sábado, 11 de maio de 2013

SAÚDE: OBESIDADE MÓRBIDA


VOCÊ TEM MEDO DA OBESIDADE EXAGERADA?
Você já pensou em um homem pesar 444 quilos? É isso mesmo! Esta história real vem de Ipswich, região leste da Grã-Bretanha e o nome do dono deste peso é o Sr. Paul Mason de 52 anos de idade.
O assunto gira pela internet como sendo algo polêmico, mas para mim, longe de ser polêmico é um assunto instrutivo, e que revela que não é somente no país dos tupiniquins, que o povo clama por um Sistema de Saúde que atenda melhor a sua população. Isso ocorre até em países de Primeiro Mundo como neste caso que estamos narrando.
Paul Mason é tido como o homem que já fora considerado o mais gordo do planeta, tendo ficado confinado numa cama em sua casa por um longo tempo, pois, quem consegue mover um homem de tamanho peso?
Em 2010 Mason submeteu-se a uma cirurgia para reduzir o estômago, e baixou o seu peso para 152 quilos, e afirma que o seu objetivo é baixá-lo para 95 quilos. É grande o seu esforço e vontade de emagrecer.
fotos-ex-gordo-
Para advertir contra os perigos da obesidade mórbida e pressionar o Sistema de Saúde Pública Britânica, nestes últimos dias Paul Mason virou manchetes da mídia, ao postar duas fotos, nas quais ele aparece simplesmente, nu.
Porque trato desse assunto como instrutivo? Porque são milhares de pessoas que, em todo o mundo tem a tendência para serem obesos, e sempre estão à procura de soluções para a sua gordurinha.
Se você é um desses milhares, seria ótimo tomar alguns cuidados, para não chegar ao estado de Mason.
A obesidade é uma doença crônica e progressiva, tem relação genética e apresenta elevado índice de co-morbidade que pode levar ao óbito, ou seja, de doenças associadas e decorrentes, que podem levar o paciente ao óbito, como diabetes, hipertensão, alguns tipos de câncer  e muitas outras.Um dos maiores problemas para o obeso é a discriminação.
fotos-ex-gordo-1
Segundo o Dr. Isaac Walker a obesidade é uma das doenças que mais incomodam nos últimos tempos, e vem sendo considerada um dos principais problemas da saúde pública da atualidade.
Os problemas aumentam na proporção em que a pessoa obesa ganha mais peso, podendo até vir a óbito. Alguns problemas são freqüentes nos obesos: 

  • Doenças Cardíacas incluindo o infarto, derrame e hipertensão arterial 
  • Diabete 
  • Problemas na coluna e nas articulações 
  • Doenças no aparelho digestivo como pedras na vesícula e doença do refluxo 
  • Alterações hormonais e sexuais 
  • Dificuldades de respiração e em dormir 
  • Depressão e outras alterações psicológicas 
  • Risco elevado de morte, que dependendo da idade e da gravidade o paciente pode ter de 6 a 12 vezes mais a possibilidade de vir a óbito.
As causas da obesidade mórbida podem ser: 

  • Hereditárias 
  • Ingestão de grandes quantidades de alimento 
  • Poucas atividades físicas, etc.
As soluções podem estar:

  • No tratamento clínico com medicação farmacêutica anorexígena  para muitos dos casos.
  • Na cirurgia de redução de estômago para muitos outros casos.
Alguns médicos recomendam caminhadas e outros esportes se  for possível fazê-los, alimentar-se com cuidado, principalmente tomando alimentos à base de frutas e verduras, evitar refrigerantes e cerveja, e, também, evitar dormir muito durante o dia.
Se você quiser informar-se melhor, faça como eu que não sou obeso, mas procuro saber mais sobre o problema. Você pode entrar no site abaixo, onde encontrará um Manual de Orientação para Pacientes com Obesidade Mórbida. Esse manual produzido pelo Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva dá várias orientações interessantes para quem precisar.
Outro fator muito importante: Todos os problemas sérios de saúde nós precisamos levá-los a Deus através da oração: “Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus!” Filipenses 4:6-7
Ao invés de entrar em grande angústia e depressão, é melhor colocar o problema nas mãos do Altíssimo Deus e procurar o médico para que, também faça o seu trabalho.




Nenhum comentário:

Postar um comentário