quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

O PODER DO AMOR

A PRÁTICA DO AMOR                          

"Lança o teu pão sobre as águas, porque depois de muitos dias o acharás!" Eclesiastes 11:1

Conta-se, que um fazendeiro iniciante tinha além da sua esposa: uma galinha, uma ovelha e um boi.
Um dia a mulher do fazendeiro viu um rato em sua casa e por isso armou uma ratoeira para pegá-lo.
O rato, vendo a ratoeira, ficou apavorado! Saiu da sua toca e foi procurar ajuda.
Viu a galinha e pediu ajuda para desarmar a ratoeira. A galinha lhe disse: eu moro aqui no quintal e não tenho nada a ver com a ratoeira. O problema é seu!
Em seguida o rato viu a ovelha e foi pedir-lhe ajuda, mas a ovelha disse-lhe: eu moro aqui no pasto, sou ruminante e não tenho problemas com ratoeira. O problema é seu!
O rato, vendo o boi, foi pedir-lhe ajuda, mas o boi lhe disse: eu também vivo no pasto e também sou ruminante e não tenho nada a ver com ratoeira. O problema é seu!
Então, o rato entrou em sua toca, tremendo de medo e ficou a esperar o que poderia acontecer. Bem à noite a ratoeira disparou. O rato ficou todo triste e preocupado, pensando que algum dos seus ratinhos tivesse caído na armadilha. Mas, o que aconteceu mesmo?
- Uma cobra caçando, passou pela ratoeira, que prendeu a ponta do seu rabo, o que lhe deixou muito furiosa e perigosa.
- A mulher, ouvindo o desarme da ratoeira, descuidadosamente,foi no escuro e quando pegou a ratoeira, foi picada pela cobra venenosa. Assim, ela foi levada para o hospital em estado muito grave. Chegando lá, tomou soro anti-ofídico e ficou curada, mas ficou muito fraquinha!
- Ao dar-lhe alta, o médico prescreveu uma dieta alimentar, que incluía sopa de galinha.
Chegando em casa o fazendeiro viu no quintal a galinha, pegou-a e fez a sopa.
- Vieram muitos da família para visitá-la. Com carinho, o fazendeiro pensou: com o que eu vou agradar esses parentes? Olhou para o pasto e viu a ovelha. Pegou-a e fez dela um belo e gostoso guisado.
- Quando a mulher ficou totalmente boa, o fazendeiro resolveu dar uma festa. A multidão de amigos e conhecidos era grande, mas surgiu um problema: O que fazer para alimentar tanta gente? Olhando para o pasto, o fazendeiro teve uma idéia: Fazer um churrasco do boi!
Moral da história: A falta de amor e bondade foi fatal, especialmente para os desamorosos. 
Aprendemos com essa história,que o amor e a bondade podem resolver muitos problemas e salvar muitas vidas, incluindo as vidas de quem os pratica.O poder do amor está em sua prática!
Todo o Universo é comandado por leis, que são perfeitas e imutáveis, por terem sido criadas pelo próprio Deus. Exemplos: Desde a criação o dia tem 24 horas, dividido em 12 horas para o dia e 12 horas para a noite.O Sol governa o dia e a lua governa a noite;  Outra lei: Os rios menores sempre desaguam nos maiores, etc.Da mesma maneira há uma lei bíblica que é infalível: "Tudo o que o homem semear, isso também ceifará!" (Gálatas 6:7), e pensando nisso, Paulo recomenda: "Levai as cargas uns dos outros, e assim cumprireis a lei de Cristo!" (Gál. 6:2) 
A lei de Cristo mencionada por Paulo é o amor. Ele disse em Gálatas 5:13-14:"Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade; porém, não useis da liberdade para dar ocasião à carne; sede, antes, servos uns dos outros, pelo amor. Porque toda a lei se cumpre em um só preceito, a saber: Amarás o teu próximo como a ti mesmo!"
Paulo tinha uma mentalidade caracterizada pela prática.Para ele a teologia não serviria para nada se não pudesse ser vivida.

Para ele há algumas obrigações que são intocáveis, invioláveis e imutáveis: A primeira obrigação é para com Deus; Se Ele nos amou ao ponto de nos dar o próprio Filho para nos salvar, então o amor de Cristo nos constrange. Eu não posso poluir, destruir e nem gastar erradamente uma vida pela qual Deus pagou com a própria vida do Seu Filho. A segunda obrigação é para com o nosso semelhante. Somos livres, mas a nossa liberdade inclui amar ao  nosso próximo como a nós mesmos.
Vivemos um momento político muito relevante para o nosso país, por termos empossado uma Presidenta no comando do nosso país, que tem tudo a ver com o que escrevemos nesse momento, por vivermos uma verdadeira democracia. 
Os nomes das distintas formas de governo nos são muito sugestivos:1)Monarquia - é o governo a cargo de uma pessoa e tem a sua origem no interesse pela eficácia e se justifica, dizendo que o governo a cargo de comitês e juntas sempre tem tido os seus trotes. Atualmente existem quarenta e quatro monarquias constituídas no mundo. 2)Oligarquia - é um governo a cargo de poucos,em benefício próprio com amparo na riqueza pecuniária, e se justifica, dizendo, que sempre são poucos os que são idôneos para governar; As oligarquias são grupos sociais formados por aqueles que detêm o domínio da cultura, da política e da economia de um país, e exercem o poder no atendimento dos seus próprios interesses e em detrimento das necessidades das massas populares.
3) Aristocracia - literalmente poder dos melhores; é uma forma de governo na qual o poder político é dominado por um grupo elitista. Normalmente, as pessoas desse grupo são da classe dominante, como grandes proprietários de terra (latifundiários), militares, sacerdotes, etc.  4) Plutocracia - (do grego ploutos: riqueza; kratos: poder)- é uma forma de governo na qual o poder se concentra nas mãos dos mais ricos, e se justifica  pela pretensão de que eles concentram em suas mãos a grande parte das riquezas da nação e por isso tem o direito de governá-la. Na prática, essa forma de governo  nunca funcionou em lugar nenhum do mundo e nunca passou de debates entre os políticos; 5) Democracia - é o governo a cargo do povo, pelo povo e para o povo.
O Cristianismo é a única democracia verdadeira, porque em um estado cristão cada um deve pensar tanto em seu próximo como em si mesmo.
O conselho do apóstolo Paulo pode ser assim resumido:Se  os homens não resolverem viver juntos, a vida se fará impossível para todos!
Paulo conclui, que o egoismo jamais exalta a pessoa humana, ao contrário, o rebaixa e destrói.
Apliquemos a história do rato, relatada acima para as nossas vidas. Não temos o poder de prever o amanhã aqui no mundo.Tudo o que fizermos pelo nosso próximo, podemos estar fazendo por nós mesmos ou por nossa descendência no futuro.Pensemos nisso!




  


Nenhum comentário:

Postar um comentário