quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

DROGAS, DROGAS, DROGAS

UM CAOS CHAMADO DROGAS      
Lí algumas afirmações interessantes sobre as drogas: 1) As drogas sintéticas podem viciar; 2) Nos Estados Unidos da América o número de mortes por overdose é cinco vezes maior hoje do que na década de 70; 3) Os Estados Unidos são o maior mercado consumidor de anfetaminas no mundo; 4) O consumo de ecstasy tem crescido entre os adolescentes americanos. 
No Brasil os alucinógenos são legalmente adquiríveis pela internet e podem ser pagas em suaves prestações. 
Sites oferecem ervas alucinógenas, parcelam em prestações e anunciam que tais drogas são "ferramentas" para praticantes de meditação e ioga, místicos, esotéricos, filósofos e artistas.
Para experimentar novas sensações, numa imprudência muito grande  muitos jovens fazem combinação de duas ou mais drogas.
Nos Estados Unidos drogas misturadas são a causa de 40% das 24400 mortes anuais provocadas por overdose.
Há algumas combinações de drogas que são muito perigosas:
ECSTASY + COCAÍNA
Efeitos: alucinações, euforia
Riscos: probabilidades de infarto, arritmia cardíaca, síndrome do pânico, ansiedades, angústia e mal-estar
ECSTASY + MACONHA
Efeitos: alternam estados de excitação e relaxamento
Riscos: taquicardia, que pode levar ao infarto
ECSTASY  +  REMÉDIOS PARA IMPOTÊNCIA + ANTIRRETROVIRAL
Efeitos: a mistura é usada para a incentivar a prática do sexo. O Ecstasy provoca a dificultação para ereção, enquanto ilusoriamente usam o antirretroviral como potencializador da ereção. O Ecstasy é usado equivocadamente como prevenção para o contágio pelo vírus HIV
Riscos: entre outros males,convulsões,  cegueira e contágio pelo vírus HIV
ECSTASY + GHB (remédio para narcolepsia) + KETAMINA (Anestésico Veterinário)
Efeitos: euforia e aumento da disposuição. Os homens podem ter ereção prolongada e ejaculações sem nenhum estímulo.
Riscos: náusea e dificuldades respiratórias que podem levar à morte.
LSD (Ácido Lisérgico) + KETAMINA (Anestésico Veterinário)
Efeitos: delírio e sensação de deixar o corpo e experiências de quase morte.
Riscos: Consequências ainda desconhecidas
COCAÍNA + KETAMINA (Anestésico Veterinário)
Efeitos: a mistura potencializa a sensação de despersonalização.
Riscos: aumenta a resistência vascular pulmonar, podendo causar insuficiência cardíaca e infarto do miocárdio.
O maior pecado das drogas é estar sempre disponível. Thomas Mclellan, psicólogo americano, é um dos mais respeitados pesquisadores do mundo no tratamento dos dependentes químicos e diretor adjunto do Escritório Nacional de Políticas de Controle de Drogas nos Estados Unidos. Ele diz, que não há uma droga que seja "porta de entrada" para o vício. Principalmente os adolescentes usam o que está mais disponível.
Para passarem a noite na balada os jovens aprenderam a "montar" sua própria droga, misturando mais de uma substância ilegal ou juntando-as com remédios produzidos em laboratórios farmacêuticos; até remédios para tratamento de aids. A mistura pode ser fatal.
As consequências são terríveis. algumas delas são imperceptíveis: Um pai, em prantos fez este comentário: "Meu filho, 30 anos de idade,  há dezesseis meses, saiu para comemorar a formatura na universidade. Misturou álcool com ansiolíticos e remédios para dormir e teve uma overdose. Perder um filho é uma sensação devastadora! Fiquei perturbado! Trabalhei por 35 anos em pesquisas relacionadas a tratamento de dependentes e meu filho morreu dessa maneira!"
Uma jovem comerciante disse: "Antes de sair, costumo comprar alguma coisa: quase sempre ecstasy e LSD. Quando não faço isso, sempre há um amigo de um amigo na balada que tem. Já cheguei gastar 400 reais em drogas e bebidas numa noite. Gosto de ficar o "mais louca possível" e por isso sempre misturo álcool, cocaína e LSD.
Sempre costumou-se pensar que traficar ou ser dependente de drogas eram coisas de pobres favelados. Isso não é verdade. A Secretária de Estado Hillary Clinton, disse em entrevista, que "a demanda pelas drogas é hoje insaciável. O que se sabe é que, nos países mais desenvolvidos, há um consumo maior de drogas. Aparentemente, ser viciado é um luxo. Quanto mais desenvolvido o país, mais problemas relacionados a vícios ele terá!"
O pior de tudo isso é que não sabemos a que lugar chegará o tráfico  abastecedor  de drogas. Alguns políticos estão fomentando o uso e o tráfico de drogas. Há algumas leis para serem aprovadas, que praticamente contemplam usuários, "aviões" e os traficantes. Essas leis certamente abrirão ainda mais as portas para as drogas no Brasil. Vejamos essas leis:

Art. 28. Quem adquirir, guardar, tiver em depósito, transportar ou trouxer consigo, para consumo pessoal, drogas sem autorização ou em desacordo com determinação legal ou regulamentar será submetido às seguintes penas:

I - advertência sobre os efeitos das drogas;

II - prestação de serviços à comunidade;
III - medida educativa de comparecimento a programa ou curso educativo.
§ 1º Às mesmas medidas submete-se quem, para seu consumo pessoal, semeia, cultiva ou colhe plantas destinadas à preparação de pequena quantidade de substância ou produto capaz de causar dependência física ou psíquica.
§ 2º Para determinar se a droga destinava-se a consumo pessoal, o juiz atenderá à natureza e à quantidade da substância apreendida, ao local e às condições em que se desenvolveu a ação, às circunstâncias sociais e pessoais, bem como à conduta e aos antecedentes do agente.
§ 3º As penas previstas nos incisos II e III do caput deste artigo serão aplicadas pelo prazo máximo de 5 (cinco) meses.
§ 4º Em caso de reincidência, as penas previstas nos incisos II e III do caput deste artigo serão aplicadas pelo prazo máximo de 10 (dez) meses.
§ 5º A prestação de serviços à comunidade será cumprida em programas comunitários, entidades educacionais ou assistenciais, hospitais, estabelecimentos congêneres, públicos ou privados sem fins lucrativos, que se ocupem, preferencialmente, da prevenção do consumo ou da recuperação de usuários e dependentes de drogas. § 6º Para garantia do cumprimento das medidas educativas a que se refere o caput, nos incisos I, II e III, a que injustificadamente se recuse o agente, poderá o juiz submetê-lo, sucessivamente a:
I - admoestação verbal;
II - multa.
§ 7º O juiz determinará ao Poder Público que coloque à disposição do infrator, gratuitamente, estabelecimento de saúde, preferencialmente ambulatorial, para tratamento especializado.

A melhor alternativa que nós, o povo de Deus, temos, é orar e fazer um trabalho de conscientização entre todos os que são as verdadeiras vítimas das drogas. "Há, porventura, alguma coisa difícil ao Senhor?" (Gênesis 18:14)

Fonte: Revista Veja - 21/10/2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário