terça-feira, 9 de dezembro de 2014

ESTUDO BÍBLICO

O HOMEM NÃO DEVE NEGLIGENCIAR A GRANDE SALVAÇÃO
Texto Bíblico: Hebreus 2:1-4
1 Por isso, é fundamental prestarmos atenção, mais ainda, às verdades que temos ouvido, para que jamais nos desviemos delas.
2 Pois, se a mensagem proferida por anjos provou sua firmeza, e toda transgressão e desobediência recebeu a devida punição,
3 como nos livraremos se desconsiderarmos tão grande salvação? Esta salvação, tendo sido proclamada pelo Senhor, foi depois confirmada a nós pelos que a ouviram.
4 E, juntamente com eles, por intermédio de sinais, Deus testemunhou feitos portentosos, diversos milagres e dons do Espírito Santo, distribuídos conforme sua vontade.
5, Porquanto, não foi aos anjos que Deus sujeitou o mundo vindouro, a respeito do qual estamos falando. Cristo é feito à nossa semelhança.
INTRODUÇÃO
O texto é um aviso que contém duas revelações para o pecador:
  1. Há uma grande salvação, para aqueles que atentam para a mensagem divina. 
  2. Há uma grande perdição, para os que não atentam para esta grande salvação excessivamente anunciada por Deus.

O primeiro versículo poderia traduzir-se: "Portanto, devemos tentar com esforço, ancorar nossas vidas, nas coisas que nos foram ensinadas, para que a nave de nossa vida não vá à deriva, afaste-se do porto, e naufrague." William Barclay
Deus confirmou a chegada do Seu Reino e da Sua salvação, por meio de atos Onipotentes como:
  • Vida, sofrimento, morte e ressurreição de Jesus Cristo para salvar o pecador.
  • A cura de milhares de enfermos (Atos 3:7-16),
  • A distribuição de diversos dons espirituais em benefício do Seu Corpo, a Sua Igreja, de acordo com os seus planos e propósitos. I Cor. 12: 4-11

O homem não pode negligenciar tão grande salvação, porque ela é o desejo de Deus em toda a Bíblia
1.  TODOS OS PROFETAS A PROCLAMARAM
“Pela fé Abraão, quando convocado, obedeceu e dirigiu-se a um lugar que no futuro receberia como herança, embora não soubesse para onde estava sendo dirigido. Mediante a fé, peregrinou na terra prometida como se fosse terra estrangeira, habitando em tendas, assim como Isaque e Jacó, herdeiros com ele da mesma promessa. Porquanto, aguardava alcançar a cidade que tem alicerces magníficos, da qual Deus é o arquiteto e edificador!” Hebr. 11:8-10
O autor sagrado cita:  Abel, Enoque, Noé, Abraão, Sara, Isaque, Jacó, José, Moisés, Josué, Raabe, Gideão, Baraque, Sansão, Jefté, Davi, Samuel, Daniel, Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, Elias, Eliseu, Jeremias, e os demais profetas (32).
O objetivo de todas estas citações foi dizer que, estes servos de Deus aguardavam  pela pátria excelente, ou seja, a pátria celestial. Por esse motivo, Deus não se constrange de ser conhecido como o Deus deles, mas lhes preparou uma cidade. (16)
O que o autor aos Hebreus deixa claro, é que todos os servos de Deus do Velho testamento tiveram como objetivo comum a salvação e o céu.
2 NO NT TODOS OS APÓSTOLOS  PROCLAMARAM ESTA SALVAÇÃO. (3)
O Novo Testamento foi escrito pelos apóstolos, e em todos os seus livros eles apresentaram Jesus Cristo como único e suficiente Salvador e Senhor.
Os quatro Evangelhos apresentam a vinda de Jesus Cristo ao mundo, sua vida, os seus ensinos, os seus sofrimentos, crucificação, morte e ressurreição, para salvar o pecador.
Todos os escritores do Novo Testamento tiveram como objetivo comum, apresentar a salvação que obtiveram em Cristo e  proclamá-la por todo o mundo:
Pedro que escreveu duas cartas disse: “E, portanto, não há salvação em nenhum outro ente, pois, em todo universo não há nenhum outro Nome dado aos seres humanos pelo qual devamos ser salvos!” Atos 4:12
Paulo que escreveu treze livros e disse: “O salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a salvação por meio de Cristo Jesus nosso Senhor!” Rom. 6:23
O apóstolo João escreveu cinco livros e escreveu João 3:16-18
Este mesmo apóstolo disse: “E o testemunho é este: que Deus nos concedeu a vida eterna, e essa vida está em seu Filho! Quem tem o Filho, tem a vida; quem não tem o Filho de Deus, não tem a vida. Conselhos finais do amado pastor Estas orientações vos escrevi, a fim de saberdes que tendes a vida eterna, a vós outros que credes em o Nome do Filho de Deus!” I João 5:11-13
O apóstolo João disse: “O que era desde o princípio, o que ouvimos, o que vimos com os nossos olhos, o que contemplamos e as nossas mãos apalparam a respeito da Palavra da Vida. A Vida se manifestou, nós a vimos e dela testemunhamos, e vos anunciamos a Vida eterna que estava com o Pai e a nós foi revelada!” I João 1:1-2
Todos os apóstolos confirmaram e até morreram por identificarem-se como salvos por Cristo e por  apresentar Cristo como único e suficiente Salvador e Senhor!
3. DEUS A PROCLAMOU, E DELA TESTEMUNHOU DE VÁRIAS MANEIRAS. 1:2-4
Através de Jesus Cristo Deus proclamou esta salvação e testemunhou dela através de sinais, maravilhas e múltiplos atos de poder.
Como tem feito em toda a história do Cristianismo, Deus tem transformado homens maus em bons, e a grande prova do poder salvador de Jesus Cristo continua sendo sua capacidade de transformar as vidas dos homens.
Os milagres morais da fé cristã são ainda claramente visíveis para todos.
Através de Jesus Cristo Deus proclamou a sua salvação:
  • Com as Suas palavras, garantindo a vida eterna! (João 6:47 e 10:26-28)
  • Com a Sua morte na cruz, em nosso lugar.

E, como disse o autor aos Hebreus, Deus autenticou Jesus Cristo como plano de salvação, através dos muitos milagres de Cristo, entre eles a própria morte dele na cruz para salvar.
Ilustração: Há algum tempo, um grande navio sofreu em alto mar uma grande explosão e afundou-se. Era escuro e os oito tripulantes oraram, pedindo que Deus os salvasse. Quando passaram cinco horas, de dentro do barco salva-vidas eles divisaram uma forma de um navio que se aproximava. Quando puderam ler o nome do navio era MILAGRE DE CRISTO!
Podemos imaginar aqueles marinheiros, extasiados, contando sua experiência de salvamento, e dizendo: Fomos salvos pelo “MILAGRE DE CRISTO!”
Os milagres de Cristo não deixaram de existir. Ele ainda os realiza na salvação e transformação do pecador.
João  afirmou que, a finalidade dos milagres de Cristo é a salvação do pecador:
“Verdadeiramente Jesus realizou, na presença dos seus discípulos, muitos outros milagres, que não estão escritos neste livro. Estes, entretanto, foram escritos para que possais acreditar que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em Seu Nome!” João 20:30-31
4. A SALVAÇÃO EM CRISTO É A FÓRMULA DIVINA PARA O PECADOR EVITAR A PUNIÇÃO DO PECADO (2)
O texto é claro em afirmar que, há justo castigo (2), para quem rejeita a salvação oferecida por Deus.
Vejamos o que diz o histórico do que Deus diz:
“Contudo, aquele que pecar de maneira deliberada, quer seja nativo, quer estrangeiro, comete grave insulto contra o SENHOR, e deverá ser eliminado do meio do seu povo. Por ter desprezado a Palavra de Yahweh e violado seus mandamentos, essa pessoa deverá ser exterminada, porquanto será responsável por sua própria condenação!” Núm. 15:30-31
“Com o suor do teu rosto comerás o teu pão, até que voltes ao solo, pois da terra foste formado; porque tu és pó e ao pó da terra retornarás!” Gên. 3:19
“Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna por Cristo Jesus nosso Senhor!” Rom. 6:23
O texto bíblico define o pecado de duas formas:
Parabasis = Transgressão
Transgressão é  transpassar uma linha.
Há uma linha traçada tanto pelo conhecimento como pela consciência, transpassar a qualquer delas constitui o pecado.
Parakoe = desobediência.
William Barclay explica este vocábulo, dizendo que “Parakoe tem vários significados como formando uma gradação:
Começa como uma audição imperfeita como por exemplo a de algum surdo!
Logo aplica-se também à audição descuidada, quer dizer, a que por negligência ou falta de atenção interpreta mal ou deixa de ouvir o que se disse!
Termina significando falta de vontade para ouvir e portanto desobediência deliberada à voz de Deus”.
Desobediência é  fechar voluntariamente os ouvidos aos convites, mandamentos, advertências, e conselhos de Deus.
Estas palavras no texto tem a significação de  um barco que corre em direção do desastre, porque o piloto dorme, enquanto as perigosas correntes o arrastam para longe do porto a um naufrágio seguro.  
Para a maioria de nós a ameaça da vida consiste em sermos arrastados ao pecado.
São muitos os os que deliberadamente e de improviso dão as costas a Deus, e muitos os que diariamente se afastam cada vez mais dEle.
São muitos os que num momento determinado cometem algum pecado tremendo, e são poucos os que passo a passo e quase insensivelmente se envolvem em alguma situação e se despertam de repente para se darem conta que arruinaram sua vida,  destroçaram o coração de alguém, e pior do que isso entristeceram a Deus.
 Faríamos bem em estar continuamente alerta contra o risco de deixar que nossas vidas se tornem como uma barco à deriva.
CONCLUSÃO
 A palavra grega para “...desviemos... (1), tem o sentido de o homem estar sendo levado por uma correnteza muito forte. Essa correnteza é o pecado!
O plano de salvação esboçado neste texto é bem simples, como em todo o Novo Testamento:
  1. Ouvir com atenção a mensagem divina que oferece salvação!
  2. Crer em Jesus Cristo como o Plano de Deus para a salvação do pecador, pois, este é um dos temas predominantes de todo este livro.
  3. Nunca se desviar da mensagem salvadora!

Neste mundo a salvação se expressa através da santificação. (2,12:14)
O plano diabólico para a perdição eterna do pecador, consiste de um só ponto:
Desprezar o aviso divino que garante a salvação. Por isso a interrogação do escritor sagrado: “Como nos livraremos se desconsiderarmos tão grande salvação?” (3)
Ilustração: Montaigne conta que o rei Arquias, de Tebas, estava num banquete, quando um mensageiro entregou-lhe uma carta, enviada por um amigo. Por fora estava escrito: “LEIA LOGO! É URGENTE! É MUITO IMPORTANTE!” Mas, Arquias disse aos amigos: Ora essa! Hoje é só festa! Coisas importantes ficam para amanhã. E assim, guardou a carta para ler no outro dia. Na manhã seguinte encontraram o seu cadáver, crivado de punhaladas. Ao lado estava a carta. Alguém abriu-a e leu: “Meu caro Arquias, conjuro-te a sair depressa de casa, porque aí te espera o punhal de um assassino!”
Arquias desprezou a mensagem enviada especialmente para ele, não deu ouvidos, quis mais as alegrias do mundo, e perdeu a oportunidade de salvar-se.
Isso é o que acontece com os que desprezam o aviso divino que deve ser atendido urgentemente, pois, garante a  salvação!

APELO
O aviso de Deus que garante a salvação deve ser de fácil aceitação e urgente. Você já o aceitou? Aceite-o agora!
        
Pr. José das Graças Silva Oliveira


Nenhum comentário:

Postar um comentário