segunda-feira, 15 de abril de 2013

SAÚDE





A ERA PÓS-ANTIBIÓTIICOS
Há algo muito interessante que precisamos saber sobre os antibióticos e a aplicação que se faz deles:
-São aproximadamente 10.000 modalidades de  micro-organismos que habitam o corpo humano!
Cada micro-organismo, também chamado micróbio, tem função importante em nosso corpo. No caso do intestino eles ajudam a digerir os alimentos.
-Muitos destes micro-organismos são prejudiciais e há muitos anos vêm sendo tratados com antibióticos, que matam alguns e deixam vivos os mais fortes. Estes mais fortes não morrem, porque são resistentes aos antibióticos.
-O uso exagerado de antibióticos acaba sendo uma verdadeira fábrica de
Micro-organismos resistentes à droga, e que o medicamento não mais será eficaz no tratamento.
-Os micro-organismos resistentes são geradores de sérias doenças, e podem ser transmitidos via beijos, apenas toque de mãos contaminadas, alimentos infectados e até pelo ar que entra em nosso corpo a todo instante.
-Em caso de pessoas doentes e internadas em hospitais, a possibilidade de serem infectadas por esses vírus resistentes é ainda maior.
Essas bactérias são chamadas de resistentes, porque não aceitam mais o tratamento tradicional com certos antibióticos. Diríamos que, ficaram fracos para erradicá-las do corpo humano, e podem até trazer riscos de morte.
Uma reportagem de A Folha de São Paulo alerta para o fato de que entre os casos mais preocupantes estão a Tuberculose cujos dados são de cerca de 440.000 novos casos da doença com bactérias multiresistentes  ao tratamento com antibióticos, e a Gonorréia que em muitos países as bactérias são resistentes ao tratamento tradicional com os antibióticos descobertos e fabricados recentemente.
Margaret Chan, diretora da OMS (Organização Mundial da Saúde), sobre os antibióticos disse que “o mundo está próximo a perder essas curas milagrosas!”
Chan disse ainda, que um futuro sombrio pode estar chegando, o qual já é chamado pelos cientistas de “Era pós-antibiótico!”
Há algumas causas para a chegada desse futuro sombrio para a saúde do cidadão:
-Em muitos países a automedicação sem o controle médico;
-A falta de investimentos dos governos para o desenvolvimento de novas drogas nas últimas décadas. A última classe de  antibiótico descoberta e produzida já ficou em 1987.
Os corte de investimentos das próprias multinacionais, que devido as muitas fusões, deixaram de investir no desenvolvimento de novos antibióticos.
Mais da metade das multinacionais que trabalhavam a descoberta e desenvolvimento de novos antibióticos, abandonaram essa modalidade de trabalho, e outros reduziram os seus investimentos na área.
Estou com 61 anos de idade e de uns dez dias atrás para cá fui acometido por uma forte pneumonia. O médico que atendeu-me, receitou-me um medicamento composto por dois elementos em sua fórmula. Um amigo meu, estudante de farmácia disse-me que, alguns tratamentos atuais para algumas bactérias resistentes são feitos, combinando um remédio com  outro.
MEDIDAS PARA EVITAR UM COLAPSO NA SAÚDE
Diarmaid Hughes, professor de bacteriologia da Universidade de Uppsala na Suécia, diz que a descoberta de novos antibióticos não resolverá o problema.
A solução estará no uso correto e evitar o abuso do mau uso de antibióticos!
Anna Sara Levin, do Hospital das Clínicas diz, que para evitarmos uma catástrofe futura, a solução é a prevenção; o uso racional dos antibióticos e o controle das infecções hospitalares.
Segundo Anna Sara Levin, o maior problema relacionado com isso no Brasil está na transmissão das bactérias dentro de hospitais de pacientes infectados para outros pacientes, e de alguns hospitais para outros hospitais.
Diz  Sara Levin que, a prioridade deveria ser a melhora da qualidade dos serviços públicos de saúde.
Sou um leigo no assunto, mas fiquei assombrado com a possibilidade dessa “Era pós-antibiótico!” 
Fiquei a pensar: O que acontecerá se todos estes antibióticos já existentes tornarem-se ineficazes diante das bactérias resistentes ao tratamento com eles?
Qual seria outra solução, reconhecendo que o antibiótico tem sido uma bênção para o mundo?
O que será dessas montanhas de doentes nas portas dos hospitais em todo o país e muitos deles com tratamento à base de antibióticos?









Nenhum comentário:

Postar um comentário