segunda-feira, 17 de novembro de 2014

ESTUDO BÍBLICO

                                                                                                                          
A EPÍSTOLA AOS HEBREUS
Texto Bíblico: Hebreus 1:1-3
1 - HAVENDO Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho,
2 - A quem constituiu herdeiro de tudo, por quem fez também o mundo.
3 - O qual, sendo o resplendor da sua glória, e a expressa imagem da sua pessoa, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo feito por si mesmo a purificação dos nossos pecados, assentou-se à destra da majestade nas alturas.
INTRODUÇÃO
Estou ministrando o estudo da Epístola aos Hebreus com a Igreja Batista da Vitória, da qual sou o seu pastor desde maio de 2005. A partir de hoje estarei postando neste blog os Estudos Bíblicos preparados por mim, para que você, também, possa compartilhar da bênção.
Dou liberdade a todos para usá-los como bem desejar. O meu desejo é que Deus os use para edificação de todos que os utilizarem e para a glória que somente Deus merece.
Se o meu caro leitor quiser entender melhor a Epístola aos Hebreus, será ótimo ler o livro de Levítico, que é o seu paralelo no Velho Testamento.
Na Carta aos Hebreus encontramos com aquele que é, para o homem de hoje, o livro mais difícil de todo o Novo Testamento. Hebreus nunca foi um livro de fácil leitura.
Só na época de Atanásio, em meados do século IV, Hebreus foi aceito definitivamente como livro do Novo Testamento.
Creio que nenhum outro livro do Novo Testamento nos dá um quadro tão glorioso de Jesus Cristo em todo o esplendor de sua humanidade e em toda a majestade de sua divindade.
FOI ESCRITA PARA QUEM?
A palavra hebreus  pode ter três significados:
-Toda a raça judia.
-Os judeus de fala aramáica.
-Os judeus da Palestina.
A única certeza que podemos ter sobre a qual desses grupos o escritor estava escrevendo, é que tudo o que escreveu, foi para judeus convertidos a Cristo.
QUEM ESCREVEU ESTA EPÍSTOLA?
Entre os anos 400 d.C e 1200 d.C esta epístola foi atribuída a Paulo.
Escritores e analistas do NT ainda atribuem a sua autoria a Lucas, Barnabé, Silas, Apolo, Áquila, e até a Clemente de Roma.
Porém, a Igreja Primitiva em lugar nenhum cita nenhum desses como o autor.
O escritor Orígenes de Alexandria, chamado também de  Orígenes de Cesareia, ou ainda Orígenes, o Cristão,  teólogo, filósofo neoplatônico, nasceu em Alexandria em 185 d.C., e morreu em 253 d.C. em Tiro.
Orígenes disse que os pensamentos da Epístola aos Hebreus são de Paulo, mas que o mais correto é que “Quem a escreveu, só Deus sabe com certeza!”
Sobre esta Epístola Deus quis que  a nossa atenção seja para o que está escrito, e não para o autor.
Concordo com  Shedd que diz: “Os crentes da atualidade não deveriam ser dogmáticos sobre uma questão que durante tantos séculos tem sido incerta!”
O certo é que o seu conteúdo é singular nas páginas do Novo Testamento, e por isso é nele que devemos nos concentrar.
DATA DE AUTORIA
A melhor data para a epístola aos Hebreus situa-se entre 60 d.C. e 80 d.C
ASSUNTOS DA EPÍSTOLA
O prólogo afirma ser Jesus a “expressão exata de Deus, o resplendor da Sua glória, Sustentador de tudo o que existe através da palavra do Seu poder, e afirma o caráter distintivo do Filho. Ele está antes da história, na história, acima da história, sendo Ele o alvo da história e o agente que produz a purificação dos pecados dos pecadores.
Este livro alerta sobre quão trágico é ser indiferente para com a grande salvação, proclamada por Jesus Cristo e efetuada por Ele na cruz.
O autor adverte os crentes a não caírem na incredulidade,a buscarem alcançar a maturidade, e diz que são necessários a fé perseverante e o zelo pelas coisas de Deus.
A perseverança dos crentes tem o seu alicerce na comunhão com Deus, na consagração à Sua obra, e a convicção do que aguarda o crente no futuro. (10:19-12:29)
Deus é abençoador, sendo Ele o mesmo ontem, hoje e eternamente.
A Epístola aos Hebreus é um verdadeiro compêndio teológico e mesmo eclesiológico, para alicerçar a nossa fé, e seja qual for a Doutrina Bíblica que você tenha predileção, esse livro fala sobre ela:
-Deus em Sua Trindade
-Homem
-Pecado
-Pessoa de Jesus Cristo
-Salvação eterna
-Perseverança dos salvos
-Consagração dos salvos
-Escatologia – Doutrina das Últimas Coisas
-Igreja - Eclesiologia
-Oficiais da Igreja (Pastores)  – Eclesiologia
-Manutenção da Obra de Deus (O Dízimo) – Eclesiologia
Mas o principal objetivo do seu autor foi apresentar-nos Jesus Cristo como o único plano de Deus para a salvação do pecador.
TEMA DO LIVRO
“A superioridade de Jesus Cristo!”
PROPÓSITO
Apresentar aos cristãos judeus o fim da Velha Aliança, baseada nas Leis de Moisés, e a chegada da Nova Aliança, alicerçada em Jesus Cristo.
Todo o teor da Carta patenteia que os cristãos daquele tempo  estavam perante o risco iminente de uma grande perseguição.
O escritor está preparando os crentes hebreus para o maior choque de suas vidas, quando Jerusalém mais uma vez seria devastada e os ritos e sacrifícios no Templo cessariam, porque o Templo, também, seria destruído.
Isso não seria para os cristãos hebreus a própria mão de Deus, revelando-lhes o fim de uma Aliança e inauguração da Nova Aliança por meio de Jesus Cristo?
O escritor tem o propósito de revelar-lhes que, os sacrifícios de animais para perdão de pecados haviam cessado, porque foram substituídos pelo sacrifício perfeito e eficaz de Jesus Cristo na cruz do Calvário.
O seu propósito é também revelar-lhes que, todos os sacrifícios do Velho Testamento eram o símbolo do sacrifício que Cristo faria no Novo Testamento.
UM DOS TEXTOS ÁUREOS DO LIVRO
“Tendo, pois, irmãos, intrepidez para entrar no Santo dos Santos, pelo sangue de Jesus, pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou pelo véu, isto é, pela sua carne. ... aproximemo-nos, com sincero coração, em plena certeza de fé.”  (10:19-20,22ª)
Se o autor de Hebreus tinha um vocábulo que poderia ser   um dos seus lemas poderia ser este: "Aproximemo-nos".
PENSAMENTO CHAVE DO LIVRO
Aos gregos o autor de Hebreus dizia: "Vocês andam buscando o caminho para sair das sombras à realidade; vocês o encontrarão em Jesus Cristo!” Aos hebreus o autor dizia: "Vocês andam buscando o sacrifício perfeito que lhes abra o caminho a Deus bloqueado  por seus pecados? Vocês o encontrarão em Jesus Cristo."
Para o autor de Hebreus, Jesus é o único  que pode dar acesso a Deus!
MENSAGENS QUE PODEM RESUMIR O LIVRO
“Jesus Cristo é o único  que pode conduzir o homem a Deus!”
“Em sua humanidade Jesus veio para levar o homem a Deus, e em sua divindade para trazer Deus ao homem!”
CONCLUSÃO
Religião é o acesso a Deus. É o que os leva à própria presença de Deus, o que remove as barreiras, o que elimina os embaraços, e abre as portas à presença viva do Deus vivente.
É isto que significava a religião para o autor da Carta de Hebreus.
Encontramos em Jesus Cristo a única pessoa que pode conduzi- nos a Deus.
A porta que tinha estado fechada pelo pecado do homem, foi aberta por  Jesus Cristo lá na Cruz do Calvário.
Toda a idéia de religião se resume na importante passagem de Hebreus 10:19-20,22a:
“Tendo, pois, irmãos, intrepidez para entrar no Santo dos Santos, pelo sangue de Jesus, pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou pelo véu, isto é, pela sua sua carne. ... aproximemo-nos, com sincero coração, em plena certeza de fé.”
APELO
Só Jesus Cristo salva. E não adianta ser religioso se você não é salvo. Jesus Cristo veio para salvá-lo.
O que você precisa fazer para ser salvo é reconhecer que é pecador, arrepender-se do seu estado pecaminoso, confessá-lo a Jesus Cristo, crendo nele, aceitando-o como único e suficiente Salvador e Senhor. Faça isso agora. Não deixe para amanhã, porque só o hoje nos pertence.


Referência Bibliográfica

Allen, Clifton J. Comentário Bíblico Broadman: Novo Testamento.  Tradução de
      Adiel Almeida de Oliveira. Rio de Janeiro-JUERP, 1985
Barclay,  J. William.         The Letter to The Hebrews; Tradução: Carlos Biagini
      Comentário Bíblico do Novo Testamento, Internet http://minhateca.com.br pdf
Champlin, Russell Norman.      O Novo Testamento Interpretado Versículo Por
      Versículo. Vol. V – Milenium Distribuidora Cultural Ltda. São Paulo. 1982
Davidson, F. O Novo Comentário da Bíblia. Edições Vida Nova. SP. 1976
Gillis, C.O. Comentário Sobre La Epístola A Los Hebreos,     Casa Bautista de
      Publicaciones, 2ª Edición, Buenos Aires. 19667
Shedd, Russell. Bíblia Sagrada. 2ª Edição. Vida Nova, São Paulo, 1997


Pr. José das Graças Silva Oliveira
                                                                                                                                 



Nenhum comentário:

Postar um comentário