sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

CANTINHO DO CANTOR CRISTÃO

CANTOR CRISTÃO

O PILOTO


Guia, Cristo, minha nau 

Sobre o revoltoso mar; 

Tão enfurecido e mau, 

Quer fazê-la naufragar. 

Vem, Jesus, oh, vem guiar, 
Minha nau vem pilotar! 

Como sabe serenar 
Boa mãe o filho seu, 
Vem, acalma, assim, o mar, 
Que se eleva até o céu. 
Vem, Jesus, oh, vem guiar, 
Minha nau vem pilotar! 

Se no porto, quando entrar, 
Mais o mar se enfurecer, 
Que me possa deleitar 
Em ouvir Jesus dizer: 
'Entra, pobre viajor, 
No descanso do Senhor.' 

Gosto muito das metáforas usadas pelo autor deste belo hino que no Cantor Cristão recebe o número 327. A sua melodia é maravilhosa.
Com fidelidade no original do Dr. Hopper, a tradução que encontramos deste hino no Cantor Cristão é de William E. Entzminger.
Seu autor foi Edward Hopper, novaiorquino, nascido em 1818. Seu pai era comerciante e sua mãe de uma família tradicional dentro da História do Cristianismo, pois, descendia dos huguenotes. Ali em Nova York ele passou quase toda a sua vida.
Sua formação acadêmica  ele recebeu em New York onde formou-se na Universidade local, e depois, no Union Theological Seminary, em 1842, e em 1871 recebeu o título de Doutor em Divindades, grau honorário oferecido pelo Lafayette College.
Perto de New York, em Sag Harbor, Long Island, Hopper pastoreou uma Igreja Presbiteriana durante onze anos que, parecem terem sido os anos que ficou fora de sua cidade natal.
A última igreja pastoreada por ele foi a "Igreja de Terra e Mar", bem próximo do cais de New York.
Em sua cidade inumeráveis marinheiros andavam pelas ruas, e isso chamava-lhe a atenção e despertava o seu interesse por eles, inclusive fazendo-o escrever muitos hinos para eles. 
Ele escreveu muitos hinos, mas em 1871 ele escreveu um hino que, foi publicado na revista Sailors' Magazine (Revista de Marinheiros"), mas fez questão de não colocar o seu nome com autor.
Não escrevia os hinos para se mostrar, pelo contrário, era para louvar e glorificar a Deus. Isso é tão verdade que, o hino "Guia, Cristo, Minha Nau", de sua autoria, durante vários anos foi cantado pelos marinheiros, sem saber que, o autor da bela poesia era Hopper, o próprio pastor deles.
Um dos seus  prazeres era escrever hinos. 
Um belo realce de sua vida cristã aconteceu no dia 23 de abril de 1888, quando morreu,  escrevendo um hino com o título de "Céu". Parece que ele sabia que a sua hora estaria chegando, para o encontro com o seu Salvador.
John Edgar Gould, nascido em Bangor, Maine, em 1872, foi o compositor da bela música deste hino. Ele morreu no dia 4 de março de 1875 na Argélia, África.
John Edgar Gould trabalhava na área da música, como sócio de uma empresa em New York, que vendia instrumentos musicais entre eles o piano.
Uma coisa que me emociona é o momento em que muitos dos hinos foram escritos, ou a sua música composta. A música do hino destacado agora, por exemplo, foi composta às vésperas de uma viagem que Gould faria, motivada pela sua saúde. Conta-se, que, na noite antes de embarcar, pela primeira vez ele tocou esta melodia para a sua esposa, e durante a viagem ele faleceu.
Fico ouvindo este hino, imaginando o momento do compositor de sua música, na viagem em que doente morreu, e ele refletindo na letra do hino, e pedindo que "Deus fosse o seu Piloto e que guiasse a nau" que era a sua vida! E isso aconteceu, pois, Deus o guiou até o Seu lar celeste.
Que belo exemplo do autor da letra e do compositor da música deste hino do Cantor Cristão! Ambos morreram, olhando para cima, para Deus e para o Céu.
Se você morresse agora, estaria ocupado com o quê?
Reflita!
Fonte:  Se os Hinos Falassem...Vol. I, 3ª edição, R. J.        JUERP, 1984




Nenhum comentário:

Postar um comentário