sábado, 27 de dezembro de 2014

DOUTRINA

DOUTRINA  BÍBLICA  DA  FAMÍLIA
Texto Bíblico: Gên. 1:26-28; 2:18-24
INTRODUÇÃO
A CBB decidiu que 2014 fosse o ano da família.
Tema: Família, o ideal de Deus para o ser humano.
Divisa: “Eu e minha casa serviremos ao Senhor” Josué 24.15b
26 – Depois disse Deus: “Façamos o ser humano à nossa imagem e semelhança. Que ele domine sobre os animais marinhos, sobre as aves do céu, sobre os animais domésticos da terra e sobre os répteis que se movem pelo chão”.
27 Assim Deus criou o ser humano semelhante à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher o criou.
28 Deus os abençoou e disse-lhes: Multipliquem-se, encham a terra e dominem-na.
2:18-24
18 Depois disse o Senhor Deus: “Não é bom que o homem fique sozinho. Vou fazer para ele uma companheira, uma auxiliadora que lhe corresponda”.
19 Depois de ter formado da terra toda a espécie de animais e aves, o Senhor Deus os trouxe ao homem para ver que nome daria a eles.
20 Assim o homem deu nome a todos os animais domésticos, às aves do céu e aos animais selvagens. No entanto, o homem não encontrou uma companheira que lhe correspondesse.
21 Então o SENHOR Deus fez o ho,mem cair em um sono profundo. Enquanto este dormia, tirou uma das costelas dele e fechou o lugar em que ficava a costela.
22 Dessa costela o SENHOR Deus fez uma mulher e a levou ao homem.
23 Então o homem disse: “Esta, sim,  é parte dos meus ossos e da minha carne. Ela será chamada mulher, porque foi  tirada do homem.
24 Esta é a razão pela qual o homem deixa o pai e a sua mãe e se une à sua mulher, e os dois se tornam um só ser! NBV
INTRODUÇÃO
O lar foi constituído por Deus, fazendo dele a unidade básica da sociedade.
Alguém disse que “A família é a célula mater da sociedade!”
É por isso que, quando um crente estiver no processo de formação de uma família, que forme um lar cristão.
A família dentro do padrão de Deus é constituída da união de dois seres cristãos, um homem e uma mulher, dotados de maturidade emocional e física, e unidos pelo amor descrito em I Cor. 13.
Devem unir-se, com o intuito dos dois viverem em unidade: de sonhos, de ideais e ambições.
Quando pensarem em ter filhos, pensar, também,  em criá-los nos caminhos do Senhor com instrução e disciplina baseadas na Palavra de Deus.
Uma família realmente cristã põe em prática o Culto Doméstico, e todos devem fazer de tudo, para que os ensinos  de Cristo estejam presentes em todos os relacionamentos.
Quando começarem os conflitos e as  provações, à Igreja compete estar lado a lado com tais lares desajustados.
É papel da Igreja, também, ajudar o idoso e os enlutados, para que continuem encontrando um verdadeiro significado para a vida.
Dentro dos propósitos de Deus a família é fundamental, para o bem-estar da sociedade.
Temos que nos lembrar que, a sociedade  é o prolongamento das famílias.
A sociedade é, exatamente, aquilo que são as famílias.
Ter uma família segundo os padrões de Deus, deve ser o ideal de cada cristão.
1. A FAMÍLIA É O IDEAL DE DEUS
Deus, ao criar os homens, o fez,. Para que Ele tivesse alguém com quem compartilhar os seus propósitos.
Por isso mesmo, criou homem e mulher conforme a Sua imagem e semelhança.
Imagem e semelhança significam que, Deus criou os homens com capacidade de comunicação e compartilhamento.
Mas, tendo criado os seres viventes em casais, viu que o homem, também, precisaria de companhia e auxílio. Por isso, criou a mulher e a deu ao homem.
Tudo isso porque viu Deus, que não era bom, que o homem vivesse só.
Deus criou homens e mulheres sociais, para viverem em sociedade.
É no lar que nos capacitamos para viver em sociedade.
2. A FAMÍLIA FOI CRIADA POR DEUS PARA O BEM-ESTAR DO HOMEM
A família é a primeira instituição da sociedade.
O alicerce da família é o casamento monogâmico e duradouro, por toda a vida, só podendo ser desfeito pela morte ou pela infidelidade conjugal.
Assim Deus criou o ser humano semelhante à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher o criou. Gn 1.27
“Se, porém, vocês não desejam obedecer ao Senhor, escolham hoje a quem irão servir, se aos deuses falsos dos seus pais do leste do Eufrates, ou aos deuses falsos dos amorreus em cuja terra hoje habitam. Quanto a mim, ouçam bem: Eu e a minha casa serviremos ao Senhor!”Js 24.15
“Esta é a razão pela qual o homem deixa o pai e a sua mãe e se une à sua mulher, e os dois se tornam um só ser!” Gên. 2:24 NBV
“E APROXIMARAM-SE os dias da morte de Davi; e deu ele ordem a Salomão, seu filho, dizendo: Eu vou pelo caminho de toda a terra; esforça-te, pois, e sê homem. E guarda a ordenança do SENHOR teu Deus, para andares nos seus caminhos, e para guardares os seus estatutos, e os seus mandamentos, e os seus juízos, e os seus testemunhos, como está escrito na lei de Moisés; para que prosperes em tudo quanto fizeres, e para onde quer que fores!”1Rs 2.1-3 - Bíblia Apóstolo
3. OS PROPÓSITOS DE UMA FAMÍLIA FUNDAMENTADA EM DEUS
  1.  Glorificar a Deus
  2.  Prover a satisfação das necessidades humanas de:
  •      Comunhão,
  •       Educação,
  •       Companheirismo,
  •       Segurança,
  •       Preservação da espécie  
  •        Perfeito ajustamento da pessoa humana em todas as suas dimensões.
“Assim Deus criou o ser humano semelhante à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher o criou. Deus os abençoou e disse-lhes: Multipliquem-se, encham a terra e dominem-na!” Gn 1.27-28

“SE o SENHOR não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o SENHOR não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela.
Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão de dores, pois assim dá ele aos seus amados o sono.
Eis que os filhos são herança do SENHOR, e o fruto do ventre o seu galardão.
Como flechas na mão de um homem poderoso, assim são os filhos da mocidade.
Bem-aventurado o homem que enche deles a sua aljava; não serão confundidos, mas falarão com os seus inimigos à porta. Salmo 127:1-5
“Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho.
Porque se um cair, o outro levanta o seu companheiro; mas ai do que estiver só; pois, caindo, não haverá outro que o levante.
Também, se dois dormirem juntos, eles se aquentarão; mas um só, como se aquenta?
E, se alguém prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; e o cordão de três dobras não se quebra tão depressa!” Ec 4.9-12
4. PARA SER FELIZ, A FAMÍLIA PRECISA SER SALVA POR CRISTO
Desde Adão os homens caíram devido ao pecado da desobediência.
Quando a família vive enchafurdada no pecado, nada dá certo! É só tristeza! É só infelicidade! O desajustamento toma conta de todos, ou de quase todos, e a tendência, se o problema não for resolvido, o divórcio estará à porta para destruir muitas coisas boas.
Por querer a satisfação da família, Deus provê para ela, mediante a fé em Cristo, a bênção da salvação temporal e eterna, e quando salva poderá cumprir seus fins temporais e promover a glória de Deus.
Numa fatídica meia-noite, Paulo e Silas enfrentavam um sofrimento muito grande, quando Deus realizou alí na prisão o milagre da libertação.
Diante do ocorrido, e sabendo que a única razão para o que aconteceu fora a salvação que Jesus Cristo teria dado aos apóstolos, o carcereiro, também quis ser salvo, mas vejamos o que Deus disse através dos apóstolos a ele:
“E, pedindo luz, saltou dentro e, todo trêmulo, se prostrou ante Paulo e Silas.
E, tirando-os para fora, disse: Senhores, que é necessário que eu faça para me salvar?
E eles disseram: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa.
E lhe pregavam a palavra do Senhor, e a todos os que estavam em sua casa.
E, tomando-os ele consigo naquela mesma hora da noite, lavou-lhes os vergões; e logo foi batizado, ele e todos os seus.
E, levando-os à sua casa, lhes pôs a mesa; e, na sua crença em Deus, alegrou-se com toda a sua casa!” At 16.29-34
O carcereiro quis a sua salvação, mas Paulo lhe disse que, a sua família, também, precisava de salvação.
Jesus Cristo é o Salvador da família, e com a salvação Ele dá todos os suprimentos para ela ser feliz e realizada.
CONCLUSÃO
Família é uma das criações de Deus!
Ele criou o homem e a mulher, e fez o primeiro casamento dos dois. Nada de meia coluna no casamento!
Após criar o homem e a mulher, e uní-los, Ele ordenou que, tivessem filhos e se multiplicassem na terra.
Com exceção para os casos especiais, quando o casal, por alguma questão permitida pelo próprio Deus, como a esterilidade, a família é constituída de marido, esposa e filhos.
Quando Deus criou o homem e mulher conforme a Sua semelhança, deixou bem claro, que a finalidade da família seria manter comunhão com Deus.
Nas orientações que Deus deu ao primeiro casal, fica bem claro, também, que se a família viver segundo a orientação divina, será muito feliz.
Se viver fora dos padrões de Deus, o fracasso será mais do que certo. Isso aconteceu com Adão e Eva, Caim, etc.
“BEM-AVENTURADO aquele que teme ao SENHOR e anda nos seus caminhos. Pois comerás do trabalho das tuas mãos; feliz serás, e te irá bem!” Salmo 128:1-2

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA


Declaração Doutrinária da Convenção Batista Brasileira

Obs.: 2014 está terminando, mas a família continuará eternamente sendo um Projeto de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário