segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

ESTUDO BÍBLICO

                                                                                 Estudo 03
JESUS  É SUPERIOR AOS ANJOS
Texto Bíblico: Hebreus 1:4-14
5 Porquanto, a qual dos anjos Deus alguma vez afirmou: “Tu és meu Filho; Eu hoje te gerei”? E outra vez: “Eu lhe serei Pai, e Ele me será Filho”?
6 E uma vez mais, quando Deus introduz o Primogênito no mundo, declara: “Todos os anjos de Deus o adorem”.
7 Quanto aos anjos, Ele afirma: “Ele faz dos seus anjos ventos, e dos seus servos, labaredas de fogo”.
8 Entretanto, a respeito do Filho, revela: “O teu trono, ó Deus, subsiste por toda a eternidade; e o cetro do teu Reino é bastão da justiça.
9 Amas o direito e odeias a iniquidade; por esse motivo, Deus, o teu Deus, te escolheu e ungiu com óleo de alegria, como a nenhum dos teus companheiros”.
10 E acrescenta: “Tu, Senhor, no princípio estabeleceste os fundamentos da terra, e os céus são obras das tuas mãos.
11 Eles perecerão, mas tu permanecerás; envelhecerão como vestimentas,
12 e como um manto tu os enrolarás, e como roupas serão trocados; mas, Tu és imutável, e os teus dias não terão fim”.
13 Ora, a qual dos anjos Deus alguma vez declarou: “Senta-te à minha direita, até que Eu faça dos teus inimigos um estrado para os teus pés”?
14 Não são todos os anjos, espíritos ministradores, enviados para servir em benefício dos que herdarão a salvação?
INTRODUÇÃO
Primeiramente o autor da Carta apresentou a superioridade de Jesus Cristo sobre todos os profetas anteriores.
Como disse o profeta:  “O SENHOR Deus não fará coisa alguma, sem primeiro revelar o seu segredo aos seus servos, os profetas” (Amós 3:7).
O escritor aos Hebreus reconheceu essa verdade.
Os profetas eram servos e porta-vozes de Deus para transmitirem a palavra de Deus.
Jesus é superior aos profetas, porque Ele é Deus em Pessoa, revelando a  Pessoa de Deus, o Seu amor, e os Seus propósitos para com o pecador.
Jesus Cristo é Deus vindo ao encontro dos pecadores, para salvar os que crerem nele e O aceitarem como único e suficiente Salvador e Senhor.
No restante deste capítulo o autor demonstra a superioridade de Cristo sobre os anjos.    
Cristo é superior aos anjos em Sua pessoa, dignidade, poder e função.
1.  JESUS É SUPERIOR, PORQUE SENDO DEUS, OS PRÓPRIOS ANJOS O ADORAM. (5,6)
Isso ocorreu no nascimento de Jesus Cristo, quando um coral de anjos cantou para Ele.
Lucas registrou o fato: “Não temais; eis que vos trago boas notícias de grande alegria, e que são para todas as pessoas:
Hoje, na cidade de Davi, vos nasceu o Salvador, que é o Messias, o Senhor!
Isto vos servirá de sinal: encontrareis um recém-nascido envolto em panos e deitado sobre uma manjedoura”.
E no mesmo instante, surgiu uma grande multidão do exército celestial que se juntou ao anjo e louvavam a Deus entoando:
“Glória a Deus nos mais altos céus, e paz na terra às pessoas que recebem a sua graça!” Luc. 2:10-14
Isso mostra a superioridade de Jesus Cristo sobre os anjos.
2. JESUS É SUPERIOR, PORQUE SENDO O ONIPOTENTE REI, OS ANJOS LHE OBEDECEM. (7-9)
“Mas do Filho diz: O teu trono, ó Deus, subsiste pelos séculos dos séculos!” (8)
As qualidades da Sua realeza são a justiça, e o ódio à iniquidade, qualidades que só podem ser atribuídas a um reino justo.
Jesus Cristo, o Filho, em sua glória e divindade, governa eternamente com um governo caracterizado pela retidão absoluta.
É isso que significa “Amaste a justiça e odiaste a iniquidade!” (1:9ª)
Este é o reino de Deus que Jesus Cristo trouxe à terra, reino onde os seus súditos são como é Ele.
Nesta época de debilidade ética e de uma geração moralmente frouxa, é de Jesus Cristo que o mundo precisa, para melhorá-lo.
Jesus repudia e odeia a impiedade e tudo o que contradiz à vontade de Deus.
A mensagem mais elevada  proclamada neste capítulo, é que através de Cristo o pecador pode se restaurar desse mundo corrupto e  ser o que Cristo é no modo de falar, de pensar e de agir.
Nada menos do que isso poderá levar o pecador à presença e reino  de Deus.
E isso é o que o Novo Testamento chama de vida eterna para quem crê em Jesus Cristo. (João 6:47)
O poder de Jesus Cristo é real, divino e eterno.
Ele só pode ser o Salvador, de quem Ele é o Rei e Senhor. Isso é o que ensina a Doutrina do Senhorio de Jesus Cristo.
O texto bíblico está afirmando que este mundo está indo para a dissolução, e que diante dessa verdade, devemos nos desapegar das coisas mundanas e nos tornar vigilantes diligentes e desejosos de um mundo melhor!
O texto está afirmando, também, que, jamais entraremos no mundo melhor, criado por Deus no céu, enquanto não nos tornarmos melhores criaturas! Matthew Henry
Os próprios anjos obedecem a Jesus Cristo.
E quando o texto diz: “...Mas tu és o mesmo, e os teus anos não acabarão!” (12b), a ênfase é que  devemos esperar a continuação das bênçãos do Senhor e todos os suprimentos da sua graça agora, e a glória eterna no porvir!
3. JESUS É SUPERIOR, PORQUE SENDO O ETERNO DEUS CRIADOR, OS ANJOS O SERVEM. (2,10-14)
Isso aconteceu lá na tentação no deserto, no início do ministério terreno de Jesus. O Diabo o tentou, e sendo vencido por Cristo, o deixou, e os anjos vieram e O serviram: “Assim, o Diabo o deixou; e eis que vieram anjos, e o serviram. Mat. 4:10-11
“Tu, Senhor, no princípio fundaste a terra, e os céus são obra de tuas mãos!” (10)
Os anjos são seres criados e servem no mundo como mensageiros de Deus.
Jesus Cristo é superior porque é o Eterno Senhor, Criador do mundo, acima do mundo, antes do mundo e depois dele.
Jesus é o Agente de Deus na criação; é o Logos Criador de Deus. (João 1:1-3)
Por ser o Criador, Ele é o Logos poderoso de Deus que “sustenta todas as coisas criadas pela palavra do Seu poder!” (3; Col. 1:17)
“Tudo criado perecerá e como roupa envelhecerá, mas  Jesus Cristo permanecerá!” (11)
ideia aqui é que Jesus Cristo é o Eterno Deus, que possui vida em si mesmo e só nele encontramos a vida que buscamos se crermos nele e O servirmos. (João 5:25-26)
O pecador jamais encontrará vida e sentido nas coisas mundanas, que perecem com o tempo! Só em Jesus Cristo isso poderá ser encontrado!
Até os anjos servem a Jesus Cristo! Nós, também, devemos seguí-Lo.
4. ENQUANTO OS ANJOS SERVEM AOS SALVOS, JESUS É SUPERIOR PORQUE ELE É O PRÓPRIO SALVADOR. (3)
Os anjos são vistos no texto, como ministradores com o objetivo de beneficiar os herdeiros da salvação, e nada mais.
Não são mediadores! Não existe outro ser entre Deus e o homem como Mediador.
O cristianismo não tem necessidade de nenhum outro intermediário. Por causa de Jesus e de sua obra o acesso a Deus é direto. João 14:6
O autor Aos Hebreus afirma que o cristão não necessita de ninguém, nem sequer de algum ser sobrenatural que o leve a presença de Deus. Precisa só de Jesus Cristo!
Através do seu sacrifício na cruz do Calvário Jesus Cristo derrubou toda barreira, e nos abriu o caminho direto a Deus.
CONCLUSÃO
O autor aos Hebreus Não desfaz a importância dos anjos, mas afirma que, Cristo é superior aos anjos, porque nEle temos:
  • “Coisas melhores!” (Heb. 6:9)
  • “Uma melhor esperança!” (7:19)
  • “Melhores promessas!” (8:6)
  • “Melhor e mais eficiente sacrifício!” (9:23)
  • “Uma melhor possessão!” (10:34)
  • “Uma pátria melhor!” (11:16)

Paulo disse que, “morrer e estar com Cristo é muito melhor!” Fil. 1:23)
Este texto nos apresenta Jesus Cristo como Deus Eterno, Criador, Salvador, e Sustentador. (João 10:28)
A proteção que Jesus Cristo dá ao salvo, nunca será removida!
“...Os que hão de herdar a salvação!” (14)
A salvação aqui envolve o perdão dos pecados, a mudança de endereço para os céus, a santificação que produz a perfeição moral, levando o salvo a ser parecido com Jesus Cristo em toda a sua forma de ser.
Quando menciona a salvação (14) o autor está introduzindo o tema principal do restante do livro, iniciando no próximo capítulo, dizendo que, o pecador não pode negligenciar esta salvação!” (2:3)
APELO
Qual é a sua situação diante de Jesus Cristo?
Os próprios anjos o adoram, o obedecem, o servem. E você?

Pr. José das Graças Silva Oliveira





Nenhum comentário:

Postar um comentário