sexta-feira, 15 de abril de 2011

Lei antifumo fecha pela primeira vez bar em São Paulo

  




  Secretaria de Estado da Saúde interditou nesta sexta-feira o primeiro bar da cidade de São Paulo por descumprimento da lei antifumo, que proíbe fumar em ambientes fechados de uso coletivo. A cervejaria Polo North, na Cantareira (zona norte da cidade), foi interditada por 48 horas.
O local já tinha levado duas multas --em setembro de 2009 e em janeiro de 2010, segundo a secretaria. No início do mês, a secretaria diz que fiscais flagraram pessoas fumando em área não
permitida do bar. O recurso apresentado pela defesa foi negado na quinta-feira (14), e o bar foi fechado.

Procurada, a cervejaria diz que apenas uma pessoa foi flagrada fumando e que já entrou com uma liminar contra o fechamento. A expectativa é que o bar seja liberado para funcionar já amanhã. O estabelecimento diz ainda que contratou mais funcionários para fiscalizar e orientar os clientes a não fumarem em local proibido.
Multa
A multa por descumprimento da lei antifumo é de R$ 872,50 na primeira infração, dobrando em caso de reincidência. Na terceira vez, o estabelecimento é interditado por 48 horas e, na quarta, o fechamento é por 30 dias.
Segundo a secretaria, esta foi a segunda interdição no Estado por descumprimento da lei. Em novembro de 2009, um bar em Mogi das Cruzes (Grande São Paulo) foi fechado por dois dias.
Um escritor evangélico americano diz, que "Quanto maior o número de leis outorgadas maior também o número das leis que não serão cumpridas!"
Essa lei é boa, mas é incompleta. Deveria conter nela, que o fumante em lugares proibidos também seria multado com o mesmo valor, exigido contra o dono do estabelecimento. 
Os departamentos de DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica) dos hospitais que tratam do caso, estão abarrotados; cada dia chegam novos pacientes infestados pelo fumo; o tratamento é caríssimo, porque a maioria dos medicamentos é de alto custo.
Os médicos responsáveis pelos departamentos de DPOC dos hospitais especializados no caso não têm dúvida alguma: A Enfisema Pulmonar e outras doenças pulmonares tem como causa em sua maioria, o fumo.
O pior de tudo isso é que está comprovado cientificamente, que os fumantes passivos, ou seja, quem não fuma mas vive ao lado de quem fuma, são muitas vezes mais prejudicados do que o próprio fumante ativo.
Uma postagem médica nestes últimos dias divulgou, que "a casa de um fumante, os seus móveis, as suas roupas, os seus utensílios, etc, ficam todos impregnados com todos os venenos do fumo durante os próximos nove anos a partir da data em em que o fumante pára de fumar!"
O fumante, se não se importa com a qualidade de sua vida e a sua longevidade, deveria pelo menos tomar um pouco de um remédio chamado "desconfiômetro" e pensar sem egoismo em seu próximo.
Um outro remédio de muito proveito para o fumante seria visitar um departamento de DPOC de um hospital especializado, para ver alí os sofrimentos daqueles que um dia pensaram como ele. 
As igrejas, a sociedade, o próprio governo, falam tanto no perigo das drogas. Porque não dizer claramente que o fumo está entre as drogas que mais matam no Brasil e no mundo?
Porque não dizer, que o fumo é uma droga, que abre as portas para o mundo das demais drogas e que ele é um dos maiores causadores de morte no país?

Nenhum comentário:

Postar um comentário