domingo, 7 de abril de 2013

DISCIPULADO


NOSSA VIDA DE ORAÇÃO
Texto Bíblico: Mat. 6:9-13
5 E, quando orares, não sejas como os hipócritas; pois se comprazem em orar em pé nas sinagogas, e às esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão.
6 Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente.
7 E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios, que pensam que por muito falarem serão ouvidos.
8 Não vos assemelheis, pois, a eles; porque vosso Pai sabe o que vos é necessário, antes de vós lho pedirdes.
9 Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome;
10 Venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu;
11 O pão nosso de cada dia nos dá hoje;
12 E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores;
13 E não nos induzas à tentação; mas livra-nos do mal; porque teu é o reino, e o poder, e a glória, para sempre. Amém.

INTRODUÇÃO
Lendo e estudando  a Bíblia Deus fala ao nosso coração.
Através da oração podemos falar ao coração de Deus.
Alguns textos bíblicos nos falam sobre a importância da oração:
Jesus disse em Mateus 26:41: “Vigiai e orai, para que não entreis em tentação!”
“Se me pedires alguma coisa em meu nome, Eu o farei!” João 14:14
 “E tudo o que pedires na oração, crendo recebereis!” Mateus 21:22
O apóstolo Paulo disse em I Tessalonicenses 5:17: “Orai sem cessar!”
O apóstolo João disse em I João 5:14: “E esta é a confiança que temos nele, que, se pedirmos alguma coisa, segundo a sua vontade, ele nos ouve!”
1.O QUE É ORAÇÃO
 I.    Não é reza agradecendo ou pedindo alguma coisa para algum "santo" católico!
Reza é uma fala decorada, que se usa a mesma coisa em quase todas as situações: No nascimento de uma criança, num velório, num aniversário, numa viagem, etc.     É um texto que se repete durante toda a vida.
Sobre isso a Bíblia diz: “E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios, que pensam que por muito falarem serão ouvidos. Não vos assemelheis, pois, a eles; porque vosso Pai sabe o que vos é necessário, antes de vós lho pedirdes. Mat. 6:7-8
Outra característica da reza, é que ela é direcionada a algum “santo” católico.
Jesus disse, que a oração deve ser direcionada diretamente a Deus: “Pai nosso que está no céu!”
“...Na verdade, na verdade vos digo que tudo quanto pedirdes a meu Pai, em meu nome, ele vo-lo há de dar!” João 16:23
II.     Orar é falar diretamente com Deus, em nome de Jesus Cristo.
“Se  pedires alguma coisa em meu nome, Eu o farei!” João 14:4
“...Na verdade, na verdade vos digo que tudo quanto pedirdes a meu Pai, em meu nome, ele vo-lo há de dar!” João 16:23
III.     A oração é uma arma para o crente
“Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes... Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos!” Ef.; 6:13,18
2. MOMENTOS EM QUE DEVEMOS ORAR 
  • Ao levantar! Você está vivo? Agradeça a Deus, porque outros morreram enquanto dormiam.
  • No lanche pela manhã! 
  •  No almoço!
  • No jantar!
  • Em todas as alimentações que Deus nos dá. Agradeça a Deus pelo alimento que o sustenta e interceda por aqueles que não tem nenhuma alimentação para tomar.
  • Ao ir dormir! Porque Deus o guardou e sustentou durante todo o dia, deu-lhe casa para morar, trabalho para dele você tirar o seu sustento, etc.
  • Ao sair para o trabalho!
  • Ao sair para passeios!
  •  Ao sair para o lazer, etc.
  • Quando estiver com grandes problemas!
  • Ao ser tentado!”Vigiai e orai para não cairdes em tentação!” É orientação de Jesus Cristo.

3. AONDE DEVEMOS ORAR

  1.   Em casa,em seu momento a sós com Deus. Todo crente deveria ter esse momento.
  2.  No templo, com a Igreja! Jesus sempre esteve no Templo com os seus discípulos, inclusive para orar.
  3.  No trabalho! Você só sabe reclamar do seu patrão ou empregados? Porque não orar por eles?
  4.  Em todos os lugares! Devemos orar em todos lugares, porque o perigo está a solta por todos os lugares, e as bênçãos de Deus, também!"
4. COMO DEUS RESPONDE A ORAÇÃO
  1.                   .  Responde no momento da oração!
  2.     Responde com um “espere” a hora de Deus!
  3.     Responde com não!

5.QUANDO DEUS RESPONDE NÃO
  •  Quando Deus vê, que o que se pede, pode não ser bênção para aquele que ora!
  • Quando se  está orando egoisticamente!É orar sem dar lugar para as necessidades do próximo. Nem a obra de Deus está sendo levada em consideração na oração.
  • Quando Deus vê, que aquele que está orando, está pedindo para gastar nas vaidades e prazeres do mundo. Vejamos o que diz Tiago:

1- DE onde vêm as guerras e pelejas entre vós? Porventura não vêm disto, a saber, dos vossos deleites, que nos vossos membros guerreiam?
2 - Cobiçais, e nada tendes; matais, e sois invejosos, e nada podeis alcançar; combateis e guerreais, e nada tendes, porque não pedis.
3 - Pedis, e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites.
4 - Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus. Tiago 4:1-4
O salmista reconheceu essa verdade, quando disse: "Se eu no coração contemplar a vaidade, o Senhor não me teria ouvido!" Salmo 66:18
6. PRINCIPAIS TIPOS DE ORAÇÃO
  • Oração de súplicas e pedidos!
  • Oração de intercessão! É orar pelo próximo. Um bom exemplo desse tipo de oração é a Oração Intercessória de Jesus em João 17:1-26
  • Oração de louvor e adoração! Muitos salmos bíblicos são orações de louvor e adoração a Deus.Salmo 9, 28, etc.
  • Oração de Confissão a Deus!
  • Oração de ação de graças!

7. COMO ORAR
  1. Orar não é determinar a Deus o que Ele deve fazer.No momento mais difícil de sua vida, momentos antes de ser crucificado, Jesus orou: “Meu Pai, se possível, passa de mim este cálice! Todavia, não seja como eu quero, e sim como tu queres!” Mateus 26:39
  2. Orar não é determinar a Deus, não é ordená-Lo a fazer o que queremos. É Ele o Senhor e nós servos dele! Quem determina e ordena é o Senhor.
  3. Orar é pedir! É interceder! É louvar e adorar a Deus  através da oração! É agradecer!
  4. Orar não é buscar no dicionário as palavras mais difíceis para outros verem o quanto “fulano orar bem!” A oração é para Deus e não para os homens.
  5. A oração que Deus ouve, “não é pelo muito falar daquele que ora!” Vejamos o que Jesus Cristo disse em nosso texto básico:
“E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios, que pensam que por muito falarem serão ouvidos. Não vos assemelheis, pois, a eles; porque vosso Pai sabe o que vos é necessário, antes de vós lho pedirdes!” Mateus 6:7-8

CONCLUSÃO
    Orar é falar com Deus! Falar com Deus de modo bem simples, como conversamos com um bom amigo.
    A oração é uma arma que o crente deve usar em momentos de tentação!
    O CRENTE ORA, PEDINDO E INTERCEDENDO!
    Quando deus atende, o crente ora agradecendo.
O requisito básico que Jesus Cristo nos pede, para Deus nos atender é a nossa comunhão com Ele:
“Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito!” João 15:7
Observação: Com este estudo estou iniciando uma série de Estudos Bíblicos sobre o Discipulado Cristão. Espero que seja útil a todos os irmãos e amigos!

Classe de Discipulado
Pr. José das Graças Silva Oliveira



Nenhum comentário:

Postar um comentário