quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

ESTUDO BÍBLICO

DEVERES DIÁRIOS NA LUTA DA VIDA CRISTÃ
Texto Bíblico: Hebreus 12:12-17
12 Sendo assim, fortalecei as mãos enfraquecidas e os joelhos vacilantes.
13 “Preparai caminhos retos para os vossos pés”, para que aquele que manca não se desvie, pelo contrário, seja curado!
14 Esforçai-vos para viver em paz com todas as pessoas e em santificação, sem a qual ninguém verá o SENHOR.
15 Vigiai para que ninguém se exclua da graça de Deus; que nenhuma raiz de mágoa venenosa brote e vos cause confusão, contaminando muitos;
16 que não se abrigue entre vós nenhum imoral ou profano, como Esaú, o qual por uma refeição desejada, vendeu todos os direitos de herança como filho mais velho.
17 E, assim, como bem sabeis, quando mais tarde quis herdar a bênção, foi rejeitado; e não teve como cancelar sua decisão, apesar de ter buscado a bênção desesperadamente.
Tese: “Abençoando ao próximo, oferecemos o nosso coração a Deus!”
INTRODUÇÃO
William Barclay diz que o autor nesta passagem vislumbra os problemas diários da vida cristã, destacando duas fases importantes:
I. Algumas vezes o homem pode alçar vôos como águia, e correr sem cansaço, seguindo o ímpeto do esforço.
II. Mas, para muitos o mais difícil é caminhar diariamente, sem desfalecer. 
Diante destas hipóteses Barclay conclui que, esta passagem pensa no viver diário e na luta da vida cristã. 
King James chama tudo isso de deveres de grandes benefícios da vida cristã, resultantes da submissão a Deus.
O texto apresenta alguns perigos que, ameaçam a vida cristã: 
  • Excluir-se da graça de Deus. Este é o maior de todos.
  • “Deixar brotar algumas raízes de amargura na vida” 
  • Queda na imoralidade 
  • Recaída para viver uma vida ímpia.
O que a Bíblia descreve como vida ímpia é:
  • Vida sem nenhuma consciência de Deus 
  • Vida sem nenhum interesse em Deus 
  • Vida com estruturas que, não tenham nenhum horizonte para além deste mundo. 
Ímpio é a pessoa cujos pensamentos, intenções, prazeres e normas estão completamente atados à terra. 
Ímpio é aquele que, quando deixar este mundo, não terá nada de bom para desfrutar, porque não fez nada nesta vida, para "ajuntar tesouros no céu!"
Tudo o que o ímpio busca nesta vida, é somente para esta vida e nada mais. Ele não planeja, nem faz nada para a eternidade, nem preocupa-se com a eternidade.
Por isso Jesus Cristo disse: “Mas ajuntai para vós outros tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem podem destruir, e onde os ladrões não arrombam e roubam!” (Mateus 6:20)
Pensando assim, o autor Aos Hebreus fala dos deveres diários na luta da vida cristã:
1. DEVERES PESSOAIS
Os deveres nesta área consistem em  zelar pela própria saúde espiritual.
Este é o alicerce para uma vida cristã produtiva para Deus, porque não se pode dar o que não se possui.
Neste texto bíblico o zelo da saúde espiritual requer:
  • Preparar caminhos retos para andar neles. (13)
  • Esforçar-se para viver em paz com todos. (14)
Quando o crente trilha caminhos retos, o resultado será a paz com Deus, consigo mesmo e com todos.
Os demais deveres que serão mencionados a seguir, também, não deixam de ser deveres pessoais.
2. DEVERES COM DEUS E SUA OBRA
Aqui o autor coloca o crente, diante do que fraqueja na fé, dando-lhe trabalho para realizar, destacando primeiro os deveres  para consigo mesmo.
I. Dar a Deus o primeiro lugar na vida
Isso significa que, o homem deve dar prioridade ao que é espiritual. 
Desde Adão e Eva Deus quis que o homem vivesse em harmonia com Ele, dando prioridade à submissão a Ele. 
O erro de Adão e Eva foi não conseguir entender essa verdade. 
Este continua sendo hoje, o erro de muitos que conhecem a Palavra de Deus.
Foi Satanás quem, a partir da queda de Adão e Eva conseguiu inverter os valores, levando o homem a preferir:
  • O poder
  • O prestígio
  • Os bens materiais
Buscar poder, prestígio e bens materiais não é pecado, quando estas coisas ocupam o devido lugar na vida do homem. O pecado é permitir que, essas coisas ocupem o lugar de Deus.
Neste primeiro dever Deus deve estar em primeiro lugar.
II. Santificação (14) 
Não há como conhecer a Deus através de formação acadêmica ou outros meios.
O texto bíblico é conclusivo quando diz que, a única forma de ver a Deus, é através da santidade.
III. Vigiar para não excluir-se da graça de Deus que, pode ser explicada de várias maneiras (15):
  • “Excluir-se da graça de Deus!”
  • “Colocar-se aquém da graça de Deus!”
  • “Decidir não tomar posse da graça de Deus!”
  • “Trocar a graça de Deus pelos prazeres que o mundo oferece!”
  • Nunca trocar qualquer bênção de Deus por coisas materiais. (16-17)
  • “Deixar fechar a porta da graça de Deus sem entrar nela!”

Somente a graça de Deus nos traz a oportunidade, de fazer de nossas vidas, o que Ele quer que seja. 

IV. Ser responsável com a obra de Deus
  • Banindo a imoralidade de dentro da Igreja. (16)
  • Banindo a profanação de dentro da Igreja. (16)
  • Injetar vida e vigor nos que, na caminhada estão “andando com dificuldades”.
  • Inspirar forças para as suas mãos abatidas e pés vacilantes.
  • Mostrar-lhe o caminho reto pelo qual tem que caminhar. 
  • Encaminhá-lo de volta ao Senhor.
  • Ajudá-lo a remover da vida o que esteja causando os tropeços.
  • Ajudá-lo a tornar a sua caminhada cristã mais fácil.
Os nossos deveres incluem “oferecer o nosso coração a Deus e o nosso amor ao próximo!” (12)
Ao falar da graça de Deus (15), a primeira palavra do versículo é “...episkopountes...” traduzida no Novo Testamento como “...bispos...” ou “...epíscopos...”, mas aqui significa “...zelar com amor...” pela saúde espiritual dos irmãos.
Em toda a sociedade cristã há membros:
  • fracos, 
  • propensos a extraviar-se, 
  • e esperando um momento para abandonar a luta. 
É dever dos mais fortes, injetar vida e vigor nos que estão a ponto de perder a batalha!
O crente que está "em forma" em sua vida espiritual, deve inspirar forças ao abatido e desanimado.
A expressão que se usa para “...mãos descaídas...”, é a mesma aplicada aos filhos de Israel, quando desejavam abandonar os rigores da viagem através do deserto, e retornar ao “...bem-estar...” e às panelas de carne do Egito.
“E os filhos de Israel reclamaram com Moisés e Arão: ‘Antes fôssemos mortos pela mão de Yahweh na terra do Egito, quando estávamos sentados próximos às panelas de carne, e podíamos comer pão com fartura! Evidentemente nos trouxeste a este deserto, para fazer toda esta multidão morrer de fome!” Êxodo 16:3
Moisés levou a causa a Deus, e no outro dia Deus fez chover “pão do céu” e carne à vontade.
É possível que, o autor Aos Hebreus esteja referindo-se aquele de quem Jesus Cristo disse: “Ninguém, que lança mão do arado e olha para trás, é apto para o reino de Deus!” Lucas 9:16 
Uma das maiores glórias da vida cristã é saber dar ânimo ao homem que, está à beira do desespero, e injetar novas forças ao que desfalece. 
Em seus deveres espirituais o crente ama a Deus, abençoando o próximo.
Estes são deveres cristãos que podem fazer com que a obra de Deus seja efetiva,  abençoada e abençoadora.
V. Deveres sociais
A ênfase aqui é,  evitar atitudes venenosas (15). 
É possível que, a expressão “mágoa venenosa” ou “amargura” refira-se aos sentimentos, juntados por Paulo em Efésios 4:31:
  • Inveja
  • Cólera
  • Ira
  • Gritaria
  • Maledicência
  • Vingança
Entre outras estas são atitudes que, podem envenenar o indivíduo e a comunidade inteira.
O autor diz que, evitando essas atitudes venenosas, consegue-se evitar confusões (15).
Este é o quadro de deveres diários que o autor apresenta para o crente.
3. OS ALVOS DA VIDA CRISTÃ
Como já vimos, a vida cristã precisa ter os seus alvos, e neste texto bíblico são dois:
I. A paz.
Diante do que o autor fala sobre a vida cristã como um “campo minado de lutas”, a paz não é viver livre de dificuldades. 
Paz é mais do que isso, e tem algumas vertentes: 
  • Envolve as relações justas entre os homens. 
Neste sentido a justiça fará desaparecer o ódio porque o vínculo é de amor, perdão e serviço que une os homens entre si. 
O texto está dizendo que, é necessário buscar a paz:
  • Proveniente da relação de obediência à vontade de Deus.
  • Que capacita os homens, para viverem com seu próximo numa relação correta com ele.
  • Que eleva a vida do homem a sua realização e bem-estar mais alto. 
Para os judeus o bem-estar supremo e o topo mais alto da vida o homem pode encontrar na obediência a Deus.
“Filho meu, não te esqueças dos meus ensinos, e o teu coração guarde os meus mandamentos; porque eles aumentarão os teus dias e te acrescentarão anos de vida e paz!” (Prov. 3:1)
Este é um dos alvos da vida cristã.
II. A santidade “...hagiasmos...” tem a mesma raiz que o adjetivo “...hagios...” traduzido por santo. A raiz da palavra significa sempre: 
  • diferença  
  • separação
“...αγιος...” (hagios) tem provavelmente como sentido fundamental: 
  • “Separação, do mundo para servir a Deus. 
  • Separação do mal e da corrupção, para servir ao bem.
  • Pureza
  • Libertação das impurezas da carne.
No Novo Testamento esta é a concepção completa de santidade. 
CONCLUSÃO
Na obediência a Deus o crente encontra a sua maior felicidade, seu maior bem, sua paz, e sua realização.
A paz a que o texto se refere, é produto de esforço, disciplina, empenho, e suor mental e espiritual.
Sobre “...não excluir-se da graça de Deus...” (15), o autor está dizendo que: 
  • Deus oferece os seus dons, mas devem ser aceitos pelo homem. 
  • O homem só pode tomar posse dos dons da graça de Deus, aceitando a condição de Deus — e a condição suprema é a obediência a ele.
  • É questão de escolha e oportunidade. 
O autor cita Esaú “que por uma refeição desejada, vendeu todos os direitos de herança como filho mais velho, e quando mais tarde quis herdar a bênção, foi rejeitado; e não teve como cancelar sua decisão, apesar de ter buscado a bênção desesperadamente!” (16-17)
A porta da graça de Deus está aberta a todos, e esta porta é Jesus Cristo, que diz: "Eu Sou a porta. Qualquer pessoa que entrar por mim, será salva. Entrará e sairá; e encontrará pastagem. O ladrão não vem, senão para roubar, matar e destruir. Eu vim para que as pessoas tenham vida, e vida em plenitude!" (João 10:9-10)
Neste texto Jesus está afirmando que, Ele é a porta para a salvação que sempre vem acompanhada de vida abundante e completa.
APELO
A verdade é que há certas escolhas que, depois de feitas, jamais poderão ser desfeitas, e mesmo levando a conseqüências desastrosas, nem Deus poderá ajudar a evitá-las.
Santidade é a condição “sine qua non”, para entrar na presença de Deus.
"Santidade é a preparação para a presença de Deus". Westcott
A vida do cristão está dominada e dirigida pelo seu maior propósito que é entrar na presença de Deus, e jamais sair dela.
O apelo do texto é que você não continue em sua letargia, negligência, inconsciência e demora, para não perder as oportunidades que a graça de Deus lhe oferece.


Pr. José das Graças Silva Oliveira



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