quinta-feira, 16 de maio de 2013

DISCIPULADO


DOUTRINA DE DEUS
Introdução
        Deus é Espírito Pessoal, infinitamente bom, que em santo amor, cria, dirige e sustenta toda a Sua criação: “A hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem! Deus é Espírito, e importa que os que o adoram, o adorem em espírito e verdade!” João 4:23-24
        A Bíblia não busca provar a existência de Deus. Nela, simplesmente Deus existe.
        A Bíblia se preocupa em revelar a Pessoa de Deus, a Sua vontade e os Seus propósitos.
1. FIGURAS QUE REPRESENTAM DEUS NO Velho Testamento
Fortaleza”Disse pois: O SENHOR é o meu rochedo, e o meu lugar forte, e o meu libertador!”  II Samuel 22:2
Escudo.  ”DEPOIS destas coisas veio a palavra do SENHOR a Abrão em visão, dizendo: Não temas, Abrão, eu sou o teu escudo, o teu grandíssimo galardão!” Gên. 15:1
Força. “E também aquele que é a Força de Israel não mente nem se arrepende; porquanto não é um homem para que se arrependa!” I Samuel 15:29
O Poderoso. “E sustentarei os teus opressores com a sua própria carne, e com o seu próprio sangue se embriagarão, como com mosto; e toda a carne saberá que eu sou o SENHOR, o teu Salvador, e o teu Redentor, o Forte de Jacó!”  Isaías 49:26
Pai e Redentor. “Mas tu és nosso Pai, ainda que Abraão não nos conhece, e Israel não nos reconhece; tu, ó SENHOR, és nosso Pai; nosso Redentor desde a antiguidade é o teu nome!”  Isaías 63:16
Altíssimo. “Fala aquele que ouviu as palavras de Deus, e o que sabe a ciência do Altíssimo; o que viu a visão do Todo-Poderoso, que cai, e se lhe abrem os olhos. Números 24:16
Santo. “ Mas quando ele vir seus filhos, obra das minhas mãos no meio dele, santificarão o meu nome; sim, santificarão ao Santo de Jacó, e temerão ao Deus de Israel!”  Isaías 29:23
2. OS NOMES DE DEUS
1. Nomes GeraiS
Elohim- Majestade, Poderoso. 2.550 vezes no VT
El é usado com outras palavras para significar DEUS:
El-Shadai- Deus Todo-Poderoso- “SENDO, pois, Abrão da idade de noventa e nove anos, apareceu o SENHOR a Abrão, e disse-lhe: Eu sou o Deus Todo-Poderoso, anda em minha presença e sê perfeito!” Gên. 17:1
El-elyon- Deus Altíssimo. “E abençoou-o, e disse: Bendito seja Abrão pelo Deus Altíssimo, o Possuidor dos céus e da terra!”  Gên. 14:19
El-Olam – Deus Eterno. “E plantou um bosque em Berseba, e invocou lá o nome do SENHOR, Deus eterno!” Gên. 21:33
El-Rói- O Deus que me vê. “ E ela chamou o nome do SENHOR, que com ela falava: Tu és Deus que me vê; porque disse: Não olhei eu também para aquele que me vê? “ Gên.16:13
A palavra grega do Novo Testamento que corresponde a Elohim –é Theos = DEUS.
Adonai – Senhor dos Exércitos, Deus Ajudador. “NO ano em que morreu o rei Uzias, eu vi também ao Senhor assentado sobre um alto e sublime trono; e o seu séquito enchia o templo!”   Isaías 6:1
2. O NOME PESSOAL
        Iavh, JAVÉ – Esse é o nome que os judeus usavam, para distinguir Deus dos deuses falsos.
        JAVÉ – Senhor! Aparece 6.823 vezes . É o nome mais popular empregado para Deus.
        Javé combinado com outros nomes:
Javé-Sabbaoth – Senhor dos Exércitos. “Subia, pois, este homem, da sua cidade, de ano em ano, a adorar e a sacrificar ao SENHOR dos Exércitos em Siló; e estavam ali os sacerdotes do SENHOR, Hofni e Finéias, os dois filhos de Eli!”  I Samuel 1:3
Javé-Jiré – O Senhor proverá. “ E chamou Abraão o nome daquele lugar: O SENHOR PROVERÁ; donde se diz até ao dia de hoje: No monte do SENHOR se proverá!”  Gên. 22:14
Javé-Rafá – O Senhor que sara. “E disse: Se ouvires atento a voz do SENHOR teu Deus, e fizeres o que é reto diante de seus olhos, e inclinares os teus ouvidos aos seus mandamentos, e guardares todos os seus estatutos, nenhuma das enfermidades porei sobre ti, que pus sobre o Egito; porque eu sou o SENHOR que te sara!” Êxodo 15:26
Javé-Nissi – O Senhor é a minha bandeira. “ E Moisés edificou um altar, ao qual chamou: O SENHOR É MINHA BANDEIRA!” Êxodo 17:15
Javé-Shalom- O Senhor é paz. “Então Gideão edificou ali um altar ao SENHOR, e chamou-lhe: O SENHOR É PAZ; e ainda até o dia de hoje está em Ofra dos abiezritas!” Juízes 6:24
Javé-Rói- O Senhor é o meu pastor. “o Senhor é o meu Pastor e nada me faltará!” Salmo 23:1
Javé-Tsidquenu- O Senhor justiça nossa.  “Nos seus dias Judá será salvo, e Israel habitará seguro; e este será o seu nome, com o qual Deus o chamará: O SENHOR JUSTIÇA NOSSA!”  Jeremias 23:6
Javé-Shamá- O Senhor está ali. “ Dezoito mil canas por medida terá ao redor; e o nome da cidade desde aquele dia será: O SENHOR ESTÁ ALI!”  Ezequiel 48:35
3. OS ATRIBUTOS DE DEUS – Qualidades atribuídas a Ele:
     I. Atributos Naturais: SÓ DEUS OS POSSUI – referem—se à natureza de Deus:
Auto-Existência.– Ele não tem origem em nenhum outro ser.  “NO princípio criou Deus os céus e a terra!”  Gên. 1:1
Imutável – Não muda seu caráter, natureza ou propósito.  “Jesus Cristo é o mesmo, ontem, e hoje, e eternamente!”  Heb. 13:8 
Onipresente – Está presente em todos os lugares ao mesmo tempo. “Para onde me irei do teu espírito, ou para onde fugirei da tua face?  Se subir ao céu, lá tu estás; se fizer no inferno a minha cama, eis que tu ali estás também. Se tomar as asas da alva, se habitar nas extremidades do mar, Até ali a tua mão me guiará e a tua destra me susterá. Se disser: Decerto que as trevas me encobrirão; então a noite será luz à roda de mim. em ainda as trevas me encobrem de ti; mas a noite resplandece como o dia; as trevas e a luz são para ti a mesma coisa!” Salmo 139:7-12
Em Gênesis Deus é reconhecido como o Deus de toda a terra.  “Longe de ti que faças tal coisa, que mates o justo com o ímpio; que o justo seja como o ímpio, longe de ti. Não faria justiça o Juiz de toda a terra!”Gên. 18:25
Imenso – não é limitado pelo espaço.  “Porque assim diz o Alto e o Sublime, que habita na eternidade, e cujo nome é Santo: Num alto e santo lugar habito; como também com o contrito e abatido de espírito, para vivificar o espírito dos abatidos, e para vivificar o coração dos contritos!”  Isaías 57:15
Eterno – Só Deus é eterno. “Mas, amados, não ignoreis uma coisa, que um dia para o Senhor é como mil anos, e mil anos como um dia!”  II Pedro 3:8
Onisciente – Refere-se ao conhecimento de Deus. “Ó profundidade das riquezas, tanto da sabedoria, como da ciência de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis os seus caminhos!  Porque, quem compreendeu a mente do Senhor? ou quem foi seu conselheiro?  Ou quem lhe deu primeiro a ele, para que lhe seja recompensado?  Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém. Rom. 11:33-36
      Onipotente – O Seu poder é ilimitado.  “SENDO, pois, Abrão da idade de noventa e nove anos, apareceu o SENHOR a Abrão, e disse-lhe: Eu sou o Deus Todo-Poderoso, anda em minha presença e sê perfeito.  Gên. 17:1  “Haveria coisa alguma difícil ao SENHOR? Ao tempo determinado tornarei a ti por este tempo da vida, e Sara terá um filho!”  Gên. 18:14
Criador – Que sustenta e governa tudo o que Ele cria com o Seu eterno propósito e graça. “O Deus que fez o mundo e tudo que nele há, sendo Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos de homens; em tampouco é servido por mãos de homens, como que necessitando de alguma coisa; pois ele mesmo é quem dá a todos a vida, e a respiração, e todas as coisas;  de um só sangue fez toda a geração dos homens, para habitar sobre toda a face da terra, determinando os tempos já dantes ordenados, e os limites da sua habitação!”  Atos 17:24-26
       II.Atributos Morais – Referem-se ao caráter de Deus. São Atributos que Deus possui e deu ao homem o privilégio de compartilhar deles.
Deus é Santo-  “NO ano em que morreu o rei Uzias, eu vi também ao Senhor assentado sobre um alto e sublime trono; e o seu séquito enchia o templo.  Serafins estavam por cima dele; cada um tinha seis asas; com duas cobriam os seus rostos, e com duas cobriam os seus pés, e com duas voavam.  E clamavam uns aos outros, dizendo: Santo, Santo, Santo é o SENHOR dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória!” Isaías 6:1-3
Deus é Reto, é Justo.
Em suas ordens!  “Os preceitos do SENHOR são retos e alegram o coração; o mandamento do SENHOR é puro, e ilumina os olhos!” Salmo 19:8
Quando pune e corrige!  “Justo és, ó SENHOR, e retos são os teus juízos!” Salmo 119:137
Em Seu plano de salvação. Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.  Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus!”  João 3:16-18
Deus é Verdade-  “Ele é a Rocha, cuja obra é perfeita, porque todos os seus caminhos justos são; Deus é a verdade, e não há nele injustiça; justo e reto é!” Deut. 32:4
Deus é Amor –  Amados, amemo-nos uns aos outros; porque o amor é de Deus; e qualquer que ama é nascido de Deus e conhece a Deus.  Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor. Nisto se manifesta o amor de Deus para conosco: que Deus enviou seu Filho unigênito ao mundo, para que por ele vivamos. isto está o amor, não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou a nós, e enviou seu Filho para propiciação pelos nossos pecados!” I João 4:7-10
Deus se revela como Pai, Filho e Espírito Santo. “ Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo!” Mat. 28:19;
“E rogo-vos, irmãos, por nosso Senhor Jesus Cristo e pelo amor do Espírito, que combatais comigo nas vossas orações por mim a Deus!” Rom.15:30
“Porque a circuncisão somos nós, que servimos a Deus em espírito, e nos gloriamos em Jesus Cristo, e não confiamos na carne!” Fil. 3:3
“A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo seja com todos vós. Amém.  II Cor. 13:13
CONCLUSÃO
        Por tudo o que já vimos e o que ainda veremos estudando a Pessoa de Jesus Cristo e o Espírito Santo, devemos a Deus todo o amor,culto e obediência!
“Mestre, qual é o grande mandamento na lei?  E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento.  Mat. 22:36-37


Pr. José das Graças Silva Oliveira






Nenhum comentário:

Postar um comentário