito para a salvação do pecador que esteja presente no culto. 
Falando em Língua Portuguesa, teríamos que mandar prender os escritores de algumas dessas músicas cantadas em nossas igrejas, porque praticam um verdadeiro "estupro" da nossa Língua, e isso me deixa muito triste e envergonhado. 
Eu fui salvo por Jesus Cristo, na primeira vez que estive numa Congregação Baptista, na cidade de Mineiros, Estado de Goiás. 
Fui salvo através de três lindos e tocantes corinhos que cantaram ali. 
A mensagem cantada tocou em meu coração e levou-me a Cristo em julho de 1968, e no dia 26 deste mês de setembro estarei completando 35 anos de Ordenação ao Ministério, dedicados  à salvação dos perdidos. 
A minha vocação é missionária e depois destes 35 anos plantando e revitalizando igrejas, Através do nosso ministério Deus já salvou milhares, outras centenas reconciliaram-se com Cristo, e muitos foram para o Seminário e hoje também são pastores ganhadores de almas para Cristo. Que maravilha! 
Você que está lendo esta mensagem, olha meu amado irmão, tudo isso é o resultado de três corinhos contendo a mensagem do poder de Deus, cujo principal propósito é salvar o pecador.
Louvado seja Deus por aqueles corinhos que gosto de cantá-los até hoje! 
Que Deus continue a abençoar aqueles irmãos tão simples que, cantaram como se fosse um Coro Celestial! Alguns deles já estão na glória, desfrutando o que há de melhor na presença do nosso Salvador.
Creio que, se os pecadores perdidos precisarem da música de louvor cantada em nossas igrejas atualmente, elas irão todas para o inferno, porque as nossas equipes de louvor não tem compromisso com a salvação dos pecadores presentes no culto, e essa situação é quase geral.
Como eu gostaria de ver cultos, nos quais, haja harmonia e unidade entre o púlpito e as Equipes de Louvor. 
Mensagem de domingo à noite, geralmente, com pessoas não convertidas presentes no culto, com raras exceções,  a mensagem tanto cantada quanto pregada no púlpito, precisam ser evangelísticas, ou, que pelo menos tenhamos algumas com visão para o pecador que precisa de conversão e salvação.
CONCLUSÃO
Concluímos, então, a apresentação deste tema, destacando os pilares do Verdadeiro Avivamento:
  1. A consciência do declínio espiritual.
  2. O transbordar dos crentes em Oração.
  3. O transbordar da Palavra de Deus na vida dos crentes!
  4. O transbordar na busca da santidade!
  5. Pregações Bíblicas e bem preparadas.
  6. O transbordar dos crentes no Evangelismo e Missões, trazendo os perdidos para Cristo, e a 100ª Ovelha de volta ao rebanho.
O que falta para a Igreja alcançar um verdadeiro e genuíno avivamento? 
  • Falta reconhecer o declínio espiritual!
  • Falta a confissão de pecados, que parece ter perdido a sua prática,  e isso só ajuda a continuidade da vida pecaminosa!
  • Falta reconciliação com o SENHOR!
  • Falta consagração de vida, incluindo tempo, bens e influência.
  • Falta mais qualidade de tempo com Deus!
  • Falta disciplina pessoal!
  • Falta fome pela Palavra de Deus!
  • Falta vida de oração, como dizemos sempre: "Muita oração, muito poder. Pouca oração, pouco poder.  Nenhuma oração, nenhum poder!"
  • Falta mudança de comportamento!
  • Falta mensagens bíblicas preparadas cuidadosamente com amor, e,que, respeitem os ouvintes!
  • Falta o amor que busca a 100ª ovelha!
  • Falta o amor que busca os perdidos para Jesus Cristo.
Esses são caminhos para um verdadeiro e genuíno avivamento.

Fonte do Vídeohttps://youtu.be/fQ_7VwPztGE
Obs.: Luiz Alberto Sayão, pastor da Igreja Batista Nações Unidas (São Paulo, SP), é tradutor da Bíblia, tendo coordenado a publicação da Nova Versão Internacional, entre outros projetos. É reitor do Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil (STBSB), a Faculdade Batista do Rio de Janeiro (FABAT).

Pr. José das Graças Silva Oliveira






Nenhum comentário:

Postar um comentário