sábado, 25 de maio de 2013

CANTINHO DO CANTOR CRISTÃO

398 - Sou Feliz                         
                                               
 Horatio Gates Spafford               Philip Paul Bliss
  1828 - 1888                              1836 - 1876
Trad. William Edwin Entzminger


Se paz a mais doce me deres gozar,
Se dor a mais forte sofrer,
Oh, seja o que for, tu me fazes saber
Que feliz com Jesus sempre sou!

   Sou feliz com Jesus!
   Sou feliz com Jesus, meu Senhor!

Embora me assalte o cruel Satanás,
E ataque com vis tentações,
Oh, certo eu estou, apesar de aflições,
Que feliz eu serei com Jesus!

Meu triste pecado por meu Salvador,
Foi pago de um modo cabal;
Valeu-me o Senhor, oh, mercê sem igual!
Sou feliz!  Graças dou a Jesus!

A vinda eu anseio do meu Salvador;
Em breve virá me levar
Ao céu, onde vou para sempre morar
Com remidos na luz do Senhor!

A INSPIRADORA HISTÓRIA DESSE HINO

Por sugestão médica devido a saúde de Spafford, no navio Ville de Havre, a  família viajava feliz, em 1873 no Oceano Atlântico.
Dentro do navio, além da Senhora Spafford havia quatro filhas: Dorothy, Mary, Bunny e Baby May.
Era uma viagem muito divertida para as crianças  rumo à França, onde o pai os esperava. O pai havia ficado em Chicago devido ao trabalho e por isso não viajou no mesmo navio.
Horatio Gates spafford tinha tal viagem como um belíssimo sonho. Advogado militante, competente e professor de jurisprudência médica na Universidade de Lind, mais tarde chamada Chicago Medical College.
Embora muito ocupado em sua profissão, era um religioso muito dedicado e humanitário. Era um crente presbiteriano consagrado a Deus, tendo servido como Diretor do Seminário Teológico Presbiteriano, professor da Escola Bíblica Dominical e homem dedicado à obra de Deus de modo geral.
Perdeu quase toda a sua fortuna em um incêndio ocorrido em Chicago em 1871, tendo depois disso conseguido equilibrar-se novamente em sua vida financeira.
O belíssimo sonho de viagem à Europa acabou-se em grande pesadelo, quando o navio inglês Lochearn, enquanto todos dormiam, bateu no Ville de Havre, no meio da escuridão. 
Muitos foram salvos, mas o navio,  trinta minutos depois do choque acabou afundando-se. A Senhora spafford reuniu as quatro filhas, e as cinco se ajoelharam, pedindo que Deus as salvasse se fosse a Sua vontade, mas, se não, que as preparasse para o encontro com o Senhor.
A Senhora Spafford foi encontrada boiando no mar e as filhas estavam desaparecidas. Os que sobreviveram, dez dias depois conseguiram chegar ao país de Gales.
Horatio Gates Spafford, em Chicago, recebeu o triste comunicado da empresa: "Salva sozinha". E partiu imediatamente para a Inglaterra para se encontrar com a triste esposa.
D.L.Moody e seu companheiro que cuidava da música em suas conferências Ira D. Sankey, estavam em Edimburg, na Escócia, e pregavam a Palavra de Deus, quando souberam da morte das filhas de Spafford. Moody foi ao encontro do casal Spafford na Inglaterra, para consolar aqueles corações que derretiam de dor.
Sankey, em seu livro "Minha Vida e a História dos Hinos Evangelísticos" sugere que o Hino "Sou Feliz com Jesus" tenha sido escrito em 1876. Porém, há fortes evidências de que o hino tenha sido escrito por Spafford em alto mar, quando buscava a sua esposa sobrevivente do naufrágio.
O fato confortador em relação a este naufrágio foi que, numa das nossas reuniões evangelísticas no Norte de Chicago, pouco tempo antes da sua viagem à Europa, as quatro meninas se haviam convertido.”
Em 1880 um filho do csal Spafford também morreu. Abatido pelas tragédias sucessivas, o casal spafford saiu de Chicago com a única filha que lhes restava,  Bertha, e foram para Jerusalém.
No dia 16 de outubro de 1888, Spafford  morreu em Jerusalém, faltando somente quatro dias para celebrar o seu 66º aniversário.
A melodia com que costumamos cantar o hino 398 do Cantor Cristão foi composta por  Philip Paul Bliss em 1876,  e cantada por ele mesmo pela primeira vez numa cruzada evangelística em “Farwell Hall”.
Philip Paul Bliss foi um músico batista, responsável por pelo menos 23 das melodias que cantamos no Cantor. A sua vida foi grandemente dedicada à música sacra. Foi professor de música, solista e dirigente de cânticos. As melodias do Cantor Cristão que mais cantamos são as dos hinos 92, 170, 334 e 398, todas suaves, bonitas e bem adaptadas às letras dos hinos.
É assim que Deus consola e conforta os seus servos, fazendo com que um infortúnio se transforme em um hino tão belo e inspirativo, para milhões de pessoas em todo o mundo.

Referência Bibliográfica

Ichter, Bill. Se os Hinos Falassem, Vol. II e III. 2ª Edição. Rio de Janeiro, JUERP, 1984, 103p



        



Nenhum comentário:

Postar um comentário