terça-feira, 16 de dezembro de 2014

ESTUDO BÍBLICO

JESUS CRISTO É O SALVADOR PERFEITO
Texto Bíblico: Hebreus 2:5-14
 5 Porquanto, não foi aos anjos que Deus sujeitou o mundo vindouro, a respeito do qual estamos falando. Cristo é feito à nossa semelhança
6 No entanto, alguém em certa passagem testemunhou, afirmando: “Que é o homem, para que com ele te importes? E o filho de Adão, para que venhas visitá-lo?
7 Tu o fizeste um pouco menor do que os anjos e o coroaste de glória e de honra;
8 tudo sujeitaste debaixo dos seus pés”. E ao sujeitar-lhe todo o Universo, nada deixou que não lhe fosse sujeito; contudo, hoje ainda não vemos que todas as coisas estejam submissas a ele;
9 observamos, no entanto, aquele que por um momento foi feito menor do que os anjos, Jesus, coroado de honra e de glória por ter sofrido a morte, para que, pela graça de Deus, em benefício de todos, experimentasse a morte.
10 Ao conduzir muitos filhos à glorificação, convinha que Deus, por causa de quem e por intermédio de quem tudo veio a existir, tornasse perfeito, por meio do sofrimento, o Autor da Salvação deles.
11 Assim, tanto o que santifica quanto os que são santificados advêm de Um só. E, por essa razão, Jesus não se envergonha de chamá-los irmãos.
12 Ele declara: “Vou anunciar teu nome aos meus irmãos; cantar-te-ei louvores no meio da congregação”.
13 E mais: “Porei nele a minha confiança”. E outra vez Ele afirma: “Aqui estou Eu com os filhos que Deus me concedeu”.
14 Portanto, visto que os filhos compartilham de carne e sangue, Ele também participou dessa mesma condição humana, para que pela morte destruísse aquele que tem o poder da morte, a saber, o Diabo.
INTRODUÇÃO
Na concepção do autor de Hebreus  o homem  não é o que deveria ser.
Deus criou o homem para ser só um pouquinho inferior a Ele, mas devido ao pecado o homem fracassou, separando-se Dele, e está condenado à perdição eterna.
Diante desta situação veio Jesus. Ele sofreu e morreu, e entrou na glória, em favor do homem, porque Jesus Cristo morreu para que o homem volte a ser  o que Deus sempre desejou. 
Diante de tudo isso o nosso texto nos apresenta Jesus Cristo como o Salvador perfeito e eficaz que o pecador precisa.
Segundo o autor sagrado somente Jesus Cristo possui as qualificações como Salvador perfeito:
1. JESUS É O SALVADOR PERFEITO PORQUE É DÁDIVA DE DEUS. 9
O pecador não merecia a Sua morte de cruz em seu lugar.
Jesus morreu na cruz em nosso lugar, porque Deus nos ama, e tudo pela Sua graça.
Baseado nisso alguém concluiu que “Deus ama até o repugnável!”
Realmente, o que Deus faz pelo pecador, não o faz, baseado no que existe no pecador, nem pelo que o pecador é, mas pelo que existe no próprio Deus: O seu amor e a Sua graça! (9, João 3:16)
“Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há oscilação como se vê nas nuvens inconstantes!” Tiago 1:17 (KJA)
Confessando com Nicodemos, Jesus Cristo deixou bem claro que, “Deus amou o mundo de tal maneira, que deu o Seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crer, não pereça, mas tenha a vida eterna!” João 3:16
Jesus é o Salvador Perfeito porque Ele é o próprio Deus com todas as suas perfeições, sacrificando-se, para salvar o homem.
2. JESUS É O SALVADOR PERFEITO, PORQUE O SEU SACRIFÍCIO FOI PERFEITO. 9
“Por meio do seu sofrimento, Jesus foi aperfeiçoado para ser o Autor da salvação do pecador!” 10
“...teleios...” aperfeiçoar - no Novo Testamento descreve a pessoa a quem se cumpre completamente o propósito ou o plano para aquilo a que fora destinado.
No Antigo Testamento o sacrifício era feito pelo sumo sacerdote, um homem imperfeito, todos os anos durante a Festa da Páscoa.
O sacrifício era feito com animais e aves, que  teriam que ser sem nenhum defeito.
Todos os anos todos aqueles sacrifícios se repetiam. Primeiramente em favor do sacerdote e depois em favor de outro pecador.
Jesus trouxe um sacrifício vivo e novo, não com sangue de animais e aves, mas ele sacrificou-se a si mesmo.
Para revelar-se e comunicar-se com os homens, em Jesus Cristo Deus se fez homem.
"Deus se fez homem, também, para salvar os homens."
A Sua identificação com os homens é a própria essência da idéia cristã de Deus.
O básico na ideia grega de Deus era a separação, enquanto que na concepção cristã é a identidade.
Por meio de seus sofrimentos Jesus Cristo identificou- se com os homens.
O sacrifício de Jesus Cristo foi tão perfeito, que ao contrário dos sacrifícios do VT, o Seu foi feito, sacrificando-se a si mesmo,  uma só vez e esta já basta para salvar o pecador.
O sangue de Cristo, mediante o Espírito eterno se ofereceu de forma imaculada a Deus, purificará completamente a nossa consciência de comportamentos que conduzem à morte, para que sirvamos ao Deus vivo!  Exatamente por esse motivo, Cristo é o Mediador de uma Nova Aliança para que todos aqueles que são chamados recebam a Promessa da herança eterna, visto que Ele morreu como resgate por todas as transgressões cometidas durante o período em que vigorava a primeira aliança. 9:13-15(KJA)
“Agora, Ele manifestou-se de uma vez por todas, no final dos tempos, para aniquilar o pecado por intermédio do sacrifício de si mesmo. E, assim como aos homens está ordenado morrer uma só vez, vindo, depois disso o Juízo, assim também Cristo foi oferecido em sacrifício uma única vez, para tirar os pecados de muitas pessoas; e aparecerá segunda vez, não mais para eximir o pecado, mas para brindar salvação a todos que o aguardam! (Heb. 9:26-28)
Um dos motivos porque Jesus é o Salvador perfeito, éstá no fato de ter Deus dado a Ele a sujeição do mundo vindouro. (5)
Este mundo que há de vir é o céu! O autor está dizendo que Jesus Cristo é Quem nos leva ao céu!
O texto acima diz, que “Jesus Cristo voltará para buscar a todos que O aguardam para a salvação!” Hebr. 9:28
Jesus é o Salvador perfeito, porque o Seu sacrifício foi perfeito.
3. JESUS É O SALVADOR PERFEITO, PORQUE É O SALVADOR PARA TODOS OS PECADORES. 9
O autor sagrado registra que “...Jesus, foi coroado de honra e de glória por ter sofrido a morte, para que, pela graça de Deus, em benefício de todos experimentasse à morte!” (9)
O sacrifício no VT era exclusivamente um privilégio para o povo judeu.
O sacrifício de Jesus é para a salvação de todos os que o aceitarem como Salvador.
Ele provou o todo da vida humana, do nascimento até a morte, identificando-se assim com as necessidades de todos os homens.
Desta maneira, Jesus Cristo identificou-se com todas as necessidades humanas.
E morreu na cruz para salvar a todos os que quiserem ser salvos e o receberem como único e suficiente Salvador e Senhor.
4. JESUS É O SALVADOR PERFEITO, PORQUE PELO SEU SACRIFÍCIO ELE DESTRUIU O PODER DA MORTE. 14
Jesus é o único na Bíblia, identificado como o demolidor da morte.
Ele provou esta verdade, ressuscitando ao terceiro dia após a sua morte.
Jesus Cristo mesmo disse que “todo aquele que ouve a Sua palavra, e crê naquele que o enviou, tem a vida eterna!” João 5:24
Paulo descreveu essa realidade de uma maneira bem simples, dizendo: “No momento em que este corpo perecível se revestir de incorruptibilidade, e o que é mortal, for revestido de imortalidade, então se cumprirá a palavra que está escrita: “Devorada, pois, foi a morte pela vitória!
“Onde está, ó Morte, a tua vitória? Onde está, ó Morte, o teu aguilhão? Porquanto, o aguilhão da Morte é o pecado, e o poder do pecado é a Lei. Contudo, graças a Deus, que nos dá a vitória por intermédio de nosso Senhor Jesus Cristo!” (”  I Cor. 15:54-55
Paulo está falando da  vitória que o crente em Cristo alcança sobre o pecado e a morte.
“...Esta graça nos foi outorgada em Cristo Jesus desde os tempos eternos, e que nesses dias se manifestou pelo aparecimento de nosso Salvador Cristo Jesus, que aniquilou a morte e trouxe à luz a vida e a imortalidade por intermédio do Evangelho!” II Tim. 1:9-10
Jesus Cristo é o Salvador Perfeito, porque a Sua ressurreição nos trouxe a certeza da imortalidade e da vida.  
5. JESUS É O SALVADOR PERFEITO, PORQUE PELO SEU SACRIFÍCIO ELE DESTRUIU O PODER DO DIABO. 14
A morte de cruz de Jesus Cristo nos dá três grandes e fantásticas vitórias:
  1. Contra o pecado,
  2. Contra a morte
  3. Contra o Diabo

O diabo foi destruído pelo poder do amor de Deus, culminando na cruz.
João registra que “Havendo amado os seus...amou-os até o fim!” João 13:1
Nada fez calar o amor de Deus em Cristo, nem a crucificação!
O âmago da mensagem cristã do Evangelho é o amor de Deus pelo homem. Ele ama até os repugnantes!
Em seu nascimento Jesus Cristo compartilhou nossa “carne e sangue”, e em Sua morte Ele levou sobre si o nosso castigo.
O escritor aos Hebreus diz, que “por Sua morte Jesus destruiu aquele que tem o poder da morte, a saber o diabo!” (14)
A cruz de Cristo marcou a derrota do diabo e todas as suas pretensões.
Como disse o apóstolo João: “Aquele que vive habitualmente no pecado é do Diabo, pois o Diabo peca desde o princípio. Para isto, o Filho de Deus se manifestou: para destruir as obras do Diabo!” I João 3:8 (KJA)
Paulo falou com maestria dessa vitória de Jesus Cristo sobre o diabo: “Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram, eis que tudo se fez novo!” II Cor. 5:17
CONCLUSÃO
Nesta passagem encontramos algumas idéias básicas.
Deus criou o homem só um pouco inferior a si mesmo, para que tivesse o domínio sobre todas as coisas.
Através do pecado o homem encharcou-se na frustração e na derrota, quando o certo seria,  exercer domínio e posse.
Neste estado de frustração e derrota Jesus Cristo introduziu- se, para que por sua vida, morte e glória o homem pudesse ser aquilo para o qual foi criado.
Para expressá-lo de outra maneira, o autor de Hebreus nos mostra nesta passagem três coisas.
O ideal de Deus para o homem é que ele deveria ser  semelhante a Deus e dono do universo, mas o estado atual do homem pode ser expressado de três formas:
1. A frustração em vez do domínio;
2. O fracasso em vez da glória.
O homem que foi criado para reinar, mas converteu- se em escravo.
3. E, por último,  o homem atual pode ser transformado no homem ideal. A mudança só pode ser   operada por Cristo.
O autor aos Hebreus vê em Jesus  Cristo o único que por seu sofrimento e glória pode fazer com que o homem seja o que Deus sempre quis que fosse.

APELO
Não adianta você ter medo da morte ou do Diabo. O que você tem que fazer é procurar Jesus Cristo, e entregar toda a sua vida a Ele, recebendo-O como seu único e suficiente Salvador e Senhor.
Jesus é o Salvador Perfeito, que salva até o mais imperfeito dos homens, fazendo dele o que Deus sempre quis que fosse.
Você já está salvo? Já é o que Deus gostaria que fosse?
Se você não tem a certeza da sua salvação, e nem é o que Deus quer que seja,  entregue-se a Cristo, crendo nele e o recebendo como seu único e suficiente Salvador e Senhor. Faça isso agora. Amanhã poderá ser muito tarde!
Pr. José das Graças Silva Oliveira


Nenhum comentário:

Postar um comentário